Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS


O Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas é responsável pelo Projeto de Cooperação Nacional e Internacional da Universidade, cujo objetivo é fomentar a troca de informações e a produção de conhecimento, incentivando a formação integral de discentes e docentes. Atualmente a PUC-Campinas possui 98 parcerias em diferentes países de todo o mundo, oferecendo diversos Programas de Intercâmbio.

O DRE trabalha na manutenção e diversificação de convênios de cooperação, na regulamentação do envio e acolhida de alunos e professores e na organização e coordenação dos programas de intercâmbio. Atua, ainda, como facilitador da experiência internacional dos estudantes, divulgando e promovendo palestras, apresentações, feiras e workshops que informem o aluno sobre cursos, programas e bolsas de estudos diversos, além de orientá-lo sobre como obter os documentos necessários para a realização do intercâmbio.

COIL (Collaborative Online International Learning)


O COIL (Collaborative Online International Learning) é uma modalidade de atividades que são realizadas através da colaboração entre uma instituição brasileira e uma estrangeira. Dessa forma, os alunos desfrutam de uma experiência de aprendizado internacional, como se fosse um intercâmbio sem sair da PUC-Campinas.

Por meio do COIL é possível trazer a oportunidade de desenvolvimento da competência intercultural para toda a sala de aula com atividades que se desenvolvem dentro dos componentes do próprio curso, possibilitando uma visão global sobre os assuntos tratados em sala e o contato com outros alunos de uma cultura diferente. Os projetos são desenvolvidos através de parcerias entre professores da PUC-Campinas e seus pares em instituições de países diferentes. As atividades podem ser realizadas em grupos mistos, compostos de alunos brasileiros e estrangeiros, formando perspectivas complementares, ou em grupos separados para estudos comparativos, trazendo visões diferentes sobre o mesmo assunto, a partir de perspectivas culturais e históricas particulares de cada país.

A PUC-Campinas possui parceria com a SUNY (State University of New York), precursora dos projetos COIL a partir da iniciativa do Prof. Jon Rubin, onde é mantido o SUNY COIL Center, que realiza feiras de parceria, além de treinamentos e capacitação para desenvolvimento de projetos COIL, contando com a participação de Instituições de Ensino Superior do mundo todo.

PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDOS PARA OS ALUNOS


O Programa de Intercâmbio é realizado a partir de Acordos de Cooperação entre a PUC-Campinas e universidades no exterior. A oportunidade oferece aos estudantes a possibilidade de estudar em uma instituição estrangeira pelo período de 6 meses a um ano.

O aluno interessado em participar do Programa deverá informar-se sobre as oportunidades e os editais abertos para o seu curso no site, e em seguida inscrever-se no Departamento de Relações Externas.
Para participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico, o estudante precisa atender a alguns requisitos prévios: estar regularmente matriculado, ter cursado, no mínimo, um (01) ano acadêmico (02 períodos) na PUC-Campinas e ter média aritmética geral igual ou superior a 7,0 (sete) no histórico escolar. Outros pré-requisitos podem ser definidos em edital.

O processo seletivo é aberto uma vez ao ano, entre os meses de dezembro e fevereiro, para intercâmbio no segundo semestre. É composto por duas fases: a primeira realizada pela PUC-Campinas, e a segunda, pela instituição parceira.
Apesar de o Programa de Intercâmbio Acadêmico abrir inscrições oficialmente uma vez ao ano, os estudantes devem ficar atentos às oportunidades de bolsas de estudos e vagas remanescentes, que podem ter processos abertos em outras épocas do ano.

Confira os Programas:


A escola Campus Magnolie oferece aos alunos regularmente matriculados na PUC-Campinas, funcionários e docentes descontos no total de 22% do valor dos cursos de Italiano de Curta Duração (2 semanas) e Intensivo de Italiano (4 semanas), ministrados em Castelraimondo, na Itália.

Realizado a partir de Acordos de Cooperção entre a PUC-Campinas e universidades no exterior, os alunos têm a possibilidade de estudar em uma instituição estrangeira pelo período de 6 meses a 1 ano. No período do intercâmbio, o aluno não paga as mensalidade da PUC-Campinas e nem da Universidade Estrangeira, mas deve arcar como todos os gastos da viagem, estadia e manutenção no país estrangeiro.

Essa associação oferece, em parceria com Universidades Estrangeiras, bolsas de estudos para alunos de Educação Física estudarem na Dinamarca por seis meses.

Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (em inglês: International Federation of Medical Students’ Associations) é uma organização não governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo. Um dentre os projetos desenvolvidos pelo IFMSA é o de suporte para intercâmbios clínicos e científicos de estudantes de medicina para países carentes em estrutura médica. O intercâmbio consiste na experiência de estágio voluntario com duração de um mês em que o aluno aprende e tem a oportunidade de praticar o conhecimento adquirido. O aluno participante deve arcar somente com a passagem aérea, alojamento e alimentação serão oferecidos pelo IFMSA.

Consiste na realização de um curso de Inglês na University of Victoria na cidade de Victoria no Canadá com opção de duração de 4 a 12 semanas. Aos alunos regularmente matriculados na PUC-Campinas e aos funcionários, será concedido um desconto de 30% no valor dos cursos que variam conforme o número de semanas optadas.

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965, oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

A PUC-Campinas apoia e é parceira do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, concedendo vagas em cursos da graduação.

Por este Programa já passaram diversos estudantes oriundos de países como: Cabo Verde, Peru, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cuba, Equador, República do Congo entre outros, que ingressaram nas mais diversas opções de cursos de graduação oferecidos pela PUC-Campinas.

Para mais informações sobre o Programa, consulte o site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores.

Alunos aprovados para participar do Programa na PUC-Campinas, deverão encaminhar um e-mail para dre@puc-campinas.edu.br , para orientações de chegada e  matrícula.

Parceria entre a PUC-Campinas e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Atualmente, contamos com a Leitora Profa. Sara González Bérrio, que desenvolve diversos trabalhos, em conjunto com o Centro de Linguagem e Comunicação visando à consolidação do conhecimento da cultura e do idioma espanhol na comunidade universitária

Atividades Realizadas pelo Leitor:
Prática de Formação
Cursos de Extensão
Palestras
Colaboração em Projetos
Curso Sequencial
Atividades Complementares

EDITAIS 


Abaixo, você pode conferir os programas que estão disponíveis para inscrição:

UNIVERSIDAD DE SEVILLA
UNIVERSITY OF WOLLONGONG
PUC-CHILE
UNIVERSIDADE JEAN PIAGET
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
UNIVERSIDAD MAYOR
UNIVERSIDAD DE PIURA
UNIVERSIDAD DE SAN BUENAVENTURA
PONTIFICIA UNIVERSIDAD JAVERIANA
UNIVERSIDAD CENTRAL
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE
UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI CAGLIARI
UNIVERSIDADE JEAN PIAGET
UNIVERSITEIT HASSELT
UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO
FUNDACIÓN UNIVERSITARIA LUIS AMIGÓ
UNIVERSIDAD DE VALPARAÍSO
UNIVERSIDAD DE SAN BUENAVENTURA
UNIVERSIDAD ANTONIO NARIÑO
UNIVERSIDAD DE PIURA
UNIVERSIDAD PONTIFICIA COMILLAS
UNIVERSIDAD MAYOR
AMERICAS PhD RESEARCH INTERNSHIP
Instituto Politécnico do Viseu
Instituto Politécnico de Viseu
Resultado Fórmula Santander
Universidad Católica de Temuco
University of Wollongong
Politecnico di Milano
Universidade Jean Piaget
Universidad de San Buenaventura
Universidad de Valparaíso
UNIVERSITEIT HASSELT
UNIVERSIDAD DE PIURA
Resultado Programa ISCA
Resultado Intercâmbios
UNIVERSITÉ JEAN MOULIN LYON 3
UNIVERSIDAD DE SEVILLA
POLITECNICO DI MILANO
UNIVERSIDADE JEAN PIAGET
INSTITUT CATHOLIQUE DE TOULOUSE
UNIVERSITEIT HASSELT
UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO
UNIVERSIDAD DE VALPARAÍSO
UNIVERSIDAD SANTO TOMAS
UNIVERSIDAD DE SAN BUENAVENTURA
PONTIFICIA UNIVERSIDAD JAVERIANA
UNIVERSIDAD DE PIURA
UNIVERSIDAD ANTONIO NARIÑO
UNIVERSIDAD MAYOR
UNIVERSITY OF WOLLONGONG
UNIVERSIDAD PONTIFICIA COMILLAS
Universidad Santo Tomas
Universidade Jean Piaget
Institut Catholique de Toulouse
Universidad Católica de Temuco
Universidad Mayor
Universidad de Piura
Universidad de San Buenaventura
Universidad de Valparaíso
Universidad Pontificia Comillas
Universidad Antonio Nariño
Universiteit Hasselt
Universidad de Sevilla

#PARTIU 


O programa #Partiu mostra um pouco das experiências dos estudantes da Universidade em seus intercâmbios.

O QUE É O INTERCÂMBIO


Intercâmbio é a troca de experiências, de aprendizado e de cultura. O processo envolve relações culturais entre povos de diferentes regiões ou países. Pode ser definido como a disposição de ir ao encontro do outro, em seu local de origem, levando o que se é, o que se sabe, as expectativas e os conhecimentos que detém, com o espírito de dar e receber. A partir disso se estabelecem trocas de vivência e de informações e, junto ao outro, a pessoa amadurece e compreende as diversidades e as diferenças.

É uma ação concreta de estudos, de busca de informações, de construção do conhecimento formal. Ao final do processo, o indivíduo volta acrescido de novas relações e valores, e pode colaborar para o bem-estar das pessoas de todo o mundo ao aplicar seus novos conhecimentos e maneiras de ver e ser a vida cotidiana. Influencia, assim, a família, os amigos e os ambientes educacional e profissional, o que resulta na construção de uma sociedade mais tolerante e fraterna.

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA


Trata-se de mais uma oportunidade de aprendizado, de estabelecimento de contato com novas culturas, de apropriação de novas informações ou novos formatos de entendimento do mundo, das pessoas e das coisas. Na sociedade moderna, que valoriza a capacidade de comunicação em diferentes línguas e códigos sociais e o estabelecimento de relações que envolvam diferentes modos de vida e valores, preza-se pessoas capazes de respeitar o mundo e as pessoas, e com elas aprender.

O intercâmbio é, hoje, uma estratégia de formação pessoal e profissional de amplo espectro, desejável para se obter sucesso em uma sociedade complexa, “sem fronteiras”, que exige do cidadão comportamento local/global, ou seja, que compreenda a parte e o todo. Em algumas áreas de formação, a experiência tem sido considerada como uma necessidade para melhor se posicionar no mercado de trabalho, havendo até mesmo a necessidade da internacionalização para o exercício profissional.

VANTAGENS


Complementação da formação humana, focada na troca de experiências e de conhecimentos;

Perfil diferenciado na busca de uma oportunidade de trabalho no mercado, na consolidação de uma posição ou mesmo no incremento da carreira;

Estabelecimento de uma ampla e compreensiva visão de mundo;

Fluência em um ou mais idiomas;

Agregação ou aperfeiçoamento concreto de novos conhecimentos, técnicas e habilidades;

Valorização do currículo socioprofissional;

Oportunidade de amadurecimento, proatividade e autodinamismo;

Realização de um sonho.

Notícias


Confira as últimas notícias.

FEIRA EDUCATIONUSA 2019
Season’s Greetings!
Cursos Intensivos de Inglês
O que são LL.M?
EducationUSA Academy
EducationUSA Academy 2018
EducationUSA: Código de Ética
EducationUSA: O que fazemos?
EducationUSA: Quem somos?
Bolsa de estudo nos Estados Unidos
Como funcionam os MBAs nos EUA?
Como funcionam os LLMs?
Education USA Academy 2018
Education USA Academy 2018
Palestra 09/11: Au Pair Day
Convite: Internacionalize-se!
Encontros Dialógicos – 23/11
Encontros Dialógicos – 28/10
Evento: Internacionalize-se!

ESCRITÓRIO EDUCATION
USA PUC-CAMPINAS


 

O Eduation USA é uma rede de centros de orientação presente em mais de 170 países, afiliada à seção de Educação e Cultura (Bureau of Education and Cultural Affairs) do departamento de Estado Norte-Americano. Os escritórios Education USA oferecem informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo em instituições de Ensino Superior acreditadas nos EUA.

Em Campinas, o Escritório Education USA PUC-Campinas está localizado no Prédio da Reitoria junto ao Departamento de Relações Externas (DRE).

PROGRAMA DE APADRINHAMENTO – BUDDY PROGRAM


O apadrinhamento de alunos estrangeiros vinculados ao Programa de Mobilidade Internacional tem como objetivo promover a integração dos alunos estrangeiros com os alunos da PUC-Campinas. O apadrinhamento é uma atividade voluntária e equivale a uma rica experiência de intercâmbio cultural sem sair do país. Os padrinhos são responsáveis por auxiliar o aluno estrangeiro durante sua estadia no Brasil. Ao fim do período de apadrinhamento, serão disponibilizados certificados de participação àqueles que cumpriram com suas obrigações junto ao Programa.

TRADUTORES JURAMENTADOS


Caso você tenha sido aceito na faculdade estrangeira da sua escolha, você precisará traduzir alguns documentos importantes. Essas traduções devem ser feitas pelos Tradutores Juramentados. Confira a lista completa de tradutores públicos e intérpretes comerciais matriculados na junta comercial do Estado de SP.

DEPOIMENTOS


Veja o que os alunos intercambistas da PUC-Campinas contaram sobre a experiência de morar em outro país:

Ângela Ap. Luiz

Universidad del Rosario (Colômbia)

“Antes de tudo, quero dizer que esse intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida, onde se cumpriu um sonho de infância, e pude viver o que sempre imaginei. Desde o início, com a preparação da viagem, até o último dia em Colômbia, tive a oportunidade de superar minhas expectativas, e ser mais forte a cada dia.”

Daniella Souza Fiore

Brandon University (Canadá)

“A viagem de ida foi tranquila e não tive problemas para me comunicar quando precisei. Quando cheguei ao Canadá, estava muito frio e, pela primeira vez, eu vi neve, o que eu achei incrível! Quando cheguei no Canadá, tudo estava pronto para a minha chegada – fiquei realmente surpreendida.”

DÚVIDAS FREQUENTES


Então clique no botão abaixo e confira as perguntas mais frequentes!

CONTATO


Local: o DRE está situado na Reitoria da PUC-Campinas – Campus 1
Horário: de segunda a sexta das 8h30 às 16h30 (mediante agendamento prévio)
Telefone: +55 (19) 3343-5844
E-mail: dre.atendimento@puc-campinas.edu.br