Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O Latin Legum Magister (LL.M) ou Master of Laws  é um diploma em Direito reconhecido no mundo inteiro e é um ótimo caminho para advogados que buscam uma carreira internacional.  O curso, que tem sido cada vez mais buscado por profissionais de direito, é uma especialização após a formação básica feita na pós-graduação nos Estados Unidos. Além de incrementar o currículo, quem cursa o LL.M. têm a possibilidade de, em alguns estados americanos, realizar o exame da American Bar Association, a OAB dos EUA.

LL.M é uma fantástica possibilidade de aprender e fazer networking. Os master em direito têm um ano de duração e são uma oportunidade de aprender sobre a lei americana e também melhorar suas capacidades comparativas. Os LL.M podem ser gerais ou especializados em assuntos como segurança cibernética ou lei do comércio internacional, por exemplo.

Law School Admission Council (LSAC) é uma plataforma na web usada pela maioria das escolas de Direito dos Estados Unidos para centralizar a admissão e inscrição dos estudantes de direito. Pela plataforma, você pode monitorar seu processo de inscrição e ter informações sobre os diferentes programas oferecidos nos Estados Unidos. Tudo em um lugar só. Para usar o LSAC, no entanto, há um custo. Algumas Law Schools oferecem descontos para o uso desta plataforma. Então, informe-se na Universidade onde você quer estudar.

É importante leva em conta o que você quer fazer: é um curso de especialização ou um curso que prepare você para o Bar Exam? Também é importante considerar quais cursos são oferecidos, se há possibilidade de experiência prática. Outro ponto a se pensar é quem são os professores, existe algum professor especial com quem você gostaria de ter aula? E o tamanho das turmas, você prefere ter aulas em cursos menores ou em turmas grandes? Esses e outros aspectos devem ser levados em conta na hora de comparar cursos para que você faça a escolha adequada aos seus objetivos.

Os custos variam de universidade para universidade e iniciam em US$ 25 mil por ano. Isso sem incluir as despesas com visto, alimentação, acomodação seguro-saúde, livros e transporte. Muitas escolas de direito nos Estados Unidos oferecem bolsas de estudos para alunos. Para saber mais sobre elas, informe-se no site do departamento de admissões da universidade onde você quer estudar. Também é importante ver se a Universidade tem alguma bolsa para alunos internacionais. Essas informações você encontra no site de cada instituição. Além disso, existem empréstimos especiais para estudantes e as universidades estão aptas a fornecer todos os documentos e o suporte para que você possa dar entrada neste tipo de empréstimo.

O primeiro passo é visitar o site do programa no qual você está interessado. Pelo site, você vai poder ver se o curso é muito estruturado ou se ele oferece muitas matérias eletivas e quais as matérias são oferecidas em cada term.

Isso vai depender do tipo de curso que você vai escolher na Universidade. Você pode fazer desde aulas genéricas até cursos bem específicos nos cursos de LL.M. Alguns cursos também são bem específicos para preparar os alunos para o Bar Exam.

Cada jurisdição tem suas próprias regras, o que, na prática, significa que cada Estado Americano tem uma resposta diferente para essa pergunta. No Estado de Nova York, um dos mais populares entre os alunos estrangeiros, estudantes dos cursos de LL.M podem ser elegíveis para prestar o Bar Exam. Passar nesse teste, no entanto, é só a primeira etapa para poder exercer a profissão nos EUA. Estudantes que queiram advogar nos EUA precisam passar por uma série de testes e certificações para poder advogar. Para entender melhor o processo, você pode acessar o site oficial do New York State Board of Law Examiners.

Em Nova York o exame é oferecido duas vezes por ano: em fevereiro e em julho. O processo para saber se você é elegível para fazer o exame em Nova York é longo e, nele, você deve enviar diversas informações sobre o seu background de educação antes do curso de LL.M. Uma boa dica é iniciar o processo para conferir se você é elegível assim que você souber que vai iniciar um LL.M nos Estados Unidos. Também é necessário saber se o seu LL.M tem as matérias e os créditos necessários para que você possa fazer a prova.

Em cada jurisdição, as regras são diferentes, então, é muito importante acessar o site oficial dos examinadores no estado onde você está interessado em fazer o Bar Exam. O Bar Exam é o exame mais difícil para advogados nos Estados Unidos, por isso, é necessário se preparar bastante e com muita antecedência.

Não existe a possibilidade de aplicar em dupla para LL.M ou qualquer outro curso nos Estados Unidos. Cada um de vocês, deve aplicar separadamente para os cursos desejados.

Fonte: http://educationusa.org.br/site/como-funcionam-os-llms/



DRE
29 de novembro de 2017