Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas recebe visita de Reitor de universidade argentina e alinha parceria

Jorge Fabián Calzoni, Reitor da Universidade Nacional de Avellaneda, de Buenos Aires, foi recebido pelo Reitor da PUC-Campinas, por pró-reitores e membros do DRE

O Reitor da Universidade Nacional de Avellaneda, de Buenos Aires, Jorge Fabián Calzoni, esteve na PUC-Campinas na última semana, acompanhado da Secretária de Pesquisa e Vinculação Tecnológica e Institucional, Patrícia Domench; e do Assessor Especial em Relações Internacionais, Santiago Tangir. Eles foram recebidos pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; por pró-reitores e integrantes do Departamento de Relações Externas (DRE).

No primeiro dia de visitas, na quinta-feira (20), eles conheceram as estruturas do Campus I da PUC-Campinas, os programas desenvolvidos pela Instituição e o Hub Gastronômico, onde participaram de um almoço. No período da tarde, a equipe do DRE, composta pelo coordenador, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, e o analista de relações internacionais, Evandro Marcelino Martins, realizou uma apresentação geral sobre a Universidade e, na sequência, os visitantes foram apresentados aos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, e à Extensão, por meio das exposições da Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta; da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira; e do Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi. A diretora de inovação, Dra. Diane Teo de Moraes, discorreu sobre as atividades e parcerias desenvolvidas no Mescla.  Logo após, a comitiva argentina visitou o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiro Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB), o Korea Corner, o Laboratório de Cibersegurança e, também, o AIoTLab.

“Temos avançado em muitas frentes em parcerias com universidades, institutos e empresas brasileiras e multinacionais dentro das finalidades da universidade. Para nós, no contexto do Mescla, a visita da Universidade Nacional de Avellaneda também permitiu identificar oportunidades para construção de projetos que consideram transferência de tecnologia para a indústria e diferentes mercados, temas que são caros para ambas as instituições, com avanços nas suas áreas e um ganho enorme para a sociedade”, afirmou a Dra. Diane Teo de Moraes.

Na sexta-feira, a comitiva argentina foi recepcionada pelo Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva, gerente do Campus II, que apresentou a estrutura da Escola de Ciências da Vida (ECV) e o Hospital PUC-Campinas. “Os visitantes ficaram bastante impressionados tanto pelo número de laboratórios como pelos equipamentos de ponta disponíveis para as atividades práticas”, disse o Prof. Carlos Pizzolatto, que acompanhou a comitiva em sua visita ao Campus II.

No período da tarde, de volta ao Campus I, foi assinado o Acordo Amplo de Cooperação entre as instituições. O objetivo é identificar programas, projetos e atividades que possam ser desenvolvidos em participação mútua e também promover a troca de experiência entre as duas instituições.  Foram feitas propostas de cooperação, como cursos em eixos estratégicos para ambos os países, mobilidade em cursos em comum e colaboração entre centros de pesquisa.

“A internacionalização é um dos eixos estratégicos da PUC-Campinas. Ter a parceria da Universidade Nacional de Avellaneda certamente irá contribuir para que nossos estudantes possam trocar experiências, desafios, soluções e também para que possam ampliar a visão de mundo e da área de atuação das carreiras que escolheram. Para a Universidade, é mais um parceiro importante, que traz novas possibilidades de conexão”, disse o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“O início do trabalho conjunto entre a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e nossa Universidade Nacional de Avellaneda, cristalizado na assinatura deste primeiro convênio, representa uma oportunidade de fortalecer os laços entre nossos dois países em termos acadêmicos, culturais e produtivos. Assim, estamos comprometidos em promover a pesquisa, o intercâmbio de conhecimento e o treinamento conjunto em cursos de graduação e pós-graduação. Esse esforço colaborativo visa não apenas causar impacto no campo da educação, mas também promover a integração regional e o fortalecimento das relações bilaterais, além das eventuais conjunturas políticas. O objetivo principal é beneficiar nossos alunos e aprimorar o desenvolvimento internacional de ambas as instituições, mas também acreditamos que o Brasil é um parceiro estratégico permanente para a Argentina e estamos comprometidos em traduzir essa importância em hierarquia dentro do mundo acadêmico de nosso país”, afirmou o Reitor Jorge Fabián Calzoni, da Universidade Nacional de Avellaneda.



Carlos Giacomeli
26 de março de 2025