Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas promove mesa redonda sobre mudanças climáticas no Dia Mundial da Água

Evento contará com a presença de professores e especialistas com profundo conhecimento no tema

A PUC-Campinas promove nesta quarta-feira (22) – Dia Mundial da Água – uma oportunidade de refletir e prensar sobre a relação das pessoas com os recursos naturais do planeta. A Escola de Economia e Negócios (EcoN) através do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, em colaboração com a Liga de Recursos Hídricos da EcoN, está organizando a “Mesa Redonda: Mudanças Climáticas e os Desafios para a Gestão Municipal”, com pesquisadores e técnicos de reconhecido conhecimento no tema de mudanças climáticas e gestão de recursos hídricos. O evento acontecerá entre 9h e 12h, no Mescla, no Campus I.

O tema é muito debatido no momento, já que os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos devido às mudanças climáticas globais. Esses eventos podem ter um impacto significativo nas comunidades locais, causando danos às propriedades, interrupção de serviços essenciais e colocando em risco a segurança e saúde das pessoas.

Participam da mesa redonda Sérgio Brazolin, biólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Unidade de negócios: cidades, infraestrutura e meio ambiente (CIMA); Marcelo Fischer Gramani, geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Unidade de negócios: cidades, infraestrutura e meio ambiente (CIMA); Admilson Írio Ribeiro, da UNESP de Sorocaba, Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, Mestre e Doutor Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI UNICAMP e Pós-Doutor em Environmental Science, Department of Environmental Science – University of California-Riverside; e Duarcides Ferreira Mariosa, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, da PUC-Campinas.

Quem coordenará a mesa redonda será o Prof. Me. Ernesto Paulella, docente da Escola de Economia e Negócios e atual Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas.

Para se inscrever para o evento, basta clicar aqui.

Confira mais detalhes sobre os participantes:

Dr. Sérgio Brazolin

Biólogo, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. Unidade de negócios: cidades, infraestrutura e meio ambiente (CIMA).

Possui graduação em Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (1987), mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras (1998) e doutorado em Recursos Florestais (2009) pela ESALQ/USP.

Currículo Lattes

 

Marcelo Fischer Gramani

Geólogo, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. Unidade de negócios: cidades, infraestrutura e meio ambiente (CIMA)

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (IGc 1996) e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI 2001). Desde 2002 é Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, Geologia de Engenharia e Gestão de Desastres Naturais. Participou dos gabinetes de crise e dos atendimentos emergenciais de Santa Catarina (2008), região Serrana do Rio de Janeiro (2011) e Minas Gerais (2020). Possui 82 atendimentos de emergência nos 18 anos que atua com a Defesa Civil do estado de São Paulo.

Currículo Lattes

Os dois pesquisadores do IPT têm experiência na gestão de desastres climáticos, tendo colaborado com diferentes prefeituras do Estado, sendo a última delas São Sebastião devido aos eventos recentes.

 

Dr. Admilson Írio Ribeiro, UNESP (Sorocaba)

Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, Mestre e Doutor Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI UNICAMP e Pós-Doutor em Environmental Science, Department of Environmental Science – University of California-Riverside. Atualmente é Professor Assistente na UNESP-Sorocaba, ministrando disciplinas de Estudos de Impacto Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas para o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência tecnologia da UNESP-Sorocaba e nos Programas de Pós-Graduação em e Ciências Ambientais UNESP/Sorocaba. É de ativa participação como conselheiro municipal em Sorocaba atuando nos Conselhos de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento possui 2 livros publicados na área ambiental, e mais de 15 capítulos internacional como autor, sendo o livro Meio Ambiente e Sustentabilidade finalista do prêmio Jabuti na área de Ciências naturais em 2013.

Currículo Lattes

 

Dr. Duarcides Ferreira Mariosa (PPG em Sustentabilidade da PUC-Campinas)

Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; Especialização em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais pela FMU; Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal. Desde 2019 é Membro titular da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN), Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, representando a PUC-Campinas. Coordenador do Grupo de Trabalho-Indicadores e Monitoramento de Recursos Hídricos. Membro Associado da TWRA (Tropical Water Research Alliance) Brasil-Austrália. Membro da REDAGUAS (Red Iberoamericanapara el Estudio y la Gestión Sostenible del Agua y el Saneamiento).

Currículo Lattes



Carlos Giacomeli
20 de março de 2023