DRE orienta estudantes selecionados para intercâmbio acadêmico

Ao todo, 17 estudantes escolhidos entre quase 50 candidatos

O DRE (Departamento de Relações Externas) da PUC-Campinas reuniu na última quarta-feira (28) os 17 estudantes selecionados para intercâmbio em sete instituições de ensino estrangeiras, em programa de intercâmbio no segundo semestre. Eles pertencem a nove cursos diferentes e irão viver experiências em Portugal, Espanha, Colômbia e Peru, durante um semestre, prorrogável por mais um.

“A reunião de orientação é uma etapa importantíssima para os candidatos pré-selecionados às vagas de intercâmbio, pois é o momento em que o DRE presta informações essenciais para que a mobilidade estudantil ocorra da melhor forma possível. Assim, o DRE aborda questões a serem observadas antes, durante e após a mobilidade no exterior. Afinal, para além das questões acadêmicas, burocráticas e financeiras, tais como envio do histórico escolar, obtenção do visto de estudante e aquisição de seguro e de passagens aéreas, há questões linguísticas e culturais dos países de destino que são cruciais para que a experiência do intercambista seja bem-sucedida, contribuindo para sua formação acadêmica e pessoal”, comenta o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Coordenador do DRE da PUC-Campinas.

Segundo o assistente de Relações Internacionais, Evandro Marcelino Martins, que conduziu a conversa com os estudantes, o próximo passo é o alinhamento do planejamento junto à direção do curso do aluno ou aluna para estabelecer pontos importantes a serem desenvolvidos no intercâmbio. “Pontos relacionados ao que é interessante estudar na instituição estrangeira, sobretudo em relação a aproveitamento de estudos”, afirma Evandro.

Após esse processo, eles iniciam os procedimentos de matrícula, busca por moradia no respectivo país, com apoio da instituição estrangeira, e entrada na documentação de visto de estudante.

Carlos Giacomeli
4 de março de 2024