Relações Externas da PUC-Campinas participa de conferência sobre colaboração on-line internacional

Evento trouxe oficinas, painéis e conferências entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo

O Departamento de Relações Externas (DRE), da PUC-Campinas, participou do IV International Virtual Exchange Conference – IVEC 2023, evento internacional sobre Colaboração On-line Internacional (COIL), realizado em São Paulo, entre 30 de outubro e 1º de novembro.

Estiveram na conferência, representando a Universidade, o Prof. Dr. Carlos Augusto Amaral Moreira, da Faculdade de Administração – que tem atuado no desenvolvimento dos projetos COIL – , o Assistente de Relações Internacionais, Evandro Marcelino Martins e o coordenador do Departamento de Relações Externas, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, que participou de forma virtual.

A conferência trouxe, painéis, oficinas e outras atividades, com o objetivo de discutir e partilhar experiências sobre projetos colaborativos internacionais, modalidade posta em prática na Universidade em agosto de 2022.

O evento reuniu mais de 400 participantes, entre presenciais e remotos, de 41 países. Marcaram presença professores que atuam, diretamente, na realização e coordenação dos projetos COIL em suas instituições e também representantes da área de relações internacionais de instituições que estão realizando atividades de ensino colaborativas on-line internacionais.

Outro tema de do debate foi discutir propostas para ampliar o alcance dessa modalidade, que tem se tornado uma importante ferramenta de internacionalização dentro das instituições de ensino superior ao redor do mundo.

Dentre os participantes, esteve presente o criador do conceito COIL, Jon Rubin, que cunhou o termo COIL (Collaborative Online International Learning) dentro da State University of New York (SUNY). Hoje, a universidade abriga o SUNY COIL Center, uma rede mundial de instituições de ensino superior que realiza essa modalidade de atividade, da qual a PUC-Campinas faz parte, e participa ativamente de reuniões para compartilhar experiências e também buscar parceria para os projetos COIL.

“Um dos objetivos desse evento foi compartilhar as experiências de internacionalização em casa praticadas por diversas instituições de ensino superior ao redor do mundo. Também foi muito importante perceber que essa modalidade tem ganhado uma grande relevância para essas instituições, à medida que garante ao aluno o desenvolvimento da competência intercultural em sala de aula sem a necessidade de grandes investimentos, o que muitas vezes inviabilizaria uma mobilidade presencial. Dessa forma, o aluno pode obter uma experiência de desenvolver trabalho em equipe com o benefício adicional da experiência internacional e intercultural”, explica Evandro Marcelino Martins.

Carlos Giacomeli
9 de novembro de 2023