Formar docentes e pesquisadores de alto nível na área de Psicologia contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino da graduação no país e da produção de conhecimentos científicos.
Informações do Curso
Objetivos
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas foi criado no final da década de setenta. Originou-se a partir de um Curso de Especialização que ao consolidar-se oportunizou a criação de um Mestrado Acadêmico com uma área de concentração em psicologia clínica. Do ponto de vista teórico foram respeitadas as duas principais abordagens que já estavam presentes na formação dos graduandos do então Instituto de Psicologia – comportamental e psicanalítica. A construção do curso de Mestrado contou com a vinda de docentes prestigiados, reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, que contribuíram para a formação dos primeiros mestres em Psicologia Clínica da Universidade e da região. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foram formados 125 mestres em Psicologia Clínica e o corpo docente do programa integrava quinze pesquisadores. A partir de 1990, em função de uma demanda crescente, foi criada uma nova área de concentração no mestrado – psicologia escolar. Com o funcionamento desta nova área, várias mudanças ocorreram, dentre elas a reestruturação do espaço físico e a ampliação do corpo docente. A diversidade de posicionamentos teóricos e o contexto propício ao debate científico contribuíram para o necessário amadurecimento do Programa, qualificando-o para a submissão à CAPES da proposta do curso de Doutorado que contou com a aprovação, apoio e entusiasmo institucional. O incentivo havia surgido dos próprios avaliadores da CAPES que consideraram que já havia maturidade suficiente para a criação do nível doutorado de forma a tornar o Programa completo. Em 1995, inicia-se o doutorado em Psicologia da PUC-Campinas, constituindo-se na primeira experiência institucional neste nível de formação.
De maneira processual e contínua, a PUC-Campinas foi respondendo a evolução das políticas públicas para o ensino superior brasileiro e constituindo, em seu âmbito, as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa, desde a implantação do Programa de Iniciação Científica filiado ao PIBIC/CNPq até a implantação de uma carreira docente que prioriza a vinculação em tempo integral de todos os docentes pesquisadores com a Universidade, com metade das horas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no contexto dos Grupos de Pesquisa institucionais certificados junto ao Diretório de Grupos de CNPq. De modo análogo, a Faculdade Psicologia ao longo das décadas vem reestruturando seu currículo de forma a atender não só às diretrizes da área, mas também às mudanças estruturais da própria sociedade brasileira com repercussões para a categoria profissional do Psicólogo. As reestruturações curriculares objetivam, dentre várias dimensões, a integração da pesquisa com o ensino, da graduação com a pós-graduação, qualificando a formação do psicólogo de maneira integral e inserindo-o nos debates nacionais.
A Pós-Graduação Stricto Sensu, por outro lado, foi se ajustando às mesmas exigências, reformulando suas linhas de pesquisa e produção para dar consistência à área de concentração PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA, que passou a caracterizar o Programa como um todo a partir de 2005. A estrutura curricular atual permanece com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa – intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, e instrumentos e processos em avaliação psicológica – em relação às quais integram-se grupos de pesquisa que contemplam a diversidade de teorias e práticas que constituem a profissão.
Público-Alvo
Mestres em Psicologia ou áreas de domínio conexo, graduados em Psicologia ou áreas conexas com produção científica comprovada.
Processo Seletivo
Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2024 (inscrições prorrogadas) |
edital - clique aqui formato do anteprojeto - clique aqui |
Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS II)
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Avenida John Boyd Dunlop, s/nº - Jardim Ipaussurama - Campinas/SP
CEP 13060-904
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-ii/
Anteprojeto:
O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 (dez) páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12.
Deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências.
Observação: Trata-se de um anteprojeto, que deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa/ciência.
Documentos Necessários
Conforme estabelecido no Edital.
- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
- CNPq/MCTI (*): Doutorado (GD).
* As bolsas da CAPES/MEC e CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.
- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.
- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.
- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).
Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
.
São necessários um total de 32 créditos para a obtenção do diploma de Doutor em Psicologia, área de concentração: Profissão e Ciência. Os créditos (*) são assim distribuídos:
1) Disciplinas obrigatórias = 04 créditos (duas disciplinas, perfazendo 02 créditos, duas horas/aula);
2) Seminários Avançados de Pesquisa – SAP = disciplina obrigatória, 06 créditos (três SAPs, perfazendo 02 créditos, duas horas/aula). Só poderá ser cursado um SAP por semestre.
3) Disciplinas eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, perfazendo 03 créditos, três horas/aula);
4) Tese = 16 créditos;
5) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).
As disciplinas obrigatórias são de duas naturezas:
a) Obrigatória Geral, que deve ser cumprida por todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado no 1º semestre letivo. Trata-se da disciplina indicada abaixo:
- Tendências e Perspectivas em Psicologia Científica (Obrigatória geral)
b) Obrigatória de Linha, serão oferecidas duas das quais o aluno escolherá uma a ser cursada no 1º semestre letivo de acordo com seu Projeto de Tese:
- Psicologia – Teorias e Práticas nos contextos de desenvolvimento humano
- Avaliação Psicológica: Fundamentos
Cada doutorando, portanto, cumprirá a Obrigatória Geral e uma das duas Obrigatórias de Linha que corresponda a seu projeto de Tese.
SAP – Seminário Avançado de Pesquisa: inclui três módulos obrigatórios de 02 créditos a serem cumpridos em três semestres consecutivos. Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.
A estrutura do Doutorado busca seguir as orientações das agências externas, e supõe um tempo de titulação ideal de quarenta e oito meses (48 meses), o equivalente a oito semestres para a obtenção do título de Doutor em Psicologia.
Ao final do quarto semestre letivo, o doutorando deve submeter seu projeto ao Exame de Qualificação, que confirma ou reorienta a direção do projeto de pesquisa do aluno. Para que o Exame de Qualificação seja produtivo, é necessário que o aluno tenha tido ao menos dois semestre de orientação. Ao final do oitavo semestre, o aluno defende publicamente sua tese, que aprovada, lhe conferirá o título de Doutor em Psicologia. O doutorando poderá titular-se em trinta meses; para tanto deverá cumprir todos os créditos até o terceiro semestre letivo.
O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Psicologia.
(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:
1º semestre | 2º semestre | 3º semestre | 4º ao 8º semestre |
---|---|---|---|
Obrigatória Geral | Eletiva (1) | Eletiva (2) | Orientação |
Obrigatória de linha | SAP II | SAP III | - |
SAP I | Orientação | Orientação | - |
Orientação | - | - | - |
LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA PARA 2025
CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA
CANDIDATOS APROVADOS – RESERVA DE VAGAS PARA PRETOS E PARDOS (COM AS AUTODECLARAÇÕES DEVIDAMENTE HOMOLOGADAS PELA BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DA PUC-CAMPINAS)
Não houve candidatos
CANDIDATOS APROVADOS – AMPLA CONCORRÊNCIA
1º Carlos Henrique Ferreira da Silva
2º Laura Soares da Silva
3º Juliano Porto de Cerqueira Leite
4º Helena Maria Costanzi Nader
5º Luana Hillary Fusaro
6º Karen Yukari Kimura
7º Daniela Delmando de Freitas
8º Luis Felipe Catusso Valle
9º Denise Caroline Feitosa
10º Lorena Rodrigues da Costa
11º Luigi Augusto Pereira Botacini
12º Tiago Bastos de Moura
ATENÇÃO
Os 12 (doze) candidatos aprovados e classificados deverão participar, virtualmente, por meio da plataforma TEAMS da PUC-Campinas, no dia 18/12/2024, quarta-feira, às 10h00, de reunião que será presidida pela Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Vera Engler Cury. O link para acesso à plataforma TEAMS será encaminhado a todos os candidatos aprovados para o e-mail cadastrado.
Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudo. Haverá, para este fim, um processo seletivo específico no início do Ano Letivo de 2025.
Disciplinas
A CONDIÇÃO HUMANA NO TRABALHO
A ÉTICA DO CUIDADO NA PSICOTERAPIA: ESTUDOS SOBRE OS TEMAS E PROBLEMAS ATUAIS DAS PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI
A TEORIA DE HENRI WALLON E ASPECT AFETIVOS DESENV
ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS DO MÉTODO DE PESQUISA E DE TRATAMENTO NA PSICANÁLISE
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA
AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA:PROC INSTRUM (M-D)
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA:FUNDAMENTOS (D)
CLÍNICA E PESQUISA PSICANALÍTICA DA MATERNIDADE
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 1(D)
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 2(D)
ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS
ESTUDOS AVANÇADOS DO DESENVOLVIMENTO
HUMANISMO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (M-D)
IDENTIFICAÇÃO DA CRIATIVIDAD E ESTILOS PENSAR(M-D)
INVESTIGAÇÃO E PSICANÁLISE:MÉTOD PSICANALÍTIC(M-D)
LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
O COTIDIANO NA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
ORIENTAÇÃO TESE DOUTORADO (D)
PESQ PSICOLOGIA:DESENVOLVIM METODOLÓGICOS(M-D)
PRÁT PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES (M-D)
PROCEDIM EXPR TRANSIC PESQ CLÍN IMAG COLET (M-D)
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
PROCESSOS DE STRESS, COPING E SAÚDE
PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOAFETIVO
PSICANÁLISE E NARRATIVA
PSICOLOGIA - TEORIAS E PRÁTICAS NOS CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (D)
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E MUDANÇA SOCIAL (M-D)
PSICOLOGIA CRÍTICA: TEORIA E PRÁTICA
PSICOLOGIA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS TEOR-PRÁTICAS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (M-D)
PSICOLOGIA ESCOLAR: QUESTÕES E CONTROVÉRSIAS (M-D)
PSICOMETRIA
QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO COGNITIVA
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA IV (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA V (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA VI (M-D)
TEMAS AVANÇ DESENVOLV CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO(M-D)
TENDÊNCIAS AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUC(M-D)
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PSICOLOGIA CIENTÍFICA(D)
TESE DOUTORADO-PSICOLOGIA (D)
TÓPICOS EM PSICOLOGIA
Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção
O grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas sobre práticas psicológicas clinicas que privilegiam modalidades diferenciadas de atencão psicológica em contextos institucionais variados. Objetiva-se a proposição de programas de prevenção e intervenção clínicas que possam gerar serviços de atenção psicológica adequados as necessidades de indivíduos e coletivos. Os pesquisadores compartilham, além da linha de pesquisa, a intenção de elaborar, a partir de uma compreensão da prática, uma redefinição do conceito tradicionalmente associado à psicologia clínica, de modo a legitimar modalidades de atenção psicológica outras, que constituam ums perspectiva ampliada em relação aos modelos psicoterápicos tradicionais. A partir de uma interlocução, fenomenologicamente fundada, entre perspectivas humanistas e winnicottianas, encontra-se em pleno desenvolvimento uma reflexão metodológica centrada no uso de narrativas, que permite uma aproximação heuristicamente fecunda ao acontecer clínico.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- TANIA MARA MARQUES GRANATO
- VERA ENGLER CURY
GEPINPSI - Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
As repercussões dos trabalhos do grupo de pesquisa estão relacionadas à produção de conhecimento, a partir de uma perspectiva crítica da psicologia e do avanço em propostas de trabalho para profissionais que estejam inseridos ou desejem se inserir em espaços educacionais da Educação Básica – ensino fundamental e médio – e nas comunidades do entorno. Ao mesmo tempo, a implementação de políticas públicas para a qualidade das escolas de educação municipal e estadual com um acompanhamento de leis e projetos de lei, cujos conteúdos sejam relacionados à psicologia e desenvolvimento, respondendo às demandas sociais provenientes destes contextos. As atividades do grupo visam contribuir para o desenho de modelos de atuação profissional em comunidades e escolas públicas, debate de políticas públicas para Educação e Direitos Humanos, construção de instrumentos psicológicos para avaliar e acompanhar o desenvolvimento de estudantes nesta etapa da escolarização e programas de prevenção à saúde mental nas escolas. Visa a produção de ações da Psicologia para o contexto brasileiro repercutindo na formação de novos profissionais para a área.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
- RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas
As pesquisas desenvolvidas têm contribuído para a analise dos processos de constituição dos sujeitos em práticas educativas, focalizando aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski e seus seguidores. Utiliza-se a arte como mediação dos processos psicológicos para acessar as vivências dos sujeitos. Como resultado, se constrói novas compreensões para dados fenômenos e a sistematização do método. Destaca-se, ainda, a formação de profissionais de psicologia para atuar em contextos coletivos, a partir da Psicologia Escolar Crítica, que se contrapõe às visões hegemônicas do papel do psicólogo na escola. São produzidos, também, materiais para educadores e formadores de psicólogos, visando disseminar visões e modos de compreensão do desenvolvimento que o tomam como janelas de possibilidades infinitas que tem no meio sua fonte, valorizando a escola pública. Site: www.prospedpuc.com.br
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
- WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA
Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção
O propósito essencial do grupo consiste em pesquisar aspectos psicológicos envolvidos na relação das pessoas com o trabalho em suas múltiplas dimensões. Tem como finalidade produzir conhecimento passível de promover saúde, qualidade de vida no trabalho e melhores decisões de carreira por meio de estratégias de avaliação, intervenção e proteção a transtornos mentais ocupacionais. Adota recursos metodológicos qualitativos, quantitativos e de desenho misto vinculados aos referenciais da Teoria Social Cognitiva de Carreira e do Trabalho Decente.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS
- RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL
Saúde Mental e Desenvolvimento Humano: Avaliação, Prevenção e Intervenção
A saúde é um campo de estudos de suma importância para a Psicologia, já que possui um amplo espectro de estudos interdisciplinares, sendo de fundamental importância na explicação do bem-estar do ser humano. Mais especificamente, diversas variáveis biopsicossociais são integradoras como fatores de risco e/ou proteção na saúde mental no decorrer do processo de desenvolvimento humano. As pesquisas deste grupo vêm gerando publicações, tais como artigos internacionais/nacionais, livros, capítulos de livros e produtos técnicos, nas diversas faixas etárias, e em contextos variados. As metodologias empregadas na produção de conhecimentos mesclam delineamentos quantitativos e qualitativos explorando a avaliação e intervenção em transtornos e fatores de risco e proteção da saúde mental. Com produção de conhecimento baseado em evidências procura-se contribuir na capacitação de pesquisadores, bem como o desenvolvimento de parcerias de pesquisa e de novos conhecimentos científicos e práticos.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
- LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
- MAKILIM NUNES BAPTISTA
Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica
Pesquisas sobre aspectos teóricos e práticas que visam a construção, adaptação e uso de instrumentos e procedimentos da avaliação psicológica, em diferentes áreas de atuação.
Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano
Estudos que visam aos processos de desenvolvimento humano em contextos clínicos, institucionais, educativos, comunitários e laborais, e a intervenções psicossociais e psicoterápicas, segundo diferentes abordagens e modelos teóricos.
Data de defesa | Título | Autor | Orientador | Tipo de documento |
---|---|---|---|---|
17/10/2024 | Impactos do Binge-Watching na saúde ocular, qualidade de vida e no bem-estar emocional entre universitários: uma análise de classe latente | Oliveira, Gilvano Amorim | Andrade, André Luiz Monezi | Tese de doutorado |
26/06/2024 | Entre sonhos e pesadelos: Imaginário Coletivo de profissionais acerca do adolescente na saúde mental | Barcelos, Tomíris Forner | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
20/06/2024 | Mulher, mãe e louca: experiência emocional de usuárias do caps sobre o adoecimento mental | Oliveira, Debora Ortolan Fernandes de | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
13/06/2024 | “Nascida para servir”: experiência vivida por mulheres-mães que trabalham como babás | Zavaglia, Marina Miranda Fabris | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
27/05/2024 | Teste de criatividade figural: investigação das qualidades psicométricas para uso em idosos | Abreu, Isabel Cristina Camelo de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
28/02/2024 | Fatores de proteção para a saúde mental do trabalhador: efeitos de um trabalho decente e com significado | Barbi, Karina Borgonovi Silva | Messias, João Carlos Caselli | Tese de doutorado |
28/02/2024 | A experiência vivida por gestantes e profissionais da rede pública no programa de acompanhamento ao período pré-natal | Abreu, Cintia Souza de | Cury, Vera Engler | Tese de doutorado |
22/02/2024 | Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão | Carvalho, Tatiana Oliveira de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
20/02/2024 | Segurança psicológica como fator motivador de trabalhadores da saúde | Rocha, Mônica de Oliveira | Messias, João Carlos Caselli | Tese de doutorado |
16/02/2024 | Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade | Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima | Wechsler, Solange Muglia | Dissertação de mestrado |
15/12/2023 | Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida | Francisco-Ritoni, Caroline de Fátima | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | Dissertação de mestrado |
11/12/2023 | Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta | Zambrano, Pedro Dante Mendonça | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | Dissertação de mestrado |
29/06/2023 | A atitude de empatia revisitada na relação de médicos residentes com seus pacientes: um estudo psicológico | Takaki, Nadini Brandão de Sousa | Cury, Vera Engler | Tese de doutorado |
28/06/2023 | Preconceito e desumanização: experiência de maternagem de mulheres-mães lésbicas | Ribeiro, Leticia Jóia | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
15/06/2023 | A experiência vivida por médicos cirurgiões: um estudo psicológico | Wolf, Geni Aparecida de Jesus | Cury, Vera Engler | Tese de doutorado |
27/02/2023 | Cascatas desenvolvimentais em pré-escolares: estudo longitudinal durante a pós-pandemia | Araujo, Murilo Fernandes de | Enumo, Sônia Regina Fiorim | Tese de doutorado |
24/02/2023 | Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes | Borges, Anna Karolina Santoro | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | Tese de doutorado |
14/02/2023 | Experiência emocional de mulheres com mutação genética associada ao câncer de mama: estudo interdisciplinar | Visintin, Carolina Del Negro | Granato, Tania Mara Marques | Tese de doutorado |
07/02/2023 | Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros | Campos, Carolina de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
07/02/2023 | Capacitação em competências socioemocionais para adolescentes em início de carreira laboral | Oliveira, Allan Waki de | Nakano, Tatiana de Cássia | Tese de doutorado |
Impacto na Sociedade
Cartilhas
RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS
Promovendo Projetos de Vida na Adolescência
Maternidade em Tempos de Covid-19
Enfrentamento do Estresse da Covid-19 para Trabalhadores da Saúde
Criatividade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia
Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação
Política de Autoavaliação: acesse
Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação
- Professor Doutor André Luiz Monezi Andrade
- Corpo Técnico-Administrativo Elaine Cristina Machado de Oliveira
- Discente do Doutorado Gustavo Renan de Almeida da Silva
- Professor Doutor João Carlos Caselli Messias
- Professor Doutor Makilim Nunes Baptista
- Discente do Mestrado Mariana Gentili Perez
- Professor Doutor Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
- Professora Doutora Vera Engler Cury (coordenadora)