PUC-Campinas recebe o IV Sustentare em novembro

Evento traz para debate a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente

A PUC-Campinas realiza entre os dias 16 e 18 de novembro o IV Sustentare e VII WIPIS. Trata-se de um evento científico que visa reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas para o compartilhamento dos resultados de pesquisas e a troca de conhecimentos e experiências, trazendo soluções para gestores de recursos hídricos no Brasil e exterior. Toda a discussão gira em torno da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

O evento é realizado pela colaboração entre três instituições: PUC-Campinas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS); Escola de Engenharia da USP de São Carlos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento; e Comitês PCJ, por meio do Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento, instituído pelas Câmaras Técnicas de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN) e de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

O Sustentare contará com palestras e workshops sobre o tema durante os três dias e é totalmente online e gratuito. Para o Prof. Dr. Duarcides Ferreira Mariosa, pesquisador do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade e professor da Faculdade de Ciências Sociais, a grande mobilização do Sustentare o torna uma referência e reforça a importância do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. Além disso, é uma oportunidade de compreender melhor a importância das ações para encontrar soluções de olho na sustentabilidade.  “Especialmente depois da crise hídrica, entre 2013 e 2015, é urgente encontrar soluções técnicas e científicas para a mitigação dos efeitos da falta de água para abastecer as populações”, comenta o professor, que é também um dos organizadores do evento.

Para se inscrever, basta clicar aqui e acessar a tela de inscrições para os workshops. Haverá também possibilidade de submissão de trabalhos científicos para o Sustentare. Para isso, é necessário se inscrever até o dia 2 de novembro clicando aqui.

Informações detalhadas também podem ser obtidas pelo portal do evento, clicando neste link.

Carlos Giacomeli
5 de novembro de 2022