Bolsas de Estudos e Financiamentos

 Como forma de garantir o acesso ao Ensino e democratizar a educação de qualidade, a PUC-Campinas oferece diversos tipos de bolsas e financiamento, a seguir discriminados:

Benefícios destinados a alunos regularmente matriculados, não portadores de diploma de curso superior que, dentre outros requisitos, atendam aos seguintes critérios socioeconômicos: renda per capita mensal familiar de até 01 (um) e 1/2 (meio) salário mínimo, para a concessão de bolsa integral, ou de até 03 (três) salários mínimos, para a concessão de bolsa parcial de 50% (cinquenta por cento); e patrimônio familiar compatível com a renda per capita.

  1. BOLSA PROUNI-PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS: benefício vinculado ao Programa Universidade Para Todos, cujos critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício estão previstos na Lei no 11.096/2005, no Decreto no 5.493/2005 e na regulamentação expedida pelo Ministério da Educação disponível no site http://prouni.mec.gov.br/.
  2. BOLSA VESTIBULAR SOCIAL: benefício destinado a estudantes classificados no Processo Seletivo Social oferecido pela Universidade. Os critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício estão previstos na Resolução Normativa PUC nº 013/11 (disponível na área logada do Aluno) e nos Editais do Processo de Seleção, divulgados anualmente, quando o caso, no site da Universidade.
  1. DESCONTO CRUZADO FUNCIONÁRIO: atende a funcionários e docentes da PUC-Campinas, com bolsa de 50% (cinquenta por cento) nas mensalidades para dependentes que estudem no Colégio de Aplicação Pio XII e/ou nos Cursos de Graduação da Universidade. Os funcionários do Hospital e Maternidade Celso Pierro também são beneficiados com 50% (cinquenta por cento) nas mensalidades somente para dependentes que estudem no Colégio de Aplicação Pio XII. Autorizadas pela Reitoria e Mantenedora.
  2. DESCONTO MONITORIA: atividade discente, de âmbito acadêmico, alicerçada em projeto específico, que visa à dinamização do processo de ensino e de aprendizagem, propiciando condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência por parte do aluno-monitor. É destinado ao aluno que atua como monitor somente a partir do 3º período, conforme disciplinado em Resolução Normativa vigente (disponível na área logada do Aluno). O Desconto é concedido nas mensalidades.
  3. DESCONTO ESTÁGIO NA PUC-CAMPINAS: Desconto concedido ao aluno visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, com o objetivo do desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho, conforme Lei nº 11.788, de 25 /09/2008. Desconto é concedido nas mensalidades. Disciplinado por Circular Interna.
  4. DESCONTO ESTÍMULO: concedido aos alunos para desenvolvimento de atividades oferecidas nas unidades internas da Universidade, a saber: Centro Interdisciplinar de Atenção ao Portador de Deficiência, Coordenadoria de Atenção a Comunidade Interna e Centro de Cultura e Arte, que não possuam características de estágio, disciplinados por Edital Interno das Unidades da Universidade. Desconto é concedido nas mensalidades.
  5. DESCONTO INTERNATO – Curso de Medicina: desconto de 10% (dez por cento) do valor da mensalidade, mais o valor compatível com o Vale-Refeição utilizado pela Instituição destinado somente aos alunos matriculados no Curso de Medicina, do 9o ao 12o períodos, por cumprirem atividades do Internato no Hospital e Maternidade Celso Pierro, como previsto no Projeto Pedagógico do Curso.
  6. CONVÊNIO SEMINARISTAS: concedida a alunos seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia, conforme convênio firmado com o Instituto Superior de Filosofia de Campinas (ISFIC). Desconto é concedido nas mensalidades.
  1. BOLSA EXTENSÃO: tem a finalidade estimular a participação de alunos, dos cursos de Graduação, na execução de Planos de Trabalho de Extensão vinculados aos Projetos de Extensão dos docentes extensionistas da Universidade. Os processos de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas de extensão são feitos com base no Regulamento dos Planos de Trabalho de Extensão de Alunos e nos Editais específicos, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) no site da Universidade.
  2. DESCONTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Fundo de Apoio à Iniciação Científica (FAPIC/Reitoria): programa mantido pela Reitoria da PUC-Campinas, com os mesmos objetivos das bolsas de Iniciação Científica do CNPq, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) no site da Universidade.
  3. BOLSA CAPES/PROSUP – Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Particulares: tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País; apoia as instituições com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo (mestrado e doutorado) para manutenção do aluno e taxas escolares. É regulamentada pela Portaria CAPES 181/2012, disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no site da Universidade.
  4. BOLSA CNPq (Mestrado e Doutorado): tem como finalidade apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e apoia com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, tanto para manutenção do aluno quanto para cobrir parte das taxas escolares; o repasse das taxas escolares é feito diretamente às instituições privadas sem fins lucrativos, exclusivamente para os cursos com conceito superior. (Resolução Normativa CNPq nº 017/2006), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no site da Universidade.
  5. DESCONTO “STRICTO SENSU”: a Reitoria, como contrapartida institucional, concede 50% (cinquenta por cento) de bolsas de estudo aos alunos de todos os seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que, embora tenham sido aprovados no Processo Seletivo de Ingresso, não obtiveram bolsas provenientes das agências federais – CAPES e CNPq, por insuficiência de cotas disponibilizadas por essas agências à PUC-Campinas; concede, também, o benefício àqueles que tenham obtido bolsa proveniente da agência estadual FAPESP. Informação na página de cada Programa.
  6. BOLSA – PÓS-GRADUAÇÃO: a Reitoria, como contrapartida institucional às bolsas atribuídas aos alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pelas Agências de Fomento, concede bolsa parcial (50%) e integral (100%) aos 3 (três) primeiros colocados nos Processos Seletivos de Ingresso nos cursos em fase de implantação, quando necessário.

DESCONTO LICENCIATURA: Descontos concedidos, na mensalidade, a todos os alunos dos Cursos de Licenciatura com percentuais diferenciados.

DESCONTO IRMÃOS-GRADUAÇÃO: Desconto concedido em razão do vínculo familiar com outros estudantes da Universidade – Cursos de Graduação, com percentual de 5% (cinco por cento) destinado a cada irmão, regularmente matriculado e frequentando o mesmo ano civil, condicionado ao pagamento da parcela da anuidade até a data de vencimento (5º dia útil de cada mês).

CONVÊNIO UNICAMP – Desconto aos Funcionários e dependentes interessados em Cursos de Extensão e Especialização da UNICAMP: desconto parcial de 10% (dez por cento), concedido na mensalidade a alunos funcionários da UNICAMP e a seus dependentes.

  1. CONVÊNIO FDE – ESCOLA FAMÍLIA: benefício vinculado ao Programa Escola da Família, destinado a alunos matriculados na Universidade, egressos da rede pública estadual, em atuação, nos finais de semana, na qualidade de bolsistas, em atividades socioeducativas que contemplem temáticas diversas, tais como: Saúde, Qualificação Profissional, Cultura e Esportes, Artes etc. e outras emergentes nas realidades específicas das unidades escolares da rede pública estadual. O programa é regulamentado por meio do Termo de Convênio com o Governo Estadual – FDE nº 54/00243/12/06. A gestão de vagas, a classificação, a seleção e o encaminhamento dos bolsistas às unidades escolares são realizados pelas Diretorias de Ensino de Campinas (Leste e Oeste). As atividades realizadas pelos bolsistas são acompanhadas pelos Educadores Profissionais presentes nas escolas. O link de acesso às informações básicas sobre o benefício: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/bolsa_universidade.html. Concessão de bolsa na mensalidade.
  2. BOLSA PET (Programa de Educação Tutorial): benefício vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET, desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  O cursos que possuem este beneficio são Arquitetura e Urbanismo/Biologia/Enfermagem. As normas, os Editais e as orientações básicas sobre o Programa estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação no site da Universidade.
  3. CONVÊNIO PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação): A PUC-Campinas apoia e é parceira do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, concedendo vagas em cursos da graduação. Informação sobre o Programa consulte o site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores. Concessão de bolsa na mensalidade.
  4. CONVÊNIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO (ACOLHIDA): O Programa de Intercâmbio – Modalidade Acolhida tem por objetivo possibilitar a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino nacionais e estrangeiras, que mantêm Acordo de Cooperação com a PUC-Campinas, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas na Universidade, conforme Plano de Estudos aprovado. Fazem parte desse Programa as IES Parceiras e Aluno Especial. Concessão de Bolsa Integral.

O QUE É?

Entende-se por crédito educativo, o empréstimo concedido aos estudantes para o custeio dos cursos de graduação.A PUC-CAMPINAS possui uma parceria de mais de 20 anos com a Fundação de Crédito Educativo – FUNDACRED. Trata-se de um programa de crédito educativo da FUNDACRED, destinado ao financiamento integral da anuidade de um determinado curso de graduação.

O Crédito Educativo FUNDACRED é um benefício que facilita a vida do estudante, permitindo que seu curso seja pago no dobro do tempo da sua duração.

COMO SOLICITAR O CRÉDITO?

O crédito Educativo – FUNDACRED é concedido aos estudantes da PUC-Campinas selecionados, que preencham as condições dispostas no Regulamento do Crédito Educativo. Para tanto, o aluno deverá fazer uma pré-inscrição, via Web, no site www.fundacred.org.br. O valor do Crédito Educativo não poderá exceder o preço da semestralidade/anuidade de cada curso, computados os eventuais reajustes contratuais previstos.

COMO É FEITO O REEMBOLSO?

O estudante pagará 50% do valor da mensalidade durante o curso e os outros 50%, no mês subsequente ao da conclusão do curso, em condições normais (tempo mínimo de curso). O empréstimo será atualizado pelo valor vigente, na PUC-Campinas, no mês de reembolso de cada parcela. A taxa administrativa é de 0,15% ao mês, ou seja, 1,8% ao ano.

  1. BOLSA PROTOCOLO SALARIAL: Bolsa de Estudo Integral, válida para os cursos de graduação, tecnólogos e sequenciais da Universidade concedida aos professores e funcionários da PUC-Campinas e seus dependentes, de acordo com critérios estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho. A solicitação e renovação do benefício são realizadas pela INTRANET, observando-se os procedimentos e prazos constantes informados na Divisão de Recursos Humanos.
  2. BOLSA CAPACITAÇÃO DOCENTE:  Bolsa de Estudo Integral, válida para os cursos de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu da Universidade concedida aos professores da PUC-Campinas, de acordo com critérios estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho. Concessão de bolsa na mensalidade.
  3. BOLSA CAPACITAÇÃO FUNCIONAL:  Bolsa de Estudo Integral, válida para os cursos de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu da Universidade concedida aos funcionários da PUC-Campinas, de acordo com critérios estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho. Concessão de bolsa na mensalidade.