PALESTRA SOBRE INTEGRIDADE CIENTÍFICA ABRE EVENTOS DA PESQUISA NO CAMPUS I

Participantes demonstraram preocupação com cortes de verbas para a ciência no Brasil

A PUC-Campinas abriu na manhã de terça-feira (24/09) três eventos relacionados à pesquisa científica, inovação e tecnologia: o XXIV Encontro de Iniciação Científica, o IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o I Postgraduate Meeting. No Auditório Dom Agnelo Rossi, no Campus I, a Profa. Dra. Denise Cantarelli Machado, coordenadora do Escritório de Integridade em Pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul (PUC RS), fez a palestra de abertura. Além do Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, docentes e estudantes, estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Von Zuben, e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Peter Panuto.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, abriu o encontro. “Esse é um evento importante da Universidade, pois paramos para conhecer os trabalhos dos alunos de iniciação científica feitos sob orientação dos professores-pesquisadores. Também é um momento em que os professores-pesquisadores podem encontrar os colegas de diversos programas”, disse.

O ensino, a pesquisa e a extensão foram colocados pelo reitor como os sustentáculos da Universidade e essenciais para a formação integral da pessoa humana. Rigacci também demonstrou preocupação com o momento atual, em que a ciência está sendo desprezada e há anúncios de cortes de recursos.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Professora Dra. Alessandra Borin Nogueira , disse que a intenção do evento é divulgar para a comunidade externa e interna os trabalhos desenvolvidos na PUC-Campinas. “Queremos mostrar para a sociedade a importância da pesquisa e, para esses jovens que estão começando esse caminho com a iniciação científica, dar incentivos para que continuem esperançosos, para se profissionalizarem e crescerem”, afirmou.

A palestrante Denise Machado falou sobre “Integridade na Atividade Científica” e “Casos de má conduta científica e suas consequências”.  “O trabalho de evitar más condutas na pesquisa científica começa quando se forma o grupo de pesquisadores. Os mais velhos e experientes devem orientar os colegas mais novos, que muitas vezes cometem irregularidades por desconhecimento”, afirma.

Ela também demonstrou preocupação com a política voltada para a ciência. “No Brasil a gente já faz milagres, com muitas dificuldades para fazer ciência. E se a pesquisa parar agora, a gente vai sentir as consequências daqui a 10 ou 15 anos. Ainda tenho esperança que o atual governo perceba a gravidade disso e volte atrás nos cortes anunciados”, afirmou.

A estudante de Pedagogia Julia Lima Carabolante participou do evento apresentando sua pesquisa sobre rankings universitários. “Estamos passando por uma fase muito difícil no país. Por isso, eventos como esse são muito gratificantes e bons para minha pesquisa”, disse.

O estudante de Filosofia José Vilela Neto também apresentou sua pesquisa no encontro. “É corajoso e heroico o modo como estudantes, muitos bolsistas e que até há pouco tempo nem podiam estar aqui, hoje produzem conhecimento crítico e de qualidade sobre nossa realidade. Esperamos que as pessoas possam ter acesso ao que estamos produzindo”, disse.

Atividades

Em diferentes espaços no Campus I, estão ocorrendo o XXIV Encontro de Iniciação Científica, o IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o I Postgraduate Meeting, eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) da Universidade.

Na programação dos três eventos, há uma série de palestras, cursos, oficinas e exposições de trabalhos. No último dia de evento, serão premiados os melhores Planos de Trabalho de Iniciação Científica e Tecnológica, período 2018-2019, e os trabalhos dos alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Eles serão avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por bolsistas de Produtividade do CNPq. O anúncio será no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, dia 26, a partir das 17h30.

Clique aqui para ver a programação completa.

Marcelo Andriotti
23 de setembro de 2019