Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Diretrizes


 

As Diretrizes de Política da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas resulta do esforço de sistematização de práticas permanentemente refletidas, visando sempre o progresso do ensino, estando em perfeita sintonia com as mudanças externas.

I) Consolidação dos Grupos de Pesquisa, visando à articulação entre as várias áreas do conhecimento, bem como ao fortalecimento das áreas específicas, potencializando a missão institucional e a inserção da Universidade no contexto nacional.

II) Consolidação, acompanhamento e avaliação da produção científica e tecnológica dos Grupos de Pesquisa certificados da Universidade, à luz dos critérios da política nacional de Pesquisa e Pós-Graduação.

III) Desenvolvimento das Linhas de Pesquisa dos Grupos certificados da Universidade de forma integrada aos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação e às atividades de Extensão da Universidade.

IV) Qualificação da produção científica da Universidade por meio da interação dos Grupos de Pesquisa com as Agências de Fomento, visando à captação de recursos.

V) Respeito e zelo pela integridade ética das atividades científicas e as boas práticas de pesquisa.

VI) Priorização da criação de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu completos a partir de uma avaliação institucional baseada na produção científica dos Grupos de Pesquisa.

VII) Qualificação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu por meio de autoavaliação e de revisão permanente dos critérios para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento do corpo docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação.

VIII) Fortalecimento do papel dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu como agentes promotores de atividades de cooperação científica com instituições e organizações, nacionais e internacionais.

IX) Aprimoramento dos periódicos científicos vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e ao Sistema Qualis da CAPES, imprimindo visibilidade à Universidade no contexto da produção intelectual do país.