Seminário AlfaRede na PUC-Campinas teve mais de 1600 inscritos

Também foram apresentados quase 400 trabalhos de pesquisadores em educação

O II Seminário AlfaRede, realizado na PUC-Campinas de 24 a 26 de abril, de forma remota e presencial, teve mais de 1600 inscritos e quase 400 trabalhos apresentados. O evento, voltado para a alfabetização, leitura e escrita e as interfaces com outras áreas de conhecimento, teve o objetivo de compartilhar pesquisas e vivências docentes, sobretudo na educação básica. A abertura contou com a participação da Profa. Gabriela Medeiros Nogueira, da Universidade Federal do Rio Grande, diretora da Abalf (Associação Brasileira de Alfabetização).

A palestra foi realizada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei, pesquisadora da área da alfabetização e letramento. Ela é criadora e coordenadora da AlfaRede e, atualmente, é Coordenadora Geral da Alfabetização de Jovens e Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC.

“É uma alegria estar aqui e ver pessoalmente tantos colegas que a gente conheceu de forma virtual durante a pandemia. Quem imaginaria que em tão pouco tempo a gente se transformaria em uma rede de verdade, que faz parte da minha atividade de pesquisadora. Mesmo tendo uma agenda complicada por ter assumido um posto no Ministério da Educação, estou aqui porque acho que é a uma das iniciativas mais importantes como pesquisadora”, disse a palestrante.

Os seminários, debates e palestras foram realizados no auditório do Campus I, com transmissão simultânea pela internet, o que permitiu a participação de estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. Eles estão disponíveis no canal da PUC-Campinas no Youtube e podem ser acessados clicando aqui.

“O II Seminário AlfaRede oportunizou o encontro presencial ou remoto de professores e gestores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores de norte a sul, de leste a oeste do país. Neste evento nos reunimos para compartilhar práticas e conhecimentos produzidos, e, sobretudo, para aprendermos uns com os outros, para nos inspirarmos mutuamente e nos desafiarmos a pensar e a trilhar caminhos, pautados em escolhas comprometidas com a efetivação do direto à aprendizagem proficiente da leitura e da escrita”, disse a Profa. Dra. Cristina Tessoni, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

História

A AlfaRede iniciou suas atividades em 2020, durante a pandemia, reunindo, aproximadamente, 30 universidades brasileiras, a maioria federal e estadual, sendo a PUC-Campinas a única confessional. O desejo de realizar um evento presencial era grande e a escolha da Universidade ocorreu devido à ampla

infraestrutura oferecida e pela sua localização – em Campinas –, facilitando o acesso do público das várias regiões do país.

A proposta do evento foi contemplada no Edital PAEP-EB CAPES – Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica, viabilizando ampliar a participação de professores, coordenadores e orientadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, de escolas municipais, estaduais e privadas de Campinas e de outras cidades próximas.

Marcelo Andriotti
30 de abril de 2024