Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade promove XIV Simpósio de Pesquisa em Educação e o XIII Encontro de Ex-Alunos

Evento interno será presencial e remoto, com participação de especialistas e ex-alunos

A PUC-Campinas promove dias 28 e 29 de agosto o XIV Simpósio de Pesquisa em Educação e o XIII Encontro de Ex-Alunos 2023. Os eventos, de natureza acadêmica e científica, têm objetivo de divulgar e dar subsídios para o e os projetos de pesquisas em desenvolvimento a partir de questionamentos e debates que sucedem as apresentações. Também tem o objetivo de contribuir para a formação dos mestrandos e doutorandos.

Participarão das atividades programadas pós-graduandos (mestrandos e doutorandos), docentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação. O evento interno ocorre todos os anos e será na Faculdade de Educação, de forma presencial, e de forma virtual, via plataforma Teams. Informações podem ser solicitadas pelos e-mails simposioppge2023@gmail.com  e hjs.poseduc@puc-campinas.edu.br .

“É um momento muito rico na formação do pesquisador, pois se discute os projetos de pesquisa. Os mestrandos apresentam seus trabalhos e há debates e discussões sobre eles. É um olhar mais ampliado sobre as pesquisas, pois envolve outros docentes e discentes além dos que estão envolvidos na pós-graduação”, disse a Profa. Dra. Elvira Cristina Martins Tassoni, Coordenadora da Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

No dia 28, das 9h às 11h30, haverá com um encontro do Prof. Dr Robert Verhine (UFBA) com Coordenadores dos PPG da PUC-Campinas, que terá como tema a “Autoavaliação CAPES”.

A abertura do simpósio será das 14h às 14h15, com uma abertura, seguida também da palestra do Prof. Dr. Robert Verhine das 14h15 às 15h30, com o tema “Uma apreciação crítica da avaliação das pós-graduação e suas tendências futuras”.

Depois, das 15h30 às 17h, será realizada a apresentação do tema “Socialização de Experiência de Estágio de Doutorado Sanduíche em Edimburgo (Escócia)”, por Cauê Ferreira Teixeira.

No dia 29, das 14h às 17h, haverá apresentação dos trabalhos e mestrandas e mestrandos ingressantes em 2022 e 2023. Nos dois dias de evento haverá mesa-redonda com os egressos das 17h30 às 19h.

“Além do especialista convidado, haverá a participação dos egressos, que falam com os pós-graduandos sobre suas trajetórias após defenderem suas dissertações e teses. Neste ano o encontro será ampliado, pois além da mesa presencial haverá a participação virtual, o que deve permitir o envolvimento maior dos ex-alunos no evento”, diz a professora.

Foto do Prof. Dr Robert Verhine: EBC



Marcelo Andriotti
17 de agosto de 2023