Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A clínica-escola de Fonoaudiologia, criada em 1971 com o objetivo de atender às exigências do Ministério da Educação (MEC), é um espaço que garante o aprimoramento dos alunos na profissão por meio do oferecimento de triagem, terapias e exames gratuitos subsidiados pelo SUS à comunidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os estudantes, orientados por docentes do Curso, são, portanto, os responsáveis pelo atendimento da população.

O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (para agendamento, horário das 8h às 16h), no piso térreo do Prédio de Especialidades, no Campus II, proporciona atendimento a toda população mediante entrega de encaminhamento médico interno – demais clínicas do Centro de Ciências da Vida e Hospital PUC-Campinas – ou externo por meio de centros de saúde. Todos os pacientes passam por avaliação prévia e apenas têm tratamento garantido conforme disponibilidade de agenda. Em alguns casos, são submetidos a filas de espera ou conduzidos a outros locais que atendem a mesma especialidade.

A clínica conta com setor de audiologia para exames e consultas, e terapia fonoaudiológica focada na reabilitação da comunicação de crianças, adultos e idosos. Essas ações visam promover a pesquisa, avaliação, habilitação, aperfeiçoamento, reabilitação e recuperação das habilidades linguístico-comunicativas na população assistida.

Além disso, possui parceria com o Hospital PUC-Campinas que, por meio da disponibilização de fonoaudiólogos, oferece tratamentos destinados à saúde auditiva, tal como protetização de pacientes com deficiência auditiva.

Para validar o cadastro e estar apto à utilização do serviço, o paciente deve apresentar, além do encaminhamento médico, documentações específicas como RG, CPF, Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de endereço original.

SALA DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)

A Clínica conta com 6 salas para realização de exames Audiológicos (Audiometria, Logoaudiometria e Timpanometria). As salas são equipadas para a realização de exames de Processamento Auditivo Central (PAC) e reabilitação em cabine por meio do treino auditivo.

SALA 1

Neste espaço é realizado o exame de Emissões Otoacústicas (EOA), também conhecido como teste da orelhinha.

SALA 5

A sala está equipada para atendimento especifico às crianças por meio da avaliação Audiológica condicionada com Reforço Visual (VRA).

SALA DE TERAPIA

A Clínica conta com 12 salas para terapia, totalmente preparadas para atendimentos fonoaudiológicos nas áreas neurológicas, motricidade orofacial, fala, voz e fluência e deficiência auditiva. Os atendimentos são informatizados e registrados em prontuário eletrônico.