Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos (NEC-DH) da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é um espaço de aprendizagem pelo chamado método clínico, que visa ao preparo do aluno para o exercício prático da litigância, a partir do contato com casos reais no âmbito da Assistência Judiciária Dr. Carlos Foot Guimarães, sendo uma extensão dela. Também, é vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica, órgão complementar da Faculdade de Direito da Universidade .

Ao NEC-DH incumbe a promoção do ensino clínico do aluno a partir do ensino da atuação envolvendo litígios estratégicos em todas as etapas extrajudiciais (mobilização, orientação e assistência social de vítimas, representação junto a instâncias não judiciais públicas e privadas, nacionais e internacionais, mediação, entre outras) e judiciais (ensino de ajuizamento e condução de ações nas instâncias judiciais nacionais e internacionais).

Frentes


Desde 2017, o Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos (NEC-DH) da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, visando ao preparo teórico de seus integrantes para manejo das atividades práticas, mantém estudos permanentes de temas de Direitos Humanos. O NEC-DH articula as seguintes frentes: igualdade racial, igualdade de gênero, imigração e moradia.

Além disso, destaca-se que, atualmente, o Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos também firmou projeto de parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUC-Campinas e com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, objetivando o Pacto Municipal pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos. Nessa oportunidade, desenvolve em conjunto Projetos Temáticos de Direitos Humanos.

Produções


  • Artigo NEC 2020
  • Anais NEC 2020
  • Publicação do informativo sobre alguns pontos dos aspectos do racismo e a legislação sobre o tema.
  • Anais/resumos 2023
  • Relatórios sobre o direito à moradia no Brasil e em Campinas, por estudantes do último ano da Faculdade de Direito durante estágio no NPJ

Contato


Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida
CEP 13087-571, Campinas, SP

Fone: 19 3343-5747 / 5768

hjs.direito-nec-dh@puc-campinas.edu.br

Notícias


Nenhuma atualização recente até o momento.