Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas recebe, pela primeira vez, evento global Science Days

Evento terá a presença de especialistas internacionais da área espacial, oficinas, palestras, talk shows e exposição na Universidade, nos dias 19 e 20 de março

A PUC-Campinas recebe, nos dias 19 e 20 de março, o evento Science Days, sucesso há muitos anos por trazer experiências únicas de tecnologia e conhecimento aeroespacial. O evento, idealizado e realizado pela Michaelis Foundation for Global Education, presidida por Jefferson Michaelis, apresentará atividades educacionais e de conscientização dinâmicas que buscam inspirar e entusiasmar os estudantes sobre a exploração do espaço e, de forma mais ampla, a importância da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) em nossas vidas.

A programação acontecerá no Campus I da Universidade, entre 9h e 16h30. Dentre as atividades programadas, estão bate-papos com nomes importantes na área, oficinas, jogos e shows de ciência, divididos por horários e áreas dentro do evento. As atividades serão comandadas pelo grupo organizador e também pela Universidade, que oferecerá diversas oficinas com temas ligados ao assunto. São esperados mais de 1.200 alunos e alunas de escolas da região de Campinas.

Entre os nomes de peso que estarão no evento, estão Michael Lester, cofundador da KSCIA International Space Academy e também membro aposentado da U.S. National Aeronautics and Space Administration (NASA); Jon Sopelak, instrutor principal da KSCIA International Space Academy; Davi Souza, que colabora para o desenvolvimento do setor de CEA e Agricultura Espacial no Brasil por meio de sua participação no Laboratório de Controle Ambiental (LCA), vinculado à Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI/Unicamp); José Carlos Filho, Country Manager – Latin America Division no KSCIA International Space Academy, desenvolvendo e coordenando programas educacionais ao redor do mundo com foco em “STEAM” e “Space Education”; Dr. Jose Ricardo Muniz, fundador, pesquisador e diretor-presidente da empresa R-Crio Criogenia S.A. – possui duas Cartas Patentes e mais seis patentes depositadas junto ao INPI na área de Bioengenharia, além de mais de 50 artigos publicados –, entre outros nomes.

“É uma grande satisfação ver o avanço desta incrível aliança entre o Science Days e a PUC-Campinas, onde, juntos, receberemos estudantes e educadores das escolas da cidade e da região para dois dias de muito aprendizado, diversão e inovação. Acredito firmemente que a Universidade é um espaço vital para o intercâmbio de ideias e o enriquecimento do conhecimento, e eventos como o Science Days desempenham um papel fundamental nesse processo. Em nome de toda nossa equipe, estamos ansiosos para contribuir e compartilhar insights valiosos com os participantes, principalmente sobre a área do “New Space”, fortalecendo ainda mais o compromisso da Fundação Michaelis em fomentar a cooperação entre os Estados Unidos e Brasil através da PUC-Campinas na busca pela excelência acadêmica e o desenvolvimento de novas oportunidades entre nossas nações”, disse Jefferson Michaelis, organizador do evento.

“Para nossa Universidade, receber o primeiro Science Days a acontecer na cidade é um grande privilégio, dado o potencial universitário de Campinas. Trazer um evento que aborda a ciência, especialmente a área de STEAM integrando os alunos, tanto da Universidade quanto os que ainda estão em idade escolar, possibilita abrir um novo horizonte, sobretudo ao trazer o assunto de forma prática e também lúdica. O ramo aeroespacial no Brasil, de forma geral, ainda é pouco explorado, embora tenhamos um grande potencial. O Science Days é uma forma de apresentar essa possibilidade a esses alunos e mostrar que atuar nessa área não é algo tão distante quanto parece, além de também apresentar a nossa Universidade como uma instituição capaz de fornecer esse conhecimento, pois, ademais das áreas tradicionais, a PUC-Campinas também tem se consolidado na vanguarda da tecnologia e da inovação. A parceria com a The Michaelis Foundation for Global Education também contribui de maneira muito significativa na nossa internacionalização, nos colocando em contato com instituições dos Estados Unidos e de organizações que são referências nesses segmentos, trazendo inúmeros benefícios aos nossos alunos ao possibilitar esse contato”, explicou o assistente de Relações Internacionais e organizador do evento pela PUC-Campinas, Evandro Marcelino Martins.

Quer conhecer todas as atrações? Clique aqui e confira a página especial do Science Days com a programação completa.

 



Carlos Giacomeli
11 de março de 2024