Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Bolsa de estudo nos Estados Unidos

A procura por bolsas de estudos nos EUA é quase tão grande quanto a procura por programas de estudo nos EUA. Por isso, queremos dar diretrizes que podem ajudar você a entender como elas funcionam, e como encontrá-las.

Primeiro, precisamos entender que, de modo geral, o termo “bolsa de estudo” amplamente usado no Brasil, pode se traduzir em diferentes em vários conceitos no inglês, dentro do contexo de estudar nos EUA dentre eles: grant, scholarship, assistantship, fellowship, financial aid. O nome da “bolsa” em si não fará diferença, mas precisamos entender que oportunidades estão disponíveis a cada nível de estudo.

Outra questão importante é entender quais os custos de estudar nos EUA.

Tuition É o custo da universidade.
Room and Board É o custo associado a moradia e alimentação.
Health Insurance É o seguro saúde, que é obrigatório para estudantes internacionais.
Fees São taxas administrativas ou de algum serviço oferecido.
Personal expenses São as despesas do dia-a-dia com roupa, entretenimento, celular, etc.
Books and materials São os custos de livros e materiais necessários.
Travel Custos com suas passagens a cada ano para estudar.

Cursos intensivos de inglês – para esses cursos é muito raro encontrar bolsas, mas há instituições que podem oferecer descontos para um determinado período do ano, ou caso o aluno decida fazer mais de um módulo. Também é importante considerar que a região/cidade do curso, pode ter uma influência direta no custo-benefício. Leia mais aqui.

Cursos de curta duração – aqui também não são comuns bolsas, pois esses cursos, de modo geral, são para aperfeiçoamento pessoal.

Graduação – na graduação há diversas oportunidades para bolsas, havendo um maior número de bolsas parciais do que integrais. Essas bolsas muitas vezes vem em forma de scholarships, quando são bolsas por mérito acadêmico, esportivo ou por outro talento, e financial aid, quando são concedidas por necessidade financeira. Leia mais aqui.

Mestrado – para programas de mestrado também é mais comum haver bolsas parciais do que integrais, então é importante pesquisar e entender exatamente o que a universidade pode oferecer de bolsa. Não é incomum, por exemplo, que o aluno só possa se candidatar a Assistantships ou Fellowships a partir do seu segundo ano de mestrado. Há ainda bolsas de fundações e instituições que podem complementar a bolsa. Leia mais aqui.

Doutorado – no doutorado há mais possibilidades de bolsas, pois também há um comprometimento maior do aluno com a universidade. Ainda assim, é importante verificar se o departamento onde pretende fazer o doutorado tem bolsas disponíveis. Leia mais aqui.

Fonte: http://educationusa.org.br/site/bolsas-de-estudo/

 



DRE
25 de maio de 2018