Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O INTERCÂMBIO DA PUC-CAMPINAS? CONFIRA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DOS ALUNOS!


Quando ocorrem as inscrições para os programas de intercâmbio acadêmico da PUC-Campinas?

As inscrições ocorrem no início de cada semestre para viajar no semestre seguinte. As vagas remanescentes poderão ser objeto de novo edital no semestre subsequente, para intercâmbio no início do ano seguinte. O período de inscrições varia de acordo com as datas das Universidades parceiras.

Quais são os pré-requisitos para me candidato ao programa de intercâmbio acadêmico na PUC-Campinas?

  • Estar regularmente matriculado;
  • Ter cursado, no mínimo, um (01) ano acadêmico (02 períodos) na PUC-Campinas (critério variável de acordo com o curso);
  • Ter média aritmética geral igual ou superior a 7,0 (sete) no Histórico Escolar;
  • Não apresentar em seu Histórico Escolar mais de 03 (três) reprovações;
  • Estar com sua situação financeira regularizada na Universidade;
  • Solicitar a sua participação no Programa de Intercâmbio nos prazos estabelecidos pelo Departamento de Relações Externas (DRE);
  • Possuir 18 anos de idade completos até a data de saída do país.

Como é o processo de seleção da PUC-Campinas?

O processo para os programas de intercâmbio é divido em 2 (duas) fases:

1ª FASE: Inscrição na PUC-Campinas

O aluno deve providenciar toda a documentação necessária listada nos editais. A partir deles, o DRE e a Diretoria da Faculdade de origem do estudante selecionam os candidatos com base no Histórico Escolar, Curriculum Lattes, atividades acadêmicas realizadas e possível entrevista. Depois de selecionado pela PUC-Campinas, o estudante deve participar de um segundo processo seletivo, na Universidade parceira.

2ª FASE: Inscrição na Instituição Parceira

O aluno deve providenciar toda a documentação necessária listada nos editais, que será enviada para análise da Universidade estrangeira, que decidirá pelo aceite ou não do candidato. O estudante só deverá iniciar os preparativos de viagem após o recebimento da Carta de Aceite.

OBS.: O prazo para o envio das cartas de aceite é de responsabilidade total da universidade parceira.

Como escolho as disciplinas? Poderá haver aproveitamento na Puc-Campinas das disciplinas cursadas no exterior?

A escolha das disciplinas fica a critério do aluno, que deve escolhê-las sob a orientação do Diretor da Faculdade. O Diretor da Faculdade é responsável por avaliar a possibilidade de aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior. É recomendado que o aluno escolha disciplinas do seu próprio curso.

Após o retorno, e da chegada do histórico escolar oficial o aluno poderá solicitar seu aproveitamento de estudos das disciplinas nas quais foi aprovado.

Para aproveitar as disciplinas cursadas no exterior, o aluno deve apresentar no Departamento de Relações Externas os seguintes documentos:

– Histórico Escolar Oficial + uma cópia simples
– Tradução juramentada do histórico escolar + uma cópia simples
– Critério de avaliação da IES Parceira (ex: 0 a 10)
– Nota mínima para aprovação (ex: média 5)
– Carga horária das disciplinas (Ex: 1 crédito = 20 horas/aula)
– Ementas completas das disciplinas (conteúdo programático, plano de ensino)

OBS: As ementas precisam ser traduzidas para o português caso não apresentem-se nos idiomas: inglês, espanhol ou português.

O pedido de aproveitamento demora cerca de 2 meses para ser finalizado e o aluno pode conferir se as disciplinas foram aproveitadas pedindo uma cópia do histórico escolar no CAA ou consultando o histórico analítico em sua área logada no site da PUC-Campinas.

Como ficará a minha matrícula durante o período que eu estiver em intercâmbio?

O aluno, durante o período que estiver em intercâmbio, ficará matriculado no status de “Matriculado em Intercâmbio” (MI).  A alteração de status é feita no sistema interno da PUC-Campinas, não disponível aos alunos. Vale lembrar que em hipótese alguma o aluno deverá trancar sua matrícula estando em intercâmbio, pois isso acarretará o cancelamento do mesmo.  Após o retorno, deverá efetuar a pré-matrícula na PUC-Campinas para o semestre subsequente.

E o pagamento das mensalidades?

Durante o período de intercâmbio, as mensalidades ficarão suspensas.

Qual é o custo de vida no exterior?

O custo de vida varia bastante por aluno. Em média, fica entre € 700,00 e € 1300,00 por mês na Europa (incluindo moradia, transporte local e alimentação). Deve-se considerar o dobro do valor para o primeiro mês.

Estes dados são baseados em depoimentos de alunos de 2016.

A PUC oferece bolsas de estudo no exterior?

Não. Tais convênios já foram criados de forma a beneficiar os alunos intercambistas. Propiciam a aceitação facilitada na Universidade parceira, bem como a isenção de diversas taxas internacionais. Todas as Bolsas divulgadas ao longo do ano pelo DRE são oferecidas à PUC-Campinas por Órgãos de Fomento externos e obedecem a regras específicas, estabelecidas em edital.

A universidade de minha escolha não é conveniada à Puc-Campinas. O que pode ser feito?

Para realizar intercâmbio em uma Instituição estrangeira não conveniada, primeiramente você deve entrar em contato com a Universidade de seu interesse e consultar o Departamento responsável quanto aos procedimentos para admissão de alunos intercambistas ou transferência internacional. Esse processo não será intermediado pelo DRE, porém estamos à disposição para ajudá-lo. Ressaltamos que, se a Universidade escolhida não possuir um acordo assinado com a PUC-Campinas, não há a possibilidade de aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas no exterior. Vale lembrar que pelo tempo que o aluno permanecer em intercâmbio sua matrícula com a PUC-Campinas deverá ser trancada dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico.

Qual a diferença entre o intercâmbio e a transferência internacional?

São dois modos diferentes de estudar no exterior. Intercâmbio refere-se ao aluno que deseja estudar por 1 (um) ou 2 (dois) semestres em uma Universidade estrangeira, devendo retornar, em seguida, à Universidade de origem para a retomada de seus estudos. Já a transferência internacional é o processo no qual o estudante decide tornar-se aluno da Universidade estrangeira escolhida, para finalizar seus estudos no exterior. Apenas a primeira opção é prevista para o Programa de Intercâmbio Acadêmico da PUC-Campinas.

Onde poderei me hospedar?

Há diversas possibilidades de hospedagem, pois existe um fluxo grande de estrangeiros em mobilidade nas Universidades com as quais a PUC-Campinas mantém Convênio. As opções oferecidas variam de acordo com a Instituição de destino, podendo variar de hospedagem no campus (em grande parte das instituições) até casa de família, república, albergue ou apartamento. A hospedagem, em alguns casos, é intermediada pela própria Instituição de destino.

Posso desistir de fazer o intercâmbio?

Sim. O aluno pode a qualquer momento realizar a desistência de seu intercâmbio, para isso é necessário enviar um e-mail ao DRE comunicando sua decisão. Vale lembrar que após a divulgação do resultado da seleção da PUC-Campinas o aluno que optar pela desistência deve ficar atento aos prazos para desistência sem aplicação de multa previstos em edital.

Quais os procedimentos para a emissão do visto de estudante?

O estudante aprovado no processo seletivo da PUC-Campinas deve aguardar o recebimento da Carta de Aceite, expedida pela Universidade estrangeira, para iniciar o processo de obtenção de Visto. Explicitamos que todos os procedimentos que concernem a emissão do documento devem ser consultados diretamente no Consulado do país desejado. Os trâmites de sua aquisição são de inteira responsabilidade do estudante, e sua expedição é de competência exclusiva do Consulado, não cabendo à PUC-Campinas qualquer interferência na outorga ou nos prazos estipulados para sua expedição.

É possível trabalhar enquanto faço intercâmbio?

Não. O portador de Visto de estudante não é autorizado o desempenhar trabalho no exterior.

Como faço para estender meu intercâmbio?

Para estender seu período de intercâmbio por mais 6 (seis) meses, o aluno deve realizar esta solicitação por e-mail ao DRE, que verificará a disponibilidade de vagas. Em caso afirmativo, o aluno deverá entrar em contato com o departamento de relações internacionais da universidade parceira confirmando o interesse em prorrogar seu período de estudos no exterior e verificar a documentação necessária e prazos para realizar sua prorrogação.

Posso me inscrever em mais de um edital?

Sim, é possível se inscrever em mais de um edital, mas o aluno não pode exceder o numero máximo de universidades previsto no edital, que são 4 (quatro).

Se já participei de um intercâmbio posso participar novamente?

O aluno pode participar de outro intercâmbio desde que atenda a todos os requisitos previstos em edital, e que não sejam dois intercâmbios com convênios de bolsa com o Santander.

Tenho mais dúvidas, o que faço?

Você pode entrar em contato com o DRE, presencialmente, por telefone e/ou e-mail.

O DRE está localizado no prédio da Reitoria no Campus I, realizando atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O e-mail para contato: dre.atendimento@puc-campinas.edu.br

Telefone/Phone: 55 19 3343-7261