Como funcionam os MBAs nos EUA?

No Brasil o MBA é muitas vezes uma pós-graduação lato sensu. Nos EUA ele é um mestrado de 1 ou 2 anos. Um dos grandes destaques desse tipo de programa é a diversidade de pessoas na sala de aula e no campus.

• Universidades chegam a ter 30- 40 % de alunos internacionais
  • Esses alunos vêm de todos os continentes e de áreas profissionais diversas, enriquecendo as conversas e discussões na sala de aula e fora.
  • A cultura de sala de aula nesses programas é extremamente global e colaborativa.
  • Muitas pessoas procuram um MBA para mudança de profissão, e isso é totalmente possivel.

Outro grande diferencial é passar a fazer parte do Alumni Network (grupo de ex-alunos do programa) de milhares de pessoas após a conclusão do MBA é com certeza um dos grandes diferenciais quando comparado com os programas no Brasil.

Existem alguns tipos diferentes de MBA dependendo do tempo de experiência profissional e/ou propósito do aluno internacional:

• Full time
  • Executive
  • Global /Cross Continent Executive

A grade curricular dos programas de MBA é dividida em core classes (essas aulas são obrigatórias) e eletivas.O formato da aula muitas vezes é baseada em Case Studies além de palestras e aulas teóricas.

A flexibilidade de escolher as eletivas ajuda o aluno a focar na sua área de concentração ou especialização. Alguns exemplos são Empredendorismo, Private Equity, Consultoria, Mercado Financeiro, Mercado de Luxo, entre dezenas de outras opções. Essa áreas são escolhidas de acordo com o plano de carreira do aluno(a) para que ele(a) possa ingressar no mercado de trabalho com uma maior taxa de sucesso no final do programa.

Além de eletivas, muitas  universidades oferecem a chance de participar de projetos de consultoria nos EUA ou no exterior com empresas globais; intercâmbio com outras universidades, dupla diplomação, estágios de verão, programas focados em liderança, concursos com prêmios para começar sua própria empresa etc. E não vamos esquecer dos diversos student clubs.

Os requisitos mínimos para fazer um MBA geralmente são:

• O candidato(a) precisa ter nível superior -graduação de pelo menos 4 anos;
  • de 3 a 5 anos de experiência profissional,
  • inglês avançado ou fluente.

Alguns programas também buscam pessoas com experiênica com foco internacional e evidência de liderança no seu background.

A concorrência para as vagas nas universidades que são consideradas Top Business Schools nos rankings mundiais e é muito alta, portanto é extremamente importante que o candidato comece a se preparar para sua candidatura com um ano de antecêdencia. As escolas procuram perfis específicos portanto é fundamental traçar uma estratégia e conhecer bem as que você pretende aplicar. Por exemplo, existem programas em universidades menores ou menos conhecidas que são consideradas experts em algumas indústrias. Programas focados na indústria de energia, marketing esportivo, terceiro setor ou recursos humanos são alguns exemplos. Nesse caso se candidatar para  programas mais alinhados com sua experiência e seus objetivos profissionais lhe darão melhores chances de ser aceito .

Para o processo de admissão será necessário:

• fazer prova do GMAT ou GRE (mede suas habilidades quantitativas, verbal, de redação analítica e raciocínio integrado );
  • fazer o TOEFL ou IELTS (conhecimento de ingês);
  • traduzir o histórico da faculdade e/ou pós-graduação;
  • enviar seu currículo;
  • pedir duas cartas de recomendação;
  • preencher o online application;
  • escrever essays pedidas por cada universidade.

Em relação à financiamento, algumas universidades oferecem empréstimos para alunos internacionais admitidos com e sem co-signer americano. Existem ainda bolsas diversas por mêrito acadêmico. Os critérios incluem as notas da faculdade e os resultados do GMAT/GRE e TOEFL, além das motivações e experiência demonstrados nas demias partes do application.

Durante o curso de MBA , não é permitido trabalhar a não ser durante o estágio de verão. Esse estágio pode ser remunerado. Depois da conculsão do seu curso, o seu visto de estudante permite que você permaneça nos EUA por mais um ano  se conseguir uma vaga de trabalho, permitindo que você volte ao Brasil com seu diploma de MBA e ainda experiência profissional internacional.

Existem muitos motivos para fazer um MBA nos Estados Unidos, o importante é escolher as universidades que vão lhe proporcionar a melhor experência acadêmica e lhe dar as ferramentas para atingir seus objetivos profissionais.

Você pode começar sua pesquisa usando este site http://www.gradschools.com/programs/business-administration-management, e pode contar o Escritório EducationUSA PUC-Campinas para apoiá-lo(a) no processo.

Fonte: http://educationusa.org.br/site/como-funcionam-os-mbas/

DRE