PUC-Campinas recebe selo de Instituição de Ensino Superior Amiga da Iniciação Científica

Certificação da Semesp é reconhecimento do incentivo da Universidade à pesquisa

A PUC-Campinas recebeu o “Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica”, certificado emitido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo para instituições de ensino superior que incentivam a prática da pesquisa científica entre seus estudantes de graduação. A Universidade também estimula a iniciação científica entre alunos do Ensino Médio por meio de uma parceria com o Colégio Pio XII.

“Esse é um reconhecimento externo de que a PUC-Campinas valoriza a pesquisa e das atividades da iniciação científica que nossos professores conduzem juntos aos alunos da graduação. A Universidade financia 150 bolsas por ano, além das cotas do CNPq”, diz a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Com o Colégio Pio XII, a parceria se tornou um diferencial entre as instituições de ensino na região. Os estudantes de Ensino Médio aprovados podem realizar projetos no ambiente universitário, vivenciando a pesquisa com professores e estudantes da PUC-Campinas. Além de competências técnicas, desenvolvem a comunicação por meio de congressos e eventos de divulgação científica.

“A pesquisa e iniciação científica na Universidade proporcionam a construção e disseminação de novos conhecimentos, o que é muito importante para a Instituição. Formam recursos humanos altamente qualificados, que transbordam suas habilidades para a comunidade externa por meio da construção de novos conhecimentos, com apoio à elaboração de políticas públicas e impactos públicos positivos no entorno e no país”, diz a Pró-Reitora.

Marcelo Andriotti
26 de janeiro de 2023