Alunos de Pós-Graduação e de Iniciação Científica são premiados por excelência em projetos de pesquisa e planos de trabalho

Produções foram avaliadas por convidados externos e docentes da Universidade

Os melhores projetos de pesquisa e planos de trabalho elaborados por alunos de Pós-Graduação e de Iniciação Científica da PUC-Campinas, expostos no II Postgraduate Meeting, XXV Encontro de Iniciação Científica e X Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, eventos simultâneos promovidos de forma on-line entre 28 e 30 de setembro, foram divulgados nesta sexta-feira (8) pela Universidade. As produções passaram por avaliação de banca externa e de pesquisadores da Instituição.

Confira resultado (Pós-Graduação)

Confira resultado (Iniciação Científica)

Organizado com o propósito de debater a importância da divulgação científica para a sociedade, além de reunir alunos, egressos da Pós-Graduação, pesquisadores e convidados externos, como representantes de setores governamentais, não governamentais e de empresas, o Postgraduate Meeting envolveu a apresentação de 150 pôsteres dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes dos Cursos de Mestrado e Doutorado da PUC-Campinas.

Já os Encontros de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico, dos quais participaram alunos em processo de inserção na pesquisa científica, tiveram o objetivo de expor, incentivar, socializar e fortalecer os planos de trabalho em todas as áreas do conhecimento. Tais projetos foram exibidos e avaliados por docentes pesquisadores da Universidade e por Bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com a Profa. Dra. Giovanna Rosa Degasperi, coordenadora geral de Pesquisa da PUC-Campinas, a intenção de premiar os melhores trabalhos apresentados é estimular os alunos em suas pesquisas por meio do reconhecimento de seus esforços e dedicação, bem como ampliar a visibilidade das produções elaboradas. As avaliações seguiram critérios como o desempenho da apresentação oral, histórico acadêmico, maior pontuação na soma dos quesitos etc.

Foram premiados, pelo II Postgraduate Meeting, um aluno de cada Curso dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas e, pelos encontros de iniciação, um estudante de cada modalidade de bolsa (FAPIC/Reitoria, PIBIC-CNPq, PIBITI-CNPq) e das respectivas áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes. Além disso, houve certificação a um aluno do Ensino Médio com bolsa PIBIC-EM e outro com bolsa da FAPESP.

Devido à pandemia, não haverá cerimônia de premiação. Os certificados serão enviados por e-mail.

Vinícius Purgato
9 de outubro de 2020