Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas promove palestra sobre ESG na Prática no Auditório do Campus I

Especialistas vão debater o tema em evento neste sábado, dia 19 de novembro, às 8h30

O ESG – práticas ambientais, sociais e de governança – será tema de discussão no Auditório do Campus I da PUC-Campinas neste sábado, 19 de novembro, às 8h30. O CEA (Centro de Economia e Administração) apresenta um bate-papo com especialistas, que vão debater e falar da experiência ESG em empresas. Haverá transmissão no canal do YouTube da Universidade. Para participação presencial inscreva-se aqui.

A palestra “ESG na Prática: A Transformação do Capital” terá como convidados o prof. Renato Manzano, Paulo Henrique Soares (Diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram) e Sergei Epof (Vice-presidente Appliance na Panasonic do Brasil).

Eles vão abordar o ambiente de negócios, considerando os diversos setores da economia e a complexidade do ambiente. Há uma cobrança para que as organizações assumam o controle do impacto que promovem no mundo, além do esforço para torná-lo o mais positivo e sustentável. No Brasil, é crescente o número de empresas que estão alinhadas a essa nova realidade. Portanto, a discussão sobre como a temática ESG (Environmental, Social and Governance) tem sido realizada pelas empresas, com o intuito de transformar o seu capital.

Confira um pouco mais sobre os convidados:

Renato Manzano (mediador)

Consultor e executivo sênior, professor e pesquisador de MBA, com 37 anos de experiência nas seguintes áreas: Estratégia e Gestão Empresarial, Branding, Relações Corporativas e Governamentais, ESG, Public Affairs, Comunicação e Cultura Organizacional, Marketing & Vendas, Publicidade (ATL, BTL)… tanto B para B, quanto B para C em organizações líderes de mercado.

Atua em situações e projetos de alta complexidade para empresas de todos os portes e mercados. Desenvolve e entrega soluções direcionadas para: ativações de marcas, vendas, patrocínios, comunicações, estratégias de canais – inclusive digitais; gestão, reestruturação e redesenho de áreas, pesquisas aprofundadas, apoio a fusões e aquisições, reposicionamento de mercado, situações críticas, mentoria, etc.

 Paulo Henrique Soares

Profissional com ampla experiência na área de Comunicação Empresarial, diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e instrutor da Escola Aberje de Comunicação.

Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda,  Mestre em Comunicação e   Doutorando em Administração pela PUC Minas.

Em novembro de 2016 assumiu a Diretoria de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração com o desafio de trabalhar a reputação do setor.

Foi eleito profissional do ano pela Aberje em 2013 e 2015.  Esteve na lista do “100 Comunicadores Mais Influentes do Mundo” segundo o PRovoke (The Holmes Report) por seis anos consecutivos (2015 – 2020).

Membro do LiderCom da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).  Possui o título de ABC (Accredited in Business Communication) conferido pelo IABC.   Paulo Henrique faz parte do Conselho Consultivo da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (2019 – 2021).

É professor de Comunicação, palestrante e já escreveu vários artigos acadêmicos.  É Faculty Member do Centre for Strategic Communication Excellence (CSCE) baseado na Austrália.    É advisor de uma startup de Comunicação Interna – Simplifica.ci  e outra de dados – DataSprints.  Paulo Henrique é co-autor do livro “Sem megafone, com smarthphone – práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”.

Sergei Epof

Vice-presidente Appliance na Panasonic do Brasil. Possui experiência com gestão de diferentes culturas, sólidos conhecimentos e experiência em análises de marketing, precificação, P&L com foco em resultados, gestão de Branding e gestão de projetos.



Carlos Giacomeli
16 de novembro de 2022