Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Programa de Intercâmbio Acadêmico 2025 da PUC-Campinas está com inscrições abertas

As vagas previstas destinam-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação

O Programa de Intercâmbio Acadêmico (IES Parceria) 2025 da PUC-Campinas está com inscrições abertas para alunos e alunas regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade. Os aceitos no processo seletivo poderão dar continuidade aos seus estudos em instituições de ensino superior parceiras localizadas em vários países ao redor do globo ao longo do segundo semestre deste ano. O intercâmbio poderá ser prorrogado, posteriormente, por mais um semestre, mediante a disponibilidade de vagas e o aceite formal da instituição para qual o estudante se dirigirá.

Os interessados deverão realizar a sua inscrição até o próximo dia 18 de fevereiro. Para participar, além de estar regularmente matriculado, o aluno ou aluna tem de ter completado, no mínimo, um ano acadêmico em seu curso atual e, ter cursado até, no máximo, o penúltimo período. Além disso, é necessário possuir média aritmética geral igual ou superior a sete no Histórico Escolar; não apresentar em sua trajetória acadêmica mais de três reprovações; estar com a sua situação financeira regularizada na Universidade, caso não seja bolsista; possuir dezoito anos de idade completos até a data de saída do país; e ter proficiência comprovada no idioma do país de destino (exceto Portugal, cuja língua oficial, assim como no Brasil, é o português). Para mais informações sobre documentação, critérios de seleção e classificação, fases do processo seletivo e afins, acesse o edital e o formulário de inscrição, clicando aqui.

Para o coordenador do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, o programa de intercâmbio é mais uma das diversas atividades dentro do projeto de internacionalização da Universidade, “sendo uma oportunidade oferecida aos alunos de ter contato com uma cultura diferente. A mobilidade acadêmica possibilita conhecer uma nova visão sobre os assuntos que são vistos em sala de aula, com uma abordagem do ponto de vista dos profissionais de outros países, o que só enriquece a sua bagagem cultural e profissional. É uma internacionalização tanto para a PUC-Campinas como para o currículo do aluno que dela participa”.

Abaixo seguem as vagas disponibilizadas (para inúmeros cursos, conforme consta no edital) nas seguintes universidades (por país):

Chile
Universidad de Valparaíso

Colômbia
Universidad Antonio Nariño
Universidad Católica Luís Amigó
Pontificia Universidad Javeriana

Espanha
Universidad de Sevilla

França
École Supérieure d’Art de Grenoble

México
Universidad Marista de Mérida
Universidad de Monterrey

Peru
Pontificia Universidad Católica de Perú (PUCP)

Portugal
Instituto Politécnico de Bragança
Universidade Autónoma de Lisboa
Universidade do Porto
Universidade de Coimbra



Daniel Bertagnoli
10 de fevereiro de 2025