Universidade promove oficina de sustentabilidade na Prefeitura de Campinas

Atividade foi voltada para secretários municipais e diretores de órgãos públicos

A PUC-Campinas realizou dia 22 de junho uma oficina sobre sustentabilidade na Prefeitura de Campinas, com a participação de secretários municipais e diretores de diversas áreas da administração pública. O prefeito Dário Saadi também participou da abertura. Foram realizadas palestras e apresentados projetos e detalhes do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Universidade.

As palestras foram realizadas pelos professores Cândido Ferreira da Silva Filho, que falou sobre ” Cidades e o desenvolvimento sustentável”, Diego de Melo Conti, sobre “Cidades inteligentes e sustentáveis”,  Duarcides Ferreira Mariosa, sobre “Gestão sustentável de recursos hídricos”, e Orandi Mina Falsarella, sobre “Bacias hidrográficas inteligentes”.

A diretora do PPG em Sustentabilidade, a Profa. Dra. Bruna Branchi, participou mostrando como funciona a pós-graduação. “É a primeira vez que estamos oferecendo uma oficina direcionada a secretários e diretores. Está sendo uma importante oportunidade para estreitar os laços do nosso Mestrado com a Prefeitura de Campinas, em vista de uma troca douradura de experiências”, disse.

“As oficinas foram muito apropriadas por podermos mostrar o conhecimento que estamos produzindo e que pode ser produzido na Universidade com potencial de ser usado na administração pública para aumento da sustentabilidade de Campinas. A Prefeitura e a Universidade têm saberes e práticas complementares, e juntos podemos nos ajudar a construir uma cidade mais inteligente e sustentável”, disse a Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, Diretora do CEA (Centro de Economia e Administração) da PUC-Campinas, que também participou do evento.

Rogério Menezes, secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participou das atividades e elogiou a iniciativa. “As universidades têm extrema importância na produção de conhecimento, na aproximação com o poder público e na aplicação deste conhecimento a favor da sociedade. Assim, a iniciativa do professor Ernesto Paulella de aproximar o curso de pós-graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas da gestão municipal é fato relevante. A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estará sempre aberta para este tipo de parceria e, em conjunto com as demais secretarias da prefeitura, internalizar a variável ambiental e a sustentabilidade como tema transversal, é um desafio enorme. Talvez o maior dos desafios na gestão pública contemporânea”, disse.

Marcelo Andriotti
24 de junho de 2022