Período de Inscrições: de 20 de setembro a 31 de outubro de 2023
|
documentos necessários - clique aqui
calendário - clique aqui
|
Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto, cartão de crédito ou pix.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
16/11/2023 (das 19h às 22h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Exame de suficiência em língua estrangeira (inglês)
17/11/2023 (das 19h às 22h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Exame de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros:
17/11/2023 (das 19h às 22h)
Local: presencial, a ser definido posteriormente
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
01/12/2023
Entrevistas (on-line)
06 e 07/12/2023 (das 14h às 19h)
Publicação dos resultados classificatórios
11/12/2023 (às 17h)
Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP
CEP: 13087-571
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-i/
Bibliografia Básica:
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
BARCELOS, E. A. S. Antropoceno ou Capitaloceno: da simples disputa semântica à interpretação histórica da crise ecológica global. Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, v. 31, n. 1, p. 1-17, 2019.
DIAS, L. S.; MARQUES, M. D. Organizações e sustentabilidade: aproximações, cooperação e distanciamentos. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 15, n. 1, p. 73-85, 2017.
FEIL, A. A.; SCHREIBER, D. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, artigo 7, jul./set. 2017.
LÉNA, P.; NASCIMENTO, E.P. (Org.) Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
PEREIRA, E. M. Sensibilidade ecológica e ambientalismo: uma reflexão sobre as relações humanos-natureza. Sociologias, v. 20, n. 49, p. 338-367, set./dez. 2018.
RAIMUNDO, M. H. A.; BRIANEZI, T.; SORRENTINO, M. (Org.) Como construir políticas públicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis? [livro eletrônico]. São Carlos (SP): Diagrama Editorial, 2015.
RAWORTH, K. Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. São Paulo: Zahar, 2019.
ROMEIRO, A. R. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica. Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 74, p. 65-92, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100006.
SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
VEIGA, J. E. D. O âmago da sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 28, n. 82, p. 7-23, 2014.
VEIGA, J. E. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. São Paulo: Editora Senac, 2019.
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).
- Histórico Escolar do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNM, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
O Anteprojeto de Pesquisa deverá obrigatoriamente vincular-se a uma das linhas de pesquisa: (1) Ciência, Sociedade, Políticas Públicas e Sustentabilidade; (2) Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade. Os itens para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa são: título; linha de pesquisa; resumo; introdução teórica e problematização; objetivos geral e específicos; importância e contribuições do estudo; método e procedimentos; resultados esperados; cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um dos temas que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados QUALIS (disponível em QUALIS/CAPES) e livros qualificados.
Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
O Anteprojeto deve ter, no máximo, 10 (dez) páginas, formato A4, com letra Arial 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5. A forma das referências bibliográficas deve ser feita de acordo com as normas da ABNT.