Mestrado em Sustentabilidade da PUC-Campinas recebe nota alta da Capes

Programa, criado em 2016, alcançou nota 4 e traz na interdisciplinaridade um de seus grandes atrativos

O Mestrado em Sustentabilidade da PUC-Campinas alcançou nota 4 de um total de 5 para nível de mestrado em avaliação realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Lançado em 2016, a modalidade já chega próximo à nota máxima devido à qualidade oferecida.

A avaliação é feita por meio de informações do programa – atividades, disciplinas, alunos, bolsas etc. – que são inseridas pela Universidade na Plataforma Sucupira em forma de documentos.

Segundo Bruna Angela Branchi, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade, a nota reflete o esforço realizado pela equipe do Programa. “Ficamos muito satisfeitos com a nota e especialmente com o parecer detalhado da comissão da área de avaliação Interdisciplinar. É um programa muito jovem. Esta foi a primeira avaliação quadrienal completa. A anterior avaliou o começo do programa, tendo sido realizada em 2017, e o nosso programa iniciou em 2016”, explicou.

O esforço teve como um dos focos aumentar a inserção do programa em redes de pesquisa, nacionais e internacionais, além de participação em eventos.

O caráter interdisciplinar, segundo a coordenadora, requer uma boa colaboração entre docentes de diferentes áreas de formação. “Este é um diferencial na formação dos nossos alunos que conseguem estudar e analisar criticamente o tema da sustentabilidade usando ferramentas de diferentes áreas do conhecimento. Uma outra qualidade do curso é a dedicação do corpo docente no ensino, na pesquisa e na divulgação dos resultados. Acredito que os nossos alunos reconhecem esta dedicação que se reflete na qualidade das aulas”, explica.

A área de sustentabilidade tem crescido muito, tanto em empresas, como em negócios de impacto na sociedade, por meio de startups, por exemplo. Esse perfil faz com que o programa esteja no radar de profissionais das mais diversas carreiras, como profissionais da biologia, economia, administração, arquitetura, direito, ciência da informação, agronomia, etc. “O tema é muito amplo, e o perfil bastante heterogêneo dos docentes permite que os alunos realizem pesquisas mais focadas na área empresarial ou mais ligadas ao meio ambiente (áreas verdes públicas, agricultura sustentável ou gestão de recursos hídricos). Há linhas de pesquisa em negócios de impacto social. Há pesquisas teóricas e também aplicadas de avaliação de parâmetros de sustentabilidade”, completa Bruna.

Inscrições estão abertas

Os Cursos de Pós-Graduação da PUC-Campinas estão com inscrições abertas para diversos programas de Mestrado e Doutorado, nas áreas de Arquitetura, Direito, Educação, Psicologia, Ciências da Religião, Ciências da Saúde, Sustentabilidade, Sistemas de Infraestrutura Urbana, e Linguagens, Mídia e Arte.

Após o período de inscrições, serão realizadas, ao longo do mês de novembro, as provas e entrevistas para seleção dos mestrandos e doutorandos. Os resultados serão divulgados em dezembro e as aulas começam em 2023. As etapas dos processos seletivos, bibliografia indicada e todas as informações de cada curso podem ser obtidas nas páginas de cada um deles na internet.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Carlos Giacomeli
19 de setembro de 2022