Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A Clínica

A clínica-escola de Fisioterapia, que integra as atividades práticas dos alunos deste Curso na PUC-Campinas, é um local destinado ao atendimento da comunidade de Campinas e região para tratamentos que envolvem cinco grandes áreas: gineco-obstetrícia-urologia, pediatria, traumato-ortopedia, neurologia adulto e fisioterapia cardiorrespiratória. Oferece, ainda, hidroterapia em piscina terapêutica para a realização de procedimentos específicos na recuperação dos pacientes.

Orientados por professores da Universidade a partir do 7º semestre do Curso, os estudantes são os responsáveis pelo atendimento do público, que pode se cadastrar no serviço mediante entrega dos seguintes documentos: encaminhamento médico, RG, CPF, Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência original com CEP. Devido às características de clínica-escola assistencial, não há garantia de atendimento imediato.

A clínica, localizada no Campus II da Universidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 18h, mediante agendamento.

Piscina

A piscina da Faculdade de Fisioterapia é utilizada por docentes e estudantes para atividades terapêuticas com pacientes. A piscina é considerada a maior dentre as Universidades do Brasil, tem 220 mil litros de água aquecida com trocadores de calor, e se destaca pela desinfectação feita por ozônio e pelo guindaste elétrico que possibilita a entrada na água de pacientes com dificuldades motoras.

Setor Dermatofuncional e laboratório de Antropometria

A Fisioterapia Dermatofuncional é dedicada ao tratamento de disfunções estéticas e funcionais da pele, do tecido subcutâneo e dos músculos. Complementar a esta, a Antropometria Nutricional faz a avaliação do estado nutricional por meio de medidas antropométricas, como peso, altura e circunferência da cintura. Apesar de serem áreas distintas, a Dermatofuncional e a Antropometria Nutricional podem estar relacionadas em alguns aspectos. Integradas, contribuem para a avaliação e o tratamento de disfunções estéticas e funcionais do corpo humano.

Setor de musculoesquelética

A Fisioterapia Musculoesquelética se concentra no tratamento de problemas relacionados a músculos, ossos, articulações e tecidos conectivos. Abrange diversas condições, como dores nas costas, lesões esportivas, osteoporose, problemas de postura e lesões traumáticas. Entre os recursos utilizados estão: exercícios terapêuticos, mobilização articular, terapia manual, eletroterapia, crioterapia e termoterapia, tratamento postural e aconselhamento e educação. O tratamento específico dependerá da condição do paciente e das metas estabelecidas.

Setor de Ginecologia, Obstetrícia e Urologia

Este setor é destinado à saúde do homem e da mulher de maneira preventiva e terapêutica, mediante abordagem baseada em evidências científicas e em um atendimento humanizado. A avaliação individual determina os rumos da reabilitação física com suporte multiprofissional. Entre os serviços oferecidos estão: reabilitação do assoalho pélvico, tratamento de disfunções sexuais, de transtornos da micção e disfunções no trato urinário, pós-operatório de cirurgias prostáticas, suporte fisioterapêutico gestacional e recuperação de cirurgias ginecológicas. Além desses serviços, conta também com a Fisioterapia em Oncologia Mamária, que apresenta papel fundamental na reabilitação e qualidade de vida de mulheres que enfrentam o câncer de mama.

Setor Cardiorrespiratório

A Fisioterapia Cardiorrespiratória se concentra no tratamento de pacientes com doenças ou condições que afetam o sistema cardiorrespiratório. Algumas das técnicas comuns utilizadas são exercícios respiratórios, técnicas de drenagem postural, respiração com pressão positiva, treinamento de força e treinamento de condicionamento físico. Os materiais utilizados podem incluir dispositivos de respiração (spirometers, incentivadores respiratórios, nebulizadores) e equipamentos para avaliação da função respiratória (oxímetros de pulso e medidores de fluxo de pico).

Setor de Massoterapia

O laboratório para o ensino da disciplina de Massoterapia é um espaço importante para a formação dos futuros profissionais da área da Fisioterapia, pois permite o aprendizado prático de técnicas de massagem terapêutica, como, por exemplo, massagem relaxante e massagem de drenagem linfática. É um ambiente adequado para os estudantes desenvolverem as habilidades de trabalho em equipe, a comunicação, a vivência corporal e o aprendizado prático de habilidades necessárias à prática da massoterapia.

Setor de Neurologia Adulta

O Setor de Estágio em Fisioterapia Neurofuncional é um ambiente destinado à capacitação prática dos estudantes de Fisioterapia no tratamento de pacientes adultos com sequelas neurológicas, tais como Acidente Vascular Encefálico (AVC), Lesões Cerebrais Traumáticas, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e outras condições correlatas. O setor realiza uma avaliação fisioterapêutica inicial, estabelecendo metas de tratamento e desenvolvendo planos de intervenção, que serão implementados com a supervisão de docentes qualificados. Para tanto, conta com equipamentos específicos para atender às necessidades inerentes de cada paciente.

Setor de Neurologia Pediátrica

A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é uma especialidade que trabalha de forma a prevenir, reabilitar e estabilizar as sequelas resultantes de problemas relacionados ao Sistema Nervoso Central e Periférico em crianças. Alguns exemplos de diagnósticos acompanhados nessa modalidade: Paralisia Cerebral, Atraso do Desenvolvimento Motor, Bebês Prematuros, Torcicolo Congênito/Postural, Síndromes Genéticas, Mielomeningocele, AVC Infantil, Trauma Cranioencefálico, Paralisia Facial, Paralisia Braquial Obstétrica. É importante reconhecer e desenvolver formas de abordagem com a criança para a recuperação e melhoria dos movimentos, dentro das diversas técnicas e exercícios, promovendo, assim, independência nas atividades diárias, funcionalidade e melhor qualidade de vida para o paciente.

A Clínica de Fisioterapia da PUC-Campinas utiliza recursos tecnológicos para auxílio no tratamento dos pacientes, tais como:

Realidade virtual
Utilização de tecnologia de simulação para ajudar no tratamento de lesões e disfunções neuromotoras.

Biofeedback
Uso de sensores para monitorar as atividades elétricas do corpo e ajudar no treinamento de músculos específicos.