Faculdade de Direito da PUC-Campinas firma acordo com a Organização dos Estados Americanos

A Faculdade de Direito da PUC-Campinas firmou um acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), no último dia 18 de setembro, representada pelo Secretário Geral da OEA, Luis Almagro, com a assinatura de um memorando de entendimento entre a  Organização dos Estados Americanos e a Reitoria da PUC-Campinas.

O documento prevê que as partes se comprometem a difundir o Direito Internacional, o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Sistema Interamericano; desenvolver e participar de projetos de cooperação nas áreas jurídicas, particularmente com fins de ensino e para a capacitação de profissionais e futuros profissionais nas áreas afins da organização; organizar e participar conjuntamente de atividades de cooperação, com foco no intercâmbio de experiências e na criação de diálogo entre a academia e os diversos órgãos da SG/OEA, com particular ênfase no Comitê Jurídico Interamericano – CJI; e organizar e participar de conferências, seminários, mesas redondas e outros eventos relacionados ao Direito Internacional.

O acordo foi negociado pela Faculdade de Direito, com intermediação da professora pesquisadora Renata Alvares Gaspar e do Departamento de Relações Externas, que operacionalizou a viabilização do acordo. O convênio será gerido pela Direção da Faculdade de Direito. Para o Diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, professor doutor e pesquisador Peter Panutto, “trata-se de iniciativa impar que colocará nossa Faculdade de Direito em posição de destaque no cenário internacional, para além da importância que já temos no cenário nacional. Somos a primeira Faculdade de Direito não pública do Brasil a firmar este convênio com a OEA, o que certamente abrirá oportunidades para alunos e professores no âmbito do Direito Internacional”.

Para a professora doutora e pesquisadora Renata Alvares Gaspar “será uma oportunidade maravilhosa para os professores e alunos da Faculdade de Direito da PUC-Campinas realizarem projetos em conjunto com a OEA no tocante ao desenvolvimento de assuntos jurídicos relacionados às mais diversas áreas do direito internacional e, com isso, assumir um papel de destaque junto a esta Organização Internacional, que para as Américas, desempenha papel subsidiário ao da ONU. Por fim, isso permitirá que nossos alunos possam participar dos cursos oferecidos pela OEA”.

Para o coordenador do Departamento de Relações Externas, professor e pesquisador Douglas Ferreira Barros, “esse acordo abre espaço para diferentes atuações para as Faculdades, desde estágios até projetos de pesquisa. Além da possibilidade de receber profissionais  e representantes da OEA para cursos e outras atividades acadêmicas tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação”.

Silvia Perez de Freitas
1 de novembro de 2017