Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O espaço Mescla trata-se de uma iniciativa promovida pela PUC-Campinas com objetivo de estimular atividades de inovação e empreendedorismo.

O espaço é formado pelo Mescla Coworking e pelo Laboratório de Fabricação Digital.

Contato

E-mail: mescla@puc-campinas.edu.br
Local: Campus I – Prédio H-11

ESPAÇO COWORKING


O Mescla Coworking garante o suporte necessário para que empreendedores e startups desenvolvam e consolidem seus projetos e atividades. Composto de um espaço de trabalho e de colaboração com serviços e soluções integrados que facilitam a implementação de todo o projeto, da ideia inicial até o mercado. Além disso, o Ecossistema de Mescla conecta Universidade, empreendedores, grandes empresas, investidores e todos aqueles interessados em discutir e gerar inovação.

INNOVATION BOX


O Innovation Box viabiliza a inovação na sua empresa, promovendo o mindset ágil de maneira viável e estruturada para que isso ocorra simultaneamente em diversas indústrias. Reúne iniciativas que envolvem especialistas, tomadores de decisão, e inovadores em toda a cadeia de valor, capturando e fomentando sinergias para impulsionar soluções escaláveis.

Saiba mais

PROGRAMAÇÃO


Realizamos eventos semanais sobre inovação, tecnologia, estratégia de negócios, treinamentos para uso de equipamentos e metodologia, palestras, oficinas, workshops, hackathons, demonstrações, entre outros.

STARTUPS


O Mescla Coworking abriga empresas nascentes, essencialmente inovadoras e com caráter tecnológico, e empresas com aspectos inovadores significativos em seus modelos de negócio, que se assemelhem à missão e aos valores da PUC-Campinas.

Podem candidatar-se para residirem no Espaço Mescla membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), profissionais liberais ou empresas, já em atividade, com CNPJ constituído.

Para fazer parte, basta preencher o Formulário de Candidatura, que será avaliado pela Equipe de Análise do Espaço Mescla.

Formulário de Candidatura

Os custos referentes às posições também devem ser solicitados pelo e-mail mescla@puc-campinas.edu.br

COMO OS ALUNOS DA PUC-CAMPINAS PODEM PARTICIPAR ?


O Mescla Coworking é um espaço aberto para todos os alunos da PUC-Campinas, existem várias formas de participar:

  1.  Orientações para projetos
  2.  Programação semanal
  3.  Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas, (Motiv.se)
  4.  Programa de Aceleração da PUC-Campinas

1. Orientações para novos negócios

Você está com uma ideia para gerar um novo negócio ou uma startup, mas não sabe como começar? Agende um horário para conversar com nossa equipe no Mescla Coworking e receba orientações para iniciar o seu projeto, basta enviar um e-mail para mescla@puc-campinas.edu.br.

2. Programação semanal

O Mescla Coworking conta com uma programação semanal gratuita de palestras e workshops envolvendo o universo da inovação e do empreendedorismo. As atividades são abertas para todos os alunos da PUC-Campinas, sendo apenas necessário fazer inscrição no site. Fique atento(a) pois as vagas para cada atividade são limitadas.

3. Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas (Motiv.se)

A Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas (Motiv.se) é um evento semestral que objetiva estimular e valorizar a produção de projetos inovadores gerados por alunos e professores da Instituição que tenham produtos, serviços ou processos inovadores, com potencial de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da sociedade.

A Mostra é voltada para toda a comunidade acadêmica, alunos de graduação, pós-graduação e professores das diferentes áreas podem submeter projetos. Em cada semestre, são selecionados 40 projetos para apresentação.

Como participar
Para participar, basta preencher o Modelo de Apresentação, clicando aqui e depois, submetê-lo no Formulário de Inscrição, clicando nesse link.

4. Programa de Aceleração da PUC-Campinas

A PUC-Campinas oferece aos seus alunos, por meio do Mescla Coworking, um Programa de Aceleração de Startups, pensado para atender especificamente o público universitário. O Programa foi criado com o objetivo de ajudar projetos em fase inicial a crescerem e se tornarem negócios e startups estruturadas e em funcionamento, essa ajuda será dada de diversas formas: mentorias específicas, espaço físico, acesso a networking etc.

O processo de seleção de projetos e startups para o Programa de Aceleração será efetuado durante a Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas, (Motiv.se), sempre nos meses de maio e outubro, todos os anos.

Para participar da seleção não é preciso ter uma startup ou empresa com CNPJ constituído, mas apenas submeter um bom projeto para a Mostra de Inovação e Empreendedorismo e demonstrar muita vontade de aprimora-lo.

Os trabalhos serão observados no decorrer da Mostra, por meio da avaliação das propostas submetidos e também das apresentações feitas para a Equipe Mescla e também para os profissionais na Venture Hub, que estarão circulando no evento. Caso ocorram dúvidas, os participantes serão convidados para reapresentaram suas propostas para uma comissão formada pela Equipe Mescla e também para a Venture Hub.

Em relação a sua estrutura, o Programa de Aceleração é subdivido em duas fases distintas, sendo a primeira orientada por professores e profissionais da PUC-Campinas e a segunda fase, conduzida pela aceleradora Venture Hub.

Cada fase tomará um semestre letivo e oferecerá aos selecionados uma programação semanal de mentorias bastante intensa, dentro da qual serão feitas discussões, atividades em conjunto e atribuídas uma série de tarefas objetivando amadurecer seus negócios rapidamente.

Durante o período em que estiverem dentro do Programa de Aceleração, os alunos poderão utilizar toda a estrutura física do Espaço Mescla para realizar suas ações, desenvolver parcerias, fazer reuniões e gerar protótipos, quando necessário.

Maiores informações sobre o Programa de Aceleração de Startups da PUC-Campinas serão postadas no site do Espaço Mescla e também serão enviadas para toda a comunidade acadêmica da PUC-Campinas.

Startups Residentes


O Espaço Mescla oferece a possibilidade de interação entre ideias e pessoas capazes de orientar e potencializar negócios e o acesso a networking constante com a comunidade acadêmica da PUC, grandes empresas e potenciais investidores.

startup residente no Mescla também conta com outros benefícios:

  • espaços fixos de trabalho, sala de reunião e palco para apresentações;
  • acesso à internet Wi-Fi;
  • possibilidade de uso do endereço do Mescla Coworking como endereço fiscal e/ou comercial;
  • estacionamento.

Regulamento interno

Tendo em vista garantir uma convivência harmoniosa, bem como a definição de regras de acesso e de funcionamento do Espaço, o Mescla Coworking conta com um Regulamento Interno.

Este documento tem por objetivo alinhar as regras gerais de funcionamento e convivência em nosso espaço de trabalho, garantindo, assim, a harmonia e otimização do rendimento individual de todos os usuários.

Regulamento Interno

FabLab


Transforme sua ideia em realidade no laboratório de fabricação digital da PUC-Campinas

Sabe quando você tem um projeto incrível e precisa tirar do papel e validar sua ideia, mas não tem equipamento nem pessoal necessário para transformar em um produto físico para testar?

Conheça o Mescla FabLab da PUC-Campinas, um laboratório de fabricação digital completo, filiado à Rede MIT FabLab, que oferece máquinas, ferramentas, softwares e profissionais adequados para transformar sua ideia em realidade de maneira ágil. No Mescla FabLab nós trabalhamos em conjunto com você, tirando seu projeto do papel e o transformando em um modelo digital com os softwares mais utilizados na indústria.

O Mescla FabLab da oferece os serviços em sua estrutura de maneira flexível e simplificada para pessoas e empresas no Campus I da PUC-Campinas. Você só paga pelo tempo de uso das máquinas ou do espaço com as ferramentas. Temos impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadora CNC e dezenas de ferramentas para produção e acabamento de peças únicas, produzidas a partir de modelos digitais. Contamos com toda a infraestrutura de estacionamento, segurança, espaços colaborativos, praça de alimentação, além da qualidade e inovação, marcas reconhecidas da PUC-Campinas.

Venha mesclar sua ideia com a realidade no Mescla FabLab PUC-Campinas

E-mail: mescla@puc-campinas.edu.br
Telefones:
(19) 3343-5834
(19) 3343-5732
Local: PUC-Campinas – Campus I – Prédio H-11. Estacionamento em frente à biblioteca

Formulário de Projeto

Notícias Relacionadas


Vídeos Relacionados