Período de Inscrições: de 20 de setembro a 31 de outubro de 2023
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Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto, cartão de crédito ou pix.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
21/11/2023 (das 9h às 12h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Exame de suficiência em língua estrangeira *
21/11/2023 (das 14h às 17h)
Opções: inglês ou espanhol
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
21/11/2023 (das 14h às 17h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
* Observação: No caso de ingresso direto no Curso de Doutorado (sem conclusão prévia de Curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), o candidato deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na língua inglesa, além da aprovação no Exame de Suficiência em um segundo idioma, o espanhol.
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) com o agendamento das entrevistas
24/11/2023 (às 17h)
Entrevistas (on-line)
27/11 a 01/12/2023
Publicação dos resultados classificatórios
11/12/2023 (às 17h)
Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP
CEP: 13087-571
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-i/
Bibliografia recomendada:
Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
GATTI, Bernardete. Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professor da educação básica. e-Curriculum, São Paulo , v. 19, n. 3, p. 1014-1035, jul. 2021. Disponível em https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 26 e260095, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mvbY5JgtLcBPHGttv6bgtg/?format=pdf&lang=pt
SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Rev. Educ. PUC-Campinas, Campinas, v. 22, n. 2, p. 285-297, maio/ago., 2017. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3679
SIQUEIRA, Romilson Martins.; DOURADO, Luís Fernando. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30), p. 842–857, 2021). Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1211
Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação
CALDERÓN, Adolfo Ignácio; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, v. 12, p. 28-56, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na Década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, v. 14, n. 82, p. 93-130, abril 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf
GATTI, Bernardete. Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico hjs.poseduc@puc-campinas.edu.br).
- Histórico Escolar do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNM, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação ou de Mestrado emitidos em outros países, desde que revalidados/reconhecidos no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Só serão aceitos os diplomas emitidos por Programas de Mestrado reconhecidos pela CAPES.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
*** Os candidatos ao Doutorado Direto, sem o título de Mestre, cuja opção deve ser registrada por ocasião da inscrição no Processo Seletivo, devem submeter carta que justifique a relevância científica da Pesquisa que pretendem desenvolver como tese de Doutorado e demais informações que comprovem sua maturidade acadêmica, incluindo o desenvolvimento de Plano(s) de Trabalho de Iniciação Científica com Bolsa proveniente do Programa PIBIC do CNPq ou de outra Agência Financiadora Estadual ou Federal de reconhecido mérito, assim como Produção Científica Relevante, considerando-se a Área de Referência para Avaliação da CAPES/MEC do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas ou (ii) Políticas Públicas em Educação. Itens para elaboração do Anteprojeto de Pesquisa: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método e procedimentos metodológicos, resultados esperados, cronograma e referências. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de uma base de dados reconhecida como, por exemplo, Scielo (http://www.scielo.org), Scielo Educ@ (http://educa.fcc.org.br/scielo.php) ou Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/).
Como guia orientador para a elaboração do Anteprojeto, sugere-se o texto:
MEGID NETO, Jorge. Como elaborar projetos de pesquisa em educação. In: KLEINKE, Maurício U.; MEGID NETO, Jorge (orgs.). Fundamentos de matemática, ciências e informática para os anos iniciais do ensino fundamental – Livro III. FE/ Unicamp. 2011.
Como guia orientador para a revisão bibliográfica, sugere-se o texto:
BARIANI, I. C. D.; DIAS, C. G.; MIRANDA, I. de; COLOSSO, M.; ROSA, M. M. Z.; MARCIANO, R. P.; VILELE, R. R. Orientações para busca bibliográfica on-line. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 11, Número 2, Julho/Dezembro 2007.
Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm.