
PUC-Campinas entra para iniciativa da ONU voltada aos direitos humanos e a sustentabilidade
A Universidade agora faz parte de uma rede que conta com mais de 1.600 instituições de ensino do mundo todo
A PUC-Campinas, desde o último 30 de outubro, faz parte da United Nations Academic Impact – em tradução livre para o português, Iniciativa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI). O anúncio oficial saiu no último dia 17 de fevereiro. A ação reúne instituições de ensino superior comprometidas com o apoio e a promoção dos princípios e objetivos das Nações Unidas (ONU), incluindo a proteção dos direitos humanos, o acesso à educação, a sustentabilidade e a resolução de conflitos.

Apesar de a PUC-Campinas fazer parte da United Nations Academic Impact (em tradução livre para o português, Iniciativa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas – UNAI) desde 30 de outubro do ano passado, o anúncio oficial saiu somente no último dia 17 de fevereiro.
Desde 2010, a UNAI é constituída por uma rede mundial de universidades e afins que conectam estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores. São mais de 1.600 instituições localizadas em mais de 150 países e que alcançam cerca de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando diversidade global de regiões e riqueza temática de disciplinas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, Profa. Dra. Bruna Angela Branchi, responsável por acolher a solicitação realizada pelo Departamento de Relações Externas (DRE) de adesão da Universidade à UNAI – com o aval da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPE) – este ato fortalece a posição da Instituição no movimento global pelo desenvolvimento sustentável.
Ela comenta ainda que a rede UNAI conecta universidades comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, oferecendo uma plataforma para o compartilhamento de eventos, relatórios, pesquisas e experiências de ensino e extensão, além da divulgação de oportunidades de bolsas de estudo, conferências e outras iniciativas.
“Ao fazer parte da UNAI, a PUC-Campinas poderá divulgar as suas ações e eventos alinhados aos princípios das Nações Unidas, ampliando a visibilidade de suas iniciativas junto à comunidade acadêmica. Além disso, essa participação possibilitará o acesso a diversas oportunidades para docentes, pesquisadores, extensionistas e estudantes, fortalecendo a cooperação internacional e promovendo a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável dentro da Instituição”, esclarece a professora.
A partir de agora, para continuar como membro da UNAI, a PUC-Campinas precisa, no mínimo, desenvolver uma ação anual que promova os ODS ou outros princípios da Rede. Além disso, deve enviar, anualmente, um relatório que comprove as atividades relacionadas a um ou mais ODS e aos princípios da UNAI realizadas durante o ano. Esse relatório deve incluir informações quantitativas, como número de eventos, participantes, projetos de pesquisa concluídos ou em andamento, publicações de artigos, livros e afins, entre outros indicadores e informações qualitativas com a descrição detalhada de uma ou mais atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão desenvolvidas, evidenciando como essas ações contribuem para a promoção dos ODS e dos princípios da UNAI.

Formada em 2010, a UNAI é constituída por uma rede mundial de universidades e afins que conecta estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores. São mais de 1.600 instituições membros localizadas em mais de 150 países e que alcançam mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.
Ações alinhadas
Para fazer parte da UNAI, a PUC-Campinas precisou apresentar, inicialmente, a descrição da sua estrutura acadêmica e demonstrar que já desenvolvia ações alinhadas aos princípios da Rede. Para esse fim, de acordo com a professora Bruna, foram mencionados os cursos de Pós-Graduação em Sustentabilidade e em Direitos Humanos, as atividades de extensão ligadas ao movimento da ecologia integral (inspirado na encíclica Laudato Si’), além dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) e pelo Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas.
A partir de agora, porém, sobre como a Universidade irá se envolver na divulgação e participará dos projetos desenvolvidos pela ONU, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade explica que essa é uma estratégia que ainda está em desenvolvimento, mas que “é fundamental encontrar mecanismos eficazes para divulgar as atividades e eventos da rede UNAI para a nossa comunidade acadêmica. Será também importante reunir as ações realizadas pela PUC-Campinas ao longo do ano para que possam ser compartilhadas no site da Rede e, em seguida, integradas ao relatório anual, evidenciando a contribuição da Instituição na promoção dos objetivos das Nações Unidas”.
A ideia de participar
A ideia de inserir a PUC-Campinas na UNAI surgiu no ano passado, quando o Departamento de Relações Externas (DRE) tomou conhecimento de uma iniciativa da Rede relacionada à criação dos chamados Hubs de Desenvolvimento Sustentável (UNAI SDG Hubs) para o triênio 2025-2027.
“Nesse modelo, dezessete universidades de dezessete países ficam responsáveis por promover um dos dezessete ODS. Para o ciclo 2018-2024, o Brasil teve a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) como representante do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), enquanto que no ciclo 2025-2027, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, pertencente à Universidade de São Paulo (Esalq/USP), será a responsável pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 1 (Erradicação da Pobreza)”, comenta a professora Bruna.
Ela diz ainda que “o engajamento de uma universidade que se torna um hub é consideravelmente maior, assim como a sua visibilidade. No entanto, para participar dessa iniciativa, o pré-requisito essencial é ser membro da rede UNAI, o que motivou a decisão da PUC-Campinas de se associar ao grupo neste momento”.
- Para fazer parte da UNAI, a PUC-Campinas precisou apresentar, inicialmente, a descrição da sua estrutura acadêmica e demonstrar que já desenvolvia ações alinhadas aos princípios da Rede. Para esse fim, foram mencionados o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) (foto acima)…
- …os cursos de Pós-Graduação em Sustentabilidade e em Direitos Humanos, as atividades de extensão ligadas ao movimento da ecologia integral (inspirado na encíclica Laudato Si’), além dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Envelhecimento e Longevidade – Vitalità (foto acima).
Os dezessete ODS são, em ordem numérica: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.
Parcerias concretas
Sobre a constituição de parcerias concretas entre a PUC-Campinas e a UNAI, a coordenadora esclarece que, no momento atual, apesar de a PUC-Campinas estar somente no início de sua participação na Rede, “partimos de uma posição bastante sólida, pois as ações da Universidade já estão bem alinhadas aos princípios da UNAI. No entanto, acredito que os maiores desafios estejam na definição de estratégias eficazes para divulgar as oportunidades oferecidas pela UNAI para a comunidade acadêmica, bem como compartilhar as ações promovidas pela PUC-Campinas na Rede e no site da UNAI”.
Apoio do DRE
A entrada da PUC-Campinas neste grupo contou com a decisiva participação do Departamento de Relações Externas durante o processo. A professora Bruna ressalta que sem o apoio do DRE e de seu coordenador, o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, a elaboração e o encaminhamento da demanda de participação seriam “significativamente mais desafiadores”.
Ela encerra dizendo que a adesão da PUC-Campinas à UNAI é institucional, não limitada a programas, escolas ou unidades específicas e que “no documento enviado, está claramente especificado que a entrada na Rede reflete o compromisso da Instituição como um todo com os princípios da UNAI, abrangendo as suas ações de ensino, pesquisa e extensão”.