Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

O Programa de Apadrinhamento Universitário é coordenado pelo Departamento de Relações Externas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e tem por intuito dar apoio aos estudantes estrangeiros que chegam à Instituição para desenvolverem estudos de Graduação e Extensão.

OBJETIVOS

O Programa tem dois objetivos principais: ele visa auxiliar o estudante estrangeiro em sua fase inicial de adaptação ao Brasil e à vida acadêmica na PUC-Campinas, fazendo com que se sinta parte da comunidade; e visa igualmente proporcionar ao Padrinho a possibilidade de contato com alunos de outras culturas.

Dado o objetivo estabelecido, estão listadas abaixo as atividades a serem desempenhadas pelo padrinho.

ATIVIDADES DOS PADRINHOS

1) Acompanhar o estudante estrangeiro, na medida do possível, nos primeiros dias de aula, para apresentar-lhe a Secretaria Acadêmica de seu curso, Praça de Alimentação ou restaurante do Campus, Biblioteca e Departamento de Relações Externas.
2) Apoiar o estudante, ensinando-lhe atividades da vida cotidiana, como fazer compras, fazer ligações telefônicas, pegar ônibus, dentre outras.

Atividades opcionais que os padrinhos podem desempenhar caso tenham disponibilidade:
1) Receber o estudante estrangeiro no aeroporto ou rodoviária e levá-lo ao local por ele reservado para sua estadia.
2) Acompanhar o aluno estrangeiro à Polícia Federal para retirada do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).
3) Auxiliar o apadrinhado a encontrar um local para morar durante seu período de intercâmbio.

ATIVIDADES DOS APADRINHADOS

1) Fornecer ao padrinho os detalhes sobre sua chegada a Campinas.
2) Apresentar ao Padrinho o sistema educacional de seu país e outras informações pertinentes sobre sua Instituição de origem.

PARTICIPANTES

A seleção dos padrinhos caberá ao Departamento de Relações Externas. Estão aptos a participar do Programa todos os alunos regularmente matriculados na Instituição.

Para a seleção dos padrinhos, serão levados em conta os seguintes elementos: curso de origem do padrinho e de destino do apadrinhado, conhecimento de algum idioma falado pelo apadrinhado e prévio envolvimento nas atividades organizadas pelo DRE.

INSCRIÇÃO

O estudante da PUC-Campinas interessado em participar do Programa deve enviar por e-mail ou pessoalmente ao DRE a Ficha de Inscrição devidamente preenchida.

OBSERVAÇÕES

1) As atividades desempenhadas pelo aluno da PUC-Campinas serão de caráter voluntário.
2) O padrinho não possui nenhuma responsabilidade financeira para com o aluno estrangeiro, nem de hospedagem.
3) Após a seleção, o padrinho será avisado e convidado a participar das atividades promovidas pelo DRE com alunos intercambistas.

COMO PARTICIPAR?

O apadrinhamento é uma atividade voluntária que todo aluno regularmente matriculado pode se candidatar e participar. Os interessados deverão preencher o formulário abaixo.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Identificação Pessoal:

Nome do estudante*

Curso de graduação*

RA*

Campus:

Foto 3x4*

Contatos:

Celular

Outras Informações:

Idioma Estrangeiro (caso tenha conhecimentos em outros idiomas, indique-os abaixo):

Idioma: Espanhol - Nível:
Idioma: Inglês - Nível:

Outro: Nível:

Já fez Intercâmbio? Para onde?

Descreva brevemente seu perfil (gostos e atividades praticadas):

Coloque o link do seu perfil nas redes sociais:

Disponibilidade para apadrinhar (marque os meses que estará disponível):

*Campos obrigatórios

Em casos de dúvidas, envie um e-mail para:
dre@puc-campinas.edu.br.