Professor da PUC-Campinas é eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação

Prof. Dr. Samuel Mendonça ficará à frente da organização até 2020

O Prof. Dr. Samuel Mendonça, docente e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, foi eleito por assembleia, no último dia 20 de setembro, presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie), para o biênio 2018-2020. O professor já fazia parte da organização como secretário e organizador do III Congresso da entidade, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro na PUC-Campinas.

Segundo Mendonça, apesar da função externa, a Universidade também ganha com essa nova atribuição. “A PUC-Campinas se consolida como Universidade que oferece apoio ao campo da filosofia da educação, seja porque sediou o I Congresso da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação, em 2011, seja pela realização desse III Congresso da Sofie. Os participantes elogiaram muito o acolhimento recebido e as instalações de nossa Universidade”, afirmou.

O docente destacou ainda que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo ex-presidente, Prof. Dr. Silvio Gallo (Unicamp), de modo a envolver a Sofie com outras sociedades de filosofia da educação, criando uma agenda comum que possa viabilizar a participação de professores e estudantes nos diversos espaços de filosofia da educação, com destaque para o GT – Filosofia da Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP), Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação (ALFE), International Network of Philosophers of Education (INPE) e Philosophy of Education Society (PES).

A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação ficou assim constituída: Presidente: Samuel Mendonça (PUC-Campinas); Vice-Presidente: Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP); Secretário: Luiz Roberto Gomes (UFSCAR); 2a Secretária: Leoni Maria Padilha Henning (UEL); Tesoureira: Tatiana Cristina Santos Araujo (UFPE); 2º Tesoureiro: Vanderlei Carbonara (UCS); Conselho Fiscal: Lilian do Valle (UERJ), Christian Lindeberg (UFS) e Divino José da Silva (UNESP – P. Prudente); Conselho Fiscal Suplente: Claudio Dalbosco (UPF), Silvio Gallo (Unicamp) e Pedro Pagni (UNESP – Marília).

Congresso

O III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie) foi realizado na PUC-Campinas, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2018, com financiamento pela CAPES e CNPq. Contou com duas conferências (abertura e encerramento), com a presença do Prof. Dr. Newton Aquiles Von Zuben (PUC-Campinas) na última sessão, além de 10 mesas reunindo 20 pesquisadores do campo da filosofia da educação, com destaque para o Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino (PUC-Campinas) e para o Pró-Reitor de Graduação da Universidade, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon.

Além disso, foram promovidas sessões de comunicação oral com a exposição de 80 trabalhos de professores, estudantes de mestrado e doutorado de diversas IES brasileiras. Os textos das conferências serão publicados no formato de livro e houve seleção de alguns trabalhos das sessões de comunicação oral que serão publicados em revistas acadêmicas, no formato de dossiês temáticos.

Confira a galeria de fotos do III Congresso da Sofie: https://www.puc-campinas.edu.br/galeria-de-fotos/iii-congresso-de-filosofia-da-educacao/

Silvia Perez de Freitas
17 de outubro de 2018