Sustentare chega à sua 5ª edição com mais de 7.500 inscritos

Evento também terá workshop internacional, com atividades presenciais e pela internet

Sob o tema “Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos”, o V Sustentare – Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas – e VIII WIPIS – Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos (Sustentare & WIPIS) terão participação de pelo menos 7,5 mil inscritos e apresentação de 544 trabalhos.

O evento ocorrerá na suas atividades presenciais no auditório Campus I nos dia 22, 23 e 24 de novembro (Clique aqui para acessar a programação completa e se inscrever), com um aula magistral, no dia 21, do Mestrado em Sustentabilidade, como atividade pré-evento. Também haverá transmissão de atividades pela internet.

O evento é organizado em colaboração pelos Programas de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS) da PUC-Campinas em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento Escola de Engenharia da USP de São Carlos e pela Agência das Bacias PCJ, por meio do Grupo de Trabalho “Indicadores e Monitoramento”, da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

Para a coordenadora do Mestrado em Sustentabilidade e uma das organizadoras do evento, Profa. Dra. Bruna Branchi, “os dias do evento representam uma oportunidade para se debater a gestão de recursos hídricos e analisar questões associadas ao desenvolvimento sustentável em nível regional, nacional e internacional”.

O objetivo do  Sustentare  &  Wipis  é reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas para compartilhar resultados de pesquisas, divulgar informações e experiências, promovendo a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e apontar caminhos para os gestores de recursos hídricos no Brasil e exterior.

De acordo com o Prof. Dr. Duarcides Ferreira, um dos organizadores do evento, o Sustentare & Wipis “consolida sua relevância pelo considerável número de participantes que consegue reunir em diferentes frentes de pesquisa e de experiências”.

Nessa edição, em conformidade com o compromisso intergeracional da Sustentabilidade, o  Sustentare  &  Wipis receberá em sessão especial (Sustentabilidade do Futuro) contribuições de estudantes de graduação, na forma de resumos expandidos e apresentação de pôsteres para as áreas temáticas do evento. Além disso, haverá contribuições na forma de  Relato de Experiência Técnica, cujas apresentações focarão nos resultados alcançados com a execução de alguma atividade e/ou intervenção técnica, destacando os impactos, positivos ou negativos, da experiência realizada no contexto ambiental, social, organizacional, comunitário e econômico.

Os grupos de trabalho estão organizados em torno das seguintes temáticas: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, Educação para a Sustentabilidade, Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade, Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade em Suas Múltiplas Dimensões e Sustentabilidade nas Organizações. Foram 544 trabalhos submetidos como artigos completos, resumos expandidos e relatos de experiência.

Para mais informações, clique aqui.

Carlos Giacomeli
17 de novembro de 2023