PUC-Campinas abre inscrições para Mestrado e Doutorado com alta avaliação da Capes e bolsas de estudo

Processo Seletivo 2024 para cursos de mestrado e doutorado até o dia 31 de outubro

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o PPG (Programa de Pós-Graduação) Mestrado e Doutorado, com muitos atrativos para o candidato. A Universidade alcançou boas notas pela avaliação quadrienal  da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no fim do ano passado. Os Programas de Pós-Graduação também oferecem um significativo número de bolsas, fomentadas por agências como Capes e CNPq, além da possibilidade de submissão de solicitação de bolsas à FAPESP e de outras agências de fomento nacionais e internacionais.

A cada ano, o Mestrado e o Doutorado da PUC-Campinas têm ganhado mais reconhecimento, com professores altamente qualificados. A Universidade tem sido destaque em diversos rankings de qualidade. O último, revelado nesta semana, mostra que a PUC-Campinas é a melhor Universidade Particular do Brasil fora das capitais, segundo o QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2024.

Isso só reforça a qualidade da estrutura, do corpo docente e dos trabalhos entregues à sociedade.  “O projeto de pesquisa institucional ‘Qualidade de vida na Região Metropolitana de Campinas: aspectos de saúde, psicossociais, jurídicos e ambientais’, que envolve diferentes Programas de Pós-Graduação da PUC-Campinas, foi aprovado pela Chamada CNPq Nº 69/2022 ‘Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação’, e teremos bolsas extras a partir do ano que vem”, adianta a Prof. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

A internacionalização é outro ponto considerado de extrema importância para a Universidade, para a formação de recursos humanos qualificados da Pós-Graduação Stricto Sensu. Neste contexto, os programas oferecem algumas disciplinas em inglês, além de pesquisadores participantes de redes internacionais de pesquisa, bem como parcerias com Instituições do exterior.  Algumas informações sobre estas redes estão disponíveis no site de cada Programa de Pós-Graduação, inclusive de alunos que fizeram um período do mestrado ou do doutorado no exterior.

A inovação é outro eixo importante dentro da PUC-Campinas. A Universidade já possui experiências importantes, como patentes na área de equipamentos elétricos.

Ainda no contexto da Inovação, outro avanço é o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) do CNPq, do qual a Universidade foi contemplada com um projeto de pesquisa, financiado e em desenvolvimento no curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

Além de todos esses pontos, são inúmeras pesquisas, artigos científicos, livros e produtos gerados que se traduzem em impacto social, como cartilhas, oficinas, apoio a políticas públicas.

Confira mais sobre os cursos do Programa de Pós-Graduação (PPG) de Mestrado e Doutorado oferecidos pela PUC-Campinas e faça a sua inscrição!

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Mestrado em Ciências da Religião

Mestrado em Ciências da Saúde

Mestrado em Direito

Mestrado em Educação

Mestrado em Psicologia

Mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana

Mestrado em Sustentabilidade

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Doutorado em Educação

Doutorado em Psicologia

A Universidade também irá oferecer Doutorado em Ciências da Saúde e Doutorado em Ciências da Religião. Mais detalhes em breve!

Carlos Giacomeli
20 de setembro de 2023