Estudantes da Engenharia de Controle e Automação trocam experiência de robótica com Universidade do Chile

Robôs criados na PUC-Campinas e na Universidade chilena Duoc UC respondem a comandos feito do outro país em mais um projeto do COIL

Alunos da Faculdade de Engenharia de Controle e Automação da PUC-Campinas estão participando de uma experiência diferente, sob a orientação do professor extensionista Francisco Salles Cintra Gomes – que também coordena o projeto de extensão “Eletricidade na sua casa com tecnologia e inovação”.

A iniciativa começou através do COIL, que é uma modalidade de ensino e aprendizagem criada na State University of New York (SUNY) pelo professor Jon Rubin, em 2006, e hoje é oferecida na PUC-Campinas. Na prática, ela consiste em trabalhos cooperativos desenvolvidos por grupos ou pares de alunos cursando componentes curriculares que possuem algum ponto de convergência em países diferentes. Tais trabalhos são desenvolvidos por meio de redes sociais e ferramentas de comunicação e aprendizagem a distância.

“O COIL é algo que veio para somar na formação integral do aluno. A PUC-Campinas está indo na direção certa da internacionalização. Para mim, nasceu como um convite para participar, fomos trocando ideia, os alunos se interessaram, participamos de uma reunião e fizemos contato com essa equipe do Chile. O aluno, além de estar aprendendo na sala de aula, ele pode ter a experiência da internacionalização, ter a troca de ideias com pessoas de outro país, outra cultura, e também ter a oportunidade de colocar em prática a parte técnica”, comentou o professor Francisco Salles.

A partir daí a PUC-Campinas e a universidade chilena Duoc UC começaram as conversas e desenvolveram robôs que pudessem ser operados pela equipe de outro país, a distância. “O controle do robô é feito por um aplicativo. A partir de pesquisas nossas, chegou-se em um aplicativo simples, que é operado pelo celular ou computador. Os alunos, com aprendizado de programação, foram desenvolvendo linhas de código para o aplicativo, para dar soluções e fazer que o robô funcionasse bem”, explica o professor.

Os estudantes da PUC-Campinas desenvolveram um robô cujo o braço pode ser controlado por aplicativo. A partir do programa, é possível pegar peças e colocar em outro local, conforme o comando e o direcionamento dado pelo app. Já o robô chileno é uma espécie de carro, com quatro rodas. Neste caso, é possível movimentar o veículo na direção pretendida através do aplicativo.

Na atividade on-line, realizada pelas equipes por meio de videochamada, a equipe da PUC-Campinas, daqui, conseguiu passear com o robô chileno pela universidade em que o veículo estava. Do outro lado, os chilenos conseguiram controlar o braço articulado do robô brasileiro e movimentar peças colocadas como teste.

“Em um primeiro momento a ideia era que pudéssemos fazer os robôs se comunicarem entre Chile e Brasil e que pudéssemos fazê-los movimentar. Depois começamos agregar outras coisas, outras operações, outros tópicos na robótica. A intenção é que o trabalho continue e que possamos acrescentar outras experiências”, comentou Oscar Agustín Loyola Valenzuela, docente da Escuela de Ingeniería.

Para os alunos, tem sido uma experiência diferente e bastante enriquecedora. “Tem sido muito gratificante essa internacionalização. É algo que tem agregado bastante para a minha carreira, como visão de mercado fora da Universidade, e também esse convívio com os colegas. E você quebra barreiras de comunicação, tendo contato com outra língua, isso tem agregado muito”, comenta o aluno Patrick Geraldi do Amaral.

“Tem sido bom pelas ferramentas novas que aprendemos no caminho e todo o conceito de IOT que vai estar muito presente no futuro, nas cidades inteligentes. Fazer as máquinas se conversarem é muito legal. Ver o aplicativo e o robô se conversando, isso é muito bonito de ver”, comentou o aluno Murilo Trevisan Scandiuzzi.

“Foi muito interessante. Eu mesmo não sabia como ia funcionar tudo isso e fiquei impressionado com a simplicidade de fazer. Comandar o robô lá no Chile foi uma coisa muito diferente. Consegui conhecer um pouco da universidade através do robô”, lembra o estudante Gabriel Henrique Alves Morelli.

Os trabalhos continuam. A ideia é que, no futuro, outras universidades possam fazer parte desse processo, quem sabe com novas ferramentas e novos robôs.

Participantes do projeto:

PUC-CAMPINAS

Francisco de Salles Cintra Gomes – Professor Extensionista (“Eletricidade na sua Casa com tecnologia e inovação”).

Alunos participantes do COIL

Carlos Fernando Mattos Do Amaral

Gabriel Henrique Alves Morelli

Murilo Trevisan Scandiuzzi

Patrick Geraldi Do Amaral

DUOC  UC  – CHILE

Prof. Oscar Agustín Loyola Valenzuela, Docente Escuela de Ingeniería.

Alumnos (4º ano) de Ingeniería en Electricidad y Automatización Industrial.

Disciplina: Robótica

Carlos Giacomeli