Parceiras da PUC-Campinas, universidades do exterior promovem mobilidade virtual com cursos de idioma à distância

Matrículas estão abertas para cursos de inglês e mandarim. Alunos, docentes e funcionários da PUC-Campinas têm desconto

Cursos à distância de inglês e mandarim, oferecidos por universidades estrangeiras que possuem parcerias com a PUC-Campinas, estão com matrículas abertas. Ministradas por docentes nativos, as atividades surgem como alternativa para a mobilidade acadêmica durante a pandemia, dadas as restrições de deslocamento adotadas mundo afora.

A “Internacionalização em casa”, idealizada para dar continuidade às atividades de mobilidade acadêmica, foi aderida pela Universidade, por meio de seu Departamento de Relações Externas (DRE), viabilizando o prosseguimento de experiências de intercâmbio aos estudantes, ainda que de forma virtual. A adequação dos convênios permitiu o estudo de disciplinas e cursos de idioma em outros países sem a necessidade de viajar ao exterior.

Com matrículas abertas até 13 de agosto, os cursos de mandarim estão sendo oferecidos, sob intermédio do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil-China (CIECBC), pelas universidades de Nanjing e Soochow, renomadas instituições chinesas na área de línguas. Os cursos têm duração de 4 meses e contemplam suporte de aprendizagem, material didático e certificação digital. Aos alunos da PUC-Campinas, que podem obter mais informações pelo site do CIECB, será concedido benefício de 50% de desconto no valor da matrícula. (Clique e saiba mais)

O curso intensivo de inglês, também ofertado remotamente pela University of Victoria, situada no Canadá, tem inscrições abertas até 10 de agosto. São 4 semanas de atividades, com 10 horas-aula por semana. Alunos, professores e funcionários têm desconto de 30% no valor do curso. Os detalhes estão disponíveis no site https://continuingstudies.uvic.ca/elc/programs/all.

Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas

O Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas é responsável por coordenar projetos de cooperação nacional e internacional da Universidade. Possui, atualmente, parcerias com 116 instituições (95 estrangeiras e 21 brasileiras) em 22 países, oferecendo diversos programas de intercâmbio.

O DRE atua na manutenção e diversificação de convênios de cooperação, na regulamentação do envio e acolhida de alunos e professores, e na gestão de programas de intercâmbio. É facilitador da experiência internacional dos estudantes, divulgando e promovendo palestras, workshops, feiras e apresentações que informem os estudantes sobre cursos, programas e bolsas de estudo.

Situado na Reitoria da Universidade, o DRE atende alunos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, mediante agendamento prévio. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3343-5844 e pelo e-mail dre.atendimento@puc-campinas.edu.br.

Vinícius Purgato
26 de julho de 2021