Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A solenidade de Colação de Grau Institucional é o ato oficial em que Universidade outorga o grau ao formando, diante dos resultados acadêmicos obtidos e mediante o juramento de exercício ético e legal da profissão.

A PUC-Campinas realiza gratuitamente a cerimônia de Colação de Grau Institucional no auditório do Campus I, proporcionando aos formandos e convidados a experiência de vivenciar este momento especial em que todo o esforço é coroado. A cerimônia é, também, transmitida ao vivo pelo canal da Universidade no YouTube.

Contatos Setor de Eventos:
eventos.colacao@puc-campinas.edu.br
WhatsApp Institucional: (19) 99276-6265

LOCALIZAÇÃO AUDITÓRIO CAMPUS I

waze-color
gmaps-color

PROGRAMAÇÃO DAS COLAÇÕES DE GRAU 2024


Data Horário Escola Cursos
Março 2024
13/mar
Quarta
20h ELC Publicidade e Propaganda
14/mar
Quinta
20h ECON Ciências Econômicas – matutino/noturno
15/mar
Sexta
20h ECON Administração – Marketing e Inovação – matutino/noturno
Administração – Comércio Exterior – matutino/noturno
16/mar
Sábado
10h ECON Administração – noturno
18/mar
Segunda
20h ECON Administração – matutino
19/mar
Terça
20h ECON Ciências Contábeis
Relações Internacionais
Turismo
20/mar
Quarta
20h ECHJS Filosofia – matutino/noturno
Biblioteconomia
História
Teologia

GALERIAS DE FOTOS

PERGUNTAS FREQUENTES: COLAÇÃO DE GRAU

Sim. A cerimônia de Colação de Grau Institucional é um evento formal e solene promovido pela universidade para conferir oficialmente o título de graduação aos estudantes que concluíram com êxito seus cursos. A PUC-Campinas realiza as cerimônias de colação de grau institucional por Escola para todos os formandos gratuitamente  e, apenas em caso de excepcionalidade, o formando poderá se fazer representado por meio de procuração. Consulte a Secretaria de sua Escola para obter orientações detalhadas.

A cerimônia de colação de grau organizada pela Instituição representa o encerramento oficial do ciclo acadêmico da graduação, enquanto que a formatura festiva, organizada por comissões de formandos ou empresas especializadas, é uma celebração independente e opcional. Portanto, todos os detalhes, incluindo organização, logística, custos e demais aspectos relacionados à formatura festiva são de responsabilidade exclusiva dos formandos e seus grupos organizadores.

Para participar da Colação de Grau o aluno deve ter finalizado todas as suas pendências acadêmicas no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico. O Setor de Eventos fica responsável por orientar e enviar os convites aos formandos. O convite é pessoal, intransferível e não pode ser replicado.

Não. Todas as pendências deverão ser finalizadas. A consulta da situação acadêmica pode ser feita na Central de Atendimento ao Aluno ou diretamente na Secretaria de seu curso.

As cerimônias de Colação de Grau são organizadas exclusivamente pela Universidade, Setor de Eventos com o apoio dos setores internos. Alguns serviços como mestre de cerimônias e fotógrafos são contratados, devendo seguir as orientações do cerimonial estabelecido pela Comissão Organizadora da Colação de Grau.  

Os protocolos da cerimônia são:

  • Assinatura da Ata
  • Vestimenta completa de beca fornecida pela Universidade
  • Fotos individuais
  • Ensaio obrigatório no auditório
  • Início da Cerimônia com transmissão simultânea pelo Canal do YouTube da Universidade
  • Abertura da Solenidade de Colação de Grau Institucional da PUC-Campinas
  • Momento do Juramento
  • Outorga de Grau por Curso
  • Anúncio dos nomes dos formados por ordem alfabética com entrega do canudo
  • Discurso do Orador da cerimônia
  • Discurso do Paraninfo da cerimônia
  • Encerramento da Solenidade e da transmissão ao vivo
  • Sessão de fotos gerais no palco
  • Devolução das becas e capelos

A outorga de grau é o ato em que a Universidade confere a habilitação aos acadêmicos para o exercício pleno de sua profissão de acordo com o curso que tiver concluído. É um rito obrigatório na cerimônia.

O discurso geral na cerimônia é um momento muito esperado na tão sonhada colação de grau, que é marcada por muita emoção, homenagens e encerramento de uma trajetória na graduação. Diante da sua importância, o texto de discurso deve ser sensível e transmitir, em poucas palavras, o sentimento de todos os formandos de sua turma e de forma geral.

O juramento de curso é um ato de promessa de responsabilidade proferido por estudantes durante a colação de grau. O texto varia de acordo com cada graduação. O formando deve jurar pelo compromisso de atender e respeitar as diretrizes da profissão. Caso tenha mais de um curso na cerimônia, o juramento proferido pelo formando é um Juramento Geral com denominação de “Juramento Universal”.

A cerimônia é realizada no Auditório do Campus I da PUC-Campinas, localizado na Av. Reitor Benedito José Barreto Fonseca, s/nº, Parque dos Jacarandás, Campinas / SP. O acesso ao estacionamento é realizado pelo Portão 2.

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Sugerimos que a vestimenta seja esporte fino e calçados confortáveis. A Universidade fará o empréstimo das becas e capelos no dia da cerimônia. 

Sim. A Universidade fornece beca higienizada para uso durante a cerimônia e o seu uso é obrigatório.

O formando deverá chegar no auditório com 1h30 de antecedência do horário da cerimônia.

O aluno que constar na lista oficial de formandos deverá aguardar no foyer externo do auditório do Campus I, onde será orientado aos seguintes atos: assinatura da Ata, vestimento de beca, fotos iniciais e ensaio no auditório.

Sim. Toda cerimônia é transmitida no Canal Oficial da Universidade, através do link: https://www.youtube.com/@PUCCampinasOficial

Sim. O número de convidados por formando é informado no convite. O limite de convidados dependerá da quantidade de formandos por cerimônia observando a capacidade máxima do auditório.

O convidado deverá informar o nome do formando no receptivo do evento. Previamente o formando informará ao Setor de Eventos sobre seus convidados para que seja permitido os acessos na cerimônia. Por ser uma cerimônia oferecida pela Universidade é proibida a venda de convites.

Os convidados podem chegar no mesmo horário do formando, mas precisarão aguardar no hall externo até 15 minutos do início da cerimônia, quanto será liberada a entrada no auditório. Sugerimos chegar até 30 minutos antes da cerimônia.

Em consideração ao bem-estar e conforto dos presentes, não é permitido trazer animais de estimação na cerimônia de colação de grau institucional. Enquanto reconhecemos o amor e o carinho pelos seus animais, a presença de pets pode criar distrações durante a cerimônia e, potencialmente, causar desconforto para outras pessoas, incluindo aqueles que possam ter alergias ou receios em relação a animais, salvo em casos específicos previstos na lei abaixo:

Segundo “Art. 1º da Lei Nº 11.126 de 27 de junho de 2005, é assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei. Mencionamos também que, de acordo com a PL nº 33-2022, dispõe sobre o direito do portador de deficiência mental, intelectual ou sensorial de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão de apoio emocional”.

O estacionamento do Bolsão A, pelo Portão 2.

Não. Os registros fotográficos são exclusivos da empresa contratada pela Universidade, não sendo possível levar um fotógrafo particular no dia da cerimônia.

A seleção de fotos dos principais momentos, considerando juramento, outorga, entrega dos canudos, discursos e contagem regressiva serão enviadas em até 180 dias ao e-mail cadastrado pelo formado. Após 3 dias da data da cerimônia estará disponível na página oficial da Colação de Grau no portal da Universidade os principais momentos por data de cerimônia. Link: www.puc-campinas.edu.br/colacao-de-grau

Nos próximos 2 (dois) dias úteis, com a confirmação da participação na Cerimônia de Colação de Grau, serão disponibilizados, de forma digital, o Histórico Escolar e a Certidão de Conclusão de Curso na área logada do aluno: menu CAA > Documentos Acadêmicos.

Na sequência, a Universidade tomará as providências para emissão do diploma digital, no prazo previsto na Portaria MEC 1.095, de 25 de outubro de 2018, que estabelece os critérios para emissão e registro do diploma. Segundo a referida Portaria, o prazo para finalização é de até 120 (cento e vinte) dias, contados da data da colação de grau. Uma vez finalizado, o Setor de Diplomas entrará em contato, via e-mail, passando as orientações sobre o acesso.

Se o formando desejar mais fotos do que as disponibilizadas pela Universidade e as com familiares, amigos e o álbum tradicional completo, deve verificar valores e condições diretamente com a empresa que nos presta este serviço e a compra é OPCIONAL.

A proibição visa preservar o bom convívio na solenidade e evitar distrações. Buzinas e cornetas podem interromper a cerimônia, prejudicar a transmissão ao vivo e a gravação da cerimônia, enquanto que confetes podem danificar o ar condicionado e também criar um momento indesejado. Elementos como painéis, faixas, balões, totens e similares também não são permitidos por comprometer a transmissão do evento.

No âmbito dessa política, inclui-se também a proibição de representações do formando em formato de foto tamanho real, que, se permitidas, poderiam impactar negativamente na experiência geral do evento.

A intenção é assegurar que a colação seja respeitosa e focada na conquista acadêmica, sem distrações desnecessárias e danos aos espaços.

Fale Conosco


Caso tenha dúvidas sobre a Cerimônia de Colação de Grau Institucional, os estudantes e formandos podem entrar em contato via e-mail eventos.colacao@puc-campinas.edu.br, pelo WhatsApp (19) 99276-6265 ou através do formulário ao lado.