Período de Inscrições: de 20 de setembro a 08 de novembro de 2023 (inscrições prorrogadas)
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Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto, cartão de crédito ou pix.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
21/11/2023 (das 9h às 12h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Exame de suficiência em língua estrangeira
21/11/2023 (das 14h às 17h)
Opções: inglês ou espanhol
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
21/11/2023 (das 14h às 17h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) com o agendamento das entrevistas
24/11/2023 (às 17h)
Entrevistas (on-line)
27/11/2023 a 01/12/2023
Publicação dos resultados classificatórios
11/12/2023 (às 17h)
Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP
CEP: 13087-571
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-i/
Bibliografia recomendada:
Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
GATTI, Bernardete. Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professor da educação básica. e-Curriculum, São Paulo , v. 19, n. 3, p. 1014-1035, jul. 2021. Disponível em https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 26 e260095, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mvbY5JgtLcBPHGttv6bgtg/?format=pdf&lang=pt
SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Rev. Educ. PUC-Campinas, Campinas, v. 22, n. 2, p. 285-297, maio/ago., 2017. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3679
SIQUEIRA, Romilson Martins.; DOURADO, Luís Fernando. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30), p. 842–857, 2021). Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1211
Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação
CALDERÓN, Adolfo Ignácio; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, v. 12, p. 28-56, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2281
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na Década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, v. 14, n. 82, p. 93-130, abril 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf
GATTI, Bernardete. Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico hjs.poseduc@puc-campinas.edu.br).
- Histórico Escolar do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNM, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas ou (ii) Políticas Públicas em Educação. Itens para elaboração do Anteprojeto de Pesquisa: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método e procedimentos metodológicos, resultados esperados, cronograma e referências. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de uma base de dados reconhecida como, por exemplo, Scielo (http://www.scielo.org), Scielo Educ@ (http://educa.fcc.org.br/scielo.php) ou Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/).
Como guia orientador para a elaboração do Anteprojeto, sugere-se o texto:
MEGID NETO, Jorge. Como elaborar projetos de pesquisa em educação. In: KLEINKE, Maurício U.; MEGID NETO, Jorge (orgs.). Fundamentos de matemática, ciências e informática para os anos iniciais do ensino fundamental – Livro III. FE/ Unicamp. 2011.
Como guia orientador para a revisão bibliográfica, sugere-se o texto:
BARIANI, I. C. D.; DIAS, C. G.; MIRANDA, I. de; COLOSSO, M.; ROSA, M. M. Z.; MARCIANO, R. P.; VILELE, R. R. Orientações para busca bibliográfica on-line. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 11, Número 2, Julho/Dezembro 2007.
Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm.