
PUC-Campinas recebe comitiva do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior de Moçambique
Visita promove troca de boas práticas em temas de ensino, pesquisa e inovação
No dia 19 de setembro, a PUC-Campinas recebeu a visita da Profa. Dra. Maria Luisa Lopes Chicote Agibo, docente da Universidade Rovuma, em Maputo (Moçambique), e presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ). Acompanhada pelos representantes do CNAQ, Maereles Ribeiro, Gestor de Qualidade e Jurista, e Tome Wilson, Gestor de RH, Planificação e Finanças, a comitiva esteve no Brasil para apresentar trabalho no XVII Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), em Campinas, e aproveitou a ocasião para conhecer de perto a infraestrutura e as iniciativas da PUC-Campinas voltadas à qualidade do ensino superior.
O grupo foi recebido no prédio da Reitoria pelo Coordenador do Departamento de Relações Externas (DRE), Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, e pelos Analistas de Relações Internacionais, Evandro Marcelino Martins e Luiza Stradiotto. Na sequência, com as presenças da Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, e do Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, foi realizada uma apresentação institucional sobre a estrutura organizacional da Universidade, seus cursos e programas, além de uma conversa sobre os temas de interesse da comitiva, que incluíram mecanismos de captação e diversificação de recursos para garantir a qualidade de ensino, projetos de promoção de empregabilidade de graduados, plataformas de ensino e aprendizagem online e mecanismos de garantia de qualidade acadêmica, bem como uma profícua troca de experiências sobre boas práticas de ensino, pesquisa e inovação.
“Receber a comitiva do CNAQ em nossa Universidade foi uma oportunidade valiosa de compartilhar experiências e, sobretudo, de aprender com diferentes perspectivas sobre qualidade no ensino superior. A visita reforça o compromisso da PUC-Campinas em manter um diálogo permanente com instituições internacionais, ampliando nossas práticas de inovação e ensino”, destacou o Prof. Rogério Bazi.
Durante a visita, os representantes puderam conhecer diferentes instalações do campus, incluindo o Mescla, a Biblioteca, o Korea Corner, o AIoT Lab, o Fab Lab, a Gerência de Serviços Acadêmicos, a Praça de Alimentação e o Manacás. Também visitaram o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB), onde foram recepcionados pessoalmente pela Comendadora Edna Almeida Lourenço e sua equipe, fortalecendo o diálogo sobre cooperação acadêmica internacional e a luta contra o racismo.
A Profa. Maria Luisa destacou a relevância da experiência: “Tivemos um encontro de acolhimento caloroso, típico dos irmãos brasileiros, e uma apresentação clara da missão e visão da PUC-Campinas. Visitamos as imponentes e modernas infraestruturas que, além de proporcionarem ambiente equipado para aulas, ensino, pesquisa e extensão, expressam de forma inequívoca a missão da Universidade: a formação humana integral norteada por valores e princípios ético-cristãos. Palavras são poucas para expressar o estupor que sentimos ao longo das visitas ao Mescla, ao Korea Corner, ao Manacás e, em especial, ao Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Carregamos entusiasmo e inspiração que esperamos compartilhar com as IES moçambicanas, mobilizando-as a desenvolver parcerias e a trocar boas práticas.”
A comitiva também demonstrou grande entusiasmo com os projetos de Objetos Educacionais Digitais (OEDs) desenvolvidos no Manacás, apresentados pela Profa. Dra. Cyntia Andretta. Durante a visita ao espaço, puderam conhecer algumas amostras exibidas na tela 360º da CAVE, ressaltando a inovação pedagógica promovida pela Universidade.
O encontro foi encerrado no Mescla, reforçando o compromisso da PUC-Campinas em promover parcerias estratégicas e contribuir para o desenvolvimento da educação superior em âmbito internacional.

