Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Projeto de estudantes da PUC-Campinas vence concurso Mission Life International 2023

Etapa final foi realizada em Curitiba e contou com a PUC Paraná e universidades estrangeiras

O projeto “Doa-se suporte”, criado por estudantes da Nutrição, Engenharia da Computação e Engenharia da Automação e Controle da PUC-Campinas, foi o grande vencedor do concurso Mission Life International 2023. O concurso cultural, aberto à comunidade acadêmica, é promovido pela PUC Paraná, desde 2012, e, hoje, agrega parceiros internacionais, como a Pontifícia Universidad Javeriana (PUJ), da Colômbia, e a University of the Incarnate Word (UIW), dos Estados Unidos.

Este ano, a proposta apresentada pedia que estudantes, reunidos em grupo, apresentassem um projeto dentro do tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. A meta era que esse projeto inovador tivesse foco na resolução de um problema identificado pelo grupo, para o qual deveriam ser aplicadas as competências desenvolvidas ao longo do curso. A primeira fase foi realizada em cada universidade para, depois, reunir os classificados para a etapa final, que aconteceu em Curitiba, nesta segunda-feira (13).

O “Doa-se suporte”, que se sagrou vencedor da etapa realizada na PUC-Campinas, confirmou o sucesso no Paraná e superou outros três projetos: da PUC Paraná, da Pontifícia Universidad Javeriana e da University of the Incarnate Word. Trata-se de uma proposta que apresentou, inicialmente, uma plataforma que agrega site e totens em supermercados para divulgar ONGs que ajudam no tema. Além disso, a solução sugeria uma doação voluntária de consumidores no caixa, com uma espécie de desconto nos produtos comprados. O valor ficaria como crédito para doação por meio de um aplicativo, que distribuiria os valores para as ONGs parceiras.

Esse foi o projeto inicial, mas que já começou a ser lapidado para ser colocado em prática. Na semana passada, os estudantes, junto com a Pró-Reitoria de Inovação, estiveram em reunião na APAS (Associação Paulista de Supermercados). Na ocasião, o grupo pôde expor o projeto para o setor, já que a ideia é diretamente relacionada a redes de supermercado. A associação se comprometeu a ajudar com o setor de inteligência, para que o projeto avance.

Nesta segunda-feira, na PUC Paraná, o grupo – que originalmente também contou com a aluna de Nutrição, Tatiana da Rocha Pitta – esteve presente com alunos Carlos Fernando Mattos do Amaral (Engenharia de Controle e Automação), Carlos Eduardo Grupioni Bonfiglioli (Engenharia de Computação) e Antonio Marcio Crepaldi Júnior (Engenharia de Computação). Os integrantes apresentaram o projeto durante 10 minutos para uma comissão julgadora, formada por três especialistas: Giane Bertinez Sprada, professora do Departamento de Nutrição da UFPR; Mauro Scharf, pesquisador no Centro de Diabetes de Curitiba e chefe do  Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Nossa Senhora das Graças; e André Xavier, especialista em Negócios da PUC RS e Mestre em Inovação pela Unicentro. O pitch foi um sucesso e rendeu ao grupo a melhor colocação entre os trabalhos.

O Coordenador do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, reforçou que, desde a primeira etapa, o grupo já avançou na proposta e reconheceu a importância da primeira colocação. “Os alunos deram sequência ao projeto, aperfeiçoando-o, refinando vários aspectos, com o apoio do Departamento de Relações Externas, da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Inovação. Todos contribuíram muito para o entusiasmo da equipe na etapa final e a excelente apresentação que realizaram para a comissão julgadora, respondendo a todos os questionamentos com segurança”, explicou o professor.

O estudante Carlos Eduardo Grupioni Bonfiglioli lembra do processo e acredita que o suporte da PUC-Campinas foi fundamental para a conquista. “Para nós, o que foi mais legal foi ter a oportunidade de tratar como uma empresa mesmo. Fazer um plano de mercado e tudo mais e, no final, foi o que fez diferença para nós. O feedback dos professores jurados foi que, realmente, parecia que nós estávamos prontos para criar uma empresa. A abordagem que tivemos, por conta das referências que a PUC-Campinas trouxe para nós, acredito que tenha sido o diferencial para ganharmos. Agora, podemos seguir, criar essa empresa e evoluir”, disse.

“Foi muito bom participarmos, o DRE e a Pró-reitoria de Inovação nos ajudaram bastante nesse processo. Devemos também a eles essa conquista. Estamos animados para os próximos passos. Temos que continuar trabalhando para que isso vire algo que ajude as pessoas a se alimentarem melhor e também ajude as ONGs a conseguirem arrecadar alimentos durante o ano. Não é só uma questão comercial, mas social, e temos muito orgulho disso”, completou o aluno Carlos Fernando Mattos do Amaral.



Carlos Giacomeli
14 de novembro de 2023