Postgraduate Meeting reúne trabalhos científicos de Mestrado e Doutorado

Evento fez parte da Semana Acadêmica realizada na Universidade. Trabalhos de Mestrado e Doutorado foram apresentados

A PUC-Campinas realizou durante a Semana Acadêmica a 4ª Edição do Postgraduate Meeting. O evento abriu as portas para que estudantes do 1ºs ano dos cursos de Mestrado e dos 2ºs anos dos cursos de Doutorado pudessem apresentar suas pesquisas, de maneira a disseminar e socializar os trabalhos com a comunidade acadêmica e o público externo.

Com o Postgraduate Meeting também foi possível abrir as pesquisas para que avaliadores externos pudessem acompanhar os projetos, que foram apresentados por meio de pôsteres elaborados em inglês.

Ao todo, cerca de 100 estudantes puderam expor os trabalhos, que são vinculados aos 10 programas de Pós-Graduação da Universidade. Estiveram presentes aproximadamente 30 avaliadores externos, representando empresas, instituições de ensino e pesquisas e também egressos da PUC-Campinas.

“O objetivo é apresentar à comunidade da PUC-Campinas e à sociedade as pesquisas que estão sendo desenvolvidas. Além disso, é uma oportunidade para os alunos da graduação se integrarem com toda a cadeia da pesquisa, uma vez que é realizado na mesma semana do encontro de iniciação científica, os quais fazem parte da semana acadêmica da universidade”, comenta Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, Coordenadora Geral de Pós-Graduação.

Os avaliadores externos também reforçaram a importância do evento. “Foi uma ótima oportunidade de conhecer trabalhos em desenvolvimento dos alunos de Mestrado da PUC-Campinas, quando também pude contribuir com sugestões e fazer com que os alunos pensassem em quais são seus desafios e suas contribuições. Verifiquei a diversidade e a qualidade dos trabalhos, ficando positivamente impactada. Sempre é bom participar de eventos como esse e ao final fiquei muito feliz pelo convite feito pela Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação)”, afirma a pesquisadora PhD em Ciências da Computação da Embrapa, Carla Geovana do Nascimento Macário.

“Estive como avaliadora externa pelo segmento Ciências da Saúde, linha de mestrado na qual fui aluna na 1ª turma. O evento representa uma forma de o aluno expor toda a prática da pesquisa realizada durante o mestrado, no qual, ao explicar sua pesquisa acadêmica, ele vivencia os caminhos já percorridos e os que ainda serão concretizados até o final desta etapa. Debater com o aluno, com o professor orientador e passar impressões e sugestões, é uma função gratificante que tenho ao estar presente neste momento da vida do pós-graduando”, comenta a mestra em Ciências da Saúde pela PUC-Campinas Fernanda Seyr Pozza, nutricionista da Prefeitura de Itatiba.

Carlos Giacomeli
4 de novembro de 2022