PUC-Campinas marca presença em conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional

Evento foi realizado entre 20 e 24 de abril, em São Paulo, e reuniu instituições de Ensino Superior de todo país

A PUC-Campinas participou da conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI 2024, que foi realizada entre os dias 20 e 24 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, com representantes de universidades de todo Brasil. O tema deste ano, destacado pelo evento, foi “Inviting for a new Journey” (convidando para uma nova jornada).

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, também participou da conferência, no dia 23 de abril. Na ocasião, foi realizado o President’s Day, uma conferência exclusiva para Reitores e Vice-Reitores de universidades públicas e privadas, com os debatedores Hilligje van’t Land, Secretária Geral da Associação Internacional de Universidades – IAU; Nicolas Patrici, Diretor de Desenvolvimento Estratégico do Observatório das Relações União Europeia e América Latina – OBREAL; Olusola Oyewole, Secretário Geral da Associação de Universidades Africanas – AAU; Denise Pires de Carvalho, Presidente da CAPES; e Cristina Montalvão Sarmento, Secretária Geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP.

Durante toda a programação, representaram a Universidade o Coordenador do Departamento de Relações Externas (DRE), Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, e o Assistente de Relações Internacionais, Evandro Marcelino Martins.

A Conferência FUBAI também é importante porque é a maior do país voltada para internacionalização de instituições de ensino superior. Por isso, atrai anualmente participantes de inúmeras instituições do Brasil, públicas, privadas e comunitárias, além de trazer também representantes de instituições estrangeiras, diplomatas de diversos países e representantes de governos estrangeiros da área da educação superior.

O tema de internacionalização das instituições de ensino superior foi trazido sob uma nova perspectiva, sobretudo dos países do sul global, com vistas a fortalecer o desenvolvimento das instituições dessa região. Também foi abordada a necessidade de que essa cooperação envolva os países do Norte global, no sentido de que esses países apoiem os demais com recursos, incentivando o crescimento dessas instituições.

As sessões paralelas trouxeram outros temas, como a cooperação regional, internacionalização da pesquisa, internacionalização em casa, assim como workshops voltados para a gestão dos escritórios internacionais e oportunidades de aproximação com agências de cooperação de diversos países como Austrália, França, Nova Zelândia, Estados Unidos da América e da província de Québec, no Canadá.

As delegações estrangeiras também buscaram uma aproximação das instituições nacionais, oferecendo reuniões e recepções exclusivas em consulados e outras localizações, como a recepção da qual a PUC-Campinas participou, a convite da delegação do governo do Estado de Victoria, na Austrália, que abriga um dos diversos campi da Australian Catholic University, na cidade de Melbourne, renomada instituição com a qual a PUC-Campinas já possui parceria.

Nessa edição do evento, a PUC-Campinas também iniciou as tratativas de ampliação do Acordo de Cooperação com a Universidade do Porto, em Portugal. “Além das vagas de mobilidade estudantil já existentes para o curso de Arquitetura e Urbanismo, teremos vagas de mobilidade também para estudantes das Engenharias”, afirmou o Prof. Carlos Pizzolatto.

“As conferências da FAUBAI são uma oportunidade ímpar que temos de poder estar frente a frente com parceiros internacionais com quem temos apenas um contato remoto. Isso possibilita, muitas vezes, expandirmos nosso relacionamento e trazer novas possibilidades para nossos alunos. Também temos a chance de realizar um benchmarking junto com outras instituições, no sentido de entendermos como cada um de nossos colegas está trabalhando a internacionalização dentro de sua instituição. É uma ocasião na qual é possível ensinar, aprender e desenvolver novos projetos em conjunto, mudar nosso olhar sobre a internacionalização e, assim, podermos avançar cada vez mais dentro da nossa instituição”, ressaltou o assistente de relações internacionais, Evandro Martins.

Carlos Giacomeli
25 de abril de 2024