Bolsas de Estudo, Descontos e Financiamento

DESCONTO IRMÃOS-GRADUAÇÃO

Desconto concedido em razão do vínculo familiar com outros estudantes da Universidade – Cursos de Graduação, com percentual de 5% (cinco por cento) destinado a cada irmão, regularmente matriculado e frequentando o mesmo ano civil, condicionado ao pagamento da parcela da anuidade até a data de vencimento (5º dia útil de cada mês).

Concessão de Financiamento CredIES da FUNDACRED

Serão oferecidos financiamentos em parceria com a FUNDACRED para os Cursos abaixo relacionados, limitado à disponibilidade orçamentária da PUC-Campinas, aos alunos regularmente matriculados.

Administração
Administração – Linha de Formação em Comércio Exterior
Administração – Linha de Formação em Logística e Serviços
Administração – Linha de Formação em Marketing e Inovação
Administração – Linha de Formação em Negócios Internacionais
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais – Bacharelado
Biblioteconomia
Ciências Biológicas – Bacharelado
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Ciências Sociais – Bacharelado
Design Digital
Educação Física – bacharelado
Enfermagem
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia de Software
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Farmácia
Filosofia – Bacharelado
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Geografia – Bacharelado
História – Bacharelado
Jornalismo
Letras: Português/Inglês – Bacharelado
Matemática
Medicina Veterinária
Mídias Digitais
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química
Relações Internacionais
Relações Públicas
Sistemas de Informação
Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação
Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
Turismo

Informações e simulação: https://www.fundacred.org.br/site/credies

Central de Relacionamento

4007-2302 (capitais e região metropolitana) | 0800-002-2302 (demais cidades) | WhatsApp: (51) 9 8959-0959

agreement

BOLSA PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS

CONVÊNIO PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação): A PUC-Campinas apoia e é parceira do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, concedendo vagas em cursos da graduação. Para mais informações sobre o Programa, consulte o site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores. Concessão de bolsa na mensalidade.

CONVÊNIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO (ACOLHIDA): O Programa de Intercâmbio – Modalidade Acolhida tem por objetivo possibilitar a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino nacionais e estrangeiras, que mantêm Acordo de Cooperação com a PUC-Campinas, o desenvolvimento de atividades acadêmicas na Universidade, conforme Plano de Estudos aprovado. Fazem parte desse Programa as IES Parceiras e Aluno Especial. Concessão de Bolsa Integral.

CONVÊNIO FDE - ESCOLA DA FAMÍLIA

Benefício vinculado ao Programa Escola da Família, destinado a alunos matriculados na Universidade, egressos da rede pública estadual, em atuação, nos finais de semana, na qualidade de bolsistas, em atividades socioeducativas que contemplem temáticas diversas, tais como: Saúde, Qualificação Profissional, Cultura e Esportes, Artes etc. e outras emergentes nas realidades específicas das unidades escolares da rede pública estadual. O programa é regulamentado por meio do Termo de Convênio com o Governo Estadual – FDE nº 54/00243/12/06. A gestão de vagas, a classificação, a seleção e o encaminhamento dos bolsistas às unidades escolares são realizados pelas Diretorias de Ensino de Campinas (Leste e Oeste). As atividades realizadas pelos bolsistas são acompanhadas pelos Educadores Profissionais presentes nas escolas. O linkde acesso às informações básicas sobre o benefício é: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/bolsa_universidade.html. Concessão de bolsa na mensalidade.

BOLSA PROUNI - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Benefício vinculado ao Programa Universidade para Todos, cujos critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício estão previstos na Lei no 11.096/2005, no Decreto no 5.493/2005 e na regulamentação expedida pelo Ministério da Educação disponível no site http://prouni.mec.gov.br/.

BOLSA VESTIBULAR SOCIAL

Benefício destinado a estudantes classificados no Processo Seletivo Social oferecido pela Universidade. Os critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício obedecem a normas internas e aos Editais do Processo de Seleção, divulgados anualmente no site da Universidade.

DESCONTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Fundo de Apoio à Iniciação Científica (FAPIC/Reitoria) é programa mantido pela Reitoria da PUC-Campinas, com os mesmos objetivos das bolsas de Iniciação Científica do CNPq, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) no site da Universidade.

BOLSA EXTENSÃO

Tem a finalidade de estimular a participação de alunos, dos cursos de Graduação, na execução de Planos de Trabalho de Extensão vinculados aos Projetos de Extensão dos docentes extensionistas da Universidade. Os processos de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas de extensão são feitos com base no Regulamento dos Planos de Trabalho de Extensão de Alunos e nos Editais específicos, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) no site da Universidade.

BOLSA PET (Programa de Educação Tutorial)

BOLSA PET (Programa de Educação Tutorial): benefício vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET –, desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  Os cursos que possuem este benefício são Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas e Enfermagem. As normas, os Editais e as orientações básicas sobre o Programa estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação no site da Universidade.

DESCONTO MONITORIA

Monitoria é a atividade discente, de âmbito acadêmico, alicerçada em projeto específico, que visa à dinamização do processo de ensino e de aprendizagem, propiciando condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência por parte do aluno-monitor. O desconto é concedido nas mensalidades e é destinado ao aluno que atua como monitor somente a partir do 3º período, conforme disciplinado em Resolução Normativa.

BOLSAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

BOLSA CAPES/PROSUP – Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Particulares: tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País; apoia as instituições com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo (mestrado e doutorado) para manutenção do aluno e taxas escolares. É regulamentada pela Portaria CAPES 181/2012, disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Portal PUC-Campinas, site da Universidade.

BOLSA CNPq (Mestrado e Doutorado): tem como finalidade apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e apoia com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, tanto para manutenção do aluno quanto para cobrir parte das taxas escolares; o repasse das taxas escolares é feito diretamente às instituições privadas sem fins lucrativos, exclusivamente para os cursos com conceito superior. (Resolução Normativa CNPq nº 017/2006), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Portal PUC-Campinas.

DESCONTO “STRICTO SENSU”: a Reitoria, como contrapartida institucional, concede 50% (cinquenta por cento) de bolsas de estudo aos alunos de todos os seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que, embora tenham sido aprovados no Processo Seletivo de Ingresso, não obtiveram bolsas provenientes das agências federais – CAPES e CNPq –, por insuficiência de cotas disponibilizadas por essas agências à PUC-Campinas; concede, também, o benefício àqueles que tenham obtido bolsa proveniente da agência estadual FAPESP. Informação na página de cada Programa.