Professor da PUC-Campinas coordena Eixo de Qualidade em Fórum de Ensino Superior

Forges é o Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

A presidente da Forges (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), Dra. Margarida Mano, atual Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa e ex-Ministra de Educação de Portugal (2015), anunciou o  Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e líder do GRAPSE (Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais), como coordenador responsável do Eixo Qualidade no Ensino Superior da instituição.

O Eixo Qualidade no Ensino Superior é conduzido por uma equipe composta por quatro membros, procedentes de quatro países diferentes, da qual o Prof. Calderón, passa a ser o novo coordenador. Fazem parte dessa equipe os doutores Joaquim Mourato, professor do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) e atual Diretor-Geral do Ensino Superior de Portugal; Alfredo Buza, Reitor da Universidade de Luanda (Angola); e Nobre Roque dos Santos, professor da Universidade Pedagógica de Maputo e administrador distrital de Caia (Moçambique).

O Eixo Qualidade de Ensino atua nomeadamente no âmbito das Agências Nacionais de Acreditação, com o intuito de refletir sobre princípios, normas e procedimentos a três níveis: processos internos de qualidade das IES, processos de avaliação externa de qualidade e funcionamento de agências de acreditação

O Forges tem como objeto principal a promoção de uma Rede de Estudo e Investigação na área da gestão e das políticas de ensino superior no âmbito dos países de língua portuguesa. Está composta por pesquisadores, professores universitários, gestores universitários e gestores públicos vinculados à gestão do Ensino Superior de oito países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste).

A Academia Forges se constitui em uma estrutura de formação que proporcione o desenvolvimento profissional de técnicos, gestores, professores e pesquisadores nos países de língua portuguesa. Está composta por quatro eixos: Formação e Inovação Pedagógica, Qualidade no Ensino Superior, Sustentabilidade no Ensino Superior e Educação Superior em contextos emergentes.

Fonte: FORGES. https://aforges.org/academia/#qes

Marcelo Andriotti