Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

2019 Australia-Americas PhD Research Internship Program

Departamento de Relações Externas divulga normas do programa de bolsas de doutorado na Austrália

 

O Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas divulga o programa Australia-Americas PhD Research Internship para estudantes que desejem fazer o estágio doutoral no país da Oceania.

O programa Australia-Americas PhD Research Internship é uma iniciativa do Governo Australiano, em parceria com o Conselho Australiano para a Educação Internacional (ACIE) e a Academia Australiana de Ciências (AAS), implementada no contexto da “Estratégia Nacional da Austrália para Educação Internacional 2025”.

Trata-se de um programa de estágio doutoral de pesquisa para estudantes de 1º, 2º e 3º anos de doutorado, nos campos de ciências naturais e biológicas, tecnologia, engenharias, matemática, ciências da saúde e educação. Por meio de estágios de oito a doze semanas em instituições australianas de ensino superior e pesquisa, os participantes terão uma experiência internacional em seus projetos de pesquisa, ademais de ter a oportunidade para construir parcerias colaborativas com a Austrália, desde o início de suas carreiras como pesquisadores.

O edital de seleção para a edição de 2019 do programa deverá ser lançado em janeiro de 2019. Fique atento!

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

 Serão ofertadas 5 (cinco) bolsas integrais para estudantes de doutorado da rede PUCBR das áreas acima descritas. A seleção para o programa ocorrerá em duas fases, e será baseada no mérito acadêmico do proponente e no mérito científico da proposta. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

    • Possuir a nacionalidade brasileira.
    • Não ser cidadão australiano, ou ter dupla cidadania australiana, ou residência permanente na Austrália.
    • Estar cursando o 1º, 2º ou 3º anos de doutorado nas áreas das ciências exatas, tecnologia, engenharias, matemática, física, ciências médicas e da saúde, e educação em uma das universidades da Rede PUCBR.
    • Possuir fluência no idioma inglês em nível satisfatório, que permita acompanhar o programa com sucesso e posteriormente publicar artigos científicos, o que poderá ser verificado em etapa final de seleção por meio da entrega de certificados de exames internacionais reconhecidos (IELTS, TOEFL, CAE, PTE, conforme pontuação constante do Anexo III) ou de entrevistas individuais.
    • Ter sido aceito(a) por uma instituição de ensino superior australiana – universidade ou instituto de pesquisa – comprovado através da apresentação da carta de aceite da instituição de destino ou de e-mail do professor anfitrião responsável.
    • Possuir suporte formal do orientador brasileiro, comprovado através de carta de indicação.
    • Estar ciente da necessidade de fornecer todos os documentos que venham a ser solicitados dentro dos prazos.
    • Ter disponibilidade para, após o retorno ao Brasil do período de imersão, participar de atividades acadêmicas (a exemplo da realização de palestras, seminários, mentoria ou docência) visando ao compartilhamento da experiência internacional, o que deverá ser acordado com a área internacional de cada PUC.
    • Não ter sido beneficiado por esta bolsa anteriormente.

ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE DESTINO

Os candidatos interessados são convidados a entrar diretamente em contato com pesquisadores/instituições australianas a fim de submeter o projeto de pesquisa e obter o aceite necessário para o processo de inscrição. O Australian Research Council (ARC) possui uma base de dados que permite a consulta de projetos e linhas de pesquisa, além de pesquisadores patrocinados pelo ARC nas universidades australianas desde 2001.  A consulta é pública e pode ser feita através do link http://www.arc.gov.au/funded-grants.

Alternativamente, o uso de contatos já existentes entre pesquisadores das PUCs brasileiras e colegas/colaboradores australianos é altamente recomendado.

 



Silvia Perez de Freitas
20 de dezembro de 2018