PUC-Campinas recebe visita de representante da University of Richmond, dos EUA

Diretor de Língua Portuguesa da Universidade conheceu as estruturas oferecidas pela PUC-Campinas. Reunião é primeiro passo para parceria

O Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas recebeu nesta quinta-feira (20) o Diretor de Língua Portuguesa da University of Richmond, dos Estados Unidos, Dr. Dixon Abreu, para conhecer a estrutura da Universidade em Campinas e prospectar parcerias entre as duas instituições.

O encontro contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor, Prof. Dr. Padre José Benedito de Almeida David, do Coordenador do Departamento de Relações Externas, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, e outros integrantes do departamento, além de Carolina Trentini, que representou a Pró-Reitoria de Graduação.

O representante da universidade norte-americana teve a oportunidade de assistir um vídeo que apresentava um panorama geral da Universidade e depois conheceu pessoalmente os Campi I e II da PUC-Campinas.

As partes também conversaram sobre parcerias entre as duas universidades, visando oportunizar estudantes a vivenciarem experiências com outra língua e complementos curriculares desenvolvidos no outro país. O Reitor e o coordenador do DRE apresentaram muitos caminhos para que a parceria possa gerar frutos para os estudantes das duas universidades. Agora, as instituições irão alinhar os projetos para definir as formas de colaboração.

“Estou muito agradecido de estar aqui. A nossa intenção é criar oportunidades de parceria e experiência internacional para estudantes das duas universidades. Hoje, o nosso programa de português ainda é pequeno, mas estamos tentando expandir. Isso é parte desse diálogo que estamos tendo: como servir melhor os alunos da Universidade de Richmond e também os estudantes da PUC-Campinas. Tudo faz parte do projeto de internacionalização das duas universidades”, reforçou Dixon.

Internacionalização

A Internacionalização é um dos eixos estratégicos da PUC-Campinas. A Universidade não tem medido esforços para que, em diversas áreas, amplie a atuação e as oportunidades para que alunos tenham contato com outros países.

O DRE funciona na Instituição para oferecer esses serviços aos estudantes de graduação e pós-graduação, intensificando os projetos de internacionalização da PUC-Campinas, um dos eixos estratégicos da Instituição.

O departamento mantém na Universidade uma sede de um escritório do EducationUSA, uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA. Outro serviço é o Programa de Leitorado de Espanhol, que oferece aulas gratuitas de espanhol, ministradas por uma professora nativa da Espanha, aos alunos interessados no Curso de Extensão.

O DRE também atua com benefícios relacionados ao conhecimento de línguas estrangeiras através do oferecimento de exames de proficiência de língua inglesa, para comprovação do nível de conhecimento de inglês, tanto para um eventual programa de intercâmbio como para admissão em um curso de pós-graduação.

Já o Collaborative Online International Learning (COIL) permite que os alunos tenham a experiência internacional on-line de participar de um projeto de 4 a 8 semanas dentro de um componente curricular do curso, em conjunto com alunos de uma universidade estrangeira.

Além de universidades e centros de pesquisa, há parcerias realizadas diretamente com governos estrangeiros. Uma das mais ativas é com o Escritório da Província de Québec, no Canadá, que oferece oportunidades profissionais para egressos que desejam construir uma carreira internacional em um dos países com melhor índice de qualidade de vida do mundo.

Outro projeto importante é desenvolvido com a Coreia do Sul, que instalou em um espaço cedido pela PUC-Campinas no Campus I o Korea Corner, onde são ministradas aulas de coreano e realizados cursos, oficinas e apresentações culturais.

Carlos Giacomeli
20 de julho de 2023