Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2022

MOSTRA DE TALENTOS DA GRADUAÇÃO


 

A PUC-Campinas já realizou 4 edições da Mostra de Talentos da Graduação com o tema Inovação: Criatividade e Excelência na Produção de Trabalhos de Conclusão de Curso. O objetivo é reconhecer e valorizar os melhores trabalhos finais realizados pelos estudantes dos cursos de graduação da Universidade.

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, durante a Mostra serão realizadas palestras, depoimentos e vivências de profissionais e egressos dos cursos de graduação, exposição permanente de pôsteres dos trabalhos selecionados, agrupados nas seguintes áreas temáticas:

— Ciências Contábeis, Econômicas e Administração
— Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
— Linguagem e Comunicação
— Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
— Saúde e Ciências Biológicas

A entrada é gratuita e podem participar alunos, professores, funcionários e visitantes.

CONTATO


E-mail: cograd@puc-campinas.edu.br

Resumo dos trabalhos da 5ª Mostra de Talentos da Graduação


Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  arquivospdfemblem

DOR E LESÕES EM DANÇARINOS PROFISSIONAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Introdução: Escolher a dança como profissão exige do dançarino uma expressão técnica, estética e física muito específica que geralmente é caracterizada por ensaios repetitivos e exaustivos, que em muitos casos favorecem o desenvolvimento de lesões. Objetivos: Verificar os locais, tipos e fatores de riscos de lesões em dançarinos profissionais, subsidiando indicadores para o planejamento do treinamento para as diferentes modalidades de dança. Método: Foram selecionados artigos completos publicados no período de 2015 a 2020 nas bases de dados SCOPUS, EBSCO, MEDLINE, SPORTDISCUS, CAPES, ACADEMIC SEARCH PREMIER, BVS e LILACS, publicados em inglês, alemão ou português. Estudos de casos, revisões de literatura, dissertações, teses, capítulos de livros e artigos publicados fora do período não foram incluídos. Os descritores utilizados para a busca foram “dança AND dor AND lesão” e “dance AND pain AND injuries”. Resultados: Um total de 16 artigos foram encontrados e analisados, com 1.637 de participantes do quais 1.293 são dançarinos profissionais nas modalidades de ballet clássico, contemporâneo, dança esportiva, dança irlandesa e hip hop. Conclusão: As articulações e músculos dos membros inferiores junto com a região lombar das costas parecem ser os locais de dor e lesão mais acometidos entre dançarinos profissionais e a síndrome patelofemoral e dor lombar mecânica são os tipos de lesões mais encontrados. Fatores de risco mais encontrados para lesões foram “ignorar a dor e lesão” (n=9), uso excessivo de movimentos repetitivos (n=6), alto volume de treino (n=5), fadiga generalizada (n=3) e ignorar pausas e descanso nos treinos (n=2).

COMPARAÇÃO DO IMPACTO FISIOLÓGICO DE TREINO ANALÍTICO E TREINO SISTÊMICO NO FUTEBOL

Introdução: Para se realizar uma periodização adequada no futebol, se faz necessário saber a importância de cada método de treino, a diferença do impacto fisiológico entre cada método e quando realizar cada um deles. Objetivo: O objetivo deste trabalho é comparar os métodos de treino analítico e sistêmico quanto a intensidade do esforço realizado pelos jogadores no futebol. Método: As bases de dados utilizadas foram: Scielo, Capes e SPORTDiscus. Como critério de inclusão, foi estabelecido a necessidade de os estudos serem pesquisas de campo, e avaliarem a intensidade dos métodos sistêmico e analítico no futebol. As palavras e termos utilizados na pesquisa foram: soccer intensity, soccer intensity specific training e soccer intensity small games. Resultados: De acordo com o critério de inclusão foram selecionados 9 estudos. Os diferentes focos, métodos, tempo de execução e inclusão, número de jogadores e dimensão dos campos, foram as diferenças encontradas entre os treinos dos artigos. Conclusão: Não foi encontrada uma diferença significativa entre os treinos analíticos e sistêmicos. Porém os dois métodos são importantes nas periodizações dentro do futebol.

VARIÁVEIS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO PARA O EMAGRECIMENTO

Introdução: O Treinamento de Força é um componente importante para a saúde, sendo eficaz para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, incluindo a obesidade. Esta é uma doença que acomete a cada ano um número maior de pessoas, e suas consequências para a saúde são variadas sendo algumas delas fatais. O treinamento de força pode ser eficaz no combate a obesidade, desde que as variáveis intensidade, frequência semanal, volume, ordem dos exercícios, intervalo de recuperação sejam planejadas e organizadas. Objetivo: Analisar as variáveis volume, intensidade, frequência semanal, pausa entre as séries, e ordem dos exercícios no treinamento de força voltado para emagrecimento. Método: O estudo foi de revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed e Google Acadêmico, utilizando as palavras: treino de força e composição corporal, número de repetições para o emagrecimento, volume para emagrecimento, intensidade treino de força e emagrecimento, treino de força e emagrecimento, weight training, body composition, intervalo treino de força composição corporal e ordem dos exercícios treino de força. Resultados: Encontraram-se 40 estudos, e apenas 11 foram selecionados, sendo uma pesquisa bibliográfica, 4 pesquisas de campo, 2 estudos de caso, 1 pesquisa e 3 revisões sistemáticas. Encontrou que a intensidade deve variar de 60 a 85% do RM, 8 a 20 repetições, o número de séries deve variar conforme o nível de aptidão do indivíduo. O intervalo entre as séries encontrado foi de 50 a 180 segundos. A ordem de exercícios segue a ordem dos multiarticulares para os monoarticulares. Foi mostrado que uma variação harmoniosa entre as variáveis é eficiente pare atingir o emagrecimento, assim sendo a periodização se torna de grande importância nesse processo. Conclusão: O treinamento de força é válido e eficaz no combate a obesidade, quando há o conhecimento sobre as variáveis do treinamento e as capacidades físicas envolvidas nesse processo.

A INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

A situação socioeconômica é um dos aspectos que afeta diretamente a ordem social e econômica de um povo ou região, porém algo pouco explorado é sua influência no desenvolvimento do ser humano por inteiro. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar a influência socioeconômica no desenvolvimento motor infantil, sendo caracterizado por uma pesquisa realizada durante o ano de 2019. As atividades foram desenvolvidas em duas escolas públicas, localizadas em Campinas e em Sumaré, com crianças de todo o ensino fundamental, totalizando cerca de 300 alunos. Para fundamentar a pesquisa e nortear as discussões foi utilizado um circuito psicomotor desenvolvido para cada idade, um questionário para os responsáveis preencher e o test t student para analisar os dados obtidos. Foi possível constatar que há uma relação inversamente proporcional das dimensões observadas. Dessa maneira, foi inferido que é um fator altamente relevante que deve ser considerado ao planejar as aulas de educação física e suas avaliações.

O COSMICISMO DE H.P LOVECRAFT E O EUGENISMO EM SUAS OBRAS

H.P. Lovecraft é, sem dúvida, um dos autores que mais impactaram a cultura pop, principalmente no que se refere ao terror. Isso porque o autor é responsável pela criação e elaboração de seu próprio gênero literário. Esse gênero, além de carregar nuances estéticas e conceitos filosóficos, também traz à tona muito da visão de mundo e sociedade do próprio autor. O objetivo deste TCC é analisar e propor uma reflexão sobre a relação do gênero criado pelo autor com a tese eugenista de Francis Galton, baseado nas obras literárias, ensaios e cartas de Lovecraft. Para aprimorar essa compreensão, trataremos também de expor a tese eugênica galtoniana, mostrando como ela surgiu, quais eram os conceitos e medidas práticas propostas por Galton e como ela estruturou a base do racismo científico do final do século XIX e primeira metade do século XX, que mais tarde conheceriam seu apogeu embasando o movimento nazi fascista na Europa. Por fim, busco evidenciar de que forma a teoria eugenista aparece no Horror Cósmico de Lovecraft, expondo a ideia de que parte do medo no qual o autor buscava causar em seu leitor possui raízes racistas. Para melhor compreensão e embasamento dessa tese, foi proposta a análise do conto “A Sombra de Innsmouth”, com o objetivo de dissecar a estrutura do medo (ou horror) que o autor buscava causar em seus contos.

AS MARIAS BRASILEIRAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MEMÓRIA DAS MULHERES TORTURADAS DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1977)

Este trabalho pretende analisar as discussões sobre a memória das mulheres que foram torturadas durante o período ditatorial brasileiro, em específico durante o período de 1964 e 1977. Além de analisar arquivos orais – presentes nos relatórios da Comissão Nacional da Verdade e do projeto Brasil: Nunca Mais – que contêm os relatos de algumas mulheres sobre a tortura sofrida durante os anos em questão, também são feitas outras considerações sobre como essa memória é retratada dentro do recorte específico de gênero e nos tempos atuais, a partir de uma entrevista com Maria Amélia de Almeida Teles. O trabalho pretende abordar essas questões, procurando compreender como as disputas memoriais são feitas dentro do território brasileiro.

TECENDO OS FIOS DO DESTINO: TRAJETÓRIAS DE UMA FAMÍLIA ESCRAVA NA CAMPINAS OITOCENTISTA.

Esta pesquisa tem como objetivo a realização de um estudo de caso, com intuito de ampliar o conhecimento das dinâmicas que envolvem diversas experiências vivenciadas por um grupo de familiares escravos centrados no interior de uma fazenda em Campinas ao longo do século XIX. Para fazer isso, este estudo propõe o entrecruzamento de várias fontes, fontes paroquiais, que envolvem registros de batismo, casamento e óbitos de escravos, censos populacionais, inventários post mortem e, por fim, a cópia das listas de matrícula de escravos de 1872, que são anexadas junto aos inventários. A análise dessas fontes, a partir do método da ligação nominativa, que consiste em buscar os cativos através desse conjunto de documentos, permitiu acompanhar o desenvolvimento desta família durante quase todo século XIX e forneceu dados importantes para a reconstituição deste grupo de parentesco. Assim, houve a preocupação em abordar a construção de laços de parentesco para esta família, e a estabilidade desses laços no tempo.

EDUCAÇÃO MUSEOLÓGICA PARA CRIANÇAS: APROXIMAÇÃO DO CONTEÚDO MUSEOLÓGICO A PARTIR DO LIVRO PARADIDÁTICO

A educação museológica se faz necessária para criar mentes críticas e desenvolver o sentimento de alteridade. Inserir o museu no ambiente escolar, para além das visitas guiadas, necessita de um meio comunicador. Neste trabalho, a importância do livro paradidático é destacada como ferramenta estimulante para conectar o ensino de história com a temática museal. Para chegar nesse argumento, o trabalho contextualiza a formação da instituição até as novas tendências museológicas, narra a necessidade dos livros paradidáticos em geral e faz uma sugestão de como usar tal material em uma transposição didática.

ANÁLISE DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS ACRÍTICAS E CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

As Teorias Pedagógicas buscam romper com o modelo mecanicista, fruto de uma etapa recente da Educação Física. O objetivo do trabalho foi analisar as Teorias Pedagógicas aplicadas pelos professores de Educação Física durante os Estágios Supervisionados em Educação Física I, II e III realizados durante o primeiro e o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020, respectivamente. A análise foi realizada nas escolas públicas de ensino fundamental no município de Campinas com um professor do primeiro ao terceiro ano, um professor do terceiro ao quinto ano e uma professora do sétimo ao nono ano, totalizando três professores de Educação Física. Ao término dos Estágios, realizou-se um estudo exploratório de análise qualitativa que utiliza como técnica para coleta de dados a fonte bibliográfica para posterior discussão. As práticas pedagógicas dos professores de Educação Física observadas foram separadas em dois grupos: as Teorias Pedagógicas acríticas, sendo, Esportivista e Desenvolvimentista, e as críticas, Construtivista, Parâmetros Curriculares Nacionais e Currículo Cultural. Foi possível perceber que as abordagens acríticas não tem a preocupação com o contexto sociopolítico-cultural, sendo práticas voltadas para o interesse capitalista, tendo uma reprodução sem contextualização e reflexão. As críticas notaram-se outro viés, sendo atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas tendo em vista a superação das desigualdades sociais, se preocupando com as manifestações culturais dos grupos minoritários. Dessa forma, a Educação Física contribui para as diversas manifestações corporais para que sejam preservadas, difundidas e conhecidas contribuindo para a democratização dos discentes e o respeito com as diferenças. Por conseguinte, compreende-se que os discentes a partir da formação crítica se tornem autônomos através da Educação Física Escolar que é concedida por intervenções democráticas que sensibilizam, promovem, percepções e reflexões dos discentes para conscientização da sua cidadania.

SERVIÇO SOCIAL, ARTE E CULTURA: UMA NOVA SOCIABILIDADE

O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a possibilidade das manifestações artístico-culturais na instrumentalidade do Serviço Social, pesquisando as manifestações artístico-culturais como mediadoras da prática pedagógica do Serviço Social e investigando o papel delas nas vivências dos usuários da política de Assistência Social. Aborda a conceituação das manifestações artístico-culturais, sua inserção na individualidade e sociabilidade, seus desdobramentos quando inseridos na ordem capitalista e sua relação com o Estado. Explora os perfis pedagógicos do Serviço Social e a aproximação com as manifestações artístico- culturais e finaliza com a análise dos dados coletados em pesquisa de campo embasada no referencial teórico levantado.

MULHER TRANS, TRAVESTI, CORPO E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DAS MULHERES TRANS E TRAVESTIS NA “CRACOLÂNDIA” E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a questão de gênero na territorialidade da “cracolândia”, a partir da trajetória de mulheres trans e travestis residentes na região de São Paulo, e identificar as formas de atuação do Serviço Social nessa questão. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada com quatro mulheres trans e uma travesti que participam do Coletivo Tem Sentimento com propostas de Autocuidado, Acolhimento e Geração de Renda, bem como com a assistente social responsável pelo trabalho. Para tal fim, foi abordado o processo de construção da territorialidade da chamada “cracolândia” e explorada a questão de gênero e identidade, apontando o lugar reservado à mulher trans e travesti na sociedade, em específico, sua vivência neste território, sendo levantada a atuação do Serviço Social frente a esta realidade, de grande relevância no sentido da construção de conselhos como espaços de luta, do enfrentamento entre interesses antagônicos, da viabilização das políticas sociais para a garantia desses direitos da população LGBT+, especificamente das mulheres trans e travestis.

RELATOS E VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O contexto escolar assume sua importância pela necessidade da democratização do ensino, que além de promover a alfabetização se torna fundamental para a possibilidade de melhorias de condições de vida. A educação física, como componente curricular obrigatório do ensino básico introduz e integra o aluno na cultura corporal do movimento. Através de diversas metodologias e estilos de ensino escolhidos pelo professor a Educação Física é capaz de desenvolver duas principais vertentes: o aprender a mover-se e aprender através do movimento que engloba os aspectos motores, cognitivos e afetivos sociais tão fundamentais na formação escolar e pessoal. Compreender todo esse cotidiano e possibilidades é impreterível para futuros profissionais de educação física, sendo os estágios em educação física escolar primordiais nessa ponte de desenvolvimento da práxis, aumento de vivências e experiências. O objetivo foi observar e verificar a metodologia aplicada pelo professor, além de sua conduta com a sala de aula, participar auxiliando na organização dos alunos e materiais e atuar no desenvolvimento do projeto próprio. Os estágios foram desenvolvidos em duas escolas da rede pública de Campinas, o estágio I (Educação infantil) ocorreu na Escola Estadual Coronel Firmino Gonçalves Silveira e os estágios II e III (Ensino fundamental II e Fundamental II anos finais) ocorreram na Escola Estadual Professor Adalberto Prado Silva. No estágio I foi desenvolvido um projeto de jogos e brincadeiras tradicionais e no estágio II e III o projeto sobre obesidade infantil, no entanto, nenhum dos projetos chegou a ser aplicado. Embora não tenha atuado no desenvolvimento dos meus projetos, a observação e a participação junto aos alunos foram fases importantes para reflexões e aprendizados. O estágio é fundamental durante a graduação pela sua possibilidade de desenvolvimento da práxis, transformando assim os conhecimentos teóricos em realidades e possibilidades práticas do cotidiano escolar. O estágio permite o fortalecimento do saber, seja para o aluno das escolas, seja para o estagiário, pois estabelece uma troca mútua, onde os alunos aprendem os conteúdos ensinados a eles, do mesmo modo que ensinam como ensiná-los, já que cada aluno possui sua especificidade de aprendizado. O estágio é de extrema importância para a formação do professor de educação física, desta forma, executá-lo é essencial a todo graduando do curso, pois assim é possível observar, participar e atuar para obter base de como se portar perante uma sala e com os alunos, é também o momento para conhecer como é o cotidiano escolar, e principalmente relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com o que poderemos desenvolver durante a atuação como professor. Logo é fundamental considerar a importância do estágio no processo de formação profissional.

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA E A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM MOGI GUAÇU: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DE GÊNERO

Neste presente estudo propomos compreender a cotidianidade das mulheres em situação de rua, explicitando a transversalidade da(s) violência(s). Desta forma, é abordada a organização patriarcal estrutural, como produto de uma construção sócio-histórico-cultural, que legitima a hierarquia e desigualdade entre os gêneros, além de uma investigação sobre as políticas sociais voltadas a este segmento social e à intervenção profissional do Serviço Social frente a determinada expressão da questão social. Para tal fim, foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre o tema e como instrumento optamos pela realização de entrevistas com mulheres em situação de rua e também com duas profissionais do Serviço Social, sendo utilizada a metodologia qualitativa de caráter exploratório-descritivo. É possível apontar que a abjeção articula-se ao preconceito, à violência, ao silenciamento e à invisibilidade da questão de gênero para a manutenção do status quo. Quanto à atuação profissional, constatamos a necessidade de apropriação da questão de gênero, uma vez que se constitui como manifestação da questão social, dotada de relações de poder e desigualdade. Neste sentido, torna-se evidente o engajamento de um debate alicerçado na garantia de direitos e Políticas Sociais.

O “ENTRE-LUGAR”: A DÍADE DRAMA-RITUAL PRESENTE NA DANÇA CLÁSSICA INDIANA

A presente pesquisa pretende desenvolver uma discussão entre a relação Antropologia e Drama. Utilizará como objeto de estudo um dos oito estilos da dança clássica indiana, o Bharatanatyam. Na tentativa de analisar o estilo da dança como um ritual e dele vir a identificar pontos de contato que liguem a performance artística, a dança pode estar no que Richard Schechner (2013) caracteriza de “entre”, termo substituto de “liminar” utilizado por Victor Turner (1974). Em seu contexto histórico a dança sempre pertenceu ao ritual por estar ligada a cultos diários nos templos. As mulheres, chamadas de devadasis, aprendiam o ofício da dança desde muito cedo, seu papel era o de promover entretenimento aos deuses através de apresentações diárias. Porém, o estilo da dança também pertence ao campo do entretenimento artístico, pois, após a secularização, a dança migra dos templos para os teatros. Dessa forma, podemos perceber que o estilo de dança estudado está inserido nos dois campos, ou melhor, adaptando à fala de Schechner: Bharatanatyam está entre o ritual e o drama, não ritual, não drama, não drama-ritual, não ritual dramático, “Liminal”, Bharatanatyam está “entre”, não um pertencimento inteiro e não sem deixar de pertencer. Para isso, o projeto pretende levantar evidências históricas, teóricas e práticas para investigar de que forma a dança Bharatanatyam se encontra nesse campo “liminar”.

A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR EM PORTUGAL E NO BRASIL: O QUE AS APROXIMA E O QUE AS DIFERENCIA

A educação envolve processos históricos, políticos, particularidades culturais, normativas, valores e experiências. A partir desses elementos, busca-se por meio deste trabalho realizar um estudo comparativo que tem como objetivo principal conhecer, compreender e comparar o contexto organizacional da Educação Pré-Escolar para crianças da faixa etária de 3 a 5 anos de idade do Sistema Educativo Português e Brasileiro. O presente trabalho traz reflexões sobre as perspectivas do papel da educação pré-escolar dos Sistemas Educativos Português e Brasileiro a partir da análise dos seus respectivos documentos orientadores que envolvem suas estratégias explícitas e implícitas de educação, identificando diferenças e semelhanças entre os dois sistemas de ensino. O trabalho que aqui se apresenta teve por objetivo realizar um estudo comparativo entre as estruturas e diretrizes educativas brasileira e portuguesa para a Educação Pré-Escolar para as crianças da faixa etária de 4 a 5 anos no Brasil e 3 a 5 anos em Portugal. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Este estudo foi realizado a partir da análise dos principais documentos orientadores para a educação Pré-Escolar; diretrizes normativas, curriculares, políticas e pedagógicas que estruturam esses dois sistemas de educação, identificando suas aproximações e distanciamentos. Foram encontrados distanciamentos em relação ao processo de formação dos professores em Portugal. A estruturação dos conteúdos curriculares normativos e pedagógicos que regem os documentos curriculares oficiais também possuem especificidades entre si. o estudo revela que tanto o Brasil como Portugal acreditam na concepção de criança como um sujeito de direitos, fazendo com que o propósito e a finalidade dos dois sistemas de ensino se aproximem. Existe em ambos uma preocupação com a formação integral do sujeito infantil desde os anos iniciais de escolarização. A abordagem educativa nos documentos orientadores objetiva manter o equilíbrio entre o cuidar e o educar baseados em uma intencionalidade educativa que visa proporcionar a formação integral dos alunos, para que possam crescer e se tornarem sujeitos críticos, cientes, autônomos, responsáveis do seu papel social dentro da sociedade.

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO(A) PROFESSOR(A) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Esta pesquisa trata da mediação pedagógica do(a) professor(a), a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural, para a inclusão de alunos com deficiência na sala de aula da Educação Infantil, afim de compreender aspectos quanto a sua importância para inclusão nesta etapa da Educação Básica. A questão norteadora deste estudo foi investigar o “tipo de mediação pedagógica que pode promover a inclusão de alunos com deficiência na sala de aula da Educação Infantil” e neste sentido a mediação é tratada a partir dos estudos de Vygotsky e seus colaboradores. Partindo disto, foi adotado a metodologia de pesquisa denominada estudo de campo, instrumentalizada por intermédio da aplicação de questionário online, cujo alcance foi de 20 professores participantes, que visou compreender suas percepções quanto a inclusão e seus desafios, aspectos da mediação pedagógica para a inclusão, além da relação da formação docente e continuada e um pouco sobre o como tem sido a inclusão escolar em condições de pandemia. Os resultados alcançados trazem luz às diferentes percepções das docentes quanto a sua própria prática e as ações que promovem ou não a inclusão. Assim, foi possível identificar que embora a maioria se manifeste de forma positiva em diversos aspectos quanto à inclusão, ainda há diferentes dificuldades e desafios a serem superados quanto a efetivação de uma mediação pedagógica que possibilite as mesmas condições de aprendizagem para alunos com e sem deficiência na Educação Infantil.

UM ESTUDO DOS FATORES INFLUENCIADORES NO EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

O uso da escola como instrumento do Estado para a reprodução ideológica possui consequências nas produções acadêmicas sobre a gestão escolar antes concentradas apenas na teoria, mas atualmente existe a necessidade do reconhecimento de analisar a realidade das escolas, por isso essa pesquisa investiga os fatores influenciadores da implementação da gestão democrática nas escolas públicas municipais tendo como suportes teóricos que dialogam com a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os fatores influenciadores a partir das produções científicas, dos documentos oficiais nacionais da educação, identificar a relação entre a gestão democrática e a pedagogia histórico crítica, e investigar estes a partir da perspectiva dos gestores. Para a discussão dos fatores influenciadores na perspectiva dos gestores foi realizada uma pesquisa de campo com característica exploratória e descritiva. Participaram do estudo vinte e seis participantes (gestores escolares) de diferentes cidades da região de Campinas. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se um questionário online elaborado no site survio e os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa. Os resultados desta pesquisa apontaram que os influenciadores mais predominantes da implementação da gestão democrática tanto na pesquisa de campo, quanto apontado pelos autores estudados fizeram referência à relação autoritária e impositiva dos sistemas públicos sobre a escola, tomando decisões sem a participação de todos os atores, as condições de trabalho dos gestores, sobrecarga dos gestores, a compreensão da própria gestão democrática e suas vertentes devido a noção construída historicamente do conceito da democracia em si. Espera-se que este estudo possa contribuir para que os princípios da democracia sejam foco de legitimação e efetivação pelos gestores ao reconhecerem os condicionantes que impedem a mudança do estado do discurso para a ação efetiva.

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PEDAGÓGICA PARA A ADOÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS SIGNIFICATIVAS

O seguinte estudo tem por objetivo discutir sobre estratégias de uma gestão pedagógica escolar que favoreça o diálogo entre gestor e professor para maior qualidade no processo educativo. Buscou-se refletir e delinear sobre quais estratégias pedagógicas demonstram melhor contribuir para uma interação humana harmônica e enriquecedora entre gestores e professores. Também foi estudado o que é a ação reflexiva na prática do professor, baseando-se nas clássicas definições teóricas dos autores como John Dewey, Donald Schön e Philippe Perrenoud e foi utilizada uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica para a seleção de artigos com uma organização integrativa e sistemática do estudo. Como resultado, foram levantadas maneiras como a gestão pedagógica poderia promover ambientes acessíveis para o diálogo e à troca de experiências entre seus agentes para a realização de um trabalho enriquecedor ao desenvolvimento profissional docente, estimulando a formação continuada, auxiliando no processo formativo do professor e do aluno ao mesmo tempo em que se desenvolve um trabalho para alcançar os objetivos da instituição. Dentre os autores que pautaram a investigação encontram-se Lima, Proença, De Almeida e Dillenburg e Caetano, Poti e Penna e Marin e Lumertz, os quais apoiaram no aprofundamento sobre os aspectos de gestão importantes para uma instituição escolar de qualidade. Como resultados e considerações foi possível compreender como estratégias de gestão reflexivas podem ser utilizadas para nutrir relações de respeito à alteridade a partir de um ambiente favorável ao diálogo e à compreensão de valores divergentes, promovendo vínculos sociais e desenvolvimento profissional.

OS DESAFIOS QUE O PROFESSOR ENFRENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

A leitura e a escrita são utilizadas na nossa sociedade para diversos fins, no entanto, o Brasil ainda enfrenta grandes problemas com a alfabetização. A questão investigativa que norteou todo o trabalho, configura-se da seguinte forma: o que dizem as pesquisas publicadas nos últimos dez anos em relação aos desafios que o professor enfrenta no processo de alfabetização de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem? Para responder a essa questão o objetivo consistiu em descrever a prática pedagógica de professores com alunos que apresentam dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, presente em pesquisas nacionais. Em relação ao método foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em que sete artigos foram selecionados para a análise. Nos resultados, constatou-se a dificuldade do professor em trabalhar com turmas heterogêneas, o desafio de conseguir realizar um ensino sistemático das correspondências letra-som e das estruturas silábicas, dificuldade em modificar o uso de algumas práticas tradicionais, problemas com a infraestrutura da escola e a falta de um projeto próprio para trabalhar com os alunos que precisam de um acompanhamento escolar mais individualizado. Diante dos inúmeros desafios que foram evidenciados, cabe ressaltar a importância de valorizar os discursos dos alunos, de reconhecer os contextos de uso da leitura e da escrita, aproximando as práticas pedagógicas das práticas sociais cotidianas, para que assim seja possível que a alfabetização ocorra em uma perspectiva de letramento.

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL NO SETOR EMPRESARIAL

A memória e como se dá seu processo de preservação é um tema crescente nos estudos da ciência, mas a memória institucional (MI), por vezes é esquecida no desenvolvimento desta temática. Desta maneira o maior enfoque na memória empresarial ou na memória organizacional, acaba suprimindo a MI. Assim devido a subjetividade da memória e a sua não preservação de maneira espontânea, torna o estudo, a organização e tratamento dos indicadores da MI úteis para a empresa. Neste ponto existe uma intersecção entre a memória, com toda a identidade da empresa, tornando este segmento e o investimento nele, rentável indiretamente para a organização. Desta forma o presente estudo objetivou compreender a importância da preservação da MI no setor empresarial, gerando mais estudos sobre o tema e incentivando a sua preservação pelas organizações. Para isso foi efetuada uma análise de conteúdo avaliacional, nos sites de três grandes empresas, para mensurar a preservação. Como resultado se observou que existe a preservação estruturada em cada uma das instituições e que para isso se demanda investimento, deduzindo assim que a preservação é importante para empresas com as mesmas características aqui estudadas.

O BRINCAR AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR

A presente pesquisa possui como premissa destacar a importância da Educação Infantil e da ação do brincar para o desenvolvimento do aluno autista, bem como apresentar como se caracteriza o brincar desse aluno, evidenciando a mediação pedagógica como componente fundamental para a inserção do mesmo nas brincadeiras. O objetivo geral deste estudo foi compreender como o professor de Educação Infantil realiza a mediação da inserção de crianças autistas nas brincadeiras, e como objetivos específicos buscou-se conhecer o brincar da criança autista; identificar as ações realizadas pelos professores nos momentos de mediação para inserção dos alunos autistas nas brincadeiras, e descrever que propostas utilizadas pelo professor favorecem a inserção da criança autista nas brincadeiras com os demais alunos da turma. A pesquisa de abordagem qualitativa desenvolveu em sua primeira etapa uma perspectiva bibliográfica, em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso de uma criança de uma escola de Educação Infantil da rede privada no município de Campinas-SP. Os participantes foram o aluno autista, sua professora e os demais alunos de sua turma. Por meio da análise das informações foi possível compreender que a professora valoriza a brincadeira e prioriza a sua inserção nos projetos da escola com vistas à inclusão do aluno autista. Os resultados revelaram que a mediação pedagógica realizada pela professora voltada à inclusão do aluno autista nas brincadeiras, apresentou-se eficiente desde seu planejamento até sua execução e avaliação, mostrando-se essencial para o desenvolvimento do aluno foco do estudo de caso e seus colegas.

JOGOS ELETRÔNICOS: ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Busca-se compreender como a Ciência da Informação estuda os jogos eletrônicos, além de evidenciar qual sua relevância para o ambiente acadêmico e compreender como sua evolução e utilização do jogo eletrônico se deu. Apresenta um retrospecto da historia dos jogos eletrônicos seguindo até os dias atuais, visando entender a sua popularização e história, para em seguida poder compreender os aspectos sociais que cercam esta mídia, assim como os aspectos emocionais, psicológicos e informacionais envoltos. A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, além de uma abordagem quantitativa. Utilizam-se procedimentos bibliométricos e cientométricos. O corpus de análise constitui-se 134 periódicos científicos e 568 trabalhos publicados sobre jogos eletrônicos no campo da Ciência da Informação, indexados na base de dados Library and Information Science Abstracts – LISA. Os resultados obtidos possibilitam elucidar os objetivos propostos, visto que a partir deles é possível observar um aumento gradativo, porém sutil, de publicações sobre a temática e identifica-se uma produção científica dispersa e sem núcleos de pesquisadores. O entendimento sobre a temática de jogos eletrônicos possibilita para o campo da Ciência da Informação o desenvolvimento de novos meios de acesso ao conhecimento e de desenvolvimento para a área, além de auxiliar e fornecer maior compreensão acadêmica sobre a temática.

A BIBLIOTECA PRISIONAL COMO FERRAMENTA NA RESSOCIALIZAÇÃO EM SOCIEDADE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

O sistema carcerário sempre esteve presente na sociedade, e em cada momento da história ele ganha um significado e função diferente. Nos tempos atuais com a criação de legislações e o debate sobre direitos humanos passa a ser visto como local de recuperação e aprendizagem e as bibliotecas prisionais surgem como ferramenta que torna possível alcançar esses objetivos. Dessa forma, o presente estudo, discorre a respeito das contribuições e das limitações que permeiam as bibliotecas e bibliotecários prisionais. Para isso foi realizada pesquisa de caráter descritiva e exploratória junto a uma abordagem mista. Após a revisão de literatura foram colhidos artigos com os termos “Prison Library” ou “Prison Libraries” indexados na base de dados Library & Information Science Abstracts – LISA e através da bibliometria foi realizado o tratamento quantitativo. Assim sendo, as análises mostraram que as bibliotecas prisionais são objetos de pesquisa constante e recorrente dentro da Ciência da Informação nos últimos anos, entretanto, ainda é visível a necessidade da formação de um núcleo de pesquisa e pesquisadores proporcionando um aprofundamento em assuntos relacionados ao gerenciamento e interesses das bibliotecas dentro do sistema prisional.

A APROPRIAÇÃO DO LEGADO DO PATRIMÔNIO CULTURAL PELA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Pode-se afirmar que são múltiplas as possibilidades de estudo da Ciência da Informação, sobretudo sua interdisciplinaridade, contribuindo para o sucesso de todas as outras áreas do conhecimento. A partir desse contexto, o patrimônio cultural que é objeto de estudo de diferentes áreas da ciência, tanto em sua dimensão material, quanto imaterial, aliado a urgência de sua preservação, é apresentado neste estudo. Considerado de suma importância para a continuidade de culturas e transmissão de saberes na sociedade, é um tema de grandes possibilidades para a Ciência da Informação. Utilizando-se de abordagem quali-quantitativa e caráter exploratório, objetiva-se compreender como têm sido a apropriação do legado do patrimônio cultural pela Ciência da Informação. Para isto, foram analisados artigos científicos coletados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Este estudo tem a intenção de contribuir para a visibilidade do patrimônio cultural na área da Ciência da Informação, bem como de instigar novos estudos acerca da temática e apresentar assuntos relacionados ao Patrimônio Cultural em artigos publicados nos últimos 10 (dez) anos na área da Ciência da informação.

DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES PARA BIBLIOTECAS PARTICULARES

Uma biblioteca particular guarda muito mais do que livros, guarda lembranças, lugares, épocas, momentos e sentimentos. Eco (1994, p. 192) diz que um acervo particular não deve ser um amontoado de livros lidos e organizados a partir de alguma ordem, mas utilizado como instrumento de trabalho e lazer. As bibliotecas particulares para Ferreira (2002), mostram-se como importantes fontes para o estudo e memória de diversas épocas, pois a partir delas é possível aprender sobre a trajetória de leitura de seu possuidor, cultura, tempo em que viveu, possibilitando obter melhor compreensão dos hábitos e suas transformações. Um acervo particular atende às necessidades específicas de seu leitor, diferente de outros tipos de bibliotecas que atendem a uma comunidade. Com este estudo busca-se identificar a trajetória de formação de um acervo particular, mesmo com suportes diferentes, saber suas formas de desenvolvimento e os critérios de necessidade informacional estabelecidos para o crescimento da coleção. A metodologia empregada na pesquisa foi de caráter exploratório e caracteriza-se também como descritiva, teve uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, com artigos que dizem respeito ao desenvolvimento de coleções em acervos de bibliotecas particulares no âmbito brasileiro com cobertura temporal de 2000 a 2018, nas bases BRAPCI e SciELO. Os artigos recuperados sobre a temática foram avaliados a partir da análise de conteúdo e posteriormente foram verificados os processos de desenvolvimento de coleções de acervos particulares. Por conta da carência de estudos incluídos nos resultados do estudo, foi proposto um processo de desenvolvimento de coleções para bibliotecas particulares, com base nas literaturas que abordam o desenvolvimento de coleções em outros tipos de bibliotecas adequando-as às bibliotecas particulares.

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NA ERA DO BIG DATA

A Quarta Revolução Industrial tem como um de seus principais impulsionadores tecnológicos, o Big Data. Essa tecnologia tem demonstrado grande usabilidade e aplicação em variados setores industriais e áreas do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo compreender a atuação do profissional bibliotecário no contexto do Big Data, uma vez que dados e informação representam algumas das principais matérias-primas da profissão. Para sua elaboração, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com método misto, sendo uma análise de conteúdo para o tratamento qualitativo e estudos métricos da informação, mais especificamente, a bibliometria e cientometria para a realização do tratamento quantitativo, de artigos indexados na base LISA. Assim, estudos mostram que embora tímida, atuação do bibliotecário com o Big Data existe e se concentra na compreensão desta tecnologia para que a formação desse profissional possa ser atualizada e possa, dessa forma, desenvolver as habilidades e competências necessárias para lidar com esse fenômeno.

SOBRIEDADE, RESISTÊNCIA E LUTA: O MOVIMENTO STRAIGHT EDGE NO BRASIL COMO ATUAÇÃO POLÍTICA

A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma análise e uma reflexão sobre movimentos contra-culturais juvenis, música, contestação, organização e atuação política, estudando uma vertente do movimento “punk” chamada Straight Edge. O movimento surge em meados dos anos 1980 no Estados Unidos, mantendo a postura política, a rebeldia e a contestação do “punk”. O Straight Edge ou “sXe” passa a questionar a autodestruição do corpo e da mente dos e das punks em relação ao uso de drogas lícitas e ilícitas, sendo alguns adeptos do vegetarianismo e veganismo. Porém, é a partir da realidade brasileira do movimento Straight Edge que a pesquisa vai acontecer, buscando apontar, então, como o movimento chega ao Brasil, assim como vai se estabelecendo conforme o tempo. A partir das atitudes dos e das adeptas do movimento, identifico como eles e elas atuam e se organizam politicamente, buscando associar suas organizações, atuações e táticas políticas aos conceitos e teorias anarquistas. Portanto, procuro mostrar como os ideias do movimento Straight Edge no Brasil estão diretamente ligados com os ideias e as perspectivas anarquistas.

(IM)PENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA: DO FIADOR LOCATÍCIO AO IMÓVEL DE ALTO VALOR

O presente trabalho tem como foco a análise de duas controvérsias envolvendo o tema da impenhorabilidade do bem de família: o caso do fiador locatício e o caso do imóvel de alto valor. Com decisões contraditórias nos tribunais acerca da interpretação dos objetivos de tutela do bem de família no ordenamento jurídico brasileiro, o embate entre um processo de execução frutífero e a proteção da dignidade e do direito à moradia é cada vez mais evidente. Sob a ótica dos direitos fundamentais e a partir de um olhar constitucional, interpretam-se sistematicamente os casos de impenhorabilidade, militando-se a favor de uma relativização desta frente a imóveis suntuosos – em não havendo outros bens passíveis de penhora – visto que garantem mais do que o mínimo essencial; enquanto, por outro lado, aponta-se para a necessidade de coerência quanto à penhora do bem de família do fiador em contratos de locação residencial e comercial – afastando argumentos mercantis de aumento da disponibilização de imóveis para fins locatícios, devido à garantia da fiança – em prol da defesa da dignidade dos fiadores.

A ILICITUDE DA NOTITIA CRIMINIS REALIZADA POR PROFISSIONAL DA SAÚDE QUE VIOLA SIGILO PROFISSIONAL: UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE O CRIME DE ABORTO

O presente artigo buscará discutir a (i)legalidade da notitia criminis realizada pelo profissional da saúde que viola sigilo profissional e comunica às autoridades a paciente que cometeu aborto, informação que teve conhecimento em razão de sua profissão, já que prestou atendimento a ela, por causa de complicações no procedimento clandestino. Esse depoimento é considerado prova ilícita e não pode ser utilizado na fase inquisitorial e sequer para iniciar a persecução penal. Por consequência, a ilicitude retira a justa causa da ação penal. Entretanto, será discorrido e contextualizado do porquê a violação do sigilo profissional está intrinsecamente ligada aos valores morais e expectativas de comportamento colocados sobre a mulher. Quando há uma quebra no que se espera de seu comportamento, a sociedade sente que tem o direito de violar com o seu próprio dever de cuidado. Portanto, tentará ser entendido o motivo pelo qual o aborto é criminalizado e o que o transforma em tabu, tratado como assunto de religião e não como pauta de saúde pública. Como metodologia de pesquisa utilizou-se revisão bibliográfica com análise de materiais que discorrem sobre o tema, legislação e também dados quantitativos.

O DIREITO AO ESQUECIMENTO E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA INTERNET: UM ESTUDO SOBRE A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO DIREITO AO ESQUECIMENTO PARA A GARANTIA DA DIGNIDADE DA MULHER NA INTERNET

A violência de gênero consiste na opressão que homens e mulheres sofrem quando, a partir de comportamentos e condutas, desviam da organização social imposta culturalmente pelo gênero. As mulheres são majoritariamente as vítimas desse tipo de violência.

Com o surgimento da internet, a violência de gênero se estendeu ao mundo virtual e trouxe consigo consequências concretas à vítima no mundo real. Em alguns casos, a violência de gênero na internet pode ser remediada por meio da aplicação do direito ao esquecimento, que é um direito em ascensão, ainda sem muito espaço em nosso ordenamento jurídico, mas que traz em si formas de coibir a violência de gênero contra a mulher. Por outro lado, o uso indiscriminado do direito ao esquecimento acarreta, por si próprio, em determinadas situações, uma violência de gênero, na medida em que censura os referidos comportamentos desviantes da mulher na internet.

CONTRATOS EMPRESARIAIS ASSIMÉTRICOS: EFEITOS DA RESILIÇÃO UNILATERAL E PROTEÇÃO DO CONTRATANTE MAIS VULNERÁVEL.

O reconhecimento da categoria dos contratos empresariais são uma novidade no Código Civil com a inclusão advinda da Lei 13.874/19 (Lei da Liberdade Econômica). Em razão do negócio mercantil deter lógica diferente das demais na sua interpretação e execução, o tratamento e a presunção de paridade nesse tipo contratual pode falhar em fornecer proteção aos contratantes empresariais vulneráveis, principalmente quando esses saem prejudicados de um negócio jurídico resilido unilateralmente no qual havia dependência econômica e que se entende pela livre gestão de riscos e prejuízos. O presente trabalho abordará a dinâmica retratada na realidade da relação empresarial trazendo a questão da vulnerabilidade na forma como é tratada pela doutrina e o que a jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo, a partir do levantamento de decisões, entende por vulnerabilidade na relação empresarial, quais os desdobramentos do seu reconhecimento e qual a aplicação da extensão compulsória do contrato para amortizar os investimentos realizados em função desse, assim, a técnica de pesquisa consiste em rastrear fatores comuns que possam caracterizar uma tendência objetiva na jurisprudência, questionando fatores legislativos comuns às decisões e quais questões são controvertidas nas diversas fontes.

A BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO NO BRASIL: DA NECESSIDADE DE COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA

A intensificação do processo de globalização resultou no estreitamento das relações comerciais ao redor do mundo. Para que fosse possível realizar as trocas comerciais entre países de diferentes continentes, popularizou-se o comércio marítimo internacional. Embora tal modalidade de transporte seja eficiente para o deslocamento de grandes quantidades de carga, esse meio de locomoção pode trazer impactos negativos para o meio ambiente. Com o descarte de água de lastro dos navios nas regiões portuárias, a introdução de espécies marinhas exóticas no local tem sido uma grande ameaça aos oceanos e, com isso, se faz necessária a análise de como os Estados podem contribuir para a minimização desse problema. Portanto, considerando o instrumento internacional de proteção da Diversidade Biológica ratificado pelo Brasil e os dispositivos constitucionais que possuem o mesmo sentido, analisar-se-á sob o ponto de vista do dever de cooperação internacional, quais as diretrizes estabelecidas pelo Estado brasileiro voltadas à problemática da bioinvasão marinha ocasionada pela água de lastro e se com isso o Brasil tem contribuído para a construção de uma comunidade internacional atuante na preservação da biodiversidade.

O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE DIANTE DA EXCEPCIONALIDADE DA ADOÇÃO INTERNACIONAL

A adoção é um tema passível de grande discussão, diante do grande número de crianças acolhidas institucionalmente no Brasil. Esse estudo pretende abordar este instituto, já tão antigo e, em particular estudar a adoção internacional, abordando também a instituição familiar e a relevância desta para a formação de crianças. A principal característica da adoção internacional é o seu caráter de excepcionalidade, tendo em vista que somente é considerada depois de esgotadas as possibilidades de reintegração da criança ou adolescente em seu núcleo familiar biológico ou em uma família substituta residente no país. Assim, necessário observar esta característica frente ao princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. Nesta dissertação também são analisados os aspectos gerais da adoção, o papel das autoridades centrais frente a fiscalização dos procedimentos de adoção internacional, as fontes de direito internacional e nacional em matéria de adoção, e em especial, a Convenção de Haia de 1993 e o Estatuto da Criança e do adolescente.

CRIMES FINANCEIROS DIGITAIS E USO DAS CRIPTOMOEDAS COMO OBJETO MATERIAL DO CRIME: UMA ANÁLISE SOBRE A (DES) NECESSIDADE DE TIPIFICAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO.

As criptomoedas, unidades monetárias, ativos financeiros, são utilizadas para diversas funções lícitas (como compras pela internet) e ilícitas (prática de delitos). Todavia, a indagação principal sob o aspecto destas moedas surgidas a partir de uma inovação tecnológica é se o obsoleto Código Penal datado de 1940 e o Código de Processo Penal datado de 1941, assim como as legislações penais especiais brasileiras, são instrumentos aptos a solucionarem crimes praticados tendo estas moedas como objetos materiais dos crimes, ou, se fará necessário que o Brasil reformule e produza novas legislações para combate dos ilícitos praticados por meio destas. O método é o comparativo e a pesquisa baseia-se em fontes bibliográficas, com referencial teórico de obras, e em fontes indiretas, como dados oficiais, pesquisas e obras jornalísticas.

FILOSOFIA: DIÁLOGO, AÇÃO E COMPROMISSO ÉTICO

Em filosofia aprendemos que não há como definir ou conceituar algo com poucas palavras. Ás vezes, mesmo com muitas palavras, também é difícil porque é muito abstrato e a nossa linguagem não alcança. Por isso, dizer o que a filosofia é pode não expressar uma ideia exata. Mas podemos começar afirmando que tem a ver com reflexão crítica e ações. Por exemplo, em nosso cotidiano tomamos decisões o tempo todo. Algumas mais difíceis do que outras. Tomar decisões envolvem raciocínio, emoções e ações. Tomar decisões implica em ações e nas suas consequências, nem sempre previstas ou pensadas. Poderíamos nos guiar por normas que nos dizem o que fazer, mas às vezes, há situações não previstas pelas normas. Não tem receita. Como fazemos? Bem, se não avaliarmos bem a situação podemos tomar decisões equivocadas o que implicaria um dano a alguém. E qual o impacto que isto teria na vida pessoal ou profissional? Enfim, tomar decisões responsáveis envolve sempre certas condições e a consideração de suas variáveis. Depende do contexto. Está relacionada às nossas atividades profissionais que exigem certas habilidades e competências. Tem a ver com nossa convivência em sociedade que exige diálogo e respeito. Exige a distinção entre o verdadeiro do falso; compreende a linguagem, a ética, a liberdade e a responsabilidade Tudo isto apenas para dizer o que descobrimos em apenas uma das áreas da filosofia. É só uma amostra. Por isso, convidamos você para que veja por si mesmo e avalie. A decisão é sua, sempre.

O APERFEIÇOAMENTO DA FUNÇÃO REPRODUTIVISTA DA ESCOLA BRASILEIRA A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO

O presente trabalho é dedicado a compreender as relações entre a ideologia e as práticas materiais idealmente necessárias à reprodução das relações de produção, visando chegar à raiz da ideologia dominante ou ideologia burguesa que, em suma, perpetua a alienação do trabalhador. Preocupa-se em demonstrar como a ideologia se sustenta materialmente por aquilo que Louis Althusser (1985) nomeou como Aparelhos Ideológicos de Estado (AIEs). Tem foco no aparelho ideológico escolar a fim de demonstrar, especialmente a partir de proposições de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1970), como a escola reproduz desigualdades sociais em seu seio com o propósito de manter o status quo. Este aporte teórico é utilizado com o objetivo de entender-se como a escola, instituição fundamental na formação do trabalhador, condiciona comportamentos e habilidades necessários à perpetuação da divisão social do trabalho. Compreende-se, ainda, com Wagner Rossi (1980), que, para que a escola capitalista não corra o risco de ser subvertida, e, assim, perpetuar a pseudo universalidade do capital, precisa recorrer a cada vez mais aperfeiçoados mecanismos de controle. É nesse sentido que se apresenta a preocupação em apontar para o Novo Ensino Médio como uma reforma educacional que visa nada mais do que o aperfeiçoamento da função reprodutivista da escola brasileira.

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS BANCOS COMERCIAIS E MÚLTIPLOS COM CARTEIRA COMERCIAL PELAS FRAUDES COM USO DE CARTÕES DE CRÉDITO STRICTO SENSU: UMA ANÁLISE À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

Os cartões de crédito são utilizados em larga escala no Brasil, movimentando bilhões de reais todos os anos (ABECS, 2020). Por outro, consumidores, titulares de cartões de crédito, tornam-se vítimas em virtude de condutas ilícitas praticadas por terceiros, sejam cartões físicos ou on line. E nesse contexto, judicializam-se demandas indenizatórias em detrimento das instituições financeiras. O estudo tem por escopo, portanto, analisar a responsabilização civil e seus pressupostos quando os consumidores manejam demandas indenizatórias ao sofrerem prejuízos em virtude da utilização indevida de seus cartões por terceiros ou por falta de segurança por parte dos fornecedores. É só pensarmos, por exemplo, na clonagem de cartões. Para tanto, primeiramente, analisa-se o contrato de cartão de crédito e suas características. A partir daí, o foco do estudo desenvolve algumas premissas e considerações iniciais sobre os cartões de crédito e a responsabilidade civil no direito brasileiro, em especial no Código de Defesa do Consumidor (L. 8.078/1990-CDC), fonte normativa principal de estudo nesse trabalho. Destaca-se a superação da dicotomia da responsabilidade contratual e extracontratual no âmbito do direito do consumidor e os pressupostos para responsabilização civil dos agentes financeiros. A análise engloba o estudo do vício ou do defeito do serviço no âmbito dos contratos de cartões de crédito, sem excluírem-se as hipóteses de excludentes de responsabilidade do fornecedor. Para tanto, o método é o lógico-dedutivo, mais alinhado com a proposta nesse estudo.

O DESENVOLVIMENTO ALIENANTE DO CAPITALISMO: IMPACTOS SUBJETIVOS A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO

O presente trabalho tem como objeto de estudo o Novo Ensino Médio (NEM), promulgado a partir da Lei 13.415/2017, responsável por mudanças no período escolar em questão. A partir de revisão bibliográfica, apresenta-se, inicialmente, proposições marxistas acerca da concepção de trabalho, a fim de suscitarmos a alienação necessária à reprodução do capital que, por Aparelhos Ideológicos de Estado (AIEs), e destacadamente o aparelho ideológico escolar, fornece à classe trabalhadora uma formação alienante com o intuito de naturalizar a venda da força de trabalho. Em seguida, pauta-se proposições de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron a fim de demonstrar alguns mecanismos pelos quais a instituição escolar reproduz desigualdades sociais, e, assim, contribui para a manutenção do status quo. Salienta-se, ainda, a partir de Wagner Rossi (1980), que tais mecanismos do reprodutivismo escolar devem ser renovados com o intuito de aperfeiçoarem seu funcionamento. Então, apresenta-se o NEM como resultado de interesses dominantes, que corrobora o exposto até aqui. Nota-se que essa reforma educacional tem como consequência o afastamento do trabalhador de uma formação ontológica, porque o instiga à competitividade e ao apagamento de si e do outro, uma vez que reduz a educação a um caráter tecnicista, que é desejado por políticas neoliberais.

EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Este artigo busca discorrer sobre a educação integral e o ensino de sociologia, focando na diferença entre educação integral versus educação de tempo integral. O objetivo geral deste trabalho é trazer para o campo acadêmico a discussão da educação integral e o ensino de sociologia. São objetivos específicos (1) explicar as duas concepções da educação integral (sócio-histórica e contemporânea); em seguida (2), será tratado sobre o funcionamento da educação integral neste novo ensino médio, analisando se há o afastamento da concepção sócio-histórica, e por último (3), pretende-se, através das leituras bibliográficas e de entrevistas com professores de sociologia que lecionam em escolas de ensino integral do estado de São Paulo, entender mais essas escolas e suas características, e a situação dos professores que ali lecionam, focando no ensino de sociologia, portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho interpretativo, coletando e analisando dados. Os resultados deste trabalho possuem dimensões teóricas, sendo feita de acordo com o rigor do método científico – e práticas, por meio da produção do artigo – em que foi possível concluir que educação de tempo integral, na sua forma ideal, deveria ser focada na concepção sócio histórica, e portanto na formação dos estudantes como um todo, mas na prática não ocorre assim, sendo muitas vezes focada somente na permanência a mais dos alunos na escola, e portanto, focada somente no tempo, não aproveitando de fato essas horas para uma formação completa deles.

O TEMPO NA OBRA CINEMATOGRÁFICA DE STAR TREK: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICO-FENOMENOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE GILLES DELEUZE.

Este trabalho tem como finalidade reconhecer o conceito de tempo frente a indústria cinematográfica, compreendendo a mesma como fonte criativa para a categoria de ficção científica do cinema, tomando como base uma análise frente às obras cinematográficas de Star Trek, de Gene Roddenberry, em especial a trilogia Star Trek(2009-2016), construída sob a teoria da viagem temporal, e da série televisiva Star Trek Discovery(2017-2019), que trabalha diversos conceitos temporais ao longo de suas duas temporadas. Os mistérios do futuro, em um presente marcado pelos fatos do passado, revelam-se motivadores em diversas áreas da filosofia, dentre elas na estética de maneira geral, em especial ao cinema. Ao longo da história, muitos buscaram formular respostas diversasao grande impasse frente ao tempo e a filosofia por sua vez, através de seus conceitos, abre portas, desperta a sede pelo saber e desenvolve o desejo do desvelar o que nos está oculto. Desde seu princípio, o cinema, se mostra fonte e ferramenta criativa, despertando uma nova maneira de se fazer filosofia, trazendo dentro de si construções históricas, apresentando ideias e formulando conceitos frente a realidade ou ao imaginário humano, o que motiva a concepção deste projeto.

Centro de Ciências da Vida

  arquivospdfemblem

GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

Com aumento da população mundial, o volume de resíduos produzido tende a aumentar, o que mostra a necessidade de tecnologias alternativas para o tratamento do lixo. O objetivo deste estudo é avaliar o potencial de geração de energia através da reutilização de resíduos orgânicos descartados em uma Instituição de Ensino Superior (IES), a fim de identificar a viabilidade técnica e econômica para implantação de um sistema de biodigestão. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com o levantamento da quantidade de resíduos orgânicos produzidos por uma universidade, sendo realizado análise do material descartado, com base no nº de UANs, refeições e de frequentadores, mostrando seu potencial de produção de energia de 2019. Para embasamento teórico foi realizado uma revisão bibliográfica em bases científicas. A instituição gerou 208.389,90 kg material orgânico, tendo um potencial para produção de 15.754,27 m3 de biogás, suficiente para abastecer um dos seus restaurantes universitários por 432 dias, gerando uma economia de R$ 24.943,36 por ano em gás liquefeito de petróleo (GLP). O biodigestor se faz a melhor opção em relação a outros métodos, é um equipamento onde a massa orgânica é fermentada pela ação das bactérias, gerando biogás e o biofertilizante. O uso do sistema, se mostra uma alternativa de fonte de energia limpa, trazendo vantagens econômicas e de destaque para IES em relação as outras da categoria. Porém por se tratar de um sistema que produz gás inflamável, requer contratação de mão de obra especializada e medidas de segurança que protejam o local.

AVALIAÇÃO DO CARDÁPIO DE UM SETOR DE APROVISIONAMENTO MILITAR DO INTERIOR DE SÃO PAULO

A alimentação é um direito permanente de cada indivíduo para suprir suas necessidades primárias. A nutrição militar está voltada para o mantenimento e o aperfeiçoamento físico e moral para que os mesmos cumpram com eficiência suas missões impostas. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo avaliar quali-quantitativamente o cardápio de um Setor de Aprovisionamento de um batalhão militar no interior de São Paulo, nos meses de abril e maio de 2020. Foram analisados o desjejum, almoço, jantar e ceia, por meio de dois métodos de avaliação qualitativos: Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC) e o Índice da Qualidade da Refeição (IQR). Para a avaliação quantitativa foi realizado um cálculo mediante os documentos fornecidos por meio digital, avaliando os percentuais de macro e micronutrientes. O resultado obtido no cardápio, em relação ao método de AQPC, mostrou que 64,3% se encontravam monótono, identificando 92,9% da presença de doces como sobremesa e 14,3% de ingestão de frutas. Já pelo método de IQR, o café da manhã, almoço/jantar se encontram com pontuação adequada e a ceia necessita de melhorias (pontuação menor que 80). Através do método quantitativo identificou-se que a média total de calorias, dos seis dias avaliados, esteve acima da recomendação, os carboidratos e lipídeos se encontram com média dentro do preconizado, as proteínas apenas dois dias se encontram com valores inadequados. Em relação aos micronutrientes nenhum ultrapassou os valores de UL conforme descrito nas DRI’s. Concluiu-se que é de extrema importância a presença de um nutricionista no Setor de Aprovisionamento.

RESPIRAÇÃO E APOIO RESPIRATÓRIO PARA O CANTO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Introdução: A voz é um bem precioso da humanidade, é instrumento de comunicação tanto para falar como cantar. No canto a respiração é um recurso importantíssimo no controle da voz. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: estudo de caráter qualitativo, analítico descritivo, em que se buscaram artigos originais em português e inglês, por meio dos descritores: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia, isolados e combinados. Aplicou-se teste de relevância, para atendimento aos critérios de inclusão dos artigos, resultando-se em 10 artigos. Resultados: o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia no vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora projeção vocal e mudança de tons, contribui na elevação da pressão subglótica, exigida na intensidade vocal elevada. O tipo respiratório no canto, mais citado foi intercostal diafragmático, não sendo estabelecido um valor ideal para tempo máximo de fonação. Há controvérsias sobre definição de apoio respiratório, destaque à participação da musculatura abdominal e do tórax para que este ocorra, sem propostas de estratégias que o favoreçam. Perceberam-se diferenças entre os gêneros na questão da ventilação regional pulmonar. Suporte respiratório pode ser influenciado pela emoção e experiência em cantar. Profissionais do teatro musical precisam de maior preparo respiratório, dançar e cantar aumentam o consumo de oxigênio, as demandas cardiovasculares podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório é significativo no canto, há controvérsias relacionadas a sua definição, estratégias e fatores fisiológicos. Sugerem-se mais estudos.

DISFAGIAS NO ADULTO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA EM PROCEDIMENTOS E PROTOCOLOS PARA AVALIAÇÃO

Introdução: A disfagia, ou alteração do processo da deglutição, ocorre pela dificuldade ou mau funcionamento dos movimentos de deglutição, sendo congênita ou adquirida, indício de diferentes patologias, com risco de aspiração podendo levar a óbito. Objetivo: Identificar e analisar a produção científica fonoaudiológica relacionada a exames e protocolos para avaliação das disfagias neurogênica e mecânica em adultos. Metodologia: Estudo qualitativo, com a finalidade de verificar na produção científica fonoaudiológica brasileira condutas e procedimentos avaliativos da disfagia, referente aos últimos quinze anos. Seis artigos atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: estudos voltados à investigação da disfagia em adultos abordaram importância da criação de protocolos de rastreio da disfagia, controle e avaliação da bronco-aspiração, relevância de fatores externos que influenciam o resultado do exame, sendo eles comando verbal utilizado durante o exame, tipo de seringa, pois pode haver variação de fluxo a ser ofertado ao paciente e importância do controle das consistências e quantidades de alimentos a serem administradas na avaliação da deglutição. Encontradas seis formas de agrupamento dos alimentos baseados em suas características reológicas, principalmente a viscosidade. Percebeu-se variação de terminologia utilizada por fonoaudiólogos para designar uma mesma preparação alimentar a ser ofertada ao paciente, o que deve receber atenção para unificação da nomenclatura. Conclusão: Para se avaliar a deglutição e diagnosticar uma disfagia são necessários uma avaliação funcional da deglutição e exames objetivos, sendo que a videofluoroscopia da deglutição o que melhor atende às expectativas. Evidencia-se escassez de publicações brasileiras relacionadas a procedimentos e protocolos para avaliação da disfagia no adulto.

AVALIAÇÃO DA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO CONTROLE DA ANSIEDADE DAS CRIANÇAS NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Crianças possuem ansiedade em vários graus durante atendimento odontológico que podem gerar dificuldade para o dentista realizar tratamento adequado. O objetivo desse trabalho foi avaliar aplicabilidade da terapia assistida por cães no controle da ansiedade durante o tratamento odontopediátrico. Foram selecionadas 4 crianças da Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas que foram divididas aleatoriamente em dois grupos: CT (n=2) crianças que foram condicionadas por métodos utilizados rotineiramente na clínica de odontopediatria e TAC (n=2) crianças que foram submetidas ao contato com o cão terapeuta primeiramente na recepção e depois dentro da sala. O cão terapeuta ficou junto com a criança e ao lado da cadeira odontológica durante todos procedimentos realizados. Para avaliação da ansiedade foi utilizada frequência cardíaca e Escala de Corah. Os resultados foram analisados no Programa Biostat 5.0. As frequências cardíacas foram submetidas ao teste de ANOVA (Tukey) com nível de significância 5%. No grupo TAC, houve redução significativa da frequência cardíaca após o tratamento (p=0.0388). No Grupo Controle, houve aumento da frequência cardíaca durante o atendimento. Após aplicação da escala de Corah, foi possível observar redução dos níveis de ansiedade das crianças com Terapia Assistida por Cães, em contrapartida, no Grupo CT, houve aumento da ansiedade após tratamento. A Terapia Assistida por Cães pode ser uma alternativa para redução da ansiedade durante tratamento odontopediátrico.

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT): TRATAMENTOS EM MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um transtorno já relatado ao longo da história, todavia com falhas na nomenclatura, nos sintomas e no entendimento do quadro. Hoje, reconhecida como TEPT, é uma patologia com o marco em um trauma, um evento de grande magnitude, altamente estressor e capaz de perturbar múltiplas esferas da vida (emocional, cognitiva, profissional). Tem uma maior prevalência histórica em mulheres em função de um grande preditor ao transtorno: a violência sexual. Com destaque para o estupro esse tipo de crime afeta não apenas, mas majoritariamente o sexo feminino com danos e sequelas altamente deletérias. Com o objetivo de elencar e analisar os tratamentos medicamentosos e não medicamentos utilizados no transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), com foco em mulheres vítimas de estupro foi realizada uma revisão bibliográfica de estudos e dados dos últimos cinco anos. O uso de antidepressivos, estabilizadores de humor e dos benzodiazepínicos ainda apresenta escassez de bons resultados e eficácia a longo prazo. As proposições medicamentosas mais recentes apostam na terapia assistida pelos psicodélicos, com o uso de 3,4 –Metilenodioxianfetamina (MDMA) e na terapia com uso de canabinóides, medicamento que ainda demanda aprovação para esse uso. No manejo desse paciente, somam-se também as psicoterapias no contexto das emoções e memórias associadas, como também a terapia de exposição ao trauma e a técnica de Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR). Entendemos que, ainda, há a necessidade de avanços na terapia medicamentosa, não medicamentosa e do reconhecimento do descaso da violência sexual.

DERMOCOSMÉTICOS CONTENDO PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS PARA PELE ACNEICA.

Neste trabalho, foi realizada uma revisão acerca do emprego de prebióticos e probióticos em dermocosméticos para o tratamento da pele acneica. Foi efetuado levantamento de artigos na literatura a partir da Scientific Electronic Library Online, PubMed Periódicos, Portal de periódicos CAPES, além da biblioteca digital da Pontifícia Universidade Católica de Campinas publicados entre 2006 e 2019. A busca eletrônica foi realizada com os descritores: “cosméticos”; “prebióticos”; “probióticos”; “pele acneica” e “microbiota”. De um total de 157 artigos inicialmente encontrados, selecionou-se 11 considerando-se a temática apresentada. Alguns estudos discutiram os benefícios e a atividade dos probióticos quando utilizados no tratamento para acne vulgar, tendo sido elencados principalmente o Streptococcus thermophilus, Bifidobacterium longum, Staphylococcus epidermidis e seu impacto na saúde cutânea. Dentre os prebióticos, discutiu-se o uso de extrato de groselha negra, extrato de semente de uva e ginseng, bem como da trealose. Concluiu-se que fica evidente que a utilização de prebióticos e probióticos em formulações dermocosméticas, isoladamente ou em associação, pode estimular a microflora e diminuir a acne, trazendo benefícios importantes para a qualidade de vida do paciente. Ainda, pode ser considerado que se empregados de maneira adequada, podem constituir um tratamento tópico eficaz contra a Cutibacterium acnes, bactéria presente em quadros mais graves de acne.

IMUNOSSENESCÊNCIA

O processo da imunossenescência é universal e atinge todos os seres humanos com o passar dos anos. Este acontecimento gera alterações no sistema imunológico de diversas maneiras, tendo total influência sobre a prevalência das doenças associadas ao envelhecimento, como inflamações crônicas, neoplasias e susceptibilidade a infecções. Dentre as transformações do sistema imunológico na senescência humana, as mais relevantes e com maior impacto na qualidade de vida do indivíduo se dão pela involução do timo, redução de células T, diminuição da funcionalidade de células da resposta imune inata e o desenvolvimento do processo inflamatório sistêmico, conhecido como inflammaging. O propósito deste trabalho, é realizar com base em referências bibliográficas e revisões em base de dados científicas, a abordagem e a importância sobre o conhecimento da imunossenescência em idosos, dando enfoque aos profissionais da área da saúde, auxiliando na promoção do cuidado farmacêutico com essa população fragilizada, além de impulsionar estes profissionais a obterem o conhecimento necessário para orientação destes indivíduos, de modo a aumentar sua perspectiva e qualidade de vida.

DEGENERAÇÃO MIXOMATOSA DE VALVA MITRAL EM CÃES: REVISÃO

A degeneração mixomatosa de valva mitral é uma afecção que acomete diversos animais, majoritariamente os cães de pequeno porte, raça definida, machos e idosos. Como se trata de uma das principais cardiopatias que afeta esses canídeos, objetivou-se compilar as informações mais relevantes e recentes na literatura sobre este tema, o que foi feito utilizando bases de dados e livros. Embora a etiologia não tenha sido totalmente esclarecida até o momento da conclusão deste trabalho, há evidências científicas que corroboram a correlação entre a ativação de mecanismos de proliferação celular cardíaco da fase embrionária. O diagnóstico pode ser realizado por meio da anamnese, exame físico, de imagem, bioquímicos e eletrocardiograma. A partir destes e dos sinais clínicos, pode-se estadiar a doença e avaliar as opções terapêuticas para então conduzir o tratamento da forma adequada. Por se tratar de uma desordem de caráter crônico que resulta em modificações na conformação estrutural de componentes cardíacos, o tratamento clínico não é curativo. Sendo assim, diversos fármacos podem ser administrados com o objetivo de inibir os mecanismos compensatórios deletérios ao organismo do indivíduo como forma de promover maior expectativa e qualidade de vida. O tratamento cirúrgico pode ser realizado utilizando diferentes técnicas, mas são encontrados diversos impedimentos para a realização na rotina em Medicina Veterinária.

ANÁLISE DE NORMATIVAS REFERENTES À PATOLOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA.

A patologização pode ser compreendida como a redução da complexidade da vida humana às questões de ordem médica. Essa prática ocorre em todos os ciclos e âmbitos da vida, afetando não somente a constituição da identidade do sujeito, mas também a comunidade ao seu redor. Quando voltada à população infantil, podemos compreendê-la como a patologização da infância, perceptível principalmente no espaço escolar por meio de diagnósticos dos inúmeros transtornos de aprendizagem e comportamento (TDAH, dislexia, TEA, TOD, dentre outros). O posicionamento de órgãos governamentais acerca das práticas patologizantes da infância impacta diretamente na postura e prática dos profissionais envolvidos na assistência e cuidado de crianças e adolescentes. O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as normativas existentes no Brasil e MERCOSUL sobre a patologização da infância. Devido à dificuldade de acesso aos sites oficiais do governo, a busca dos materiais foi realizada por meio de endereços não oficiais, como páginas de organizações da sociedade civil. Após levantamento das informações, foram encontradas 39 normativas, dispostas nos âmbitos municipal, estadual, federal e do MERCOSUL, submetidas à posterior análise. Foi verificado que o conteúdo de grande parte dos documentos encontrados apresentou cunho patologizante, além de serem fundamentados em pesquisas de baixa qualidade metodológica. Isso evidencia a necessidade da disseminação de informações acerca da despatologização da infância, e por consequência, da educação, uma vez que os prejuízos acarretados por essas práticas trazem sofrimento para o sujeito patologizado, sua família e sociedade.

TRABALHO VOLUNTÁRIO VOLTADO PARA ÁREA DA SAÚDE

O voluntariado no setor da saúde, possibilita a humanização e atenção de qualidade que o paciente necessita para o completo atendimento que lhe é conferido como direito. Nesse trabalho, através de uma revisão da literatura – com a análise da origem, manutenção e influência do voluntariado na sociedade – foi abordada a relação existente entre voluntariado e saúde pública em nosso país, a rotina dos atuantes, daqueles que recebem tal ato e dos estabelecimentos que permitem tal prática e seus desafios atuais. Analisa-se inicialmente a história/origem do trabalho voluntário e finaliza-se expondo as necessidades da propagação de práticas solidárias que contribuam para a minimização de problemas sociais e de impasses que impedem a atenção integral e humanizada no atendimento voluntário ao paciente.

UMA REVISÃO BIDIRECIONAL ENTRE A DOENÇA PERIODONTAL E A DOENÇA DE ALZHEIMER.

A doença periodontal está ligada ao biofilme dentário e as bactérias bucais, onde a partir dessa união, associada a uma higienização precária, fazem surgir inflamações gengivais, que se agravam liberando no tecido conjuntivo e juncional uma grande quantidade de células inflamatórias, afetando o sistema imunológico do seu hospedeiro. Este trabalho teve como objetivo revisar a relação entre a Doença Periodontal e a Doença de Alzheimer, uma vez que, há hipóteses de que a DA é afetada pela DP devido o agravamento dos agentes inflamatórios no cérebro, causados pelas citocinas inflamatórias que atingiram a circulação sanguínea. A DP apresenta caráter inflamatório com capacidade de mediar o aumento de prostaglandinas e citocinas na corrente sanguínea sendo capaz de se manifestar local ou sistemicamente, podendo influenciar nas patologias cerebrais existentes. A DA é uma demência irreversível caracterizada por uma desordem progressiva do SNC, ocasionando perda de neurônios do hipocampo e do neocortex pelo acúmulo de proteínas, afetando a função cognitiva e motora, de etiologia desconhecida, mas podendo ser causada por predisposição, idade e/ou processo inflamatório crônico desencadeando ou avançando a demência. Não se sabe porque o processo se inicia, com a perda de forma não homogênea principalmente nas áreas responsáveis pela memória e funções executivas evoluindo para o comprometimento do estado mental, concentração, raciocínio, orientação temporal e espacial, alucinações, depressão, com dificuldade de aprendizagem e comunicação. A resposta inflamatória causada pela DP auxilia no desencadeamento de alterações cognitivas como a DA, porém ela não pode ser considerada um fator determinante, uma vez que há influência de fatores genéticos e predisposição. É sabido que o Alzheimer é imutável, enquanto que a inflamação periodontal é mutável e pode ser controlada e prevenida, então, faz-se necessário mais estudos sobre o tema, pois é importante para as gerações futuras e informações para os cuidadores dos doentes. Nenhum tratamento curativo ou preventivo foi descoberto até os dias atuais, sendo os pacientes portadores de Alzheimer tratados com medicamentos que auxiliam no alivio dos sintomas, além de serem acompanhados por uma equipe multidisciplinar e profissionais responsáveis pela assistência do paciente e da família/cuidador. O tratamento odontológico visa desenvolver estratégias preventivas e terapêuticas compatíveis com as habilidades físicas e emocionais do paciente em suportar e responder ao tratamento, visando elevar a condição de saúde oral, conforto e qualidade de vida.

PROPRIEDADES DO FERMENTADO KEFIR DE ÁGUA EM DIFERENTES SUBSTRATOS ALIMENTARES

O kefir de água é uma bebida fermentada produzida a partir da adição de grãos de kefir em solução de água com açúcar e/ou extratos vegetais. A capacidade dos grãos de kefir em fermentar diferentes substratos confere sabor frutado e propriedades sensoriais e nutricionais à bebida. Este estudo teve por objetivo descrever e discutir o uso dos grãos de kefir de água no desenvolvimento de bebidas não lácteas fermentadas e a capacidade dos grãos fermentar diferentes substratos alimentares, assim como elaborar um folder de instrução de uso dos grãos de kefir de água. Foi realizada uma revisão da literatura e os estudos afirmam que diferentes substratos como frutas, açúcares, soro de soja, extratos, sucos de frutas e/ou vegetais, cereais e polpas podem ser utilizados. Os tempos de fermentação variaram de 24 horas a 28 dias e a quantidade de grãos variou de 10g a 480g. Maiores quantidades de grãos foram utilizadas nas bebidas mais complexas como o vinho. Verificou-se alta atividade antioxidante nas bebidas fermentadas com mel, malte, cebola roxa, morango, romã, kiwi, abacaxi, purê de abóbora e jabuticaba, devido à grande quantidade de polifenóis presentes nas bebidas ao final da fermentação. Os estudos sugerem grande interesse industrial na melhora das qualidades sensoriais da bebida fermentada de kefir, que pode substituir sucos industrializados, refrigerantes e bebidas lácteas fermentadas, alcançando diferentes públicos, como intolerantes à lactose e veganos. Os grãos de kefir de água têm a capacidade de fermentar diferentes substratos alimentares, possibilitando a obtenção de bebidas carbonatadas com variados atributos.

ORIGEM DA VIDA NA TERRA, ORGANISMOS EXTREMÓFILOS E A RELAÇÃO COM VIDA EXTRATERRESTRE

A Astrobiologia é uma ciência multidisciplinar que envolve, dentre outras áreas, a Biologia, a Química e a Geologia, e vêm sendo desenvolvida por diferentes centros de pesquisa, universidades e agências governamentais. Uma de suas questões envolve a origem e evolução da vida na Terra. Em 1964, foi descoberta a existência de organismos extremófilos, aqueles capazes de sobreviver em ambientes inóspitos para a maioria dos habitantes do planeta. Com isso, as pesquisas por vida extraterrestre tiveram uma motivação, visto que em muitos locais do Sistema Solar ocorrem ambientes análogos a alguns locais com condições extremas na Terra. Levando em consideração que nos primórdios de planetas geologicamente correlatos à Terra, como Marte, as condições eram extremas, o estudo de extremófilos e suas estratégias de sobrevivência torna-se essencial para o entendimento da vida em seus primórdios da Terra e talvez em outros locais fora do planeta. O objetivo do presente trabalho envolve a elaboração de um levantamento bibliográfico acerca do tema Astrobiologia, visando a relação entre Origem da Vida na Terra, Organismos Extremófilos e Vida Extraterrestre. O conceito de vida foi definido a partir de características conhecidas nos seres presentes na Terra, já que não é possível relacionar a outra forma. O último ancestral comum universal foi o nó de diferenciação dos organismos entre os dois reinos conhecidos atualmente, Archaea e Bacteria, e auxilia no entendimento da evolução da vida desde os primórdios no planeta Terra até os indivíduos modernos conhecidos. Como as condições iniciais do planeta Terra eram consideradas extremas, há a hipótese de que os primeiros organismos a sobreviverem e prosperarem tenham sido extremófilos. Estes seres estão presentes em diversos ambientes antes considerados impossíveis de abrigar vida até os dias de hoje. Dessa forma, as condições limites para a vida são alteradas e a possibilidade de encontrá-la em outros corpos celestes torna-se palpável, uma vez que condições extremas existam no espaço e outros planetas. A busca por vida extraterrestre é baseada na procura por sinais que indiquem atividade biológica, as chamadas bioassinaturas. Missões espaciais não tripuladas como a Mars2020 e a ExoMars são promissoras neste ramo, que podem revelar importantes informações acerca de vida extraterrestre, já que rovers e sondas são capazes de coletar amostras e analisá-las em outros planetas. Conclui-se que a Astrobiologia é uma ciência que mesmo já tendo contribuído de forma significativa, ainda possui muitos caminhos a serem percorridos, para outras grandes descobertas.

OS BENEFÍCIOS DA REALIDADE AUMENTADA NO AUXÍLIO À REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM A DOENÇA DE PARKINSON: REVISÃO DA LITERATURA

A doença de Parkinson (DP), é uma doença neurodegenerativa, causada pela morte progressiva das células nervosas produtoras de dopamina, desencadeando assim, alterações motoras importantes. Uma vez que a reabilitação desses indivíduos é prolongada, cabe ao fisioterapeuta propor condutas que, além de promover benefícios funcionais, também motivam e aumentam o engajamento do paciente ao tratamento. Nesse sentido, a realidade aumentada (RA), é uma nova tecnologia que vem sendo utilizada na fisioterapia para auxiliar na reabilitação. Sendo assim, o presente trabalho objetivou verificar na literatura os benefícios da RA, no auxílio ao tratamento fisioterapêutico de indivíduos com a DP. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por buscas nas bases de dados online PubMed, SciELO, Medline, Lilacs e PEDro, resultando em 2 artigos, os quais foram contemplados ao presente trabalho. O primeiro utilizou como dispositivo de RA o Google Glass, identificando que, além da melhora funcional, o estudo com a nova tecnologia foi viável de ser realizado, a conduta foi aceita pelos participantes e é um procedimento seguro. Por sua vez, o segundo artigo, que utilizou um dispositivo de RA com estímulos audiovisuais, evidenciou melhora em parâmetros motores, diminuição na frequência de freezing e maiores benefícios em pacientes com a doença em estágios mais avançados. Desta forma, segundo os trabalhos encontrados, a utilização da RA na reabilitação de indivíduos com a DP proporciona benefícios funcionais e cognitivos aos pacientes, é motivador e desejável aos usuários, porém são necessários mais estudos que comprovem esses achados.

ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO TRATAMENTO DE IDOSOS COM DEMÊNCIA

Introdução: A população mundial está envelhecendo e esse processo não é sinônimo de adoecimento. Segundo dados das ONU, a população idosa em 2050 será 21% do total. Alterações fisiológicas, morfológicas e biológicas ocorrem no organismo com idade, podem provocar neurodegenerações e lesões vasculares silenciosas sem gerar impacto cognitivo, porém podem apresentar comprometimento cognitivo leve ou moderado de demência como na doença de Alzheimer. As demências podem causar ao idoso dificuldades nas AVD’s, comprometimento cognitivo e impacto nas relações familiares e sociais, gerando necessidade da assistência multiprofissional e de fisioterapia. Objetivo: Verificar como a abordagem fisioterapêutica pode influenciar na evolução dos pacientes idosos com diagnóstico de demência. Método: Trata-se de revisão literária incluindo estudos publicados de 2010 a 2019, nos idiomas espanhol, inglês e português. Resultados: Dezenove, dos 1555 estudos, atenderam os critérios de inclusão, 73,6% foram realizados na Europa, nove receberam classificação máxima (Qualis A1) e a demência de Alzheimer foi a mais abordada. O fortalecimento muscular foi a intervenção mais utilizada e o instrumento Mini Exame do Estado Mental foi o mais aplicado para acompanhar a evolução dos pacientes (12 estudos). Conclusão: A fisioterapia pode beneficiar os pacientes com demência, por minimizar e retardar sua progressão, promover a qualidade de vida, evidenciada pelos resultados obtidos com fortalecimento muscular, exercícios aeróbicos e funcionais, treino de equilíbrio, propriocepção, marcha e alongamentos, além da associação de tecnologias coadjuvantes como musicoterapia. Os instrumentos que favoreceram a visualização segura da evolução do paciente com a intervenção fisioterapêutica foram MEEM, TUG, TC6M, BI e BBS.

COTIDIANO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

O cotidiano vivenciado no contexto hospitalar gera rupturas nas atividades cotidianas daqueles que estão inseridos nesse ambiente, inclusive o acompanhante familiar do paciente. Essa vivência interfere na vida ocupacional deste acompanhante, gerando sobrecarga psíquica, física, social, e sentimentos de angustias, medos e diversas demandas. O presente trabalho teve como objetivo identificar as estratégias e intervenções utilizadas pelos terapeutas ocupacionais na reorganização do cotidiano dos acompanhantes de pacientes hospitalizados. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi a revisão sistemática da literatura de natureza aplicada e caráter descritivo e quantiqualitativo, realizada a partir da busca de artigos em periódicos de Terapia Ocupacional, tendo como critério de inclusão a publicação nos últimos dez anos, idioma português e espanhol, que abordassem o tema. Foi realizada pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo e Google Acadêmico, utilizando os descritores: acompanhante familiar, terapia ocupacional, cotidiano, hospital. Os resultados obtidos foram estratégias e intervenções utilizadas como acolhimento e escuta, organização familiar, orientação à equipe e utilização de grupos, além de realização de atividades artesanais, artísticas, de lazer e espiritualidade.

TERAPIA OCUPACIONAL: A RELAÇÃO DA PERDA DE PAPÉIS OCUPACIONAIS E A DEPRESSÃO NA VELHICE

Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, com abordagem de pesquisa qualitativa, que teve como objetivo reunir referencial teórico e, assim, analisar a atuação do terapeuta ocupacional com idosos que apresentam perdas de papéis ocupacionais relacionados à depressão. O levantamento dos dados ocorreu por meio de uma pesquisa nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Google Acadêmico. No processo de busca das publicações foram utilizados, de forma combinada, os descritores “Terapia Ocupacional”, “depressão” e “papéis ocupacionais”. A Terapia Ocupacional tem contribuído no tratamento da depressão na velhice, ofertando atividades ocupacionais que desenvolvem a socialização, estimulam a autoestima, favorecem o relacionamento familiar e a reinserção do idoso à vida funcional.

DESENVOLVIMENTO DA NEUROPLASTICIDADE NA PERSPECTIVA DO TRATAMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL EM PACIENTES PÓS AVC

Pode-se dizer que a neuroplasticidade é a capacidade de adaptação do sistema nervoso, especialmente a dos neurônios, às mudanças nas condições do ambiente que ocorrem no dia a dia da vida dos indivíduos. Esse fenômeno é muito visível quando o cérebro sofre algum tipo de lesão, como é o caso do Acidente Vascular Cerebral (AVC), onde a neuroplasticidade deve ocorrer após este episódio e permanece mais efetiva com a reabilitação. Este trabalho teve como objetivo compreender o processo da neuroplasticidade e as intervenções da Terapia Ocupacional com pacientes que sofreram AVC. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, de natureza descritiva, e revisão integrativa de literatura. Foi realizada pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo e Google Acadêmico, utilizando os descritores: Terapia Ocupacional, Neuroplasticidade e AVC. Consideramos que o tema abordado e que os resultados encontrados apresentam muita relevância aos profissionais e acadêmicos de Terapia Ocupacional, uma vez que as pesquisas que contemplam a atuação do profissional com a temática apresentada apontam para um número reduzido. Neste sentido o trabalho contribui com a soma de estudos a respeito da prática profissional nesse campo de atuação.

A FISIOTERAPIA PRECOCE MOTORA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA ACOMETIDAS PELO ZIKA VÍRUS.

O aumento de casos de microcefalia associada ao Zika Vírus traz repercussões graves no desenvolvimento neuropsicomotor que variam de acordo com o grau do acometimento da lesão cerebral. A equipe multidisciplinar atua precocemente diminuindo as sequelas. Objetivou-se expor a atuação da fisioterapia precoce em crianças com microcefalia, na redução do comprometimento neuropsicomotor. Trata-se de uma revisão integrativa restrita a dados SciELO e Portal Regional da BVS, datados na última década. A partir dos resultados obtidos através da comparação de três estudos de caso sobre o desenvolvimento neuropsicomotor na criança com microcefalia decorrente do ZV, apresentando atraso no DNPM e alterações globais e um artigo indicando a necessidade da estimulação precoce. Discutiu-se que as crianças acometidas pelo Zika Vírus podem apresentar risco de comprometimento no desenvolvimento ainda maior se nascido de forma prematura, ter sofrido asfixia perinatal, ser pequeno para idade gestacional, ter baixo peso, apresentar infecções e redução do perímetro cefálico. Devido a microcefalia a criança pode desenvolver artrogripose, hipertonia muscular, rigidez articular, hiperreflexia, desenvolvimento atípico e déficits na função manual. Os maiores acometimentos são no desenvolvimento do controle motor grosso e fino adaptativo e maior dependência funcional. As crianças com esse quadro frequentemente apresentam diversas disfunções e a estimulação deve ser iniciada precocemente, se tardiamente pode causar defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor. Conclui-se que o tratamento precoce com a equipe multidisciplinar e o envolvimento familiar são altamente recomendados e podem ajudar na evolução e no desenvolvimento motor da criança, que dependerá do grau de acometimento da lesão cerebral.

O PAPEL DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM IDOSOS E PROMOÇÃO DO CONFORTO NO FINAL DA VIDA.

O cuidado paliativo é uma assistência que proporciona a qualidade de vida em seu fim e que vem ganhando espaço no Brasil, no âmbito da Enfermagem e demais áreas da Saúde. O seu diferencial é focar na prevenção e principalmente no controle de sintomas para evitar o sofrimento do paciente em seus momentos finais, tendo como estratégia uma assistência dignificada que se aplica aos pacientes, familiares, cuidadores e a equipe de saúde. Esse cuidado é realizado frente a doenças sem prognóstico de cura e para idosos que se encontram no estágio final da vida. Assim, ambas situações se enquadram nessa modalidade, sendo fundamental considerar a relação do paciente com a família, além de sua história pregressa, respeitando-o e garantindo-lhe uma assistência com excelência proporcionando a realização literal da palavra cuidar. O objetivo deste trabalho foi esclarecer o papel do enfermeiro na execução dos cuidados paliativos para proporcionar a qualidade de vida aos pacientes idosos sem prejudicar o conforto evitando a prática de intervenções desnecessárias. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada a partir da literatura científica, nas bases de dados “Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde” (LILACS) e “Medical Literature Analysis and Retrieval System Online” (MEDLINE). Os descritores utilizados para a pesquisa bibliográfica foram: idoso; cuidados paliativos; enfermagem; cuidados em enfermagem; equipe multiprofissional; idoso e família; envelhecimento; papel do enfermeiro; qualidade de vida; paliative care; idoso e atualidade. Após a pesquisa bibliográfica e aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 18 artigos, que permitiu realizar a discussão considerando-se os principais eixos: cuidados paliativos; dor e conforto; enfermagem no cuidado paliativo; bem-estar dos pacientes que se encontram na terminalidade de sua vida; perspectiva da família no cuidado paliativo que abordam sobre a qualidade de vida. Conclui-se que o cuidado paliativo, que é visto como uma forma inovadora de assistência em saúde, apesar de valorizado e reconhecido, ainda precisa de uma atenção maior em questão de busca e pesquisa a seu respeito, colabora e coopera para o cuidado ao paciente idoso terminal e o presente seja realizado de forma integral e com excelência, visando um apoio de forma humanizada e acatando as necessidades de cada paciente envolvido no cuidado.

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM O BINÔMIO MÃE-FILHO EXPOSTOS À DROGAS DURANTE A GESTAÇÃO

Introdução: O uso de drogas de abuso durante a gestação está cada dia mais presente na sociedade, tal fato torna-se preocupante visto as consequências biopsicossociais ocasionadas ao binômio mãe-filho e devem ser considerados a fim de focalizar os cuidados de enfermagem às necessidades de cada gestante. Objetivo: Entender a importância do cuidado de enfermagem com o binômio mãe-filho em gestantes usuárias de drogas ilícitas e as estratégias utilizadas para a execução do cuidado de enfermagem. Método: Trata-se de um trabalho de conclusão de curso na modalidade de estudo de revisão bibliográfica integrativa de materiais relacionados ao tema em bases de dados LILACS, SCIELO, BVS e do Ministério da Saúde. Resultados: O estudo constou de 31 materiais, sendo 28 artigos científicos, 2 manuais técnicos e 1 portaria do Ministério da Saúde. Discussão: os autores destacam que as drogas ilícitas mais utilizadas pelas gestantes são crack, cocaína e maconha, e que o uso durante a gestação pode causar efeitos não somente físicos, como mas também psicossociais que podem perdurar por anos, sendo necessárias estratégias para o cuidado de enfermagem deste binômio a fim de prevenir ou diminuir os danos causados, através do acolhimento da gestante para diagnóstico precoce da drogadição, e encaminhamento da mesma para o pré-natal de risco e para as RAPS de acordo com a necessidade de cada uma. Considerações finais: É necessário para o cuidado eficaz dessas gestantes que a equipe de enfermagem seja conscientizada da importância deste acolhimento da gestante e para melhor formação de vínculo e assim garantir a disseminação das informações necessárias para a assistência e um cuidado de enfermagem individualizado.

PROCESSO DE ENFERMAGEM E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - DESAFIOS PARA O PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL DO ENFERMEIRO

Este estudo analisa de que maneira a diferenciação entre as nomenclaturas Processo de Enfermagem (PE) e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), aplicados enquanto instrumentos administrativos do processo de trabalho em enfermagem, corrobora para o gerenciamento do cuidado, permitindo assim esclarecer que a ciência de enfermagem subsidia o cuidado de enfermagem e eleva a qualidade da assistência aos indivíduos, famílias e comunidade frente aos seus processos de saúde-doença bem como, quais são os desafios sublimados no que tange a implantação e a implementação de tais instrumentos nos serviços de saúde. Objetivou-se compreender a prenoção de PE e SAE, quanto a diferenciação de significados, e o impacto no processo de trabalho gerencial do enfermeiro. O arcabouço teórico contempla a instituição da enfermagem como profissão, mediante os esforços de Florence Nightingale, o processo de trabalho em saúde, o processo de trabalho em enfermagem, o processo de trabalho gerencial do enfermeiro e seus instrumentos de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura, norteada pelo questionamento do emprego das diferentes nomenclaturas PE e SAE, de modo semelhante, dificultando o processo de trabalho gerencial do enfermeiro. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados vinte e três artigos, que lidos e analisados na íntegra, evidenciaram que o maior desafio para a implementação da SAE e do PE é o conhecimento deficitário dos profissionais de enfermagem quanto a diferenciação de nomenclaturas e compreensão de significados. Em contrapartida, mesmo frente ao déficit de conhecimento, os profissionais julgam que a implementação de tais instrumentos colabora para a qualidade do cuidado, além de promover a validação da ciência de enfermagem. O embasamento teórico-científico da profissão orquestra as dimensões administrativa, educativa, investigativa e assistencial, organizando e sistematizando o processo de trabalho em enfermagem a fim de garantir a gestão do cuidado de enfermagem e o reconhecido do caráter indenitário da mesma enquanto profissão.

DIETA CETOGÊNICA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o excesso de gordura corporal ou acúmulo anormal de gordura. Dados relatam que pelo menos 1 bilhão de adultos estão acima do peso e 300 milhões já são obesos. No Brasil, a obesidade atinge aproximadamente 20% dos adultos. Para o tratamento da obesidade, é necessário adotar estratégias alimentares que promovam uma mudança no estilo de vida que leve a perda de peso. Uma dessas estratégias é a dieta cetogênica, que é caracterizada pelo baixo teor de carboidratos (CHO) e alto teor de lipídeos (LIP). O objetivo deste estudo foi verificar a estratégia da dieta cetogênica na perda de peso. Realizou-se revisão da literatura utilizando as bibliotecas e bases de dados eletrônicas, Scielo, PubMed, BVS saúde, Science Direct. Estudos recentes mostram que a dieta cetogênica tem efeitos significativos na redução de peso, IMC, circunferência abdominal, triglicerídeos e HbA1a (hemoglobina glicada). Quando comparada com outros tipos de dieta num período de até 1 ano, a cetogênica demonstrou melhores resultados na redução de peso e gordura corporal. Apesar dos efeitos benéficos, uma meta-análise apresentou dados que mostram que nem sempre a dieta cetogênica promove maior redução de peso, quando comparada a dietas com baixo teor de gordura, devido ao tempo de duração dos estudos. A dieta cetogênica ainda possui evidências limitadas, sendo necessário mais estudos avaliando seus efeitos a longo prazo.

INVENTÁRIO ARBÓREO DE AVALIAÇÃO VISUAL DE RISCOS EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE CAMPINAS - SP

A arborização urbana promove qualidade de vida à população residente das cidades devido à diminuição da temperatura, redução da poluição sonora, conservação de espécies e equilíbrio ecológico. Nas escolas, estes benefícios são ainda mais expressivos, visto que a arborização colabora com a concretização de valores socioambientais e preservação da flora. Contudo, quando o planejamento arbóreo e manejo são feitos de maneira inadequada ou deixam de ser realizados, os benefícios das árvores no meio urbano são interrompidos e problemas como destruição de calçadas, conflitos com fiações e queda de galhos ou da árvore como um todo, podem ocorrer. Para mitigar os riscos arbóreos e evitar os acidentes desta natureza, as análises visuais são fundamentais. O objetivo do presente estudo foi realizar o inventário arbóreo de uma escola particular de Campinas, visando classificar os riscos, facilitar o planejamento do manejo e indicar índices qualitativos. O trabalho foi feito em parceria com a empresa Plant Care, que ofereceu placas metálicas de identificação e sistema de georreferenciamento. Foi realizada a identificação das espécies; diagnóstico individual de cada árvore a partir da análise de área de enraizamento, colo, tronco e copa; indicação dos riscos; recomendações de manejo e aplicação dos Índices de Diversidade de Shannon, Densidade Arbórea, Sombreamento Arbóreo, Área Verde Escolar e cálculo de estocagem de carbono. Foram selecionadas árvores com diâmetro na altura do peito superior a cinco centímetros. Posteriormente, foi realizado o georreferenciamento, a identificação das espécies e mensuração da altura das árvores. Os dados de diâmetro e altura possibilitaram calcular o carbono estocado. A análise visual empregada foi feita de acordo com a metodologia Tree Risk Assessment Qualification, observando defeitos biomecânicos e fitossanitários na área de enraizamento, colo, tronco e copa. Foram analisados 318 indivíduos arbóreos distribuídos em 62 espécies e 24 famílias. O Índice de Shannon obtido foi de 3,32. O número de espécies nativas foi superior às exóticas. Houve a predominância da espécie Bauhinia forficata. Os valores altos de diâmetro e altura comprovaram que a arborização escolar possui árvores consolidadas. A captação de carbono foi de 163,5506 toneladas de carbono e 600,2306 toneladas de carbono equivalente. Os defeitos predominantes foram: soterramento de colo, ramos codominantes, forquilhas em V, ramos secos, tocos e brotação epicórmica. Sobre os riscos, 2% das árvores foram classificadas com risco alto, 35% com risco médio e 63% com risco baixo. As podas lideraram as indicações de manejo cerca de 96,2%. Os índices arbóreos encontrados demonstraram valores superiores à realidade de outras escolas brasileiras: densidade 0,524 árvores/m², sombreamento 37,034% e área verde escolar 29, 974 m²/ aluno. A maioria dos indivíduos não apresentou problemas graves. Contudo, faz-se necessária a implementação de estudos sobre a distribuição das árvores para detalhar a qualidade ambiental escolar.

EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO E NEUROPROTEOR DO DIMETIL-FUMARATO EM MOTONEURÔNIOS MEDULARES DE CAMUNDONGOS COM DISTROFIA MUSCULAR DO TIPO DUCHENNE

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença neuromuscular degenerativa, sendo considerada a forma mais comum e mais severa. Mutações no gene DMD levam à deficiência na produção da proteína distrofina, a qual está presente no sarcolema das fibras musculares e em outros tecidos, levando à inúmeras perdas funcionais e alteração na homeostase da miofibrila, alterando a comunicação entre o neurônio e o músculo, que acaba por gerar a fraqueza e incapacidade funcional muscular, caracterizando os sinais clínicos da doença. Isso se deve ao fato de a degeneração muscular levar à degeneração da placa motora, alterando a homeostase do Sistema Nervoso Central, gerando alterações retrógradas no neurônio motor medular e glia adjacente. As células da glia atuam na neuroplasticidade sináptica e reestabelecem a homeostase do microambiente nervoso. O modelo molecular mais utilizado para o estudo da Distrofia Muscular de Duchenne é o camundongo mdx, que apresenta baixo custo e fácil acesso. O presente estudo pretende avaliar a efetividade do dimetil-fumarato como potencial imunomodulador e neuroprotetor em animais modelo (linhagem mdx), que apresentam a Distrofia Muscular de Duchenne. Dessa forma, pretende-se tratar camundongos mdx, machos, com 6 semanas, com doses de 20 mg/kg/dia de dimetil-fumarato, por meio de gavagem. E para posterior comparação serão utilizados controles sem tratamento e tratados somente com o veículo (metil celulose). Para análise dos resultados, será utilizada imunomarcação com anticorpos anti-GFAP (astrócitos), anti-IBA1 (microglia) e anti-Sinaptofisina (marcador pré-sináptico) no microambiente dos motoneurônios alfa-medulares. A quantificação dos cortes histológicos da medula espinal será realizada a partir da densidade integrada de pixels com o auxílio do software IMAGEJ (versão 1.33u, National Institutes of Health, USA), comparando todos os grupos de animais. Sendo assim, os resultados obtidos nesse projeto podem fornecer subsídios para uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos nos processos relacionados à plasticidade do Sistema Nervoso Central durante a evolução da distrofia muscular.

Centro de Economia e Administração

  arquivospdfemblem

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE COMPLIANCE EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Compliance assegura que a atuação da empresa em todos os âmbitos esteja em conformidade com as leis e boas práticas de governança corporativa. O Programa de Compliance surge como mecanismo eficaz para prevenção de riscos e transgressões de preceitos éticos. Assim, afirma-se que o mesmo agrega valor ao negócio. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar a implementação de um Programa de Compliance dentro de uma empresa de tecnologia da informação. Esta implementação possui especificidades, e para que esta ocorra, é necessário discorrer acerca do conceito de Compliance, riscos,governança corporativa e auditoria interna. A metodologia utilizada foi bibliográfica, documental e o estudo de caso, com ênfase na análise qualitativa.

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL – A PERCEÇÃO DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL

Perante as grandes mudanças ocorridas na sociedade, no âmbito corporativo, a Responsabilidade Social Empresarial tem obtido destaque. As empresas tiveram que se reestruturar com rapidez para atender as novas exigências do mercado, e os gestores precisaram se adequar para gerir as organizações e apoiá-las na adoção de medidas socialmente responsáveis. Este trabalho objetivou identificar a percepção dos alunos e profissionais da área contábil a respeito da Responsabilidade Social das organizações e do papel dos contadores como agentes diretos de divulgação e disseminação de Relatórios Sociais. Metodologicamente, para alcance dos objetivos da pesquisa, utilizou-se da pesquisa descritiva, do tipo Survey. Os dados foram analisados quantitativamente. Os questionários foram aplicados em 45 alunos/profissionais da área contábil e verificou-se que mais de 50% dos respondentes afirmaram ter ouvido falar sobre o tema, mas não saberem o que é, atribuindo então a sua definição a um conceito mais filantrópico. Adicionalmente,observou-se que a grande parte (88%) apoiam a adoção/divulgação de práticas socialmente responsáveis por parte dos contadores, e também a padronização dos relatórios social (91%). Conclui-se com o estudo que ainda não é possível afirmar a existência de um meio eficaz e plenamente aceito para mensurar o real impactos dessas ações sociais, visto que não há legislações específicas para isso. Sendo assim, cabe aos futuros profissionais e gestores tomarem consciência da importância do tema, para que possam contribuir com ações e decisões socialmente responsáveis.

A RELEVÂNCIA DOS INDICADORES ECONÔMICOS-FINANCEIROS PARA A TOMADA DE DECISÕES DOS SHAREHOLDERS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO PARTICIPANTES DO NOVO MERCADO

A análise dos indicadores econômicos e financeiros é de extrema importância para a tomada de decisão de investimentos dos acionistas, pois retrata as condições e estruturas deuma empresa, suas características patrimoniais, possibilitando através de históricos de dados da entidade, projeções de resultados futuros da companhia em que as aquisições de ativos são pretendidas. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de averiguar a relevância dosíndices contábeis aos shareholders das companhias Arezzo S.A e Grendene S.A, por meio da análise das demonstrações financeiras no período compreendido de 2017 a 2019. Inicialmente foram levantados os referenciais teóricos acerca do sistema financeiro e os aspectos que englobam esse mecanismo, sendo conceituado o mercado de capitais e detalhado seu funcionamento, abordados os aspectos acerca das ações, incluindo também fatores das análises de balanços, visando a expansão do conhecimento desta importante ferramenta contábil. A metodologia empregada para a realização prática da pesquisa, foi o estudo de caso das empresas escolhidas, com a aplicação da técnica de análises de balanços por quocientes. Os resultados alcançados possibilitaram avaliar as situações financeiras das corporações, indicando de forma geral um direcionamento para decisões de aplicações mais assertivas. Foram apresentadas as sínteses dos resultados que possibilitou solucionar a questão-problema e atingir os objetivos propostos, por fim, chegou-se as considerações finais do estudo e posteriormente foram destacadas as referências utilizadas para a efetuação e conclusão desta pesquisa acadêmica.

UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE MATURIDADE DA AUTOMATIZAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS, UTILIZANDO-SE ROBOTIC PROCESS AUTOMATION, EM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS DA REGIÃO DE CAMPINAS.

O presente estudo, propõe analisar qual é o nível de maturidade da automação de controles internos, utilizando-se Robotic Process Automation em Centros de Serviços Compartilhados da Região de Campinas. Este, por sua vez, será atingido por meio da consecução dos objetivos específicos propostos: primeiramente, com o intuito de fornecer bases gerais para compreensão, relatar os aspectos que devem ser levados em consideração para efetuar a criação de um centro de serviço compartilhado, para que, em seguida, seja possível identificar oportunidades de automação, que se aplicam aos processos da companhia e que também podem auxiliar no ambiente de controles internos. Caracteriza-se, à tipologia de pesquisa, como um estudo de caso. O trabalho, quanto aos seus objetivos, tem caráter exploratório, e, quanto à natureza do problema, tem aspecto qualitativo, utilizando como técnicas de coletas de dados. Como resultado da análise dos dados coletados, verificou-se que, 81% das companhias entrevistadas, possuem Centro de Serviços Compartilhados com mais de 500 funcionário e 45% das empresas entrevistadas, utilizam RPA por um período superior a três anos, entretanto, 55% das empresas, utilizam RPA a apenas um ou dois anos, além disso, 63% das companhias entrevistadas, não utilizam nenhuma ferramenta de Process Mining, o que nos leva a entender que estas efetuam a criação de RPAs mais simples, utilizando robôs, queries, macros ou outras operações. Conclui-se, portanto, que as companhias estão aderindo cada vez mais à utilização de Centro de Serviços Compartilhados, e que estão aumentando o nível de automatização dos processos e do ambiente de controles internos.

ESTUDO DA RELAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NAS FINANÇAS PESSOAIS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Este trabalho tem por objetivo caracterizar a importância do ensino de educação financeira nos currículos educacionais. Para isto, será abordado as ações que estão sendo tomadas no Brasil, ao longo dos anos, pela Estratégia Nacional de Educação Financeira através da Base Nacional Comum Curricular, bem como a apresentação destas entidades e propostas. Será exposto neste Trabalho de Conclusão de Curso, por meio de análise qualitativa da pesquisa realizada com alunos de graduação, como o ensino baseado em recursos e métodos contábeis, aplicado à educação financeira, pode ajudar na organização financeira. Com este problema de pesquisa, será possível estabelecer tal relação por meio de pesquisa em forma de questionário com alunos de ensino superior de diversas faculdades do Brasil e, com o intuito de realizar e apresentar o resultado da pesquisa contendo a quantidade dos alunos que estão ou se consideram preparados para gerir suas finanças pessoais, se a relação entre métodos contábeis e o controle financeiro destes alunos é diretamente proporcional e qual a relação entre as diversas graduações e o nível de controle financeiro dos alunos entrevistados (de acordo com cada curso de ensino superior). Como resultado, pôde observar que relação entre os ensinos ministrados durante o ensino superior possui uma relação inversamente proporcional quanto ao conhecimento financeiro dos alunos: os cursos relacionados à exatas e administração possuem proporcionalmente mais alunos que se julgam aptos a gerir suas vidas financeiras do que cursos relacionados à humanas, artes e biológicas. Também, foi possível identificar que as maiores fontes de conhecimento para o desenvolvimento de finanças pessoais se deram por pesquisas por conta próprias, amigos e familiares e experiência na prática, não sendo a graduação um fator decisivo para a aprendizagem de finanças pessoais para nenhum dos cursos mediantes às respostas obtidas. Assim, é possível observar que a busca por conhecimentos na área financeira existe e não é proporcionado pelo sistema educacional do Brasil, visto que as respostas não indicam que os alunos foram educados em nenhum dos níveis educacionais (básico, fundamental, médio ou superior) também identificar uma possível.

UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA TECNOLOGIA – A CONTABILIDADE 4.0 – NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS, ESTUDANTES E PROFESSORES.

Considerando a constante evolução da tecnologia, a Indústria 4.0 tem impactado de forma positiva a gestão de negócios e as relações de trabalho. Nesse sentido a Contabilidade foi afetada com os seus efeitos e para sustentar tal mudança, é necessário que os profissionais da área contábil estejam preparados para as novas demandas do mercado de trabalho. Desse modo, o presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo demonstrar a percepção dos profissionais sobre a indústria 4.0 e seus efeitos na contabilidade. Para atingir os objetivos propostos, além das pesquisas bibliográficas por meio de livros, artigos, realizou-se uma pesquisa de campo aplicada com nove perguntas, aplicado aos acadêmicos de Ciências contábeis, profissionais da área e professores, e após a conclusão do questionário foram coletadas 166 respostas. Os resultados demonstram que os acadêmicos e profissionais da área atribuem alta importância à tecnologia e seus efeitos, no entanto poucos possuem conhecimento sobre a contabilidade 4.0. Sob essa ótica, foi possível validarmos o objetivo central, afirmando a percepção dos profissionais e a importância de entender os conceitos e os efeitos no mercado de trabalho.

A GUERRA DO BACALHAU: ANÁLISE DAS QUESTÕES DE SOBREVIVÊNCIA DOS PAÍSES

A Guerra do Bacalhau, vista a partir dos conflitos envoltos ao Reino Unido e a Islândia, no contexto do século XX, aparece como uma referência para os estudos sobre guerra e paz, por conta das condutas dos seus atores, especialmente, a posição da Islândia, que foi capaz de não apenas sobreviver e proteger em um período complicado, mas também de exercer sua soberania e expandir seu território ultramarino. Diante dos fatos associados aos conflitos da Guerra do Bacalhau, o problema da pesquisa perpassa a questão da soberania para um Microestado. O objetivo é analisar os aspectos dos conflitos da Guerra do Bacalhau que são relacionados com as decisões estratégias de soberania e sobrevivência de nações. A fundamentação teórica substanciada pela leitura dos trabalhos clássicos do realismo político e o liberalismo institucionalista. Os procedimentos metodológicos incorporam a pesquisa bibliográfica que sustenta a discussão teórica sobre a soberania e a sobrevivência de pequenas nações, inclusive a leitura inferencial sobre as particularidades dos conflitos da Guerra do Bacalhau, e a análise empírica preocupada com os fatos e o processo decisório das nações. O trabalho apresenta os resultados de uma leitura madura sobre os conceitos essenciais de soberania e sobrevivência. A conclusão de maior relevância é que a presença de mecanismos de proteção, neutralização de conflitos, assim como as instituições que asseguram os processos de paz e reconhecimento da soberania das nações, de forma conectada com estratégias de relações comerciais externas, aparecem como instrumentos valiosos da sobrevivência de Microestados.

POLÍTICA DE DEFESA JAPONESA NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

O presente estudo tem como objeto de pesquisa a política de defesa japonesa do pós-Segunda Guerra Mundial. Mas, mais do que isso, o trabalho irá conduzir esta análise a partir de uma perspectiva histórica, abordando o processo de transição entre a política de defesa pré-1945 e a política pacifista do pós-guerra. Com isso, o texto tem como objetivo não só traçar as principais características da política de defesa japonesa do pós-guerra, mas identificar como e por que ela foi constituída de tal forma. Afinal, o chamado “pacifismo” incorporado em sua formulação contrariou todo o entendimento tradicional que se tinha na época sobre defesa e, hoje, posiciona o Japão enquanto um Estado “anormal” no Sistema Internacional. Pretende-se, ao longo deste estudo, por meio de uma revisão bibliográfica, realizar uma retomada histórica que permita entender as origens da política de defesa pacifista e identificar como ela foi instituída, sob quais condições e visando quais objetivos. Ao final, espera-se demonstrar que a política militarista e expansionista do Japão imperialista sofreu uma enorme transformação após a sua rendição porque a forma como a guerra foi encerrada decretou o fim da liderança política conduzida pelo exército japonês e abriu caminho para a adoção de novos valores.

APLICAÇÃO DO MODELO SERVQUAL EM UM RESTAURANTE SELF-SERVICE EM CAMPINAS

A percepção da qualidade no serviço tornou-se um diferencial no mercado, visto que o serviço é tão importante quanto o produto, a busca pela satisfação e fidelidade de clientes tem se constituído uma necessidade imprescindível para a sobrevivência e crescimento das empresas no mercado atual. A partir da hipótese que quanto maior a avaliação da qualidade do serviço, maior o nível de satisfação do usuário (a) e maior o grau de fidelização do serviço (b), o trabalho procurou analisar a relação entre a qualidade do serviço prestado e a fidelização dos clientes no Restaurante Mataroboi na cidade de Campinas-SP. Para elaboração do trabalho foi utilizado um questionário baseado no modelo da Escala Servqual, tendo como base as cinco dimensões: Tangibilidade, Confiabilidade, Segurança, Empatia e Responsividade, utilizando a escala de Likert de 5 pontos, onde foi definido 1 como sendo “discordo fortemente”, 2 como sendo “discordo”, 3 como sendo “nem concordo e nem discordo”, 4 como sendo “concordo” e 5 para “concordo fortemente”.
Os resultados permitiram apresentar um panorama da qualidade dos serviços oferecidos e a lealdades dos clientes, evidenciando aspectos relacionados ao atendimento às necessidades efetivamente esperadas pelo cliente, favorecendo, desse modo, uma possível melhoria de serviço, fator ocasionado quando o consumidor percebe um desempenho organizacional inferior ao que ele esperava.

ANÁLISE DOS CONFLITOS ENTRE AS GERAÇÕES X, Y E Z NO AMBIENTE DE TRABALHO

O principal objetivo deste trabalho foi compreender os principais conflitos entre as gerações X, Y e Z e os desafios ou oportunidades que encontram ao dividirem o mesmo espaço no ambiente de trabalho. As gerações apresentam inúmeros aspectos culturais, econômicos e históricos que as diferenciam, dentre os quais se destacam: a questão do que é moralmente correto; a disponibilidade tecnológica de cada época e o comprometimento com valores conservadores e tradicionais. Cada geração tem suas peculiaridades e quando estas são agrupadas em uma equipe de trabalho, por exemplo, podem gerar certos conflitos por conta das diferenças relacionadas a motivação e permanência no trabalho, uso das tecnologias, expectativas sobre carreira e formas de serem reconhecidos. A geração Y e Z, por serem os futuros líderes, têm uma nova forma de enxergar o conceito “ser empresa”. Embora apresente muitas diferenças entre as gerações, os conflitos aparecem camuflados, não impactando tanto a organização. Para solucionar essas questões foi realizado um estudo de caso com funcionários da empresa Motorola Mobility, mostrando que as divergências são encontradas em vários aspectos referentes ao uso da tecnologia, características, cultura e posição de cargo, forma de pensar e agir, entre outros. Porém, nem sempre essas diferenças tem impacto de conflito. A empresa e os funcionários em si, fazem o possível para evitar o conflito, e apesar de alguns, a interferência no trabalho acaba sendo camuflada, não interferindo tanto na organização.

SUSTENTABILIDADE EM NEGÓCIOS SOCIAIS

O empreendedorismo social tem a finalidade de buscar alternativas aos problemas sociais da comunidade, com a criação de valor social. As organizações denominadas Negócios Sociais têm um ambiente com maior foco em inovação social. Iniciativas de empreendedores individuais, comunidades ou institucional podem propiciar melhor condição de bem-estar social. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é identificar os aspectos que contribuem para a sustentabilidade dos Negócios Sociais. A metodologia caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica. Com procedimentos técnicos documental e estudo de caso. O estudo de caso escolhido é a Aceleradora de negócios de impacto sociais Artemísia. Os Negócios Sociais selecionados foram: So+Ma, Simbiose Social, Quero Quitar!, Redação Online, Canal Bloom, Edusim, Egalitê, Mei Fácil. Os Negócios Sociais foram analisados à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. No campo social, a oferta de produtos e serviços em condições acessíveis à população de baixa renda contribui para a democratização e inclusão social. A criação de um Negócio Social traz benefícios ao empreendedor, investidor e sociedade, ao ampliar o acesso aos produtos e serviços e promover ações com foco na responsabilidade socioambiental. Nos Negócios Sociais estudados os serviços oferecidos à população possibilitam reduzir a exclusão social e criar oportunidades para o desenvolvimento local, por meio do estabelecimento de parcerias com entidades privadas, públicas e/ou sem fins lucrativos.

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS

A competitividade das empresas pode ser favorecida por meio de práticas voltadas à inovação, sobretudo quando associadas à sustentabilidade. No setor ferroviário, a inovação ocorre a partir de melhorias operacionais, redução de custos e ampliação dos serviços prestados. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é apontar a importância da inovação no contexto das empresas ferroviárias. O método utilizado é de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo e explicativo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com três profissionais que atuam em uma empresa do setor ferroviário do Estado de São Paulo. Na empresa estudada há um direcionamento de ações pautadas para a sustentabilidade com vistas a melhorar o desempenho das atividades operacionais. Ressalta-se a importância de investimentos em projetos que privilegiem o uso de materiais alternativos e respeitem a capacidade de suporte do planeta, como por exemplo a adoção de um combustível renovável. O estudo realizado demonstrou o potencial da geração de inovação aplicada à malha ferroviária brasileira, no entanto, é necessário orientar a inovação no processo das operações da empresa para mitigar os impactos ambientais. Orientar a inovação sustentável no processo das operações das empresas ferroviárias implica por exemplo, em substituir os dormentes de madeira por um material alternativo, reutilizar a água da chuva nas locomotivas, usar energia limpa na iluminação dos pátios de locomotivas, entre outros. Ademais, esse comportamento pode trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos ao possibilitar mitigar os impactos ambientais, reduzir custos de operação e manutenção e melhorar a reputação da empresa perante a sociedade.

GESTÃO DE RELACIONAMENTO E CUSTOMER EXPERIENCE: MÚLTIPLOS CASOS NO SETOR DE FOOD SERVICE NA CIDADE DE SÃO PAULO

O objetivo deste trabalho foi analisar o marketing de relacionamento e as estratégias utilizadas por empresas do setor de food service na cidade de São Paulo. Dado o atual contexto da pandemia e a disposição/motivação das empresas, foi possível obter uma amostra aleatória de 12 restaurantes. A gestão de relacionamento e as estratégias de cada restaurante foram mapeadas por meio de entrevistas aos gestores. Essas entrevistas foram elaboradas a partir de um modelo teórico, proposto pelos autores, baseado nas principais referências bibliográficas sobre gestão de relacionamento e experiência do consumidor. Na fase de análise foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados foram contrastados com as principais referências bibliográficas da área e, também, através de dados coletados junto a uma empresa de consultoria especializada no setor de food service na cidade de São Paulo. Observou-se forte semelhança entre os resultados empíricos e o modelo teórico de marketing de relacionamento proposto. A fase de experiência do consumidor se apresenta como o principal fator direcionador das estratégias da gestão de relacionamento no setor. Revelou-se um padrão no modelo de gestão de marketing de relacionamento e os principais direcionadores das estratégias utilizadas no setor de food service, inclusive considerando-se o atual contexto pandêmico. Finalmente, pode-se dizer que este trabalho melhora a compreensão da gestão de marketing de relacionamento do setor de food service e pode sinalizar um modelo de gestão potencialmente replicável, dado que o setor é setor vasto, variado e com muitas pequenas empresas necessitadas deprofissionalização administrativa e competitividade.

A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: EVIDÊNCIAS NA MISSÃO, PERFIL DO EGRESSO, GRADE CURRICULAR E EMENTAS NAS IES DO SUDESTE BRASILEIRO

Ao passo que o mundo se torna cada vez mais avançado e tecnológico, também se torna um mundo com menos recursos naturais disponíveis devido à ação do ser humano no meio ambiente, o que resulta na importância da educação e formação de cidadãos e profissionais comprometidos, éticos e engajados com a melhora da qualidade do relacionamento com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar como as instituições de ensino superior abordam o tema sustentabilidade dentro do curso de Administração de Empresas na região Sudeste do Brasil, visto que há uma lei (Lei 9795, de 27 de Abril de 1999) que requisita que os cursos de graduação debatam questões relacionadas à sustentabilidade durante o processo de formação dos alunos. Foram analisadas todas IES dos Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo elas: federais, estaduais, municipais e privadas, com situação ativa no Ministério da Educação. Os resultados mostram que, apesar de estar aumentando a discussão do tema nas IES e em quase todas elas possuírem algum tipo de evidência, a sustentabilidade em grande parte das vezes ainda é apresentada de forma superficial ou pouco específica, não sendo evidenciadas de forma igualitária suas três dimensões: ambiental, social e econômica. A missão, grade curricular, ementas e perfil do egresso de todas as IES monitoradas, evidenciou que os cursos de Administração, majoritariamente, têm um apelo maior nas questões de sustentabilidade social e ambiental, sendo muito pouco evidente a sustentabilidade econômica.

MARKETING DIGITAL: AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS EM UMA EMPRESA MOVELEIRA DO INTERIOR DE SÃO PAULO

O Trabalho possibilitou avaliar estratégias de marketing digital para implantação em uma empresa moveleira do interior de São Paulo, identificando ações para a fortalecimento da marca (institucional) bem como para ações geradoras de tráfego em plataformas de mídias sociais, objetivando resultados de negócio.

Centro de Ciências, Exatas, Ambientais e de Tecnologias

  arquivospdfemblem

BIOSSORÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS COMO ADSORVENTE

Devido à intensa industrialização, os problemas ambientais vêm se agravando; impactando a qualidade dos recursos naturais. A contaminação dos recursos hídricos tem entre os principais responsáveis, dentre o ramo industrial, o setor têxtil, que tem um papel de destaque na economia mundial, pois está presente em variadas atividades fabris. Dentre os processos têxteis, um dos mais importantes é o tingimento, que envolve a aderência do corante à fibra. Na sequência temos a lavagem do tecido, descartando-se o excesso de corante. Esta operação gera um volume excessivo de efluentes não biodegradáveis, contendo grandes quantidades de corantes, o que dificulta o seu tratamento. Estima-se que aproximadamente 800.000 ton/ano de corantes são produzidas no setor têxtil. Pelo menos de 10 a15% destes efluentes chegam ao meio ambiente. Portanto, pode-se deduzir que essa quantidade aumentou nos últimos anos, devido à intensa produção industrial. Considerando as tecnologias disponíveis para o tratamento desses efluentes utilizam-se tratamentos físicos e químicos, de alto custo, alta demanda energética e que geram subprodutos. Portanto, houve a necessidade de novos processos a serem estudados. Dentre eles, um dos que vem se destacando é a técnica de biossorção. Esta consiste na utilização de uma biomassa como agente adsorvente, para a remoção dos corantes presentes no efluente. Diversas pesquisas têm sido realizadas a fim de encontrar adsorventes de baixo custo. Neste sentido, têm crescido o interesse pelos resíduos agroindustriais, por serem gerados em grandes quantidades, além de apresentarem ótimos resultados, a partir de ensaios cinéticos que caracterizam a efetivação do processo de adsorção.

MOKI – UM APLICATIVO PARA OTIMIZAR PROCESSOS EM RESTAURANTES

Atualmente existem problemas semelhantes em diversos restaurantes. Alguns sofrem com o alto custo de pagamento de garçons, outros sofrem com o mau atendimento dos mesmos, existem erros dos garçons na anotação dos pedidos, o que acarreta grande insatisfação para o cliente e para o dono do estabelecimento. Para o dono do estabelecimento, a missão é ser reconhecido como uma referência na área onde atua, visando a boa qualidade e a satisfação dos consumidores. Para os clientes, os erros que mais incomodam são a demora no atendimento e a desorganização dos funcionários, onde os pedidos acabam se perdendo ou atrasando por conta da falha da comunicação gerando uma grande insatisfação aos clientes que frequentam o local. Após análises e estudos feitos foi desenvolvida uma solução para este cenário, onde otimizou-se a experiência do cliente, desde o momento que ele chega até a sua saída do restaurante. Trazendo inovações, foi criada uma mesa virtual, que pode ser gerenciada através do próprio smartphone pessoal do cliente, facilitando a visualização do cardápio, a realização e a consulta dos pedidos realizados e o fechamento da conta via aplicativo. Para o dono do estabelecimento, o sistema otimiza os processos e facilita o controle interno do restaurante, além de trazer maior satisfação aos clientes.

DOEMAIS - PLATAFORMA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE E APOIO AOS HEMOCENTROS

A doação de sangue é um gesto solidário que salva vidas, sendo uma atitude que todas as pessoas aptas deveriam fazer e dar a devida atenção. No entanto, o Brasil encontra dificuldade para atrair doadores, principalmente em períodos críticos onde os estoques de sangue estão baixos, assim é preciso aumentar as doações. Nasce o DoeMais, uma aplicação WEB e Mobile que incentiva as pessoas a doarem sangue e apoiar os hemocentros nessa área. A aplicação busca fazer com que as pessoas não só se interessem mais pelo assunto, mas se fidelizem a este movimento e passem a ter um sentimento de compromisso social com o tratamento das pessoas que necessitam de sangue. O DoeMais, a partir de uma integração com os sistemas dos Hemocentros, recebe alertas de níveis críticos de sangue, procura doadores potenciais que atendem critérios de doação, permite ao doador se cadastrar e realizar uma triagem para verificar se ele cumpre as regras de doação e faz o agendamento da doação, podendo ser localizado os hemocentros mais próximos ou os que estão com baixo nível de estoque de sangue. O doador quando chegar ao local, apresenta o Qr-Code para o Hemocentro e se registra, devendo cumprir o processo de doação do hemocentro, onde serão realizados exames e entrevista com um médico. Caso seja identificada alguma anomalia nos exames pré-doação, será indicada na ficha do paciente cadastrada no aplicativo. Estando apto para doação o usuário será liberado e após a doação ele deverá responder um teste de consciência, sendo posteriormente gerada uma carteirinha online do doador e um cupom de desconto, que será válido para uso em aquisições de produtos de patrocinadores do projeto DoeMais. Caso alguma anomalia seja encontrada nos exames no sangue após a doação, o hemocentro poderá registrar na ficha do doador. O hemocentro poderá consultar a ficha de todos os seus doadores, obter relatórios de doações mensais para controle e criar campanhas para doação através do sistema. O doador poderá indicar seus conhecidos a se unirem a esta iniciativa, gerando também recompensas como cupons de descontos.

VIABILIDADE DA REFRIGERAÇÃO DE MÓDULO FOTOVOLTAICO POR MEIO DE GEOTERMIA

O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da refrigeração de módulos fotovoltaicos por meio da geotermia. Partiu-se do fato de que, apesar da tecnologia fotovoltaica ter avançado exponencialmente nos últimos anos, alguns fatores, como a temperatura da placa fotovoltaica, diminuem a eficiência dos projetos. Por isso, o projeto aqui apresentado procurou utilizar a água para refrigerar esses módulos por meio de trocas térmicas. Realizaram-se tais trocas mediante um trocador de calor construído com canos de PVC atrás do painel solar e de mangueiras soterradas a dois metros de profundidade, tendo, ainda, a água como líquido de arrefecimento. Constatou-se, por fim, que foi possível reduzir as perdas térmicas e aumentar a eficiência do projeto em 5%.

ALGORITMOS APLICADOS A OTIMIZAÇÃO DO CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM AMBIENTES EMPRESARIAIS

A inserção dos veículos elétricos na rede pode causar sobrecarga no sistema elétrico. O aumento da demanda contratada pode garantir o carregamento sem inferir em penalizações no contrato de energia, porém agrega maiores custos na conta de energia e pode causar sobrecargas no sistema elétrico. Uma alternativa para manter o contrato atual e não ocorrer sobrecargas no sistema elétrico é o gerenciamento do carregamento dos veículos elétricos. Com um sistema central é possível gerenciar as cargas dos pontos de carregamento e as monitorar. Considerando isto, foi desenvolvido um algoritmo de otimização para gerenciamento do carregamento de veículos elétricos visando-se a diminuição do custo de energia. Pelo fato de os métodos exatos de solução de problemas buscarem a solução ótima e requererem altos recursos computacionais optou-se por utilizar metaheurísticas, as quais buscam uma solução adequada em menor tempo computacional. Uma das metaheurísticas utilizadas foi o Algoritmo Genético em duas propostas: gerar soluções de planejamento de carregamento e gerar soluções no momento da recarga. Também, usou-se uma evolução do Algoritmo Genético no caso o BRKGA (Biased Random-Key Genetic Algorithm). Considerando-se um cenário de simulação de um ambiente empresarial com 4 e 12 veículos em condições iniciais distintas procurou-se analisar o desempenho do algoritmo em gerenciar o carregamento em um tempo limite de carregamento de 6 horas respeitando-se a demanda contratada da empresa. Os algoritmos desenvolvidos obtiveram sucesso no gerenciamento do carregamento em todos os casos simulados respeitando-se o tempo limite de carregamento e a demanda contratada pela empresa.

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMA FOTOVOLTAICO HÍBRIDO COM BATERIAS

Este trabalho envolve o dimensionamento técnico e financeiro de um sistema híbrido para o Refeitório Universitário da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através do software Homer Pro. Foram tratados aspectos de topologia, com a conexão entre os módulos fotovoltaicos, inversores e baterias, assim como foi tratada também a análise financeira do investimento, englobando indicadores econômicos como NPC, ROI, payback, LCOE e TIR. Além disso, foi feito também um estudo relativo à redução do custo da tecnologia de armazenadores, com seus respectivos impactos nos desempenhos técnico e econômico do sistema. Por fim, conclui-se a respeito das atividades realizadas, destacando a importância do projeto e as observações realizadas pelo próprio autor.

STEFA

A educação é o ponto chave de toda sociedade, ela que define a estrutura social e dá base para que aconteçam mudanças sociais. A educação é uma porta para as pessoas, a única arma que temos para lutar é o conhecimento.
Tendo em base esses valores, esse projeto visa expor as etapas de construção de um produto de software, chamado de STEFA, mostrar suas principais motivações, o processo de descoberta de requisitos e a construção de uma identidade ao projeto. O STEFA é um produto de software concebido por alunos do curso de Engenharia de Software na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no ano de 2020.
Assim, o STEFA têm como maior preocupação, e motivação, o acesso à educação e a experiência de alunos e professores com ambientes virtuais de aprendizagem. Esse estudo também têm a intenção de dissertar sobre a aplicação de alguns métodos de Engenharia de Software, utilizados na prática pela a equipe que concebeu o STEFA.
O STEFA é uma plataforma de desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem, esse produto visa fornecer uma ferramenta de software capaz de auxiliar um professor/instrutor na criação de Trilhas de Aprendizagem, tudo isso dando foco em conteúdos dinâmicos, de uma forma com que o aluno seja avaliado por habilidades e competências. Com esse sistema de avaliação seria possível obter métricas dos alunos e apoiar as necessidades de cada um dos alunos, através de relatórios de desempenho dos alunos.

GUIA-ME

Este projeto tem como objetivo propor uma solução que ofereça às pessoas com deficiência visual uma maior autonomia e acessibilidade durante a locomoção em ambientes como universidades, parques, shoppings, etc.
O sistema vai permitir que um responsável por cada instituição (universidade, shopping, etc) cadastre as possíveis rotas dentro daquele ambiente, enquanto o usuário chave (a pessoa com deficiência visual) vai interagir com a interface através de comandos de voz, podendo escolher seu destino, consultar sua localização atual e destinos próximos. A falta de acessibilidade nos mais diversos ambientes é visível em todo o Brasil e essa é uma oportunidade para tentarmos criar soluções, através de software, com os conhecimentos adquiridos no curso, que aumentem a inclusão social e melhorem o nível de acessibilidade. No primeiro momento, usamos como referência para estudo e desenvolvimento da aplicação os ambientes educacionais, como escolas e universidades.

CEDUALL

O problema da educação se faz presente em diversos cenários. Seja esta dificuldade existente por barreiras de desigualdade sócio-econômicas que dificultam o acesso à informação, por descaso dos meios de ensino em assegurar a utilização das melhores técnicas durante o processo de aprendizagem, ou até mesmo por dificuldades do indivíduo em encontrar conteúdo de aprendizado decente. A existência de plataformas de aprendizado online já se faz bastante presente. Dados publicados pela Forbes em 2018 apontavam 24 milhões de usuários, e mais de 80 mil cursos postados por 35 mil instrutores, apenas na plataforma Udemy. Este conceito de aprendizagem em colaboração com o coletivo reflete filosoficamente no princípio de “Open Source”. Em sua essência técnica, este se refere à forma como sistemas de software podem ser desenvolvidos com código-aberto, permitindo então ser adaptados por qualquer um para diferentes finalidades. Podemos abstrair este conceito para a perspectiva colaborativa que se faz na educação, onde se faz um ambiente de aprendizado coletivo, fomentado por curiosidade, dúvidas e discussões. Motivados por essa causa, propomos a construção da plataforma educacional CEDUALL como uma intervenção colaborativa, gratuita e de qualidade neste cenário de ensino à distância, onde usuários poderão criar seus cursos, publicar conteúdos, favoritar cursos, elaborar atividades, colaborar com cursos publicados por outro usuário de forma a agregar conhecimentos sobre determinado assunto.

CADERNO DE ATIVIDADES - LÓGICA MATEMÁTICA

O trabalho desenvolvido no componente Projeto Integrador – Lógica, teve por objetivo elaborar um caderno de atividades para ensino e aprendizagem da matemática, relacionando os objetos de conhecimento do Módulo-Lógica, trabalhados no segundo semestre de 2020. O caderno construído numa perspectiva autoral propõe atividades que estimulem o raciocínio lógico: matemático, quantitativo, numérico, analítico e crítico. Estas, direcionam-se também, para o desenvolvimento de competências de: leitura, escrita, dedução, levantamento de hipóteses, composição de argumentos com afirmações verdadeiras ou não. Os componentes curriculares do Módulo que embasam a proposta são: Tópicos em Ensino da Matemática; Cônicas e Superfícies Quádricas; Lógica e Fundamentos Teóricos da Matemática Abstrata; Evolução do Pensamento Matemático; Teologia e Fenômeno Humano e Educação na Sociedade Contemporânea. O processo construtivo ocorreu em etapas interligadas com propósito de constituir uma progressão modular que, de acordo com nosso referencial teórico, orienta-se por objetivos educacionais que não focam o ensino da matemática no uso e aplicação de fórmulas, contudo, não são desconsideradas, mas entendidas como uma das possibilidades na resolução de problemas. As atividades direcionadas tanto para o professor, quanto para o aluno, buscam dialogar com uma pedagogia que orienta para a construção dos conhecimentos, para o trabalho autônomo e autoral, estimulando a pesquisa, a experiência prática, o trabalho participativo de maneira democrática e crítica. O trabalho em equipes evidenciou que os futuros professores participam de forma distinta e complementar, enriquecendo o trabalho com experiências individuais e ampla troca de saberes. O caderno, produto final, foi avaliado como possibilidade inovadora de produção matemática.

GENOME MINING E MOLECULAR NETWORKING COMO ESTRATÉGIAS PARA A DESCOBERTA DE NOVOS AGENTES ANTIBIÓTICOS DERIVADOS DE STREPTOMYCETES

Os produtos naturais, ou metabólitos secundários, são compostos orgânicos produzidos pelo metabolismo secundário dos seres vivos considerados não essenciais à sua sobrevivência. Essa classe de compostos é uma fonte muito rica de substâncias que apresentam atividade biológica em seres humanos, podendo ser utilizados como fármacos no tratamento de uma grande variedade de doenças, inclusive infecções bacterianas, considerando-se aqueles compostos que apresentam atividade antibiótica. Em vista do crescente número de casos de resistência bacteriana conhecidos atualmente, há necessidade do descobrimento e do desenvolvimento de novos fármacos capazes de contornar este problema. As bactérias do gênero Streptomyces são ainda uma rica fonte de produtos naturais, incluindo-se aqueles que apresentam atividade antibiótica. Nesse cenário, ambas as técnicas, Genome Mining e Molecular Networking, podem ser facilmente incorporadas à pesquisa de produtos naturais com o objetivo de acelerar a descoberta de compostos inéditos. Por meio da análise do genoma dos organismos, a técnica de Genome Mining permite a busca por genes responsáveis pela biossíntese de metabólitos secundários e a previsão de suas estruturas e atividades. A técnica Molecular Networking facilita e acelera o processo de desreplicação intensificando o processo de descoberta de compostos inéditos. Juntas, as técnicas possibilitam uma busca mais refinada por novos agentes antibióticos na pesquisa de produtos naturais, que foram observados por meio da análise do genoma.

CONVERSÃO DO GLICEROL ORIUNDO DA SÍNTESE DE BIODIESEL EM NOVOS PRODUTOS DE INTERESSE PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA.

A utilização de glicerol como matéria-prima para vários ramos da indústria, através do emprego de diversos processos para conversão em novos produtos, vem sendo alvo de diversas pesquisas e estudos. Este interesse se deve ao fato do aumento significativo de sua disponibilidade no mercado, principalmente por estar associado ao aumento drástico da produção de biodiesel nos últimos anos, um biocombustível de fonte renovável, que tem o glicerol como um subproduto de seu processo produtivo. O glicerol gerado atualmente, excede muito a demanda do mercado global, aumentando consideravelmente a oferta e reduzindo muito o seu valor. A transformação deste subproduto em novos produtos com maior valor agregado é fator preponderante para evitar a acumulação, problemas ambientais devido ao descarte inadequado e melhorar a competitividade das biorrefinarias. Espera-se que no futuro, o glicerol seja uma das principais fontes para a síntese de uma grande diversidade de produtos de fontes renováveis, substituindo produtos de origem de fontes não renováveis, como por exemplo o petróleo. A presença de três grupos hidroxila, sendo dois primários e um secundário, permite que esta molécula sofra inúmeras reações através de diversos processos como, conversão catalítica, oxidação, hidrogenólise, esterificação, eterificação, acetalização, cetalização, carbonatação, reforma a vapor, desidratação, entre outros. Estes processos permitem que novas rotas de sínteses sejam criadas a partir do excedente de glicerol, seja ele purificado ou bruto, buscando processos mais baratos e eficientes de purificação ou utilização do glicerol mesmo contendo diversas impurezas proveniente do processo industrial ao qual faz parte. Como resultado tem-se a obtenção de produtos com possibilidades de utilização em novas aplicações, menor custo de produção e com utilização em maior escala, agregando maior valor à cadeia produtiva.

ANTEPROJETO DE UMA PLANTA INDUSTRIAL PARA PRODUÇÃO DE TINTA ECOLÓGICA UTILIZANDO PIGMENTO DE ARGILA

Esse trabalho refere-se a um anteprojeto de uma indústria para produção de tintas que utilizam a argila como pigmento. Tendo em vista que o mercado de tintas imobiliárias, no Brasil, vem crescendo desde o ano de 2000, e que esse setor é dominado por grandes empresas, é necessário seguir as tendências mundiais para que seja possível se destacar nesse mercado. Sendo assim, sabe-se que processos mais sustentáveis estão sendo necessários, considerando que o crescimento populacional tem acarretado o aumento da geração resíduos ambientais. As tintas convencionais, têm se tornado uma preocupação em termos de COV’s e de descarte inadequado de resíduos, e, nesse contexto, o desenvolvimento de uma tinta ecológica livre de COV’s se torna relevante. Esse projeto teve inspiração no barreamento, uma prática comum no interior de Minas Gerais e em comunidades sustentáveis, e tem por objetivo propor um anteprojeto de uma fábrica de tintas de argila, contribuindo modestamente para transformar uma prática manual em um processo industrial. Contemplando o processo de produção de uma tinta ecológica, esse trabalho utiliza o “grude” (mistura de ingredientes naturais) e pequenas quantidades de cola branca PVA como aglutinantes para a tinta. Com isso, esse estudo definiu as matérias primas necessárias, as etapas de processo, e os equipamentos adequados para cada etapa de uma fábrica de pequeno porte. Também, foram elaborados os balanços de massa do processo, especificação dos equipamentos e o layout da planta. Com esses dados foi possível desenvolver a análise de custos e avaliar a viabilidade econômica do projeto. Ademais, através do cálculo do payback simples é possível afirmar que este é um projeto potencialmente atrativo.

AVALIAÇÃO ECONÔMICA-AMBIENTAL DO PROCESSO DE EXTRAÇÃO SUPERCRÍTICA DA CAFEÍNA PARA MATÉRIA-PRIMA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Recentemente o desenvolvimento de processos sustentáveis tem sido amplamente incentivado. A união dos pilares econômico, ambiental e social é uma constante busca das empresas. Dessa forma, o crescente consumo de café descafeinado, bem como o alto uso de cafeína como princípio adjuvante na indústria farmacêutica representa uma oportunidade para compreender a sinergia entre dois processos que geram componentes que, inicialmente, são vistos como resíduos, mas que ao serem utilizados juntos, representam um importante valor agregado ao processo. O Brasil é o maior produtor de café no mundo. Durante o beneficiamento há uma grande geração de cascas como resíduo. Apesar de o foco principal do mercado não ser a produção de café descafeinado, o produto com maior valor agregado obtido no processo é a cafeína que, ao ser extraída pelo dióxido de carbono (CO2) em estado supercrítico, tem alta pureza para ser utilizada como matéria-prima da indústria farmacêutica. A extração é feita a partir do gás emitido durante o processo de fermentação da casca de café gerada no beneficiamento do fruto. Dessa forma, a avaliação econômico-ambiental realizada nesse projeto visa balancear os prós e contras durante o desenvolvimento do processo. Algumas dificuldades foram encontradas em tecnologias que ainda são poucos exploradas, como a produção de etanol por materiais lignocelulósicos, e também, a própria extração supercrítica. Contudo, apesar do alto investimento físico a ser realizado, o retorno é atrativo tanto economicamente quanto ambientalmente.

MERCADO PARADA 06

Este trabalho tem a intenção de dar continuidade ao Plano Urbano “Arco Estruturador Norte” apresentando mais especificamente o desenvolvimento do projeto “Mercado Parada 06”, localizado na região Norte de São Paulo no distrito da Brasilândia. A partir de levantamentos realizados, verificou-se a necessidade de um equipamento que pudesse viabilizar fluxos e oferecer um espaço público de qualidade voltado ao comércio, serviço e encontro. O projeto foi desenvolvido enfrentando os desafios sociais e físicos do território, como a falta de espaços livres e deslocamento limitado por conta da topografia acidentada do bairro. Seu objetivo consiste na requalificação urbana por intermédio de uma proposta de reestruturação viária e da implantação de um Mercado Público associado a um sistema de transporte e mobilidade. O intuito é de que o equipamento além de distribuir fluxos, funcione como catalisador do espaço público ao gerar espaços de permanência, interações sociais e fortalecer as condições de seu entorno, permitindo que o contexto se aproprie dele como peça necessária de desenvolvimento do bairro.
O equipamento num contexto urbano é um referencial de cultura e identidade em que as pessoas podem apropriar-se para relações de troca. A essência do mercado vai muito além de atividades comerciais; ele é fluxo, é transmissão de saberes, é tradição. Ele emana humanidade, é espaço de abertura para a cidadania e democracia.
O mercado se desmancha na rua, e a rua é um dos poucos lugares que ainda pertence a todos quando na verdade não é de ninguém.

CIRCUITO CENTRAL HORTOLÂNDIA - SP

O trabalho atua na área central da cidade de Hortolândia – SP, com o objetivo de promover um novo espaço urbano, tendo como ponto de partida a valorização dos espaços públicos, conectividade com equipamentos públicos e a ampliação da diversidade de usos, implantando equipamentos de carácter paisagísticos e sociocultural, refletindo em um novo espaço urbano renovado.
A implantação do trabalho parte da análise do contexto urbano presente, visando criar conexões e acesso com áreas e equipamentos presentes, a fim de criar um circuito entre eles, essas novas conexões resultam em novas diretrizes que intensificam a permeabilidade urbana e a valorização da escala do pedestre. Como ponto nodal desse circuito, temos a “Quadra Chave”, espaço de recepção dos fluxos externos. Essa área se apresenta com remembramentos de lotes sem ocupação, resultando em um novo espaço de uso público, social e cultural.
A “Quadra Chave” possui três programas que se implantam em um terreno de 20.000 m². O primeiro deles é a praça, área receptiva aos usuários possibilitando a permeabilidade, permanências, áreas verdes e espaço livre público para vivências e manifestações sociais.
A Escola de Arte é o segundo programa, que foca na produção cultural, possibilitando o ensino de música, dança e artes cênicas ao público. Por fim temos o Auditório, um espaço destinado para apresentações formais, visando diversos tipos de apresentações.
A soma dos três programas da “Quadra Chave” resulta em um novo cenário urbano para Hortolândia, promovendo um espaço público diversificado e ao mesmo tempo resinificando a área central.

ESPAÇO REMANSO

O projeto desenvolvido insere-se no plano urbano produzido para a cidade de Piracicaba – São Paulo. A Comunidade Cantagalo localiza-se em lugar estratégico do setor, com latentes questões de vulnerabilidade social além de um histórico de apropriações, resistências e simbolismos. Objetivou-se com a proposta urbana a integração territorial e a criação de novas centralidades, sendo um destes o projeto em questão que buscou o desenho de um espaço democrático aos interesses coletivos da comunidade e as consequentes demandas territoriais.
Através da análise urbana e indicadores sociais, econômicos e ambientais, identificou-se a necessidade de realocação de moradias em assentamento precário em vista de viabilizar a reestruturação urbana e social do território através de equipamentos públicos que correspondem as reais necessidades do local.
A qualificação dos espaços públicos se desenvolveu em módulos urbanos alocados pelo território, em conjunto com programas a valorizar comércio local.
O Espaço Remanso surge como meio de ressignificação da identidade e paisagem: a tranquilidade e calmaria, o respiro que os moradores da comunidade necessitam entre os muros colados e as ruas sinuosas. Seu programa baseia-se no acolhimento e educação das crianças através do ensino informal atrelado as escolas existentes localizadas nos bairros adjacentes. Por fim, os fios condutores do desenvolvimento da proposta, do urbano ao arquitetônico – do parque ao edifício, permitiram a ressignificação do local com a reconexão urbana refletindo no sentimento de pertencimento da população.

ANALISAAI - UMA FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE VÍDEOS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Esse artigo propõe uma solução para análise de vídeos que utiliza inteligência artificial com o objetivo de reconhecer e identificar pessoas, objetos e falas em seu conteúdo, sem que o mesmo precise ser assistido, apresentando os resultados de maneira clara e objetiva. A ferramenta, nomeada de AnalisaAI, é capaz de auxiliar em inúmeros cenários e áreas que necessitem desse tipo de análise, como em segurança, através de busca dos momentos em que pessoas e objetos estão (ou não) presentes, no entretenimento, para controle e resumo do conteúdo visual e auditivo, na educação, possibilitando acessar momentos de interesse com maior rapidez, além de diversas outras aplicações, permitindo que seu objetivo se adapte conforme a necessidade.

Título do BoxXRAYAID - DETECTING PNEUMONIA USING ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Pneumonia is a type of acute respiratory infection that impacts people’s lives in several ways, demanding an accurate and fast diagnosis. High death rates, massive socioeconomic impacts, and a significant gap between the number of available doctors based on its geographic location are some of the problems surrounding this topic. The xRayAID is a tool that uses machine learning to assist doctors in diagnosis of pneumonia on frontal chest radiographs. That was done by using a modified DenseNet-121 neural network architecture trained on the radiological Society of North America (RSNA) public dataset. The results showed that this tool is able to help doctors to identify pneumonia scenarios, achieving a validation accuracy of 87.9%.

CADÊ - APLICATIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A detecção de objetos pode ser aplicada de diversas formas, por exemplo, carros autônomos, indústria 4.0, monitoramento automático de imagens, entre outras. Este artigo foca na aplicação da detecção de objetos para pessoas com deficiência visual, sendo gerado como principal resultado um aplicativo para smartphone que visa a auxiliar pessoas com deficiência visual a encontrar objetos em tempo real promovendo, assim, suas atividades autônomas. O aplicativo utiliza como modelo de machine learning o ssd_mobilenet_v2_quantized_COCO, sendo executado com o auxílio da biblioteca TensorFlowLite. Tal modelo é considerado o estado da arte no que diz respeito à velocidade de processamento.

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO NO SETOR DE FACILIDADES

A gestão da qualidade é uma das principais vantagens competitivas das organizações e ocupa um lugar importante nas pesquisas de satisfação do consumidor como um processo em constante mudança e inacabado. Assim, este trabalho pretendeu demonstrar a importância da qualidade e da satisfação, além de buscar a métrica mais adequada para o setor de facilidades, para que se mantenha presente no competitivo mercado atual. O objetivo proposto é entender como os clientes percebem o serviço prestado pelo setor de facilidade além de comparar métricas como CSAT, NPS, CES e SERVQUAL, buscando o método que mais se enquadra com o setor de facilidades para interpretar o resultado final da pesquisa, auxiliando na tomada de decisão. Para verificar esse objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico de apoio à teoria para a avaliação final da pesquisa. Assim, foi discutida a importância da escolha de melhor métrica para calcular o resultado da pesquisa de satisfação do cliente. O método utilizado para a realização da pesquisa foi à pesquisa quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. A primeira amostra foi composta por 22 profissionais de facilidades, que tinha como objetivo buscar a métrica que se encaixava com o setor de FM. A segunda amostra foi composta por 54 clientes da que trabalham na planta Campinas, no qual adquiriram algum produto ou serviço no primeiro semestre de 2020. De acordo com a pesquisa bibliográfica, verifica-se que a qualidade é uma ferramenta que orienta uma organização para o sucesso e pode distingui-la dos concorrentes. Por meio de pesquisas e análises, são identificados os principais itens que indicam que o cliente está satisfeito e insatisfeito com o setor. É importante ressaltar que o setor FM (Facility Management) deve acompanhar o processo de mudança e avanço tecnológico, e buscar constantemente a melhoria na qualidade dos serviços prestados, assim melhorando a relação com os clientes para mantê-los fiéis com boas experiências

ESTUDO EXPERIMENTAL DE VIGAS COMPOSTAS DE ASFALTO-CONCRETO SUBMETIDAS À ENSAIOS DE FLEXÃO DE 4 PONTOS

Dentre as possíveis técnicas de reabilitação para pavimentos, destaca-se a técnica denominada whitetopping, a qual consiste em aplicar uma camada de concreto diretamente sobre o pavimento asfáltico deteriorado, restaurando assim o seu ciclo de vida em até 30 anos. Para o whitetopping delgado e ultradelgado, a aderência entre as camadas é crucial para um desempenho satisfatório do sistema. Entretanto, a aderência é gradualmente perdida ao decorrer do tempo, principalmente devido aos carregamentos impostos e às condições climáticas. A adição de fibras à matriz cimentícia evidencia-se uma solução eficaz para melhorar a performance do sistema, visto que proporciona melhorias nas propriedades físicas e mecânicas do concreto. Este trabalho propôs ensaiar experimentalmente vigas compostas (asfalto-concreto) à flexão de 4-pontos, com o intuito de investigar a iniciação e propagação da fissuração na interface entre as camadas, avaliando, portanto, o comportamento mecânico sobre um modo misto (combinação de esforços de cisalhamento e de tensão normal). Dois tipos de sobreposições, em concreto simples e concreto reforçado com fibras de aço, são testados em condições estáticas. Os resultados obtidos para ambas as sobreposições em concreto foram comparados. Uma análise de variância ANOVA foi realizada para averiguar se não houve variação significativa entre ambos os experimentos. Verificou-se que a adição de fibras não promoveu ganho de resistência, porém possibilitou que o material suportasse maiores deformações, não falhando bruscamente durante o ensaio. Conclui-se que a adição de fibras é benéfica ao sistema, pois proporcionou um melhor comportamento pós-fissuração, controlando a iniciação e propagação de fissuras.

CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS SUBMETIDOS À ALTAS TEMPERATURAS: UMA ANÁLISE SOBRE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Nesta pesquisa foi realizado um planejamento experimental utilizando o software Statistica 7 dos resultados extraídos do artigo Análise de Concretos Produzidos com Vidro Moído Quando Submetidos à Elevadas Temperaturas, realizado por Righi et al. (2012) [1]. Para investigar o comportamento do concreto em um cenário de incêndio, verificando a perda da capacidade resistente e analisando a influência das variáveis independentes, o tempo de exposição (TRRF) do concreto a uma temperatura de 600°C, sendo este tempo de 30, 60, 90 e 120 minutos, e a porcentagem de substituição do agregado miúdo natural por resíduos de vidro moído, nas proporções de 0, 5, 10, 15, 20 e 100%. Obteve-se um resultado positivo, validando o uso de resíduos de vidro em concretos estruturais e conclui-se que o TRRF é a variável mais influente na perda de resistência do concreto.

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DO AGREGADO MIÚDO RECICLADO NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

Quando se tratando de sustentabilidade, a construção civil no Brasil evolui diariamente. O uso de práticas verdes como reinserção de agregados provenientes dos resíduos gerados pelo mesmo setor na cadeira produtiva é uma atividade em crescimento. O principal uso atualmente deste material é em sub-base de pavimentação, e enquanto não existem normas que autorizem o uso seguro de agregados reciclados em elementos estruturais, os estudos do uso do mesmo em argamassas crescem. O intuito deste trabalho foi apresentar a viabilidade no emprego de agregado miúdo reciclado em argamassas de revestimento, através de uma perspectiva econômica, diferente da grande maioria apresentada no cenário acadêmico, a técnica. Dentre os temas abordados estão a compra e a logística dos materiais empregados na produção das argamassas, com o enfoque da pesquisa de mercado na Região Metropolitana de Campinas/SP, e a dificuldade de acesso ao agregado reciclado pelas usinas recicladoras na região. O trabalho em questão estudou a substituição parcial (25% e 30%) do agregado miúdo natural pelo reciclado em 8 diferentes traços, provenientes de 4 publicações de viabilidade técnica selecionadas, e também o seu emprego em 2 tipos de argamassas, mista e hidráulica. Para compilar os dados obtidos foi desenvolvido um serviço fictício, com o propósito de simular o uso em uma obra real e com isso, foi comprovada uma economia média de 6,26% no custo total, tanto do item quanto, do empreendimento como um todo.

ANÁLISE DO IMPACTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM TARTARUGAS MARINHAS NA COSTA BRASILEIRA

A evolução do homem trouxe, juntamente a algumas conquistas, consequências na relação da sociedade com o consumo. O resultado encontra-se na poluição ambiental, que afeta de forma direta e indireta o meio ambiente quando não há responsabilidade ou consciência a respeito do descarte correto de resíduos. O oceano e os seres vivos que o compõe são os que mais sofrem pelas ações antrópicas. Este trabalho visa analisar o impacto dos resíduos sólidos em tartarugas marinhas que ocorrem na costa brasileira. Através da pesquisa realizada nos laudos anatomopatológicos do sistema SIMBA (Petrobrás), da aplicação de um questionário online e da elaboração de uma cartilha educativa, foi possível compreender que as ações humanas –interação com embarcações, pesca, lixo, caça e óleo –são responsáveis por mais da metade dos óbitos destes organismos essenciais para o equilíbrio do ecossistema. Concluiu-se que ainda há muito o que ser feito a respeito de ações de educação ambiental e que o entendimento a respeito de sustentabilidade e conservação ambiental presente nas cidades litorâneas –fruto do trabalho realizado por instituições de resgate e reabilitação de marinhos –precisa ser aplicado em maior abundância em cidades não litorâneas, desmistificando mitos sobre sustentabilidade e informando a respeito da importância da coexistência com o ecossistema.

ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA ENTRE UM PROJETO HIDRÁULICO-SANITÁRIO SUSTENTÁVEL E O PROJETO ORIGINAL DE UMA RESIDÊNCIA NA RMSP

Apesar de a água ser um recurso renovável, quando utilizada de forma imprudente sua qualidade e quantidade pode vir a ser afetadas. O gradativo aumento populacional dos últimos anos, também fez com que aumenta-se a demanda por recursos hídricos, tornando-se assim essencial o desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de reaproveitamento de água. Estas então são consideradas soluções alternativas para prevenir a escassez hídrica. Em vista disso, o presente trabalho objetiva-se em analisar a viabilidade técnico-econômica de um projeto de instalações hidráulico-sanitárias com características sustentáveis para uma residência na RMSP, comparando com o projeto original da mesma. Essa analise ocorrerá a partir de uma metodologia de quatro etapas principais, sendo elas, apresentação de um dimensionamento de construção sustentável, apresentação de uma proposta de reforma sustentável, apresentação do projeto original do objeto de estudo e comparação destes cenários. A partir dos resultados da última etapa realizada na metodologia, pode-se observar que, os valores totais de cada cenário ficaram distantes uns dos outros, sendo o projeto sustentável o de maior orçamento e payback e a reforma sustentável o de menor. E com relação à economia de água potável, estes cenários proporcionam, respectivamente, 30,70% e 26%. Com isso é notório, que em imóveis já estruturados devem-se realizar reformas sustentáveis dentro da renda familiar e em sintonia ao modo de vida, e as grandes construtoras poderiam investir em projetos hidráulico-sanitários sustentáveis ao fazer imóveis novos, uma vez que, o desenvolvimento sustentável é incluído em um contexto internacional dinâmico, em constante expansão e com diversas necessidades.

A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA AYAHUASCA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS-SP

O uso do chá denominado Ayahuasca, utilizado em rituais religiosos, é feito de uma infusão de duas plantas sendo um cipó e um arbusto, respectivamente chamados de Jagube e Chacrona. Os rituais tem origens amazônicas mas com o crescimento urbano principalmente entre os anos 1970 no Brasil e por ter efeitos considerados enteógenos (Deus dentro), nomenclatura denominada por seus frequentadores, fez aumentar a procura pelo mesmo. Assim, houve uma expansão do seu uso, principalmente pelo os centros religiosos considerados matrizes da cultura ayahuasqueira brasileira, sendo o Alto Santo, Santo Daime e a União do Vegetal e também por existir vários adeptos, que criaram próprios centros religiosos, núcleos ou distribuições da Ayahuasca por diversos centros urbanos. Desta forma, considerando um fenômeno espacial, a pesquisa busca mapear os pontos de distribuição do chá Ayahuasca na Região Metropolitana de Campinas-SP, por se tratar de uma importante área urbana e por haver um processo de expansão deo chá nesta região. A metodologia utilizada é a mineração de dados, que visa buscar padrões afins de relacionar dados espaciais encontrados nas redes sociais, onde permitirá encontrar a localização desses centros na RMC. Porque, existem locais que não estão regulamentados para o uso religioso do chá. Para isso, será utilizado Sistema de Informações Geográficas (SIG), que possibilitará compilar esses dados e demarcar esses pontos de distribuição da Ayahuasca.

LUGAR E NÃO LUGAR NA PERSPECTIVA DOS ESPAÇOS ESCOLARES: ESTUDO DE CASO – CAMPINAS (SP)

O principal objetivo deste trabalho é compreender como se dá a percepção da relação do aluno com o espaço escolar que frequenta, utilizando os conceitos de lugar e não lugar dentro da ciência geográfica. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a origem dos conceitos mencionados anteriormente, além do que, como o lugar e não lugar são vistos sob a perspectiva de espaços escolares das redes públicas (Estadual e Municipal) do Município de Campinas (SP). A abordagem metodológica caracteriza-se como exploratória, tomando como caso de estudo algumas escolas dos ensinos fundamental e médio da rede pública de Campinas, cidade localizada no Estado de São Paulo. A pesquisa apresentará uma análise a partir da aplicação de questionário semiestruturado em alunos(as) do 6º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano e 3º ano do Ensino Médio das escolas selecionadas. Espera-se averiguar o objetivo desta pesquisa e responder à questão central que orienta todo este trabalho, ou seja, apresentar uma análise a partir dos conceitos de lugar e não lugar de como se dá a percepção dos(as) alunos(as) em relação aos espaços escolares.

EXERCÍCIO PARA DEFINIÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM FORMAÇÕES CUESTIFORMES: MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO (SP)

O proposto estudo apresenta uma análise do território através do zoneamento ambiental considerando a legislação vigente, sob a luz dos conhecimentos geográficos como ferramenta de análise de caso.
Através do zoneamento ambiental é possível indicar uma situação em que a geomorfologia permite ou não a ocupação e o uso de uma área, e quais os riscos se realmente eles existem. Este estudo aborda uma área de Cuesta, que é um dos 5 compartimentos geomorfológicos classificados no relevo do território do Estado de São Paulo, presente entre a Depressão Periférica e o Planalto Ocidental Paulista, e suas formas são marcadas por escarpas com níveis de declividades extremos de um lado, chamado front da Cuesta, e um relevo mais suavizado do lado oposto, o reverso da Cuesta, e por vezes é confundida com serras ou chapadas.
De acordo com o Código Florestal Brasileiro, a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, com a interpretação do Capítulo II em sua Seção I, que trata da delimitação de Área de Preservação Permanente, é possível realizar a validação da legislação em SIG – Sistema de Informação Geográfica, e como produto final gerar o mapeamento da APP – Área de Preservação Permanente em área de Cuesta, conforme o recorte escolhido no Município de São Pedro no interior de do Estado de São Paulo.

O DIREITO À MORADIA NAS ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM CAMPINAS: REGIÃO SUDOESTE

O trabalho apresenta um debate sobre o direito à moradia no processo de expansão urbana no município de Campinas, no estado de São Paulo, com ênfase no período de 1950 a 2020, no seu intenso crescimento, desenvolvimento e complexificação. O intuito da pesquisa foi entender, com subsídio de trabalhos já realizados, as condições que colaboraram para a distribuição populacional campineira se concentrarem na região sudoeste, como as indústrias da época que levaram a intenso crescimento populacional, ocasionando posteriormente em um Plano de Melhoramentos Urbanos, debatendo a trajetória da política habitacional brasileira via o fenômeno da urbanização acelerada no processo de alta concentração de renda e de empobrecimento da população no período dos anos 1970 e 1980, discutindo a problemática dessa região que apresentam áreas de vulnerabilidade socioambiental e os estudos da geografia acerca do planejamento urbano.

A MÚSICA E O ENSINO DA GEOGRAFIA

O presente trabalho discute a utilização da música e o ensino da Geografia. Os objetivos são: Acrescentar a música como recurso às aulas do ensino médio, propor a utilização da música no processo de ensino aprendizagem da Geografia, contribuir com os professores na abordagem da música em sala de aula. A metodologia para este trabalho é a utilização de questionário com perguntas abertas. Os resultados serão apresentados em formas de gráficos e tabelas. Buscou-se nesta pesquisa maior interdisciplinaridade com o conhecimento musical utilizado com a ciência geográfica. Este estudo engendra as aulas de Geografia com a abordagem musical, propondo a utilização desta ciência geográfica com a linguagem universal, a música. A música possui uma linguagem de ritmos, harmonia e melodia, capaz de provocar emoções e sensações nos ouvintes. Pensando por este caminho, a música e a Geografia podem caminhar juntas em sala de aula e propiciar a atenção dos alunos em relação a essa disciplina e seus conteúdos trabalhados no ano letivo. O presente trabalho procura despertar o interesse dos alunos por esta maneira de trabalhar as atividades desenvolvidas pelo professor, tendo como objeto de pesquisa os alunos da 2ª série do ensino médio da escola Culto à Ciência, no município de Campinas.

A MOBILIDADE URBANA NO BAIRRO DE ALTO DE PINHEIROS – SP: DESAFIOS E INOVAÇÕES

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal a discussão, análise e espacialização da mobilidade urbana Paulista, mais especificamente dos pontos de ônibus no bairro de Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Para tal feito, alguns textos teóricos foram consultados, de autores como (SCARINGELLA, 2001), (CASTILLO, 2017) e (SANTOS, 2001) para embasar com teorias geográficas a posterior análise da mobilidade urbana do bairro. Para está analise, foi feito um trabalho de campo, com o intuito de fotografar, descrever e evidenciar a mobilidade urbana no bairro atual com os textos teóricos do passado, junto com a comparação com diversos documentos disponibilizados pela prefeitura de São Paulo, que descrevem o planejamento da zona, como o Plano Diretor e os Quadros Analíticos. Estes últimos documentos oficiais do poder público serviram também como uma base histórica, física e com a descrição do uso e ocupação do território de Alto de Pinheiros para o trabalho contemplar com a visão das autoridades que organizam o território de São Paulo. Por fim, depois da teoria e da comparação com a atualidade, um mapa feito com tecnologias de Geoprocessamento fora concretizado, contemplando os setores censitários do bairro, junto com os pontos de ônibus e a espacialização por setor da distribuição da população de idade mais avançada, para verificar a dispersão e a facilidade de acesso para esta categoria de indivíduos que, em um futuro próximo, irá compor a maior parcela da população do Brasil.

ANTEPROJETO DE PLANTA PILOTO DE UMA FORMULAÇÃO DE MORFINA-QUITOSANA PARA ADMINISTRAÇÃO INTRANASAL

A morfina é um dos opióides mais utilizados no controle de dores intensas e é comum o recebimento desse medicamento por via oral ou via parenteral. Todavia, tem crescido o interesse pela aplicação do medicamento via nasal, o qual demonstra mais eficiência do que o de administração oral e menos incômodo do que a via parenteral. Entretanto, no caso da morfina, para que essa condição seja satisfeita, é necessário que na formulação haja outros compostos que promovam boa adesão na mucosa, como é o caso da quitosana. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de produção de uma solução contendo morfina e quitosana para administração intranasal. A produção foi proposta em escala piloto e para tal, foi elaborado um respectivo layout das instalações. Os valores de equipamentos, serviços, compra de materiais e venda de produto foram levantados para analisar o payback simples e descontado do projeto, que foram de 0,05 anos e 1,95 anos, respectivamente. Em relação a sustentabilidade, o que pode ser ressaltado é a presença de polímeros que são utilizados no processo de produção e na embalagem do produto final. Por se tratarem de termoplásticos, eles podem ser reciclados e voltar ao mercado agregando valor em produtos diferentes, no entanto, se forem incinerados ou descartados inadequadamente, eles podem liberar gases tóxicos ao meio ambiente. Por fim, considerando a relevância do tratamento de câncer a grau mundial, o projeto desenvolvido apresenta grande potencial de ser implementado. Todavia, para avaliar sua implementação de maneira mais criteriosa, haja vista o nível de investimentos, é necessário um estudo complementar de um possível mercado a nível nacional e internacional.

Centro de Linguagem e Comunicação

  arquivospdfemblem

OCCA – ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DE CAMPINAS: O DESIGN DIGITAL COMO MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS SUSTENTÁVEIS

O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender as relações e origens históricas da sociedade de consumo, seus impactos no meio ambiente, e como o design pode ser usado como agente mediador na diminuição destes danos, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design. A maior parte da sociedade consome e descarta produtos e embalagens de forma compulsiva, gerando uma série de consequências que comprometem a qualidade de vida na Terra. Além da Cultura do Descarte, outro principal fator poluente está relacionado ao uso de agrotóxicos nas plantações; contaminando o ar, solo e águas dos lençóis freáticos, e também trazendo danos à saúde, como intoxicações por exposição aos mesmos. Em busca de reduzir os impactos causados pelo uso de agrotóxicos e de conscientizar o público-alvo sobre o que fazer para reduzir esses danos, foi desenvolvido o Projeto OCCA; uma plataforma digital de mediação entre consumidores da Geração Z e produtores locais de orgânicos, com o objetivo de facilitar o acesso à informações acerca da sazonalidade dos alimentos, tendo como base para o desenvolvimento métodos apresentados por Vianna et. al. (2012), Garrett (2011) e Nielsen (1964).

REVOADA: O DESIGN COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE PARA O “NOVÍSSIMO” CINEMA BRASILEIRO

O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro – “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital – que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos.

MAMÃO NA MASSA – A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DAS CRIANÇAS

Este projeto busca discutir como o design pode atuar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, incentivando-as a cozinhar e promovendo refeições em família, um hábito que se perdeu devido a rotina agitada da sociedade cotidiana, em que a praticidade de alimentos industrializados e aplicativos de entrega tornaram-se as opções mais viáveis. Este trabalho analisa como essas práticas afetam principalmente a geração alpha, discorrendo sobre seus hábitos alimentares e também suas formas de entretenimento, especificamente influenciadores digitais que atuam no YouTube, e como eles interferem em seus comportamentos e desejos. Estes fatores contribuíram para o aumento dos casos de obesidade infantil, que é considerada uma epidemia mundial segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base nas pesquisas, foi desenvolvida como ação projetual principal um e-book interativo, através do método de Design Thinking, chamado Arregaçando as Mangas, originado a partir de outra ação, o canal do YouTube Mamão na Massa. O canal é composto por diferentes quadros com receitas saudáveis e práticas para o dia a dia, além de ser apresentado por um influenciador teen. A partir dos testes realizados com o público-alvo, foi possível perceber o interesse dos mesmos pelo projeto, tornando possível sua viabilização.

AGÊNCIA EXPERIMENTAL SIGNIFICA - CLIENTE BANCO NEON

Esse trabalho é um Projeto Experimental, do curso de Publicidade e Propaganda, realizado com o apoio da instituição PUC-Campinas e orientação de seus professores. Prospectamos o cliente “Neon” e fizemos uma assessoria e produção de campanhas como uma agência de publicidade real. Analisamos internamente a empresa, pesquisamos o Macro e Microambiente, entendemos as oportunidades e fraquezas do mercado com relação a empresa e criamos uma campanha, que posicione e diferencie a marca no mercado, aumentando sua vantagem competitiva. Os “Mandamentos Financeiros” foram criados com o intuito de moldar uma identidade para a Neon, passando uma educação financeira, que mostre a tran.sparência da marca e seus benefícios, criando sua diferenciação em um mercado homogêneo, em termos de serviços e produtos. Esse trabalho entrega o passo-a-passo do desenvolvimento até a conclusão de uma campanha, passando por pesquisas com dados concretos sobre o mercado financeiro até a defesa criativa e peças embasada em todo o estudo feito.fintech, finanças, educação financeira, campanha publicitária e conta digital

AGÊNCIA KLEE – SKIL FERRAMENTAS

Este trabalho acadêmico foi desenvolvido para reforçar o posicionamento da marca Skil Ferramentas Elétricas como resistente, robusta e ideal para seu público-alvo, a fim de também conquistar a confiança de novos potenciais consumidores finais (profissionais autônomos). Foram estabelecidos objetivos mercadológicos como por exemplo, meta de crescimento em vendas, aumentar a notoriedade da marca Skil e definir o aumento do market share em 3% após 1 ano. Para alcançar os objetivos citados, foram determinadas táticas e estratégias que serão efetuadas durante o decorrer da campanha, que abrange o período de 1 ano (12 meses, de janeiro a dezembro de 2021) em todo o território nacional. O trabalho inclui pesquisa do consumidor (fontes primárias e secundárias), pesquisa de controle, planejamento de marketing estratégico, criação, ações de marketing promocional e mídia.

AGÊNCIA 02- FRONTLINE

O presente trabalho tem por finalidade reposicionar a marca Frontline e seu produto – medicamento ectoparasiticida – no mercado consumidor veterinário, tornando-a atrativa à compra e segura quanto à sua atuação. Frontline foi o primeiro ectoparasiticida do mundo, de maneira que todas as derivações presentes no atual mercado concorrente direto ou indireto variam de sua originalidade. Sob a atual patente do grupo farmacêutico alemão Boehringer Ingelheim, no Brasil, a marca enfrenta momento de declínio, conforme evidenciam pesquisas de fontes primárias e secundárias realizadas pela agência, além da redução de market share em 8% entre os anos de 2018 e 2019. Embasados nos resultados destas mesmas pesquisas, foram desenvolvidos perfis de consumidores primários e secundários. Analisando o micro e o macro ambientes, as forças e fraquezas de Frontline foram identificadas, examinadas e categorizadas por relevância de atuação. Com a união destas duas variáveis definidas – público-alvo + forças e fraquezas – deu-se o desenvolvimento das estratégias de marketing e comunicação, necessárias ao reposicionamento da marca. A ação criativa fundamentou-se no termo “coceira”. O planejamento estratégico contempla ações em mídia via YouTube, Instagram, Facebook, Tik Tok, Google, Mídia de geolocalização e TV aberta no período de março de 2021 a fevereiro de 2022, e, também, ações de marketing promocional abrangendo consumidor; veterinário; distribuidor e vendedor, no período de março de 2021 a dezembro do mesmo ano. Como resultado espera-se não somente o reposicionamento da marca, mas também o fortalecimento de brand equity.

PROJETO EXPERIMENTAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS - DENTRO DA HISTÓRIA

O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se do desenvolvimento de um Projeto Experimental, que tem como objeto de estudo a Dentro da História, uma editora de livros infantis personalizados. Como recursos metodológicos, foram realizados estudos aprofundados sobre o ramo editorial, análise de ambiente externo e benchmarking, comparando as marcas de editoras de livros infantis personalizados. Também foram realizadas pesquisas de opinião com os principais públicos da editora: profissionais especialistas em educação infantil e pais ou responsáveis de crianças de 0 a 12 anos. A primeira, com especialistas, teve como objetivo identificar se este profissional utiliza ou acredita no livro personalizado como atividade desenvolvedora, levando em consideração seu conhecimento sobre o mundo infantil, atividades, materiais e produtos que utilizam em sua rotina com crianças de 0 a 12 anos. A segunda pesquisa buscou identificar quais as formas de entretenimento e desenvolvimento os pais/responsáveis utilizam no dia a dia com as crianças, levando em consideração questões sociais e o momento atual de isolamento social devido a pandemia da COVID-19. Como resultado, apurou-se os desafios de comunicação para o cliente: aumentar a visibilidade da editora, internalização e projeção externa dos valores organizacionais e fortalecimento do relacionamento com professores e meio ambiente. A partir disto foram desenvolvidas 3 campanhas: Show da Dentro, Aprendendo o Bê-A-Bá da DDH e Escrevendo o Futuro, que têm como objetivo valorizar a marca, internalizar os valores da empresa e a construir os pilares socioambientais da empresa.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO E LINGUÍSTICA HISTÓRICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades de se utilizar as ferramentas da Linguística Histórica aplicadas ao ensino de língua materna para o combate ao preconceito linguístico dentro de sala de aula. O preconceito linguístico consiste no conjunto de crenças que se tem sobre os falantes de determinada variedade linguística. Origina-se de preconceitos sociais e marcam uma hierarquização que remonta aos processos históricos vividos por uma sociedade que influenciaram na língua. A linguística histórica, por sua vez, ocupa-se em investigar os processos históricos que influenciam nas faces linguística e extralinguística de uma língua. Por conta de suas abordagens, a linguística histórica fornece os elementos necessários para dissecar o preconceito linguístico. Por isso, há a possibilidade de utilizar esses insumos em sala de aula, visto que a educação é a melhor ferramenta que se pode utilizar para subverter um sistema social elitista e descontruir crenças equivocadas. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir do método qualitativo de caráter exploratório. Por último, foi apresentada uma atividade para exemplificar as possibilidades de se trabalhar com o tema em sala de aula.

CONTRIBUIÇÕES DAS LÍNGUAS AFRICANAS AO PORTUGUÊS BRASILEIRO: POSSIBILIDADES PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Este trabalho tem por objetivos realizar um levantamento acerca das contribuições das línguas africanas aportadas no Brasil no período colonial, à aspectos lexicais, fonológicos e semânticos da língua portuguesa que se estabeleceu no Brasil e discutir a inserção do debate étnico-racial na escola, visando a efetivação da Lei nº 10.639/2003, uma vez que, por séculos, o discurso colonizador se impõe em detrimento da história e da cultura africana e afro-brasileira, ignorando a contribuição destes grupos às esferas econômicas, culturais, artísticas e linguísticas do país. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, buscando entender elementos da língua portuguesa estabelecida no Brasil a partir da inserção das línguas dos africanos aqui escravizados e, por fim, visando a valorização da cultura e história afro-brasileira, foi apresentado um plano de aula interdisciplinar, contemplando o conhecimento obtido na revisão bibliográfica com a complementação das áreas de Geografia e História.

LETRAMENTOS DIGITAIS CRÍTICOS NO COMBATE ÀS FAKE NEWS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA PRÁTICAS SOCIAIS NA INTERNET

Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e uso das tecnologias digitais, especificamente redes sociais, de maneira crítica frente ao movimento intenso de fake news por meio dessas. Como objetivos específicos delimita-se a identificar os principais recursos de verificação de confiabilidade, indicar abordagens possíveis do letramento digital crítico em sala de aula, considerando os desafios existentes e descrever os trabalhos mais recentes já realizados e suas perspectivas. Para a realização desta pesquisa, elige-se o método qualitativo, com levantamento de dados a partir da revisão de fontes bibliográficas, com base no explicado pelos autores Brasileiro (2013), Gil (2002) e Lakatos e Marconi (2017). Para isso, o texto foi dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo, foi realizada a fundamentação teórica a partir de Levy (1999) para a contextualização da cibercultura, Leite (2018) a respeito das noções de confiabilidade informacional e Coscarelli e Ribeiro (2011) sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Além disso, também foi produzida a caracterização metodológica da pesquisa. No segundo capítulo, foi feita a revisão bibliográfica juntamente com a análise e discussão, em que os autores utilizados a partir do levantamento bibliográfico foram Araújo e Vilaça (2018), Coelho (2018), Francesco e Leone (2020), Francklin e Silva (2019), Gualhano e Rodrigues (2019), Luz (2019), Martins e Furnival (2020), Nicácio (2019) e Ongaro (2019). Através da leitura, reflexão e resenha desses autores diálogos foram feitos entre eles nessa etapa, com a possibilidade de observação de quais perspectivas são recorrentes e/ou acrescentam sobre as noções de letramento digital.

OS MÉTODOS DE INTERAÇÃO MÚTUA DENTRO DA SALA DE AULA E OS TEXTOS NARRATIVOS

Este trabalho objetiva verificar as vantagens nos métodos de interação no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, no âmbito das narrativas, com enfoque nos gêneros conto e crônica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Considerando os muitos questionamentos sobre a abordagem mais eficaz ou por onde começar quando voltamos o olhar para a variedade de conteúdos na disciplina de Língua Portuguesa, o presente trabalho pretende sugerir a quebra do paradigma tradicionalista que ainda rege as práticas de ensino e conceber a língua como meio de interação. Dessa forma, considera-se relevante que o ensino parta dessa premissa e que seja coconstruído entre estudante e professor sendo mediados pela interação e outras atividades que primem pela construção mútua do conhecimento em sala de aula.

LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA E ESCRITA COLABORATIVA: UM OLHAR "FANTÁSTICO" PARA O ENSINO REGULAR

O presente trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre o papel da literatura nas aulas de língua inglesa, nos anos finais do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma proposta inspirada em tendências ao sobrenatural, que focaliza elementos descritivos fantásticos em narrativas literárias para a elaboração de uma sequência didática (SD). O texto se apoia nas discussões de Agamben sobre magia e felicidade (2007), na ideia de direito à literatura, postulada por Candido (2011) e no conceito de estética da diferença, sugerido por Festino (2014), para advogar espaços para as literaturas nos processos de ensino e aprendizagem de inglês na escola básica. O plano de aula encontra apoio metodológico nas proposições de Dolz et al. (2011) e na perspectiva dialógica de literatura advogada por Melo Jr (2019). A proposta explora o conto “The Masque of the Red Death”, de Edgar Allan Poe, articulando dialogicamente o fantástico da narrativa com acontecimentos dos dias atuais. A SD contempla elementos textuais, linguísticos e estéticos, e(m) suas relações com aspectos (inter)culturais, direcionando os estudantes para a produção colaborativa de um conto. Deste modo, este trabalho sugere atualizar fazeres escolares em prol do desenvolvimento de uma educação linguística crítica, nas escolas regulares.

A LUA É FLICTS, E VOCÊ É O QUÊ?: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A OBRA DE ZIRALDO

O ensino de literatura na Educação Básica, a despeito das discussões recorrentes no meio acadêmico acerca do tema, continua a reproduzir os métodos tradicionais que nutrem grande apreço aos aspectos classificatórios e históricos da literatura. Acredita-se, porém, que o trabalho com a leitura literária pode ir além dos exercícios mecânicos e da lógica de memorização de conteúdo, atingindo níveis mais profundos da formação do sujeito. Isto posto, o objetivo desta monografia será apresentar caminhos para o desenvolvimento de estudantes mais humanos e conscientes de si, capazes de estabelecer relações entre o texto literário, o eu, o outro e o mundo. Para tal, serão propostas atividades para o Ensino Fundamental – Anos Finais com a leitura do livro Flicts, de Ziraldo, com vistas ao letramento literário e ao seu potencial identitário.

O ARTISTA-PERSONAGEM: ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA FOTOGRAFIA E PERFORMANCE

A pesquisa baseia-se na construção de personagens e de narrativas através de uma poética autorreferente que encontra lugar no conceito de Artista-Personagem, definido por Labra (2005) no cenário da arte contemporânea, que também valida as mídias audiovisuais na indústria cultural e fonográfica. A produção artística referencia aspectos literários e visuais do artista Sui Ishida no mangá Tokyo Ghoul e no contexto performático da artista Melanie Martinez. O objetivo desse trabalho é compreender o processo de construção dessas personagens enquanto uma prática das artes visuais encontrando suporte na Performance e Fotografia.

MARCAS: RETRATOS DO ÍNTIMO

Marcas: retratos do íntimo é uma pesquisa que permeia o sentir e o expressar em arte, partindo de uma produção de retratos através da técnica de xilogravura. As obras criadas para este projeto possuem um caráter melancólico e dramático. São materialização dos sentimentos que nos incomodam e causam dor, como a tristeza. A produção reflete as MARCAS de vivências negativas e nossas reações diante delas, fazendo um diálogo com as MARCAS deixadas pelas goivas sobre a madeira.

FANART : AS POTENCIALIDADES DA CULTURA PARTICIPATIVA DO FÃ E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.

O presente trabalho tem como finalidade potencializar a fanart como um todo, evidenciando seus aspectos artísticos e educativos. A fanart, como produção de fã, depende da relação afetiva do criador com determinado objeto de inspiração. Na atualidade, ela se configura como uma produção recorrente, sendo realizada por artistas e público geral, e disseminada principalmente via internet – uma vez que foi neste espaço que se consolidou como tal. Retomando estudos da cultura participativa do fã – iniciados pelo pioneirismo de Henry Jenkins – e o histórico de suas produções, é possível conceituar definições e aspectos próprios da fanart. A partir de sua compreensão conceitual e histórica, é possível discutir sobre seus aspectos enquanto prática artística – tanto como estudo técnico, quanto como parte integrante de uma poética própria – levantando seu potencial enquanto arte contemporânea. Em experiências propiciadas pelo Estágio Obrigatório, notou-se a presença de aspectos de tais produções dentro do contexto escolar, apesar de não serem percebidas ou consideradas pelos docentes em suas práticas de ensino. Em sala de aula, os alunos demonstraram produzir fanarts de modo autônomo, muitas vezes incorporando-as nos exercícios propostos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como relevância trazer a proposta da arte de fã como conteúdo e ferramenta a ser utilizada no processo de ensino aprendizagem, evidenciando sua potencialidade, alicerçada na motivação e no diálogo com o universo do aluno. Dessa forma, foram criadas propostas de aulas e um material didático que lidam com o uso de produções de fã em sala, explorando suas possibilidades de aplicação em prol da aproximação dos alunos nas aulas, despertando o interesse dos mesmos, e assim contribuindo para a arte-educação.

PROJETO EXPERIMENTAL GRI CLUB

A Virtu Comunicação Estratégica é uma assessoria experimental, composta por seis alunos do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em conclusão aos quatro anos de curso, foi realizado um Projeto Experimental em 2020 que teve como cliente o GRI Club Brazil, empresa de organização de eventos para líderes do setor imobiliário.No decorrer do ano, a Virtu efetuou um levantamento do Briefing, análise situacional, bem como a análise dos concorrentes em âmbito nacional e internacional. A equipe também realizou duas pesquisas – interna e externa – e um estudo profundo das tendências mercadológicas para as duas frentes de atuação do cliente: mercado de eventos e setor imobiliário, para que, com os dados adquiridos, fosse definido um diagnóstico explícito para a elaboração de um plano de comunicação relevante mediante aos desafios implicados pela chagada da pandemia da Covid-19, e que acarretou em impactos adversos nas frentes da organização, tornando ainda mais complexa a sua adaptação no mercado durante esse período. O plano geral de Relações Públicas foi embasado na classificação dos públicos também no âmbito digital. O projeto foi delimitado a partir do conceito de Comunicação Integrada – Comunicação Interna, Institucional e Mercadológica – para a criação de uma base fortalecida a ser trabalhada, tendo em vista a disparidade entre a equipe interna jovial e uma comunicação tradicional que corresponde a senioridade de seus membros. O plano propõe estratégias que possam aperfeiçoar o relacionamento do GRI Club com seus stakeholders e promover uma comunicação alinhada em todas as suas frentes.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SALSA CON AJÍ

Nesse trabalho de conclusão de curso de Relações Públicas, desenvolvido pela RAIAR Comunicação Estratégica, foi elaborado um plano de comunicação para o Salsa Con Ají. O cliente é um restobar peruano localizado na cidade de Campinas que busca ser reconhecido pela sua gastronomia e interculturalidade. Para isso, a Equipe RAIAR conheceu e analisou todos os elementos de comunicação da organização com o propósito de desenvolver estratégias que auxiliarão no desenvolvimento da comunicação do estabelecimento. Ao produzir esse projeto experimental, de forma integrada e estruturada, os membros da assessoria utilizaram todo o conhecimento adquirido durante o curso de Relações Públicas. Para fundamentar o trabalho, houve um estudo profundo dos ambientes interno e externo do restaurante; benchmarking com os concorrentes diretos e indiretos do cliente; auditoria de mídia; a realização de pesquisas com clientes e potenciais clientes e mapeamento socioespacial ao redor do Salsa. Em seguida, foi feito o diagnóstico dos resultados obtidos para, assim, propor campanhas/estratégias de acordo com as os dados obtidos. Graças à execução do projeto, ficou demonstrado que as Relações Públicas têm papel fundamental na rotina do cliente, indicando-se um plano para atingir os objetivos propostos de comunicação interna e externa que podem fortalecer o nome do Salsa Con Ají em Campinas.

MOOD AUTORAL

Mood Autoral é uma produção experimental de um grupo de cinco estudantes, sendo parte do trabalho de conclusão de curso – requisito para aprovação na Faculdade de Jornalismo. A produção jornalística contempla a criação de conteúdos direcionados ao Instagram , Twitter e Spotify (através do podcast quinzenal), que foram produzidos especificamente com a linguagem de cada plataforma sobre marcas autorais. O objetivo principal foi atingir o público interessado pelo universo da moda, outras marcas autorais e pessoas envolvidas com o consumo sustentável, por meio de conteúdos segmentados para que possam compreender de forma abrangente o que é de fato o conceito de moda autoral, como é realizado o processo de desenvolvimento das peças, criação de coleções, funcionamento da cadeia de produção, divulgações, entre outros aspectos. Além disso, almejou-se a compreensão da relevância desse mercado que envolve muitas áreas da economia, movimentando diversos setores desde a plantação agrícola de fibras como algodão e linho, passando pela indústria química e de tecelagem, chegando até a confecção e a venda. Tal qual entender como a moda carrega uma questão cultural e simbólica muito importante, pois o vestuário é capaz de ser um reflexo de uma sociedade, com suas formas de pensamento, estruturas de classe, identidade, crenças e valores. A produção integra a modalidade Jornalismo e Inovação, visto que as redes sociais tiveram um papel crucial para a produção deste trabalho, pois além de serem uma plataforma de divulgação, foram o eixo principal do Mood Autoral.

MARGINÁLIA CULTURAL

A revista Marginália Cultural é um veículo de comunicação alternativo e independente, em formato de revista eletrônica, que dá voz às produções culturais marginalizadas e/ou periféricas em Campinas. A revista foi produzida por um grupo formado por cinco estudantes da Faculdade de Jornalismo, da PUC-Campinas, como parte do trabalho de conclusão de curso, sendo um Projeto Experimental.
Essa produção jornalística busca produzir um jornalismo cultural plural e aberto às produções que não são emplacadas na cobertura feita pela mídia convencional da cidade. Com a revista eletrônica, espera-se democratizar, reverberar e apontar os holofotes para os produtores, artistas e ativistas considerados marginalizados. Sobre o público-alvo da revista, destaca-se as pessoas que produzem e que desejam consumir as produções culturais feitas por e nas periferias de Campinas. Considerando os artistas que produzem arte marginalizada, as classes sociais do trabalho ficam prioritariamente dirigidas à B e C. A desenvolvimento da revista cumpriu rigorosamente todos os processos jornalísticos, desde a apuração – para compreensão do contexto cultural campineiro – até a seleção de pautas, entrevistas e edição do material que se converteu em 12 reportagens divididas em duas vertentes: matérias que traçam o perfil de artistas campineiros, denominados personas; e reportagens que apresentam a atuação de movimentos, manifestações culturais e artísticas da cidade.

HQ ENTRE MULHERES

HQ Entre Mulheres consiste em uma websérie em três episódios produzida individualmente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso para aprovação na Faculdade de Jornalismo. A produção jornalística apresenta a vida e obra de três quadrinistas lésbicas que trabalham no cenário independente do Brasil. As artistas selecionadas são: Silvia Kiss, Regi Munhoz e Sophia Andreazza. A websérie busca dar visibilidade para artistas lésbicas de quadrinhos, em especial voltados para o público lésbico. O público alvo, prioritário, é composto por pessoas interessadas em quadrinhos e em direitos das mulheres e das pessoas LGBT+s, especialmente o público lésbico.

RELAÇÕES PÚBLICAS, HUMANIZAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SAÚDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Este trabalho é fruto de inquietações sobre o tema da comunicação organizacional, da informação e das Relações Públicas em um contexto no qual surgem, cada vez mais, técnicas, processos, ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas para potencializar a humanização e os relacionamentos entre organizações ligadas à saúde e seu principal público, os usuários dos serviços que oferecem. Destarte, levamos a efeito uma pesquisa bibliográfica, básica e de natureza qualitativa, com a intenção de aprofundar e relacionar os universos conceituais que perpassam os campos da comunicação, do marketing, das Relações Públicas, da humanização e das mídias e tecnologias digitais na contemporaneidade. Construímos diálogos entre estas áreas e problematizamos a relevância de sua aplicação eficiente em hospitais e instituições relacionadas à saúde. Descrevemos as principais ferramentas de comunicação digital que podem ser utilizadas para humanizar o relacionamento entre instituições e clientes. Com base nisto, reforçamos o papel relevante das redes e mídias sociais digitais, assim como suas ferramentas, para uma eficaz comunicação e humanização das organizações que atuam na saúde em conjunto com as atividades de Relações Públicas. Inferimos que para se comunicar com pacientes e outros públicos de maneira mais eficiente e eficaz, é fundamental a profissionalização e o aperfeiçoamento dos processos de atendimento, considerando a realidade comunicativa de cada organização e as dificuldades que enfrentam em termos de planejamento e gestão da comunicação organizacional.

Trabalhos da 4ª Mostra de Talentos da Graduação


Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências da Vida

  arquivospdfemblem

Centro de Economia e Administração

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências, Exatas, Ambientais e de Tecnologias

  arquivospdfemblem

Centro de Linguagem e Comunicação

  arquivospdfemblem

Trabalhos da 3ª Mostra de Talentos da Graduação


Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências da Vida

  arquivospdfemblem

Centro de Economia e Administração

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências, Exatas, Ambientais e de Tecnologias

  arquivospdfemblem

Centro de Linguagem e Comunicação

  arquivospdfemblem

Trabalhos da 2ª Mostra de Talentos da Graduação


Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências da Vida

  arquivospdfemblem

Centro de Economia e Administração

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências, Exatas, Ambientais e de Tecnologias

  arquivospdfemblem

Trabalhos da 1ª Mostra de Talentos da Graduação


Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências da Vida

  arquivospdfemblem

Centro de Economia e Administração

  arquivospdfemblem

Centro de Ciências, Exatas, Ambientais e de Tecnologias

  arquivospdfemblem