COORDENADORIA GERAL DE ATENÇÃO À COMUNIDADE INTERNA - CACI

A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna é um órgão da Universidade, aprovado em reunião do Conselho Universitário (CONSUN) ocorrida no dia 17 de dezembro de 2001. No início do ano letivo de 2020, a CACI inicia seus projetos, como unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Desde 2010, encontra-se vinculada à Reitoria. O órgão tem como objetivo planejar, supervisionar, promover, executar e avaliar atividades e projetos de atenção aos corpos discente, docente e técnico  administrativo da Universidade.

Seus projetos, de caráter plural, anual ou episódico ocorrem ao longo do ano letivo e abrangem diversas dimensões da comunidade interna, devido à sua complexidade e multifacetariedade. Tais projetos e ações podem ser agrupados em diversas áreas e dimensões da vida:

  • Vida Saudável e Esportes: campeonatos “PUCCÍADAS” e “Calouríadas”, Projetos “No Pique da PUC-Campinas” e “Apoio à Atividade Física e ao Esporte Universitário”;

  • Artístico cultural: Projetos Inter’Arte (Mostra de Cinema, PUC Cultural, Festival de Bandas PUCFEST) e Oficin’Arte;

  • Recepção aos ingressantes: Projetos “Ingressantes” e “Acolhida das Atléticas e Entidades Estudantis na Matrícula”;

  • Vida Cidadã: Projeto “Gincana Solidária” e “Ações Solidárias da comunidade”

  • Acolhimento a acadêmicos em situação de vulnerabilidade: Programa “Vivência Cooperativa e Solidária;

  • Educacional: Projetos “Férias na PUC-Campinas” e “Palavra Livre”, “Alfabetização e Suplência – Primeira e Segunda Fases do Ensino Fundamental”;

PROJETO INTER’ARTE e suas atividades:

  • PUC-CULTURAL: O PUC-Cultural, criado em 2015, como parte do projeto Inter‘Arte, visa possibilitar a apresentação de diversos grupos artísticos de funcionários, docentes e alunos, envolvidos e amantes da arte (música, dança, mágica, exposição, poesia), para apresentações na Praça de Alimentação do Campus I da Universidade, contribuindo para a animação e diversificação das ações culturais daquele espaço institucional. A atividade acontece durante todo o ano, pelo menos duas vezes por mês, nos horários de pós aula do matutino e pré aula do noturno. A inscrição é gratuita e basta demonstrar interesse através do e-mail do projeto: interarte@puc-campinas.edu.br. Vale horas complementares.

    • PUC-FEST: O evento reúne alunos da Universidade que fazem parte de bandas e de outros grupos musicais em um festival de música que tem como objetivos divulgar os trabalhos artísticos dos estudantes para a comunidade interna e auxiliar na dinamização da vida universitária, por meio da música. Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro. Este ano de 2020 o evento será realizado nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro (para as classificatórias) e 11 de novembro a grande final. As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento e pelo e-mail do projeto (interarte@puc-campinas.edr.br). Valendo horas complementares.

    • MOSTRA DE CINEMA: A atividade Mostra de Cinema tem como seu objetivo fundamental possibilitar a formação cultural dos membros da comunidade interna, por meio da exibição de filmes atuais, que tratam de temas relevantes na sociedade. Valendo horas complementares.

OFICIN’ARTE:

O projeto de oficinas artísticas para a comunidade interna tem a intenção de desenvolver práticas dialógicas e expressivas, buscando uma integração humanística, crítico-reflexiva, de formação e ampliação de repertório pessoal e comunitário. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos que visam à criação de significações, exercitando a capacidade e constante possibilidade de transformação do ser humano. As oficinas se baseiam principalmente no artesanato, no sentido de propiciar um fazer artístico e também a elaboração de produtos artesanais em datas comemorativas. As divulgações são feitas através de e-mail marketing, redes sociais e portal da Universidade. Não é necessária inscrição prévia.

INGRESSANTES:

O objetivo do projeto é fomentar uma mudança gradativa na cultura de acolhimento aos calouros pelos membros da comunidade interna, principalmente alunos veteranos, funcionários e docentes. O projeto articula diversos setores da instituição no sentido de facilitar o acesso e domínio dos espaços institucionais pelos novos membros da comunidade. Também visa a coibição do trote e incentivo e apoio às ações solidárias e cidadãs realizadas no início de cada semestre letivo. Dentro do projeto INGRESSANTES, a CACI realiza a Recepção Oficial aos Calouros, que visa mostrar aos novos alunos tudo o que a Universidade disponibiliza durante o período em que estará cursando. Na recepção é apresentado 2 vídeos importantes: “O que você deve saber” e “O que você pode participar”, que orientam o ingressante para os primeiros dias como Universitário da PUC-Campinas. Além disso, criada com o intuito de tornar o momento de ingresso na Universidade ainda mais significativo aos novos alunos e vinculada às ações solidárias da Recepção Oficial aos Calouros, como parte da programação definida pelo Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros, a CACI realiza uma vez por semestre uma Campanha de Doação de Sangue da PUC-Campinas em parceria com o Hemocentro da UNICAMP.

AÇÕES SOLIDÁRIAS DA COMUNIDADE

O projeto tem como objetivo estimular e fortalecer o pensamento crítico e ético acerca da temática da responsabilidade social; Construir em cada equipe o espírito de trabalho em grupo; Possibilitar a reflexão sobre a importância da solidariedade na sociedade, favorecendo a criação de uma rede de apoio aos necessitados; Envolver os segmentos da comunidade interna em evento de cunho solidário, propiciando momentos de interação com diversos tipos de segmento de instituições extremamente carentes e fomentar o exercício da cidadania. Além disso, o projeto pretende sensibilizar a comunidade interna sobre a importância da responsabilidade social e contribuir para com auxílio de diversos organismos públicos e da sociedade civil que atuam no campo do amparo e promoção de grupos sociais vulneráveis, por meio de diversas ações sociais realizadas ao longo do ano; Instigar a participação de todas as unidades acadêmicas e administrativas da universidade, por meio de desafios e integrar as campanhas solidárias já existentes na instituição, promovendo uma ação de grandes proporções que associe todos os segmentos internos (discentes, docentes, colaboradores e jovens aprendizes).

APOIO À ATIVIDADE FÍSICA E AO ESPORTE UNIVERSITÁRIO

O projeto tem como objetivo disponibilizar, orientar e estimular a prática de exercícios físicos e treinamento desportivos, às entidades estudantis (Associações Atléticas Acadêmicas), alunos, grupos de alunos e outros segmentos interessados da comunidade interna, em cronograma anual de treinamento, com assessoria de um profissional de Educação Física, auxiliado, por acadêmicos bolsistas estímulo, visando fortalecer o estímulo à prática do exercício físico, esporte e às competições esportivas existentes dentro e fora da Universidade. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail caci.apoioaoesporte@puc-campinas.edu.br

PUCCÍADA

A competição esportiva PUCCÍADA vem sendo realizada há mais de 40 anos, com o objetivo de promover, por meio de competições esportivas, culturais e sociais a integração dos acadêmicos veteranos dos diversos cursos da PUC- Campinas. Essa oportunidade de prática esportiva possibilita ao corpo discente da nossa Universidade o convívio social, o enriquecimento cultural e incentiva a adoção de um estilo de vida saudável por meio da atividade física.

O evento é realizado ao longo de todo o ano, visando, principalmente, contribuir com a constituição de uma cultura desportiva universitária, onde a atividade física e desportiva ocorra de maneira continuada e processual.

A competição tem como participantes as Associações Atléticas Acadêmicas, Ligas ou Diretórios Acadêmicos e grupos desportivos, dos diversos cursos e centros da universidade.  Os alunos de graduação e pós-graduação, precisam procurar a Entidade Esportiva que representa seu curso para realizar a inscrição. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail caci.pucciada@puc-campinas.edu.br

CALOURÍADA

A competição esportiva CALOURÍADA vem sendo realizada há mais de uma década, com o objetivo geral de contribuir, por meio de competições esportivas, culturais e sociais, ocorridas com o apoio das Associações Atléticas Acadêmicas dos Cursos da PUC-Campinas, com o processo de acolhida e recepção aos alunos ingressantes promovido pela instituição.

Essa oportunidade de prática esportiva possibilita ao corpo discente da nossa Universidade o convívio social, o enriquecimento cultural e incentiva a adoção de um estilo de vida saudável por meio da atividade física. Além de ser mais uma forma da Universidade receber seus alunos “calouros” de forma amistosa e agradável, possibilitando a integração e a experiência de convívio de novos espaços da instituição. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail
caci.calouriada@puc-campinas.edu.br.

NO PIQUE DA PUC-CAMPINAS

O Projeto No Pique da PUC-Campinas teve início em 2004 e desde então possibilita uma práxis regular de exercícios físicos, esportes e aquisição de conhecimentos da área da saúde, aos professores, funcionários e aprendizes da instituição.

As atividades propostas envolvem musculação; condicionamento físico e treinamento funcional; fortalecimento, alongamento e relaxamento; natação; futsal; vôlei de praia e caminhada e corrida.

Neste ano de 2020 o projeto teve início em 13 de janeiro. As inscrições nas atividades desejadas devem ser feitas na sala de musculação, da faculdade de educação física, mediante a disponibilidade de vagas e apresentação de atestado médico. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3343-7216  ou enviando mensagem para o endereço eletrônico caci.nopiquedapuc@puc-campinas.edu.br.

Cronograma de Atividades 1º Semestre (pdf) – As atividades estão sujeitas a alterações e readequações conforme a necessidade.

ALFABETIZAÇÃO E SUPLÊNCIA – PRIMEIRA E SEGUNDA FASES DO ENSINO FUNDAMENTAL;

O Programa busca criar espaços de ensino aprendizagem para colaboradores da Universidade, no sentido de propiciar condições para a alfabetização de colaboradores que não concluíram os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e também oferecer suporte, com orientação ao planejamento de estudos e aulas específicas de cada componente curricular, aos grupos de funcionários que se encontram aptos para prosseguirem nos estudos da segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). Também transporta os colaboradores para realização de atividades, aulas de reforço e avaliações mensais nas escolas públicas credenciadas pelo Governo do Estado de São Paulo para a validação dos estudos por meio da realização de provas de certificação.

PALAVRA LIVRE

O Projeto visa proporcionar discussões de temas diversos, em diversos formatos (palestra, mesa redonda, cine fórum, dentre outros), que ampliem espaços de convivência e aprendizado para além das salas de aula, estimulando a prática da participação e do pensamento crítico junto à comunidade universitária; expandam e aprofundem o debate de temas atuais, contribuindo para a formação integral do aluno, a partir de episódios e conteúdos relevantes da agenda nacional e internacional.

FÉRIAS NA PUC-CAMPINAS

Contribui para o desenvolvimento físico e social de crianças e pré-adolescentes ( de 06 a 11 anos), filhos (as) de funcionários e docentes da PUC-Campinas, do Colégio de Aplicação Pio XII e do Hospital da PUC-Campinas, por meio de atividades culturais, esportivas e recreativas ocorridas durante as férias escolares de janeiro e julho, bem como a integração destes jovens ao ambiente de trabalho de seus pais, se possível.

Galeria de Fotos

GRUPO DE VIVÊNCIA COOPERATIVA E SOLIDÁRIA

O Grupo, existente em todos os Centros da Universidade, visa:

  • Possibilitar a construção de espaços de vivência humanizadora e solidária na Universidade, por meio de encontros semanais ocorridos em cada Centro, nos períodos matutino e noturno, para ouvir e conversar com estudantes com dificuldades de adaptação acadêmica e/ou social na Universidade,

  • Contribuir com a Universidade na perspectiva de ser um espaço promotor de relacionamentos cooperativos, positivos, saudáveis e igualitários.

  • Fortalecer entre os universitários a possibilidade de superação das dificuldades e conflitos presentes na vida universitária, mediante a construção de um ambiente cooperativo e de escuta ativa de problemas vividos pelos discentes.

CAMPUS II

CCV (Bloco A/Sala A 27) – Às quartas, das 11:35 às 13:15 e das 17:30 às 19:15

CAMPUS I

CLC (Bloco H-05/Sala 833 A) – Às terças, das 17:30 às 19:15 e às sextas das 11:35 às 13:15

CCHSA (Bloco C/Sala 302) – Às terças, das 17:30 às 19:15 e as sextas das 11:35 às 13:15

CEA (Bloco H-04/Sala 912) – Às terças-feiras: 17:40 às 21:10
Às quartas-feiras: 9:40 às 13:10

CEATEC (Prédio CT/Sala A 201) – Às terças-feiras: 17:40 às 21:10
Às quartas-feiras: 9:40 às 13:10

COMPLEXO ESPORTIVO DO CAMPUS II

O Complexo Esportivo fica localizado no Campus II próximo ao prédio da Segurança Universitário (DSU) e conta com quadras poliesportivas, socitey e vestiários oferecidos pela Universidade para esporte e lazer dos membros da comunidade interna (alunos, professores e funcionários). Os materiais necessários para a realização das atividades são disponibilizados pelo próprio Complexo mediante a assinatura do Termo de Empréstimo de Materiais, os mesmo são disponibilizados nos seguintes horários: retirada às 13h15 e devolução as 16h45 e retirada às 17h15 e devolução as 20h45.

Para utilizar o espaço, basta o interessado acessar a
Planilha de Agendamentos (pdf)
para conferir se o dia desejado está disponível. Após deverá preencher um Termo de Responsabilidade. O Termo Semestral (pdf) vale para cada semestre letivo e o Individual (pdf) é valido apenas para um dia desejado. Após o interessado conferir se a data desejada encontrasse disponível e realizar o preenchimento do Termo, o mesmo deverá ser entregue na Sala Administrativa do Complexo Esportivo II para que o agendamento seja concretizado de fato.

O Complexo Esportivo II funciona de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 17h00 (caci.centroesportum@puc-campinas.edu.br), das 17h00 às 21h00 (caci.centroesport02@puc-campinas.edu.br) e telefone para contato 3343-6838.

IMPORTANTE: em caso de danos ou extravios nos materiais ou danos no espaço físico, deve-se providenciar a reposição dos mesmos e deve-se ressarcir a Universidade consertando o que foi danificado. Não é permitido, em hipótese alguma: o uso de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, entrada de pessoas não vinculadas à PUC-Campinas e presença de treinadores externos durante os jogos.

ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DE ENTIDADES ESTUDANTIS

O órgão também recebe e avalia demandas relacionadas às entidades representativas dos estudantes da Universidade, associados em Diretórios e Centros Acadêmicos, além de gerir, por meio de Contrato de Comodato, a cessão de espaço físico cedido às representações pela Universidade. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3343-7216 ou enviando mensagem para o endereço eletrônico caci.assistente@puc-campinas.edu.br