Oficina “Diálogos sobre integridade e boas práticas científicas” será realizada dia 30

O evento faz parte da Semana de Planejamento Acadêmico da PUC-Campinas

A oficina “Diálogos sobre integridade e boas práticas científicas” ocorrerá dia 30 de janeiro, na Sala Flexível, no prédio E da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais do Campus I, em dois horários: das 10h30 às 12h, para pesquisadores e extensionistas, e das 18h às 19h30, para docentes orientadores de projetos e trabalhos de conclusão de curso.

O evento, organizado pelo Comitê de Integridade Científica, é parte da programação da Semana de Planejamento Acadêmico da PUC-Campinas.

“A oficina terá a duração de 1h30 e, nela, iremos refletir sobre casos relacionados a questões de integridade acadêmica e científica, utilizando a metodologia ‘world café’, de modo que todos tenham maior oportunidade para trocar ideias e experiências”, disse a Profa. Dra. Eliane Azzari, integrante do Comitê de Integridade Científica.

O “world café” é uma metodologia que utiliza processos criativos para fomentar diálogos entre os indivíduos de forma colaborativa e que aproveita a inteligência coletiva para responder questões de relevância para organizações e comunidades.

A oficina buscará uma formação reflexiva, que parte de casos e temas elencados a partir de um questionário respondido previamente por docentes e pesquisadores da Universidade.

Para participar, os docentes não precisam fazer inscrições antecipadas. O objetivo da atividade é gerar um compilado em que se aponte as possíveis fragilidades encontradas pelos docentes na orientação de trabalhos e pesquisas, além de fazer uma seleção de boas práticas que orientem em tarefas acadêmico-científicas cotidianas.

Marcelo Andriotti
24 de janeiro de 2024