Estudantes de pós-graduação da PUC-Campinas têm oportunidades no exterior

Universidade oferece convênios, parcerias, cursos e intercâmbios com instituições estrangeiras

Os estudantes de Pós-Graduação da PUC-Campinas contam com uma série de vantagens durante seus cursos, como acesso a pacote Office e outros aplicativos que possam ser úteis ao desenvolvimento de seus trabalhos, dissertações e teses, entre eles o que auxilia a detectar plágios e similaridades com textos de outras pesquisas e publicações científicas. A Universidade também oferece uma série de vantagens e possibilidades de desenvolver trabalhos no Exterior ou parcerias com pesquisadores, universidades e centros de pesquisas internacionais.

O Departamento de Relações Externas (DRE) funciona no prédio da Reitoria para oferecer esses serviços aos estudantes de graduação e pós-graduação, intensificando os projetos de internacionalização da PUC-Campinas, um dos eixos estratégicos da Instituição.

Clique aqui para acessar os cursos de pós em educação continuada

Clique aqui para acessar mestrados e doutorados

O DRE mantém na Universidade uma sede de um escritório do EducationUSA, uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA. O escritório do EducationUSA na PUC-Campinas oferece serviços de orientação para alunos que desejem continuar os estudos em uma universidade americana, incluindo correção de ensaios e currículos, procura de bolsa de estudos, lista de programas etc.

O Collaborative Online International Learning (COIL) permite que os alunos tenham a experiência internacional on-line de participar de um projeto de 4 a 8 semanas dentro de um componente curricular do curso, em conjunto com alunos de uma universidade estrangeira. Essas atividades podem acontecer tanto de forma síncrona como assíncrona, a depender do que for acordado entre os respectivos docentes.

A PUC-Campinas é conveniada com diversas Instituições de Ensino Superior que possuem programas de pós-graduação similares aos oferecidos aqui, o que dá a oportunidade de os alunos realizarem alguma vivência no exterior.

Também há parcerias com governos estrangeiros. Uma das mais ativas é com o Escritório da Província de Québec, no Canadá, que oferece oportunidades profissionais para egressos que desejam construir uma carreira internacional em um dos países com melhor índice de qualidade de vida do mundo.

Outro projeto importante é desenvolvido com a Coreia do Sul, que instalou em um espaço cedido pela PUC-Campinas no Campus I o Korea Corner, onde são ministradas aulas de coreano e realizados cursos, oficinas e apresentações culturais.

Na área de ensino de línguas, um serviço é o Programa de Leitorado de Espanhol, que oferece aulas gratuitas de espanhol, ministradas por uma professora nativa da Espanha, aos alunos interessados no Curso de Extensão.

O DRE também atua com benefícios relacionados ao conhecimento de línguas estrangeiras através do oferecimento de exames de proficiência de língua inglesa, nomeadamente TOEFL ITP e IELTS, ambos exames aceitos amplamente por Instituições de Ensino Superior no mundo todo, sendo seus resultados utilizados como parte da avaliação no ingresso em Universidades estrangeiras para comprovação do nível de conhecimento em língua inglesa, tanto para um eventual programa de intercâmbio como para admissão em um curso de pós-graduação.

Marcelo Andriotti
30 de maio de 2023